Published on 02/10/2014

Nascido Para Ser Divinal

ou, Delicioso Paquecateão

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Mudanças de regras súbitas!
Os Deuses já nasceram, portanto agora podemos relaxar e gozar vários meses de mares sem tormentas e sem perguntas de regras. Certo? Claro que sim. Vemo-nos na Jamaica.

Oh esperem, não é nada disso que está a acontecer! Temos montes e montes de perguntas, suficientes para encher vários barcos. Tanto que é impossível chegar até a Jamaica de barco, porque todos esses barcos estão ocupados a entregar-nos perguntas de regras. E sinceramente, quando se vai para uma ilha tropical, não se vai de avião, vai-se de barco. Ou às vezes de asa delta.

E assim sendo, leiam o resto deste artigo cheio de respostas divertidas e úteis para as grandes perguntas desta semana, e adicionem as vossas perguntas à nossa carga exótica, enviando-nos email para moko@cranialinsertion.com ou questões mais curtas através do Twitter em @CranialTweet. Pode ser que com isto não cumpram a vossa parte na exploração marítima, mas decididamente vão estar a contribuir para ajudar os vossos amigos que jogam Magic.



Q: Porque é que a Tempestade Súbita afeta alvos ilegais de maneira diferente que Hálito Congelador?

A: Não afeta - as regras mudaram recentemente. Anteriormente, o efeito contínuo que mantinha o alvo ilegal virado ainda o afetaria, mas com a nova regra, efeitos continuos criados por uma mágica ou habilidade durante a sua resolução não abrangem alvos ilegais.



Q: Se o meu oponente controlar Arquétipo da Imaginação e eu receber uma ficha de Ave voadora, ela continua a voar se o Arquétipo morrer?

A: Vai voar como uma ave! De facto, exatamente como uma ave uma vez que é de facto uma Ave e não um tipo parvo de ave, mas pronto... A ficha é criada com a habilidade "voar", ao invés de ser criada e depois ganhar voar. Perde imediatamente o voar assim que as camadas de efeitos contínuos se aplicam, mas assim que o efeito "perde voar" deixa de lá estar, os valores de base revelam-se de novo.



Q: Faço vidência com um Adepto Flamividente, mas o meu oponente tem um Arquétipo da Coragem. O Adepto Flamividente ainda recebe +2/+0? Li algures que o efeito não é criado.

A: A parte "ganha iniciativa" do efeito não será criada, mas a modificação do poder sim. Ainda ficas com um Adepto 4/3, e ele não terá iniciativa se o Arquétipo morrer uma morte típica mais tarde no turno, mas ao menos não fica uma 2/3 aborrecida para sempre.



Q: Como funciona o Tromokratis em Two-Headed Giant?

A: Efeitos que procura o "jogador defensor" referem-se a um jogador específico se forem características que definem habilidades, se tentarem fazer uma comparação ou se forem efeitos simples (one-shot) de mágicas ou habilidades durante a resolução das mesmas. O efeito do Monstro dos Abraços de Algodão Doce não é nenhum destes, refere-se a ambos os jogadores defensores, o que significa que todas as criaturas sem exceção daquele lado da mesa terão que se juntar para bloqueá-lo ou então nenhuma delas pode faze-lo.



Q: Eu conjuro Efara, Deusa da Pólis e uma criatura aleatória, e depois a criatura aleatória morre no mesmo turno. Eu compro uma carta no turno do meu oponente?

A: Vais comprar uma carta. A Ephara verifica se em algum ponto do turno anterior entrou uma permanente que era uma criatura no campo de batalha sob o teu controlo. Não interessa se essa permanente ainda se encontra lá, se ainda é uma criatura, se ainda é tua, e assim em diante. É exatamente igual às Armadilhas de Zendikar.




As camisas são caras em Theros.
Q: O Herói de Iroas faz o agraciar ser mais barato?

A: A segunda etapa de conjurar uma mágica é escolher coisas como custos alternativos, o que inclui o agraciar. Assim que escolhes isso, boom, tens uma mágica de Aura! Mais tarde na sequência, determinas qual o custo total, e o Herói de Iroas gesticula com o polegar para cima em sinal de aprovação uma vez que tens uma mágica de Aura, e ela custa menos .



Q: Acontece algo de mau se as minhas três criaturas heroicas atacantes tiverem um Vislumbre do Deus Sol?

A: Em Theros, o pior que te acontece quando olhas de frente para o sol é "ups, estou virado agora" - o sol é muito menos violento que o nosso, aparentemente. Uma vez que as tuas criaturas atacantes já estão viradas, não podem ser viradas de novo e vão fazendo a sua vidinha continuando a ser criaturas atacantes e a desencadear habilidades de heroico. Mesmo que uma esteja desvirada por ter vigilância, essa criatura continua a estar a atacar. Só deixa de estar desvirada.



Q: A Serpente da Maré Cheia recebe um marcador se devolver para a mão uma Provação de Tassa que estava anexado a ela para atacar?

A: Não recebe. Desencadeamentos do tipo "Quando isto ataca" são verificados imediatamente após o conjunto de criaturas atacantes ser aceite. Para que este conjunto seja aceite, um encantamento tem que ser devolvido para a mão. Isso significa que conforme o conjunto de criaturas é aceite, a Provação que devolveste não se encontra lá para desencadear e a Serpente fica sem contadores.



Q: Pode um Kraken do Estreito ser bloqueado por três criaturas 2/2 se eu controlar três Ilhas, uma vez que o poder total delas é maior que o número de ilhas que controlo?

A: A comparação de poder-para-Ilhas é feita numa base individual. cada 2/2 tem menos poder que o número de Ilhas a flutuar no mar, portante nenhuma delas pode bloquear, independentemente do poder combinado delas.



Q: Como interage Mogis, Deus da Matança com uma Sigarda, Hoste das Garças?

A: O controlador da Sigarda não pode sacrificar uma criatura quando a habilidade desencadeada de um oponente lhe dá essa opção, nem que queira mesmo fazê-lo. "Faz X a não ser que faças Y" é exatamente o mesmo que "Podes fazer Y. Se não o fizeres, faz X." Fazer Y (sacrificar uma criatura) é impossível neste caso, portanto o jogador tem que fazer X - recebe os 2 pontos de dano.



Q: Controlo Flagelo do Vale de Skola desvirado e equipado com Espada dos Paruns e um Centauro 3/3 desvirado que agora é 3/5. Há alguma maneira de conseguir cinco marcadores em vez de 3 para o meu Flagelo?

A: Sim! Os custos podem ser pagos em qualquer ordem, não apenas na ordem pela qual estão listados na carta. Podes sacrificar a 3/5, depois virar o Flagelo e fazer com que a Espada mude o bonus. Uma vez que a deliciosa criatura sacrificada era uma 3/5 quando saiu do campo de batalha, o Flagelo vai receber cinco novos marcadores +1/+1.



Q: Se um Sangue Abrasador causar 2 de dano a uma 4/4, e depois eu acabar com ela com um Cume da Ira que também cause dano no meu oponente, consigo uma ou duas habilidades desencadeadas de 3 de dano do meu Sátiro Dançarino do Fogo?

A: Vais conseguir dois desencadeamentos. A habilidade desencadeada retardada do Sangue Abrasador faz com que o dano aconteça, mas a fonte do dano está escrita na carta: a fonte é o Sangue Abrasador. Mas.. O Sangue Abrasador já não está em lado nenhum! Aquela carta de Sangue Abrasador no teu cemitério não tem relação nenhuma com a mágica que criou esta habilidade desencadeada retardada. Com a fonte de dano ausente, o jogo procura a última informação conhecida dessa fonte. Era uma mágica instantânea, e tu eras o controlador, portanto o Sátiro dança no fogo para ela.



Q: O meu oponente tem Espírito do Labirinto e eu tenho um montão de criaturas contentes com escavação no cemitério. Posso ativar Bazaar of Baghdad e fazer escavação nas duas cartas que ia comprar?

A: Se usares escavação em vez de comprar, não compraste nenhuma carta e portanto o Espírito não se importa - continua a escavar! Só se vai importar assim que comprares mesmo uma carta. Depois disso, não podes usar a escavação. Se uma ação é impossível não a podes substituir com fazer algo diferente em vez dessa ação.



Q: O meu oponente consegue matar o meu Herói da Torre de Leina depois de eu pagar 5 manas mas antes de ele receber os marcadores?

A: Não. Pagar o X e colocar X marcadores acontecem ambos durante a resolução da habilidade de heroico. Nenhum jogador pode intrometer-se na resolução de uma habilidade desencadeada e fazer coisas maldosas como matar Heróis.




Olá pequeno humano.
Q: Vou ficar com Iluminação de Efara de volta na minha mão se ela estiver num cemitério quando uma criatura entra?

A: Vai continuar no cemitério. Habilidades de uma carta só desencadeiam se essa carta for uma permanente que se encontra no campo de batalha a não ser que seja especificado o contrário (como Ulamog, o Vórtice Infinito, Traidor Ínfero, e uma das três habilidades do Oloro, Ageless Ascetic). Como regra geral, qualquer habilidade só funciona no campo de batalha a não ser que só tenha sentido funcionar em outro lado.



Q: Pode um Campeão das Almas Perdidas atirar quatro Grave Titans para o cemitério e depois puxá-los logo de seguida para fora?

A: Ei, essas almas não estão perdidas! Têm coleiras e tudo! Estão no campo de batalha sob o teu controlo todas domesticadas e assim. Os alvos de uma habilidade têm que ser escolhidos antes de quaisquer custos serem pagos, e depois as almas não-perdidas no campo de batalha são sacrificadas após a escolha dos alvos e enviadas para encontrar as perdidas e traze-las de volta.



Q: Um Brimaz, Rei de Oreskos ganha voar e bloqueia uma Ave. A ficha não-voadora que ele cria também bloqueia a Ave?

A: As restrições de bloqueadores só são relevantes quando os bloqueadores estão a ser declarados. O gatinho amigo do Brimaz não está a ser declarado como um bloqueador; simplesmente aparece ao lado do Brimaz, mesmo que o Brimaz esteja bem alto no ar e isso assuste gatinhos.



Q: As habilidades desencadeadas de inspirado resolvem todas na minha etapa de desvirar, antes das minhas habilidades desencadeadas da etapa de manutenção?

A: As habilidades desencadeadas não podem sequer ir para a pilha durante a etapa de desvirar, uma vez que nenhum jogador recebe prioridade nessa altura. Elas são colocadas na pilha na etapa de manutenção quando fosses receber prioridade. Esta é a mesma altura na qual as habilidades desencadeadas da manutenção vão para a pilha, portanto podes organizá-las como quiseres. Podes até colocar uma habilidade desencadeada de inspirado de desvirar no meio de duas habilidades desencadeadas da manutenção!



Q: Se Devastador das Selvas Nessianas for a única criatura no campo de batalha depois de eu a conjurar, é verdade que a única opção do meu oponente é pagar o tributo, uma vez que ela não pode lutar com nenhuma outra criatura?

A: A escolha de pagar ou não o tributo acontece imediatamente antes da criatura entrar no campo de batalha. Nessa altura, a habilidade desencadeada não é sequer considerada. Encontra-se no futuro distante, para além do alcance do que o jogo vê e se importa. Depois da escolha de não pagar o tributo ser feita, a Hidra entra e a sua habilidade desencadeia, só que como não tem um alvo legal é imediatamente removida da pilha e a Hidra fica no campo de batalha aborrecida e triste.



Q: Lembro-me de ler lido que a proteção impedia que duas criaturas lutassem. Dar proteção de vermelho ao meu Devastador das Selvas Nessianas impede-o de lutar com um Dragão, ou mantém-no vivo enquanto ele mata o Dragão?

A: Um alvo ilegal para uma mágica que diz "vocês dois lutam!" não vai tomar parte dessa luta. No entanto, não é isto que está a acontecer aqui, uma vez que a habilidade desencadeada é da Hidra e não faz alvo nela de qualquer modo. Cada criatura vai então tentar causar dano à outra, e a Hidra sai ilesa da luta uma vez que todo o dano do Dragão é prevenido.



Q: Lembro-me que o Bob tinha um tipo de procedimento especial envolvendo revelar uma carta aleatoriamente se a habilidade desencadeada dele fosse esquecida. O Vidente da Dor tem o mesmo procedimento nesse caso?

A: O Bob tinha métodos específicos há muitos, muitos anos atrás para lidar com as sua habilidades desencadeadas quando eram esquecidas, mas esses métodos também foram removidos há muitos, muitos anos atrás. Agora é tratado como qualquer outro Missed Trigger: o oponente pode escolher colocar a habilidade na pilha ou não, e se escolher faze-lo, revelas a carta que está no topo e perdes essa quantidade de pontos de vida, ao invés de tentar fazer uma aproximação do que poderia ter acontecido.



Q: Quando estamos a draftar, abrimos Born of the Gods primeiro, ou abrimos primeiro um dos boosters de Theros?

A: Para torneios de mais alto nível a norma é que se abra o booster da expansão mais recente primeiro. Se o evento não tiver um regulamento específico (como os Grand Prix Trials e os Pro Tour Qualifier tem), podem fazer como pretenderem desde que toda a gente abra a mesma quantidade de produto de borda branca ou preta e na mesma ordem - três boosters de BNG, abrir THS antes de BNG, usar um booster de Alpha...



Juntem-se a nós para a semana quando o James continua a batalhar contra a maré de novas questões e, por acaso, pode ser que tenhamos algumas questões que não envolvam cartas de Born of the Gods. O Xenagos é uma divindade tão gananciosa.

Até a próxima, disfrutem do novo Standard!

- Eli Shiffrin


About the Author:
Eli Shiffrin is currently in Lowell, Massachusetts and discovering how dense the east coast MTG community is. Legend has it that the Comprehensive Rules are inscribed on the folds of his brain.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!