Published on 04/23/2018

Até que Enfim

Bem-vindos ao lar

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano


Até que Enfim.


Como nós chegamos aqui?
Bom, foi uma saga e tanto...
Olá, sejam bem-vindos a mais uma edição do Cranial Insertion, ao vivo de uma Dominária ensolarada!

...Espera aí, "ensolarada"? Pensei que da última vez que estivemos aqui o céu estava coberto por nuvens eternas e o futuro estava pequeno e frágil o suficiente para estar nas mãos de um único e pequeno elfo? Aquele tal de Magus deve andar muito mais rápido que aparenta se ele conseguiu restaurar o ecossistema em apenas alguns anos em que… Oi? Já faz mais de uma década desde a última vez que estivemos aqui? Não pode ser, não pode ter sido… oh Deus, você está certo. O que eu estive fazendo com a minha vida?

Se você gostaria de nos mandar algumas dúvidas de regra para ajudar a apaziguar minha crise existencial, nos envie para o e-mail moko@cranialinsertion.com ou mande um tuíte para o @CranialTweet; você ganhará sua resposta e a chance de aparecer numa edição futura.



Q: Sagas parecem ser bem legais, mas como elas funcionam?

A: Em termos de contexto histórico do jogo, uma Saga conta um pedacinho da história de Dominária que está sendo magicamente retratada através dos turnos. A ideia básica é que a Saga cause uma série de coisas específica nesses turnos, e depois, ela se esvai.

Dentro do jogo, Sagas utilizam Marcadores de Conhecimento. Cada Saga entra em jogo com um marcador de Conhecimento nela, e você adiciona um novo marcador em cada Saga sob seu controle a cada um de seus turnos toda vez que começar sua primeira fase principal.

Sempre que um marcador de Conhecimento é adicionado a uma Saga (incluindo o primeiro), se isso fizer que o número de marcadores desta saga se torne igual (ou maior que) um dos ‘capítulos' da saga (os números Romanos indicativos à esquerda da caixa de texto), a habilidade daquele capítulo desencadeia, e faz o que quer que ela esteja descrevendo.

Assim que uma Saga tem o número máximo possível de marcadores (sempre 3 em Dominária), e sua última habilidade é resolvida, você a sacrifica.



Q: Então o que acontece se eu adicionar ou remover marcadores de outras formas?

A: Habilidades de Capítulos só vão desencadear quando marcadores são adicionados,não removidos, portanto remover marcadores não fará com que um capítulo anterior desencadeie novamente, mas adicionar marcadores fará com que a habilidade seguinte desencadeie não importando a forma como isso foi feito, ou se essa habilidade já fora feita anteriormente.

Então, cards como Power Conduit, por exemplo, te permitiriam fazer com que uma Saga reconte o mesmo capítulo de novo e de novo, cada turno; cards como Steady Progress podem te ajudar a acelerar, e fazer mais de um capítulo num mesmo turno.



Q: Eu posso responder a uma habilidade de uma Saga?

A: Sim; a habilidade capítulo de uma Saga é uma habilidade desencadeada normal, e pode ser respondida como qualquer outra. E assim como outras habilidades desencadeadas, responder a habilidade fazendo algo contra a própria Saga, não irá interromper a habilidade de ser resolvida.



Q: Eu posso responder ao terceiro capítulo de uma Saga voltando ela para minha mão, ou removendo marcadores para que ela não seja sacrificada?

A: Com certeza! Uma Saga só é sacrificada só é sacrificada se ela chegou (ou passou) ao número final de marcadores e não tem uma habilidade esperando para ser resolvida na pilha. Isso significa que ela ainda estará em jogo quando sua última habilidade estiver na pilha, se você responder a essa habilidade, você será capaz de fazer algo para salvá-la, como voltar para a mão ou remover marcadores.



Q: Quando a mana de The First Eruption é adicionada? Quando é possível usá-la?

A: Você adiciona um marcador de conhecimento em cada Saga que você controla no início da primeira fase principal de cada um de seus turnos, e isso faz com que as habilidades respectivas de cada Saga sejam desencadeadas; essas habilidades são postas na pilha antes que os jogadores recebam prioridade na sua fase principal.

Isso significa que se você não está proliferando, ou adicionando marcadores de outras formas, a mana de The First Eruption será adicionada durante a primeira fase principal do seu turno. Se você quer utilizá-la, precisará gastá-la na sua fase principal antes de ir para o combate.




Novos termos trazem de fato momentos históricos.
Q: Como histórico funciona?

A: 'Histórico' é um novo termo do jogo, uma palavra especial, como uma palavra-chave. Mas em vez de descrever uma habilidade ou ação como outras palavras-chave, ‘histórico' descreve apenas uma coleção específica de tipos: qualquer card que seja um artefato, uma Saga ou Lendária é considerada histórica.





Q: ...Espera, então isso significa que Raff Capashen, Ship's Mage permitirá que a conjuração de Feitiços Lendários como se tivessem Lampejo?

A: Sim, permite—e já que Raff é uma criatura lendária por si só, isso também irá satisfazer a condição de que você precisa controlar uma criatura ou planeswalker lendário para conjurar um feitiço lendário.



Q: Então, se eu potencialmente posso conjurar feitiços lendários em resposta a outras coisas, o que aconteceria se eu conjurasse duas idênticas de uma vez? Eu preciso escolher uma?

A: Não. A 'Regra da Lenda' que diz que você só pode ter uma permanente lendária com o mesmo nome só se aplica à permanentes lendárias que estão no campo de batalha; ela não se aplica a feitiços lendários porque eles nunca estarão no campo de batalha.



Q: Falando da Regra da Lenda, o que acontece se eu usar In Bolas's Clutches em alguma coisa a qual eu já controle outra igual, só que não-lendária?

A: Para sua sorte, nada acontece. A Regra da Lenda só se aplica se você controla duas ou mais permanentes lendárias com o mesmo nome—controlar múltiplas permanentes com o mesmo nome não importa se apenas uma (ou nenhuma) dessas permanentes é lendária.



Q: Reforçar não aumenta o custo de mana convertido de um card, certo?

A: Correto; Reforçar, assim como outros efeitos que alteram o que um jogador pode pagar para conjurar uma mágica, não afeta o custo de mana convertido da mágica com reforçar. Um custo de mana convertido sempre será a quantidade total de mana no seu custo de mana real, independente do que acabar sendo pago no final.



Q: Como Knight of Grace interage com Odric, Lunarch Marshal? Minhas criaturas ganham algo, ou 'Resistência à magia preta' é uma habilidade diferente?

A: 'Resistência à magia preta' é uma forma especializada de resistência à magia que apenas previne que certas mágicas e habilidades que seus oponentes controlam deem alvo na sua Cavaleira—é uma forma mais restrita da mesma habilidade, assim como ‘proteção contra o vermelho' é uma forma mais restrita de ‘proteção contra tudo'.

Odric, Lunarch Marshal efetivamente toma as palavras-chave de todas as suas criaturas e as compartilha, para que todos possam se divertir juntos, e nos casos mais específicos dessas habilidades, Odric divide a mesma habilidade específica entre suas criaturas. Portanto se você controla Knight of Grace, Odric dará a todas as suas criaturas tanto iniciativa quanto resistência à magia preta.



Q: Merfolk Trickster faz com que as criaturas percam todas as habilidades. Como isso funciona com criaturas com */*, como Majestic Myriarch?

A: Se a habilidade de Merfolk Trickster for usada em Majestic Myriarch, a habilidade que define o poder e a resistência de Myriarch irá desaparecer. Sem qualquer habilidade definindo seu poder e resistência, aqueles */* agora, por padrão, são 0. Até agora, todos os efeitos que causariam com que a criatura perdesse todas as habilidades também fizeram com que o poder e a resistência se tornassem um valor específico, mas dessa vez não teremos esse luxo—sem outro efeito que possa aumenta a resistência da Myriarch, ela não sobreviverá.



Q: ...Mas e quanto ao Tarmogoyf?

A: Tarmogoyf, Tarmogoyf, Tarmogoyf! É sempre o Tarmogoyf! Ninguém se preocupa com o velho Gaea's Avenger, que começou essa história toda de problemas matemáticos com poder e resistência. Até o próprio Lhurgoyf foi deixado no esquecimento.

Felizmente para a família toda, todos eles sobrevivem ao Merfolk Trickster. O trickster limpa a habilidade que define a resistência, mas não tira a resistência que está escrita no card, e mesmo sem a habilidade, a matemática ainda se aplica. A * se torna 0, e "1 + * " é apenas um jeito estranho de dizer 1. Então Tarmogoyf sobrevive como uma 0/1.

Prestem atenção na matemática pessoal, ela pode salvar sua vida!






Esse card é um pé nas esferas mesmo...
Q: Como Damping Sphere vai interagir com efeitos como o de Utopia Sprawl

A: Nada demais para o jogador da Utopia SprawlDamping Sphere não vai atrapalhar efeitos como esse..

Damping Sphere diz que se um terreno fosse produzir mais do que uma mana, ele irá produzir em vez disso. Mas no caso de Utopia Sprawl, não é o terreno que está gerando mana, é a própria Utopia Sprawl, e Damping Sphere não se importa com a mana gerada por coisas que não sejam terrenos.

Isso também vale para efeitos como de Cage of Suns, Dawn's Reflection, e Heartbeat of Spring—em todos esse casos, é outra coisa que está produzindo mana, não o terreno. Um card que não se aplica aqui é Mana Reflection, que ao contrário desses outros exemplos, faz com que o próprio terreno gere mais mana que iria normalmente—nesse caso, a Sphere verá que é o terreno que está gerando mana adicional, e irá interromper isso.



Q: O que Damping Sphere quer dizer com 'tipo' de mana? Isso significa que a que você recebe de uma Mishra's Workshop com a Sphere em jogo pode ser gasta em qualquer coisa?

A: O "tipo" de mana aqui mencionado é a cor da mana, ou a ausência dela—outros efeitos que afetam como você deve gastar essa mana ainda se aplicam normalmente, então se você virar uma Mishra's Workshop para gerar mana com uma Damping Sphere em jogo, você continuará podendo gastar essa mana apenas em mágicas de artefato.



Q: Se eu der golpe duplo ao Thorn Elemental, ele poderia causar seu dano de iniciativa no jogador e seu dano normal na criatura bloqueadora? Ou vice-versa?

A: Sim, você pode! Cada vez que você precisa assinalar o dano de combate do Thorn Elemental, você escolhe se quer causar esse dano nos bloqueadores normalmente, ou no jogador defensor como se não tivesse sido bloqueado, e essa decisão é tomada individualmente cada vez.

Thorn Elemental não sabe, e não se importa, se você assinalou ou não o dano de combate anteriormente nesse turno e qual opção você escolheu, você pode fazer da forma que preferir toda vez.



Q: Você pode usar Llanowar Scout para lampejar um terreno no turno do seu oponente?

A: Você absolutamente pode usar o Scout para colocar terrenos no campo de batalha durante o turno do seu oponente. Não é permitido que você jogue terrenos durante o turno de um oponente, mas isso não é o que o Scout está fazendo—ele está passando por todo o processo de jogar o terreno e o colocando diretamente no campo de batalha.



Q: Eu posso ativar Drudge Sentinel se ela já está virada?

A: Sim você pode. Virar a sentinela é parte do efeito da habilidade quando ela resolve, mas isso não importa.

A não ser que algo diga o contrário, você pode ativar habilidades das suas permanentes em qualquer momento que você tenha prioridade e que você possa pagar o custo para ativar. A habilidade da Drudge Sentinel não especifica que você pode usar apenas quando ela está desvirada, e o custo para ativá-la é apenas —nenhum custo de virar está envolvido. Dessa forma, você pode ativar a habilidade em qualquer momento que tenha prioridade, independente da Sentinel estar virada ou não.



Q: Se Seal Away pisca fora e retorna ao campo de batalha, a criatura selada entra virada? O que acontece?

A: Provavelmente não; coisas que estão entrando no campo de batalha o fazem desviradas, a não ser que algo especifique o contrário, e Seal Away não o faz; Dessa forma, se Seal Away deixar o campo de batalha, o card exilado provavelmente entrará no campo de batalha desvirado.

Isso significa que um momento depois, quando Seal Away entrar novamente no campo de batalha, e você precisar escolher um alvo para a sua habilidade, a criatura que acabou de retornar provavelmente não será um alvo válido, e você será forçado a escolher alguma outra criatura que o seu oponente controle que está virada como alvo.



Q: Se Muldrotha, the Gravetide pisca fora e retorna ao campo de batalha, você pode jogar um card de cada tipo de permanente adicional durante o seu turno?

A: Absolutamente, embora você provavelmente não poderá jogar um terreno adicional.

Efeitos como o do Muldrotha que permitem que você jogue cards de lugares incomuns em quantidades limitadas apenas verificam se você fez ou não o uso do próprio efeito específico deles—eles não ligam se você de alguma forma conseguiu conjurar outros cards do mesmo lugar sem a ajuda deles. Se você controlou ambos Muldrotha, the Gravetide e Karador, Ghost Chieftain, você pode conjurar dois cards de criatura do seu cemitério em cada um dos seus turnos—um com Muldrotha, e um com Karador.

Dessa forma, como o Muldrotha que saiu e depois voltou ao campo de batalha é considerado um objeto diferente do que estava no campo de batalha anteriormente, ele não sabe ou liga o que você usou o Muldrotha antigo para conjurar. Tudo que ele sabe é que você não usou ele de forma alguma ainda, então vai lá!

Entretanto, Isso não vai te ajudar a jogar terrenos adicionais se você já jogou um terreno neste turno, pois a regra de que você só pode jogar um terreno por turno se aplica independente de onde você esteja jogando o terreno.



Q: Se eu controlo Lich's Mastery mas meu oponente conjura Approach of the Second Sun pela segunda vez, o que acontece?

A: Você vai passar por um mau momento. Enquanto Lich's Mastery faz com que você não possa perder, ela não impede o seu oponente de ganhar o jogo. Claro, na maioria das vezes, quando um jogador ganha o jogo, é porque todos os outros perderam, fazendo com que ele seja o vencedor por padrão. Mas Approach of the Second Sun passa por todo esse negócio bagunçado de "outras pessoas perdendo" e vai direto para a parte importante: você vencendo.

Uma vez que o seu oponente já ganhou o jogo, o jogo acabou, então Lich's Mastery não se aplica mais, e você acabou perdendo.



Isso é tudo que está na bolsa de correio essa semana, mas voltem semana que vem para mais questões de regras da Charlotte Sable!

Agora se vocês me derem licença, eu preciso sentar e contemplar a marcha implacável do tempo e a inevitabilidade da morte.

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!