Published on 04/30/2018

Visitando o Oráculo de Dominária

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Não é exatamente o oráculo que eu
estava pensando
Saudações caros aventureiros, e bem vindos de volta ao Cranial Insertion enquanto a gente continua nossa exploração através de Dominaria. Nossa visita para ao lar ancestral do Magic chegou até nós com uma grande chacoalhada de regras a respeito de dano a planeswalkers, então hoje estou a caminho de ver o oráculo de Dominaria para explicar essas mudanças de regras e essa atualização gigantesca no Oracle. Vamos torcer para que o oráculo nos esclareça esse novo mundo.

Se você quiser mandar algumas questões sobre regras para nossos gurus te responderem, envie para nosso email moko@cranialinsertion.com ou tweet-nos no @CranialTweet; você receberá uma resposta e é possível que vire uma questão de um futuro artigo.



Q: Espera, o que está acontecendo aqui? Eu ouvi algo sobre a regra de redirecionamento a planeswalker ter acabado?

A: Isso está correto. A regra de redirecionamento a planeswalker foi uma regra que permitia jogadores redirecionarem dano sem ser de combate por uma fonte controlada por ele que seria dado a um oponente à um planeswalker desse oponente oponente. Por exemplo, eu conjuro Lightning Bolt dando alvo no meu oponente. Quando resolvesse, eu poderia dar esse dano a Saheeli Rai que ele controla em vez de dar na vida dele. Não se preocupe muito sobre detalhes, até porque desde a última sexta-feira isso não existe mais.



Q: Ok, isso parece um pouco complicado, eu acho, mas como eu supostamente dou dano ao planeswalker do meu oponente agora? Eu ainda posso atacá-lo, certo?

A: Sim, você ainda pode atacar o planeswalker do seu oponente diretamente com suas criaturas; isso não mudou. Mas se você for causar dano sem ser de combate a um planeswalker agora, você faz isso diretamente sem redirecionamentos. No exemplo da última questão, você pode conjurar Lightning Bolt dando alvo direto na Saheeli.



Q: Eu não era apto a dar alvo no planeswalker antes? Eu sei que já vi jogadores fazendo isso em torneios.

A: Meio que sim. Existia um atalho nas Regras de Torneio de Magic que permitia jogadores dizerem coisas como "Bolt no seu planeswalker", e era a mesma coisa que dizer que estava dando alvo no controlador do planeswalker e redirecionando o dano quando o Lightning Bolt resolvesse.[/Q]



Q: Mas Lightning Bolt não diz que pode dar alvo a planeswalker. Então por que eu posso dar alvo nele agora?

A: Ah, mas veja só, ele diz. Como parte da mudança de regras, um monte de cards receberam uma errata oficial no seu texto, também chamado de Oracle text. O Oracle text de um card sempre pode ser encontrado na Gatherer database, e se você verificar verá que o texto de regra do Lightning Bolt agora diz "Lightning Bolt dá 3 de dano a qualquer alvo". Isso significa que pode dar alvo em planeswalkers diretamente, em adição a criaturas e jogadores.




Não é exatamente um Raio, e também não é
exatamente qualquer alvo
Q: Então se Lightning Bolt pode dar dano para qualquer alvo, eu posso dar alvo no Sol Ring do meu oponente com ele? Eu sei que não fará nada, mas posso fazer?

A: Não. Quando uma magia que dá dano diz que dá dano em "qualquer alvo", isso significa jogador alvo, criatura alvo ou planeswalker alvo. Essas são as únicas coisas que podem receber dano e portanto as regras do jogo previnem você de dar alvo em outras permanentes ou objetos de jogo com essas magias.



Q: Então um monte de cards estão mudando, correto? Como eu saberei o que minhas cartas antigas fazem?

A: Como eu disse anteriormente, o melhor jeito de ter certeza é verificar o card no Gatherer. Além de verificar cartas específicas, aqui vão algumas regras para quais cards estão mudando:

  • Mágicas e habilidades que anteriormente davam dano em "criatura ou jogador alvo" agora dão dano a "qualquer alvo".
  • Maior parte das magias e habilidades que anteriormente davam dano ao "jogador alvo" agora dão dano ao "jogador alvo ou planeswalker alvo".
  • Maior parte das mágicas e habilidades que anteriormente davam dano ao "oponente alvo" agora dão ao "oponente alvo ou planeswalker alvo". (Sim, essas magicas podem agora dar alvo no seu próprio planeswalker se você quiser.)
  • Essas regras são verdadeiras para mágicas e habilidades com múltiplos alvos como também as com apenas um alvo.
  • Exceção:Cartas que dão dano ao jogador ou oponente baseado em informações relacionados a esse jogador, como o número de cartas em sua mão ou o número de terrenos não básicos que ele controla, só podem dar alvo em jogadores pois planeswalkers não tem essas características.




Q: E sobre efeitos que não dão alvo e dão dano à jogadores? Não podem mais dar dano em planeswalkers?

A: Em geral, não. Mágicas e habilidades que dão dano em cada jogador ou oponente mas não dão alvo, como Earthquake ou a habilidade desencadeada de Eidolon of the Great Revel não mudaram e agora fazem exatamente o que dizem fazer, dar dano a esse jogador e ignorar planeswalkers. (Há uma exceção especial que permite o Vial Smasher the Fierce dar a um planeswalker controlado pelo oponente selecionado aleatoriamente)



Q: E sobre cards que previnem dano? Elas podem dar alvo em planeswalkers também?

A: Sim, cards que previnem ou redirecionam dano receberam as mesmas mudanças de cards que dão dano. Apenas siga as mesmas regras listadas acima para dano e verifique o texto do Oráculo de qualquer carta que você não tem certeza.

Agora que já falamos de todas as alterações no Oráculo sobre dano, vamos voltar para as questões normais sobre Dominaria!



Q: Eu controlo Jhoira's Familiar e eu conjuro Zahid, Djinn of the Lamp virando o Familiar com sua habilidade. Quanto de mana devo pagar?

A: Você deverá pagar em adição a virar Jhoira's Familiar. A primeira habilidade do Zahid é um custo alternativo então Jhoira's Familiar ainda pode reduzir parte da mana do custo do histórico Djinn.



Q: Se eu controlo Leyline of Singularity e Jhoira, Weatherlight Captain, eu compro um card sempre que eu conjurar uma mágica de permanente?

A: Não, isso não funciona. O efeito da Leyline of Singularity se aplica apenas a permanentes que são terrenos no campo. Não se aplica a permanentes em outras zonas ou mágicas de permanentes na pilha, então não faz com que a habilidade de Jhoira desencadeie por nenhuma outra mágica extra que você conjure.



Q: Eu controlo Tetsuko Umezawa e ataco com Identity Thief. Identity Thief vai ser imbloqueável uma vez que é uma cópia da criatura exilada?

A: A habilidade do Tetsuko vai se aplicar para o Identity Thief apenas se seu poder e/ou resistência for 1 ou menor no seu novo estado. A habilidade do Tetsuko vai se importar apenas quando seu oponente estiver declarando bloqueadores, então se Identity Thief exilar uma criatura 3/3 por exemplo, poderá ser bloqueada normalmente pelo seu oponente.



Q: Eu posso conjurar Jaya's Immolating Inferno dando alvo no meu oponente todas as 3 vezes?

A: Não. Cada um dos alvos do Jaya's Immolating Inferno deve ser diferente. Só se pode dar alvo na mesma criatura, jogador ou planeswalker uma vez. Em geral, você pode apenas dar alvo em uma mesma coisa com uma mágica ou habilidade uma vez para cada instância da palavra "alvo" no seu texto.



Q: Se eu tenho um Helm of the Host em um Naru Meha, Master Wizard, eu posso conjurar uma magia antes da habilidade do Helm ir para a pilha e fazer a ficha copiá-la?

A: Não, isso não funciona. No início de combate no seu turno, a habilidade desencadeada do Helm of the Host vai para a pilha antes de qualquer um receber prioridade. Isso significa que não há como uma instantânea ou feitiço estar na pilha no mesmo tempo que a cópia do Naru é criada. Conjurando uma magia depois do Helm desencadear e ir para a pilha não vai funcionar da mesma maneira, já que a mágica vai resolver antes da ficha ser criada.




Lembre-se de sempre colocar a sua
melhor face na frente.
Q: Me ajude! Meu oponente exilou meu Squee, The Immortal com Ixalan's Binding! Eu posso conjurar Squee do exílio, ou ele está preso lá indefinidamente?Q:

A: Não se preocupe, não dá para se livrar do Squee tão facilmente. É permitido que você conjure Squee aqui e Ixalan's Binding não pode fazer nada a respeito. Por quê? Porque tudo que você precisa para começar a conjurar uma mágica é permissão para fazê-lo, e a própria habilidade do Squee te dá permissão para conjurá-lo do exílio. A restrição de "não conjure isso" do Ixalan's Binding não seria considerada até depois no processo de conjurar e no momento que ela se aplicaria, Squee já está na pilha e então não está mais ligado a esta restrição. (Porém, você não seria capaz de conjurar Squee se existirem dois Squees sob dois Ixalan's Bindings)



Q: Se eu não controlo nenhum terreno virado quando a habilidade desencadeada atrasada de +1 de Teferi, Hero of Dominaria resolve, eu tenho que desvirar os terrenos virados do meu oponente?

A: Sim, você tem. Enquanto isso parece estranho, na verdade faz sentido. Desvirar uma permanente é mudá-la de um estado de virada para um estado de desvirada. Isso significa que você não pode desvirar uma permanente a não ser que ela esteja virada, então a habilidade desencadeada do Teferi te força a desvirar dois terrenos que estão realmente virados, mesmo que você não os controle. (Você pode evitar este problema virando dois terrenos antes que a habilidade desencadeada resolva, é claro.)



Q: Se eu retornar Bojuka Bog para o campo de batalha com a habilidade desencadeada de Fall of the Thran, eu posso exilar o cemitério do meu oponente antes que ele possa retornar qualquer terreno para o campo de batalha?

A: Não, isso não funciona. Quando você estiver resolvendo a habilidade desencadeada dos capítulos II/III, cada jogador escolhe os terrenos que vai retornar e então todos esses terrenos entram no campo de batalha simultaneamente. A habilidade desencadeada do Bojuka Bog vai para a pilha uma vez que a habilidade do capítulo terminar de resolver, depois que o seu oponente já retornou o terreno dele. (Se você retornar o Bojuka Bog para o campo de batalha para o capítulo II, ele não vai ter terrenos para retornar no capítulo III.)



Q: Se uma criatura está encantada com ambos On Serra's Wings e Deep Freeze, como ela fica? Que habilidade ela tem?

A: A ordem em que as duas auras foram ligadas à criatura importa aqui. A mais nova vai ganhar em termos de garantir ou remover habilidades. Se Deep freeze é a mais nova, então a criatura não vai ter voar, vigilância ou vínculo com a vida da On Serra's Wings. Se On Serra's Wings for a mais nova, então ela vai ter todas essas habilidades.
Em todos os casos, a criatura encantada vai ser lendária, azul e uma Barreira em adição às outras cores e tipos. Ela vai ter defensor e não terá nenhuma das habilidades impressas nela. A base do Poder/Resistência será 0/4 e ela terá +1/+1, então ela será ⅕ a não ser que alguma outra coisa esteja afetando o seu Poder/Resistência.



Q: Se Traxos, Scourge of Kroog está desvirado, então virado novamente, agora ele vai desvirar normalmente durante a etapa de desvirar do seu controlador?

A: Não. Traxos nunca desvira junto com suas outras permanentes durante a sua etapa de desvirar. A segunda habilidade é exatamente a mesma que Traxos ter "Traxos entra no campo de batalha virado" e "Traxos não desvira durante a sua etapa de desvirar" como habilidades separadas. Elas apenas estão combinadas em uma habilidade para conservar espaço no card.



Q: Se uma mágica tem um custo de reforçar de X, ex: Verdeloth the Ancient, ela pode ser reforçada para 0 para desencadear a habilidade de Hallar the Firefletcher?

A: Sim. Uma mágica é reforçada se a intenção de pagar um ou mais dos seus custos de reforçar é anunciada quando é conjurada. Como Verdeloth não diz que X não pode ser 0, é permitido que você escolha reforçar Verdeloth com X=0 no seu custo de reforçar e isso vai desencadear a habilidade do Hallar.



Q: A da segunda habilidade do Elfhame Druid pode ser usada para pagar o custo normal, não-reforço, de uma mágica se eu reforçá-la com outra mana?

A: Não existe isso de pagar especificamente o custo de reforço de uma mágica. Mana da segunda habilidade do Elfhame Druid pode ser gasta em qualquer mágica desde que essa mágica seja reforçada. A mana contribui para pagar o custo total da mágica, que inclui ambos o custo impresso e o custo de reforçar.
Por exemplo, se você controla três ilhas, e o Elfhame Druid você pode conjurar Grow from the Ashes reforçada usando mana da segunda habilidade do Elfhame Druid e suas três ilhas.



Q: Damping Sphere está no campo de batalha e eu conjuro Bloodbraid Elf, cascadeando em Destructive Revelry. Vai me custar para conjurar Revelry e explodir Damping Sphere?

A: Sim, você tem que pagar . Enquanto cascata te permite conjurar a mágica sem pagar seu custo de mana, você ainda deve pagar qualquer custo adicional da mágica, incluindo custos impostos por cards como Damping Sphere ou Thalia, Guardian of Thraben assim como os custos que não sejam de mana da mágica.



Q: Se um jogador coloca dois On Serra's Wings ou In Bolas's Clutches em criaturas separadas não lendárias com o mesmo nome, as criaturas tem q sair ou existe um jeito que a regra das lendas possa aplicar aos encantamentos e me livrar deles, fazendo com que as criaturas não sejam mais lendárias e fiquem no campo de batalha?

A: Você vai ter que colocar uma das criaturas encantadas no cemitério, junto com a aura nela. (Você também pode se livrar de ambas as auras, se você realmente quiser.)
Quando as ações baseadas no estado são checadas, todas as ações baseadas no estado apropriadas são aplicadas simultaneamente, então você vai ter que aplicar a regra da lenda a ambas as criaturas lendárias e ambas auras lendárias. Você tem que se livrar de um de cada ao mesmo tempo. Não tem como contornar porque as criaturas subitamente param de ser lendárias quando você aplica a regra das lendas às auras.



Obrigado por se juntarem a mim nessa viagem em visita ao Oráculo. Eu espero que vocês tenham ganhado alguma perspectiva nessa grande mudança nas regras e também tenham aprendido um pouco sobre os cards que você ama ao longo do caminho.
Como sempre, você pode ler mais Questões e Respostas de mim no meu blog magicjudge.tumblr.com e Carsten vai estar de volta aqui com mais respostas esclarecedoras para vocês semana que vem!

- Charlotte


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!