Published on 05/28/2018

Churrasco de Regras do Memorial Day

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano



Chandra está pronta para
acender a grelha!
Saudações, e bem vindos de volta para outra edição de Cranial Insertion! É a última segunda-feira de maio, o que significa que é Memorial Day nos EUA. Oficialmente é um feriado para lembrar de soldados que morreram servindo as forças armadas, mas "não oficialmente" é o começo do verão, o que significa churrascos, férias, e lojas oferecendo seus produtos por preços reduzidos em promoções de Memorial Day. Nós vamos celebrar sentando nas nossas cadeiras de gramado, curtindo carnes grelhadas e bebidas refrescantes, e respondendo mais algumas das suas questões.

Como sempre, se você tem questões que você gostaria que nós respondamos, por favor envie (em inglês) para moko@cranialinsertion.com ou tweet questões pequenas (em inglês) para @CranialTweet. Um dos nossos escritores vai te responder, e a sua questão pode aparecer em um artigo futuro.



Q: Quanto Warping Wail custa se eu controlo Arcane Melee?

A: Custa . Arcane Melee apenas reduz a parte genérica do custo da mágica, que é parte do custo que pode ser pago com qualquer tipo de mana. Warping Wail custa uma mana de qualquer tipo e uma mana que deve ser incolor, e Arcane Melee apenas reduz a parte de "mana de qualquer tipo" do custo.



Q: Eu estou eternalizando a minha Champion of Wits, e em resposta à habilidade desencadeada de entrar no campo de batalha, meu oponente lampeja um Notion Thief. O que acontece?

A: A habilidade de entrar no campo de batalha da Champion of Wits é opcional, e você escolhe durante a resolução se quer usar a habilidade. Se por algum motivo você escolher comprar quatro cards, a habilidade do Notion Thief vai aplicar e seu oponente vai comprar esses cards. A cláusula "se você o fizer" checa se você usou a habilidade, não se você realmente comprou os cards, então você ainda vai ter que descartar dois cards nesse caso. É melhor escolher não usar a habilidade, e no caso o seu oponente não compra nenhum card e você não descarta nenhum card.



Q: Eu estou conjurando Griselbrand com meus quatro Pântanos e minhas quatro Ilhas, e em resposta meu oponente vira um dos meus Pântanos com Mishra's Helix. Eu ainda posso conjurar o Griselbrand?[/c]

A: Bom, você já conjurou o Griselbrand, e a Mishra's Helix do seu oponente não pode mudar isso. Depois que você anunciou que está conjurando Griselbrand, o seu oponente não terá chance de fazer nada até que você tenha completado esse processo, o que significa que o Griselbrand está na pilha e já está pago, e seus terrenos já estão virados. Seu oponente pode ativar a Mishra's Helix em resposta, mas isso não vai fazer nada. Se o seu oponente quiser te parar de conjurar o Griselbrand, ele vai ter que virar seus terrenos na sua manutenção proativamente, antes que ele saiba o que você está planejando fazer.



Q: Eu conjuro Chandra, Pyrogenius, e em resposta a ela entrar no campo de batalha, meu oponente causa 3 de dano nela, para que eu não possa ativar a habilidade de -3 dela. Eu posso responder o dano e ainda ativar a habilidade?

A: Tem bastante coisa para desembrulhar aqui. Primeiro, o seu oponente não pode responder a Chandra entrando no campo de batalha. Depois que a Chandra resolve, você ganha prioridade primeiro porque é o seu turno. Você pode usar essa prioridade para ativar a habilidade de -3 da Chandra, e não existe nada que o seu oponente possa fazer a respeito disso com a mágica de dano dele. Porém, se você passar a prioridade ao invés de ativar a habilidade de -3 logo em seguida, seu oponente pode conjurar a mágica de dano dele, e você não poderá ativar a habilidade de -3 da Chandra em resposta porque uma habilidade de lealdade só pode ser ativada com a pilha vazia.



Q: Arya, Bran, Catelyn, e Daenerys estão jogando um jogo multiplayer. É o turno da Arya e ela conjura uma mágica e passa prioridade. Bran passa prioridade, e Catelyn conjura uma mágica. Quem recebe prioridade em sequência, e o que tem que acontecer para que a mágica de Catelyn resolva?

A: Catelyn recebe prioridade de volta depois que ela conjura a mágica, porque ela tinha prioridade quando ela conjurou aquela mágica. Se ela passar prioridade, Daenerys é a próxima a receber prioridade porque ela é a próxima na ordem dos turnos. Para que a mágica de Catelyn resolva, todos os quatro jogadores devem passar prioridade em sucessão sem fazer nenhuma ação. Isso significa que todos os quatro jogadores, começando por Catelyn e terminando com Bran, devem passar prioridade para que a mágica de Catelyn resolva.



Q: Vamos dizer que eu uso Merieke Ri Berit para tomar o controle de uma criatura, e então eu uso Reality Ripple para tirar ela de fase. Ela volta de fase virada ou desvirada, e eu tenho alguma chance para desvirá-la?

A: Ela volta de fase virada, e você não pode desvirá-la. Merieke estava virada quando ela saiu de fase, e adicionar o status de "fora de fase" não afeta os outros status dela de nenhum jeito, então Merieke está virada e fora de fase. Na sua próxima etapa de desvirar, a primeira coisa que acontece é que a Merieke volta de fase, o que remove o status de "fora de fase" dela, mas ela mantém o status de virada, e é por isso que ela volta de fase virada. Depois, você determina que permanentes você vai desvirar, o que não inclui a Merieke porque a habilidade dela impede que ela desvire no seu efeito, então você não pode desvirá-la. Além disso, quando a Merieke saiu de fase, você perdeu o controle da criatura que ela tomou porque a duração do efeito perdeu o rastro dela, e agora você não pode nem destruir aquela criatura. Resumindo, tirar a Merieke de fase não parece uma jogada muito lucrativa.



Q: Se eu controlo um Jodah, Archmage Eternal, posso pagar para custos de Consequências?

A: Sim você pode, pois Consequências funciona de forma diferente de Recapitular, por exemplo. Consequências é uma palavra-chave de habilidade que faz três coisas. Primeiro, ela permite que você conjure a metade da carta referente à Consequência do seu cemitério; segundo, ela proíbe que essa metade seja conjurada de qualquer outro lugar que não seja o cemitério; e terceiro, ela causa um efeito que exila o card após ser conjurado de um cemitério. A habilidade de Consequências não diz nada sobre maneiras específicas de conjurá-la. Você simplesmente paga o custo de mana dela, e Jodah estará feliz e te oferecer um custo alternativo para isso.




O franguinho tá no ponto...
Q: Existe alguma maneira de se livrar de um emblema?

A: Sim, há: termine o jogo. Qualquer coisa além disso, não vai rolar. O emblema fica na zona de comando, portanto eles não são permanentes no campo de batalha que poderiam ser destruídas ou sofrer qualquer tipo de interação..



Q: O demônio do Rite of Belzenlok pode ser destruído com Fatal Push?

A: Com certeza. O efeito que cria a ficha não a dá um custo de mana, portanto a ficha não tem um custo de mana, fazendo com que seu custo de mana convertido seja 0.



Q: Se eu conjurar Mirrorweave dando alvo em uma Plains que foi transformada em uma criatura 0/0 com um Noyan Dar, Roil Shaper, as outras criaturas se tornam 0/0 e morrem imediatamente?

A: Não. Mirrorweave procura apenas as características copiáveis da Plains, que seriam as que estão impressas no card, ou que foram modificadas por outros efeitos de cópia. Como não há outros efeitos de cópia afetando a Plains, ela continua uma Plains, fazendo com que todas as criaturas se transformem em apenas Plains.



Q: Minha oponente tentou usar um Cultural Exchange para trocar quatro criaturas dela por quatro criaturas minhas, e eu sacrifiquei uma em resposta. O que acontece??

A: A sua oponente pode ter anunciado que ela estava planejando trocar essas quatro criaturas por quatro criaturas suas, mas a escolha de quantas e que criaturas serão trocadas somente quando Cultural Exchange resolver. Já que você respondeu a mágica, ela não é obrigada a manter o que ela anunciou e pode fazer diferentes escolhas de quantas e quais criaturas ela irá trocar.



Q: Se eu encantar a Dryad Arbor do meu oponente com Spreading Seas, ela ainda é uma criatura?

A: Temo que sim. Spreading Seas afeta apenas o tipo de terreno do terreno em que ela está anexada, e substitui qualquer habilidade que esteja impressa nele pela habilidade de gerar mana azul. Ser uma criatura não é uma habilidade, portanto isso não será perdido. Será um Terreno Criatura - Ilha Dríade com a habilidade de gerar mana azul e com o poder/resistência de 1/1.



Q: Se Erebos, God of the Dead tem devoção suficiente para ser uma criatura e é encantado com Lignify, ele ainda é uma criatura?

A: Yup. Erebos é uma criatura normalmente, mas tem uma habilidade que "desliga" seus dons de criatura se sua devoção for baixa. Essa habilidade se aplica na camada 4, e não faz nada se você tiver devoção suficiente, e Lignify tira essa habilidade na camada 6. Perceba que se sua devoção for menor que 6, a habilidade de "eu não sou uma criatura" faz o trabalho dela na camada 4 antes de ser removida na 6, então Erebos deixa de ser uma criatura e Lignify se desliga.



Q: Um Planeswalker pode ser alvo de Rakdos's Return?

A: Sim, pode! O texto que está no card não diz isso, mas tenha em mente que o texto impresso no card não tem a palavra final sobre o que o card faz. O Oracle do card no Gatherer dita isso, e Rakdos's Return é um de muitos cards que receberam update em seus Oracles com Dominaria quando a regra de redireção de dano para planeswalker foi eliminada. De modo a preservar sua funcionalidade, o novo Oracle de Rakdos's Return permite que você dê alvo em um oponente ou em um planeswalker.




E não se esqueça dos hambúrgueres!
Q: Posso usar Glittering Wish para buscar Appeal//Authority da minha reserva?

A: Enquanto a split card não está na pilha, suas características são a combinação de suas duas metades. A Appeal//Authority em sua reserva não está na pilha, portanto é um card verde e branco em sua reserva, o que significa que é um card multicolorido que você tem fora do jogo. Note que cards no exílio não estão fora do jogo, então Glittering Wish não pode te ajudar a reusar um card de Consequências depois que você já usou o lado Consequências.



Q: Meu oponente encantou uma de minhas criaturas com um Suppression Bonds. Posso equipar nela uma Lightning Greaves para fazer com que Suppression Bonds saia do jogo?

A: Não vai funcionar. Manto impede que sua criatura seja alvo de mágicas e habilidades, mas uma Aura que já está anexada a ela não está dando alvo nela, portanto Manto não faz nada com Auras que já estejam anexadas. Você teria que dar à sua criatura alguma forma de proteção, como por exemplo, proteção contra o branco, para que Suppression Bonds seja desanexado.



Q: Afora marcadores definidores de poder/resistência, como marcadores +1/+1, marcadores fazem algo por si só? Por exemplo marcadores de inundação transformam terrenos em Ilhas?

A: Não exatamente. Os únicos marcadores que causam efeitos por si só são os de poder/resistência.. Outros marcadores estão ali apenas para habilidades e regras os notarem. Por exemplo, marcadores de venenos fazem com que você perca o jogo pois há uma regra que diz isso; não é um efeito criado pelos marcadores em si. Quicksilver Fountain tem uma habilidade que cria um efeito contínuo, e é esse efeito que transforma terrenos em Ilhas. O marcador está apenas lá para marcar a duração do efeito da Quicksilver Fountain. Se de alguma forma você mover o marcador para outro terreno, o terreno não irá se transformar em Ilha.



Q: Se eu controlo Odric, Lunarch Marshal e uma criatura que não pode ser bloqueada, isso significa que nenhuma das minhas criaturas poderá ser bloqueada?

A: Não. Odric, Lunarch Marshal observa apenas um grupo exato de palavras-chave de habilidade. Uma habilidade que diz que a criatura não pode ser bloqueada não é uma palavra-chave de habilidade, portanto não está entre as possibilidades que Odric pode vir a oferecer.



Q: Meu oponente usa a habilidade de Tasigur, the Golden Fang e "tomba" um terreno e uma criatura em seu cemitério. Posso ativar a habilidade de um Scavenging Ooze para "comer" o card de criatura antes que meu oponente o retorne para sua mão?

A: Não, você não pode fazer isso. Assim que a habilidade do Tasigur começa a resolver, ela precisa terminar de resolver antes que qualquer jogador possa fazer qualquer coisa, portanto você não pode ativar a habilidade do Scavenging Ooze no meio da habilidade do Tasigur.



Q: Estou me preparando para um torneio de REL Competitivo, e eu quero jogar com um Gideon, Ally of Zendikar. Eu preciso ter a ficha de emblema do Gideon?

A: Não, você não precisa do card de emblema. Assim como outras fichas, você pode usar qualquer objeto para representar um emblema desde que o objeto não seja ofensivo e seja claro no que ele representa. Um pedaço de papel escrito "Emblema do Gideon" seria perfeitamente suficiente.




E isso é tudo por hoje. Celebre o Memorial Day com moderação, e volte semana que vem para mais outra sessão de dúvidas de regras de Magic!


- Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a DCI-certified Level 2 judge based in Toledo, OH. He occasionally judges events in the Northwest Ohio/Southeast Michigan area.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!