Published on 01/29/2018

Foto de Chegada

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano



Partida... AGORA!
Olá, e bem-vindo a outra edição de Inserção Craniana! Pessoal, foi uma corrida emocionante, com muitas mais reviravoltas, excitação e drama do que nunca pudemos esperar, e está muito perto de terminar! Na mudança de eventos mais impressionante desde que Emrakul foi revelada atrás dos misteriosos eventos de Sombras em Innistrad, quatro competidores conseguiram pegar a bandeira no topo de Metzali de uma vez, tornando a corrida uma decisão apertada!

Obviamente, nós só temos um troféu, então agora é tudo pelas câmeras, pessoal - Moko está nos bastidores revendo a filmagem agora, mas não há como dizer quanto tempo passará antes de termos os resultados, então nós podemos responder algumas perguntas de regras enquanto esperamos.

Lembre-se, como sempre, se você tem perguntas de regras, não se esqueça de enviá-las para nós em inglês para moko@cranialinsertion.com , ou tweet-las para nós em inglês para @CranialTweet para as perguntas mais curtas - você receberá uma resposta e potencialmente verá a sua pergunta em uma próxima edição.

Agora, é hora de nós fazermos... as Mágicas!



Q: O Training Grounds reduz o custo da habilidade de Azor, the Lawbringer?

A: Não, não reduz. Training Grounds reduz o custo de ativar a habilidade ativada de uma criatura, mas não reduz o custo de usar a habilidade de Azor, the Lawbringer, porque não é uma habilidade ativada — é uma habilidade desencadeada.

Todas as habilidades ativadas envolvem pagar um custo de algum tipo para obter algum efeito, mas exigir um custo não é por si só a marca de uma habilidade ativada - as habilidades de todos os tipos podem exigir que os jogadores paguem os custos para fazer algo, de habilidades desencadeadas como a do Azor até habilidades estáticas como a de Leonin Arbiter.

A maneira de reconhecer uma habilidade ativada é procurar os dois pontos que separam seus custos de seus efeitos - todas as habilidades ativadas sempre usam o mesmo padrão específico de "(Custo): (Efeito) ", com dois pontos separando os dois. Se você não vê esses dois pontos (veja o texto de lembrete ao lidar com habilidades de palavras-chave e no Gatherer para o texto do Oracle do card ao lidar com cards particularmente antigos), então, qualquer que seja a habilidade, você pode ter certeza que definitivamente não é uma habilidade ativada.



Q: O uso da primeira habilidade de Duskmantle Guildmage várias vezes vai fazer algo a mais do que usar apenas uma única vez?

A: Na verdade, faz! Quando você usa a primeira habilidade de Duskmantle Guildmage, ele cria uma habilidade desencadeada retardada que se prolonga durante o restante do turno, esperando que um card seja colocado no cemitério do seu oponente. Sempre que isso acontecer, ela desencadeia e faz com que ele perca 1 de vida. E essa habilidade desencadeada retardada é criada sempre que a habilidade do Guildmage resolve, não importa quantas outras instâncias já existam.


Da mesma forma que ter várias cópias de Soul Warden no campo de batalha faria com que você ganhasse vida adicional cada vez que uma criatura entra no campo de batalha, ter várias instâncias dessa habilidade desencadeada retardada por aí fará com que seus oponentes percam vida adicional para cada card que vai ao seu cemitério, porque cada instância da habilidade funciona de forma independente. (Eles perdem esse 1 ponto de vida de cada vez, se for importante, pelo mesmo motivo.)



Q: Posso usar Field of Ruin para destruir algo que eu encantei com Imprisoned in the Moon ?

Thanks to Imprisoned in the Moon, the enchanted permanent is definitely a land, and since it doesn't have the "Basic" supertype, it's nonbasic. That makes it a legal target for Field of Ruin's ability.[/A]


A: Absolutamente... contanto que o que você aprisionou já não era um terreno básico. (De alguma forma, eu duvido que este seja o caso.)

Graças a Imprisoned in the Moon, a permanente encantada é definitivamente um terreno, e uma vez que não tem o supertipo "Básico", não é básico. Isso torna um alvo legal para a habilidade Field of Ruin.



Q: Se eu conjurar a criatura exilada por Hostage Taker, meu oponente não pode matar Hostage Taker para recuperar sua criatura, certo?

A: Correto. Você tirou a criatura do exílio e colocou-a na pilha quando a conjurou, e uma vez que não está mais exilada, Hostage Taker deixando o campo de batalha não fará nada.




NÃO!
Si-im!
Q: Dire Fleet Neckbreaker dá a piratas atacantes +2/+0. Se o minha adversária o mata depois que ele ataca, os piratas restantes continuam a obter o bônus de poder?

A: Não, eles não mantêm o bônus. Dire Fleet Neckbreaker fornece um bônus para todos os piratas atacantes que você controla e, ao contrário de outros cards como Honored Crop-Captain ou Hamlet Captain, ele não tem que atacar para fornecer esse bônus. Mas, da mesma forma, esse bônus só se aplica enquanto o Neckbreaker está no campo de batalha - se a sua oponente encontrar uma maneira de remover o Neckbreaker, seus Piratas atacantes perderão imediatamente o bônus.



Q: Se um efeito me diz para descartar vários cards, isso desencadeia habilidades de cards como Archfiend of Ifnir uma vez por cada card descartado, ou apenas uma vez?

A: Archfiend of Ifnir irá desencadear uma vez para cada card que você descartar, porque o que ele procura é por um único card sendo descartado e vários cards sendo descartadas ao mesmo tempo o desencadeia várias vezes.

Os cards que desencadeiam habilidades apenas uma vez para vários descartes simultâneos estariam à procura de "um ou mais" cards sendo descartados - não há cards usando esta frase que desencadeiam para descartes, mas existem cards como Jace, Cunning Castaway e Duelist's Heritage que procuram por "um ou mais" de alguma coisa para garantir apenas um desencadeamento, não importando o quanto dessa coisa esteja acontecendo ao mesmo tempo.



Q: Se eu jogar Jadelight Ranger e o primeiro explorar revelar um card não-terreno, posso usar uma mágica ou habilidade para comprar esse card e a Ranger revelar um card diferente com o segundo explorar?

A: Não, você não pode. As duas explorações de Jadelight Ranger são parte da mesma habilidade, e enquanto elas acontecem sequencialmente, não há uma oportunidade para você fazer qualquer outra coisa entre os dois - você precisa terminar de resolver a habilidade da Ranger completamente antes que o jogo lhe dê – ou para qualquer um, para este caso - outra chance de fazer outras coisas.

Se você quer se certificar de que o segundo explorar revele um card diferente, você terá que colocar o card no cemitério com o primeiro a explorar. Mas um 4/3 por 3 realmente é tão ruim?



Q: Eu desenterrei uma criatura usando Sedris, the Traitor King. Posso usar Sundial of the Infinite para impedir que a criatura seja exilada?

A: Você definitivamente pode usar o Sundial para evitar a habilidade desencadeada retardada de Desenterrar que normalmente exilaria sua criatura no início da etapa final — se uma habilidade desencadeada retardada não tiver uma duração especificada, ela irá desencadear uma vez e depois desaparecer. Isso significa que você pode esperar até que a habilidade desencadeie, então ativar o Sundial antes que ela resolva no fim do turno. A habilidade desencadeada atrasada nunca resolve, então você não precisa sacrificar sua criatura.

No entanto, sua criatura não estará segura do exílio completamente. O resto do efeito de Desenterrar diz que, se sua criatura deixar o campo de batalha e não estiver sendo exilada, ela é exilada, e essa parte da habilidade não tem limite de tempo - aplica-se para o resto do jogo. Então, mesmo que você tenha evitado o desencadeamento retardado, o efeito de exílio ainda estará perdurando ao redor, certificando-se de que quando sua criatura sair do campo de batalha, sempre que for possível, será direcionada para o exílio.



Q: Eu uso Mirage Mirror para copiar Golden Guardian, e uso-o para lutar contra algo. Se ele morrer, o que acontece, uma vez que ele não pode se transformar?

A: Nada - depois de morrer, fica bem onde está no cemitério.

Se algo tentar colocar um card que não pode se transformar no campo de batalha transformado, ele simplesmente permanece onde está ao vez disso.



Q: Se eu tiver um Kopala, Warden of Waves em jogo e conjurar um tritão, se um oponente quiser Cancelar essa mágica, isso custa a mais?

A: Não, não. Quando Kopala, Warden of Waves diz "tritão que você controla", está se referindo sobre permanentes de tritão no campo de batalha que você controla.

Quando uma mágica ou habilidade se refere a algo usando um tipo ou subtipo sem características adicionais, sempre se assume que está falando sobre uma permanente desse tipo ou subtipo no campo de batalha - Murder não precisa especificar "criatura no campo de batalha", porque esse é o padrão implícito.

Quando algo quer afetar coisas que não estão no campo de batalha, ele irá dizer de uma forma específica, como "mágica", "fonte", "card em um cemitério" ou similar.



Q: Se eu piscar Azor, the Lawbringer com Momentary Blink para desencadear sua primeira habilidade múltiplas vezes em um turno, isto significa que minha oponente terá múltiplos turnos em que ela não pode conjurar mágicas instantâneas e feitiços?

A: Não, apenas um. Enquanto você pode piscar Azor múltiplas vezes em um único turno para criar múltiplas instâncias do seu efeito, estes efeitos estão todos procurando o "próximo turno" de sua oponente, que significa o primeiro turno que ela joga depois de o efeito ser criado. E não importa quantos efeitos você criou, o próximo turno do seu oponente ainda é o mesmo próximo turno, então todos eles irão ser aplicados no mesmo único turno.



Q: Se eu atacar com Savage Ventmaw e Hellkite Charger, eu posso usar a mana gerada pelo Ventmaw para pagar pelo Charger?

A: Você pode. Ambas as habilidades de Savage Ventmaw e Hellkite Charger são habilidades desencadeadas que desencadeiam quando eles atacam. Se você atacar com ambos, ambas as habilidades vão desencadear, e você pode colocá-las na pilha na ordem que você desejar.

Se você fizer com que a habilidade de Ventmaw resolva primeiro, ela irá lhe prover com seis manas, as quais você então poderá gastar momentos depois para pagar pela habilidade do Hellkite Charger.



Q: Does Primal Surge put all the permanents onto the battlefield at the same time?



Q: Primal Surge coloca todas as permanentes no campo de batalha ao mesmo tempo?


A: Não. Primal Surge opera sequencialmente, exilando um único card de cada vez, permitindo que você coloque este único card no campo de batalha, e então repetindo o processo se você desejar, de novo e de novo até que você acerte um card que não seja de permanente ou escolha parar. Isto significa que as permanentes estão entrando no campo de batalha uma por uma, o que poderia ser importante para—entre outras coisas—determinar se as habilidades desencadeadas de certos cards desencadeariam ou não.

No entanto, perceba que quaisquer habilidades que desencadeiam durante a resolução de Primal Surge serão colocadas na pilha apenas depois que Surge resolva completamente, e coisas que entraram depois durante o Surge estarão no campo de batalha neste momento.

Por exemplo, se você usou Primal Surge e pegou Garruk's Companion, Ivy Lane Denizer, e Ancient Crab (nesta ordem), nada irá desencadear, pois o Denizer não viu o Companion entrar no campo de batalha.

Mas, por acaso, se eles entraram com o Surge em uma ordem diferente, com o Denizen primeiro, então o Companion e então o Crab, Ivy Lane Denizen irá desencadear (pois ele estava presente para ver o Companion entrar no campo de batalha), e você estará apto a colocar um marcador +1/+1 em qualquer uma de suas criaturas, mesmo no Crab, pois mesmo que ele não estivesse presente quando a habilidade desencadeou, ele está presente quando você está colocando a habilidade na pilha, e então é um alvo válido.




NÓS VAMOS!
Q: Locket of Yesterdays reduziria o custo de uma cópia de mágica conjurada do cemitério com Harness the Storm?

A: Apenas se houver uma segunda cópia deste card no cemitério que você não está conjurando. (Ou talvez eu deveria chamar ela de terceira, já que afinal você tinha que conjurar uma para desencadear Harness the Storm.)

O primeiro passo de conjurar uma mágica é pegá-la de onde ela estiver e colocá-la na pilha. Assim que você o faz, ela não estará mais em seu cemitério, e no entanto não está presente para que Locket of Yesterdays reduza seu próprio custo.



Q: Se eu tenho um Forerunner of the Empire e conjuro um Polyraptor, quantas fichas eu posso ter no final?

A: Supondo que não há outros cards envolvidos, o número máximo de Raptors que você pode conseguir é oito (um original mais sete fichas), mas se por alguma razão você não deseja lidar com tantos Raptors (talvez porque ração de dinossauro está muito cara, ou porque eles são difíceis de cuidar em casa, eu não sei), você pode escolher terminar com menos do que isso.

Os Raptors entram no campo de batalha um de cada vez, fazendo com que as habilidades do Forerunner desencadeiem quando eles entram, e se você escolher usar o Forerunner enquanto ainda há habilidades de Polyraptor na pilha aguardando para resolver, você não terminará com tantos Raptors. Usando este método (ou o método alternativo de simplesmente não usar o Forerunner a todo momento), você pode terminar com qualquer número entre um e quatro Raptors e um Forerunner vivo, ou sete Raptors com um Forerunner morto.



Q: Se eu jogo Wasteland Strangler, eu posso usar Eldrazi Displacer em resposta e colocar a criatura exilada no cemitério com o Strangler?

A: Você não pode. A habilidade de Eldrazi Displacer tanto exila quanto retorna a criatura que você deu alvo durante sua resolução, então ela não estará no exílio mais tarde quando a habilidade de Wasteland Strangler resolver, e então não pode ser processada. Você só pode escolher processar um card que está atualmente no exílio, e não um que simplesmente [i]estava[/c] exilado antes que algo tenha acontecido a ele.



Q: Se eu nomeio Tetzimoc, Primal Death para Sorcerous Spyglass, isso desabilita sua habilidade de mão?

A: Sim. Sorcerous Spyglass desabilita habilidades ativadas de qualquer fonte com o nome que você escolheu, inclusive aquelas que não são permanentes no campo de batalha. Um Tetzimoc, Primal Death na mão de seu oponente ainda se chama Tetzimoc, Primal Death, e a habilidade não produz mana portanto não é uma habilidade de mana, então o Spyglass a desativa.



Q: Se eu tenho um Hellspark Elemental no meu cemitério e um Reverberate na minha mão. Meu Elemental diz que eu devo desenterrar como um feitiço—isso significa que eu posso dar Reverberate nele para ganhar uma cópia?

A: Você não pode. Quando Desenterrar diz "apenas como um feitiço", o que isto significa é que há uma restrição de tempo adicional para usar a habilidade: você só pode usá-la durante sua fase principal quando você tem prioridade e a pilha estiver vazia. (Que é a mesma restrição de tempo que normalmente se aplica a conjurar mágicas de feitiço.) Isso não significa que a habilidade é de fato um feitiço, isso está simplesmente tentando descrever a restrição de tempo de uma maneira que a maioria dos jogadores irão entender sem precisar explicitamente falar sobre prioridade e pilha. E isso é uma redução, com certeza.




Q: Eu posso dar um Fatal Push em uma ficha de Polyraptor?

A: Você não pode. (Ou melhor, você pode usar Fatal Push nelas, já que Push pode dar alvo em qualquer criatura, mas isso não vai destruí-las.)

Enquanto a maioria das fichas não tem custo de mana—o que as dá um custo de mana convertido de 0—e são então alvos primários para um empurrãozinho até o pós-vida, fichas que são a cópia de algo tem o mesmo custo de mana de seja lá o que for que elas estejam copiando a não ser que seja explicitamente especificado. Então, fichas de Polyraptor tem um custo de mana de , igual a original, e portanto um custo de mana convertido de 8, um tanto alto para ser empurrado por aí.



Q: Se meu oponente usa Wasteland Strangler para processar um card exilado pela habilidade de Azor's Gateway, o Gateway irá transformar quando a condição é alcançada mais para frente mesmo que o card em questão não esteja mais exilado?

A: Não, pois se você não tem cinco cards com custos de mana convertidos diferentes no exílio neste exato momento, todos que foram parar lá por causa do Gateway, você não alcançou a condição de fato.

Azor's Gateway não liga sobre o que aconteceu no seu exílio no passado—ele liga para o que está no exílio neste exato momento. Assim que seu oponente retira seu card do exílio, o Gateway perde a informação e esquece tudo sobre ele. Se você quiser atravessar este portão, você terá que exilar outro card para substituir o que você perdeu.



Q: Se eu conjuro uma criatura, meus oponentes podem usar uma mágica instantânea logo após a criatura entrar no campo de batalha, ou eles devem esperar eu fazer algo?

A: Eles devem esperar. Depois que qualquer mágica ou habilidade resolve, o jogador ativo (aquele o qual o turno está sendo jogado) é sempre o que tem a primeira oportunidade de fazer alguma coisa. Apenas depois que eles recebam essa chance os oponentes têm a oportunidade de fazer alguma coisa.




Q: Se eu dou a alguém Illusions of Grandeur com Donate em um jogo multijogador e eu morro, a pessoa ainda perde vida?

A: Sim, ela perde. Quando você sai do jogo, o Illusions of Grandeur que você é dono sai do jogo com você, o que significa que ele sai do campo de batalha. Isto desencadeia sua habilidade, e como seu oponente controlava a Illusions pouco antes dela desaparecer misteriosamente, ele controla a habilidade, e não há razão para ela não ser colocada na pilha assim como qualquer outra habilidade desencadeada.



E isso é tudo que temos por agora, pessoal! Moko deve estar quase pronto lá atrás, então está na hora de cairmos fora. Esteja de volta na próxima semana, quando Charlotte terá uma nova cesta de perguntas de regras fresquinhas e recém saídas do forno para nós!

...Por que eu estou sentindo o cheiro de circuito queimado e zumbi tostado?

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!