Published on 09/16/2013

Magic da Motown

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Liguem os vossos motores!
Bem-vindos a um novo episódio da Cranial Insertion! Quando lerem isto, eu terei acabado de voltar de um Grand Prix que fica praticamente no meu quintal, o Grand Prix Detroit, onde um monte de magos se juntaram para jogar Modern na "Motor City". Gostaria de apresentar aqui algumas interações interessantes de cartas diretamente do Grand Prix, mas o Grand Prix ainda está no futuro enquanto escrevo isto, e os privilégios de viagem no tempo do Moko foram suspensos após o nosso artigo de perguntas e respostas mais recente, devido a um incidente infeliz que envolveu um dinossauro e um liquidificador. Não perguntem.

Por isso, em vez de vos apresentar perguntas de Modern vindas do futuro, vamos dar uma olhadela a uma seleção de questões da nossa caixa de correio. E por falar nisso, se tiverem questões que gostavam que nós respondêssemos, por favor enviem-nas por email para moko@cranialinsertion.com ou tweetem-nas em @CranialTweet. Recebem uma resposta de um dos nossos escritores e a vossa questão pode depois aparecer num episódio futuro.

Vamos começar esta semana com uma pequena correção a uma das questões da semana passada.




Q: Então, na semana passada disseram que não posso pagar mais do que para a necrofagia de uma Hidra de Matavasta, usando Varolz, o Cicatrizado. Contudo, o custo de mana da Hidra de Matavasta é , o que se vai tornar o custo de necrofagia, por isso não posso escolher um X diferente de zero para o custo de necrofagia?

A: Sim, podes pagar mais que se quiseres mesmo, isso é verdade. No entanto, mesmo que invistas mana no X, o poder da Hidra no cemitério é ainda apenas 0, por isso não ganhas nada por pagar mais do que .



Q: O que fazem as Chains of Mephistopheles à habilidade desencadeada do Confidente Sombrio?

A: Nada de nada! O efeito das Chains of Mephistopheles só se aplica a instruções que digam a um jogador para comprar uma carta. A habilidade desencadeada do Confidente Sombrio diz para pôr a carta revelada na mão, o que não é o mesmo que "comprar" a carta embora o resultado final seja indistinguível na realidade.



Q: Então como é que as Chains of Mephistopheles interagem com Girmório Silvestre ?

A: As Chains of Mephistopheles tornam o Grimório bastante inútil. Depois de comprar a carta do turno, que não é afetada pelas Chains of Mephistopheles, a habilidade desencadeada do Grimório oferece a possibilidade de comprar mais duas cartas. Caso decidamos fazê-lo, as compras resultantes serão substituídas pelas Chains. Em vez de comprar duas cartas, temos que descartar uma carta, comprar uma carta, descartar uma carta e depois comprar uma carta. Depois continuamos a resolver a habilidade do Grimório escolhendo duas cartas na nossa mão, que tenham sido compradas este turno, e depois temos que decidir para cada uma dessas cartas se a pomos no topo do grimório ou se pagamos 4 de vida por ela. De qualquer dos modos, no fim de contas acabamos por perder muitas cartas da mão ou muita vida, e nenhuma destas alternativas é propriamente espetacular. A única boa notícia é que a compra da Girmório Silvestre é opcional, e portanto provavelmente ficamos melhor se não a usarmos enquanto as Chains of Mephistopheles estiverem na mesa.



Q: Se sacrificar um Piromante Jovem para um Mergulho Infernal,recebo uma ficha?

A: Não. O jogo verifica os desencadeamentos do tipo "toda a vez que você conjurar" depois do custo da mágica ser pago. Uma vez que acabaste de sacrificar o Piromante Jovem para pagar o custo do Mergulho Infernal, já não se encontra no campo de batalha quando o jogo verifica a condição para o desencadeamento, por isso a habilidade não desencadeia.



Q: Se controlar um Piromante Jovem e não tiver fichas, recebo uma ficha a tempo de povoar se conjurar um [c Wake the Reflections]Desperte os Reflexos[/c]?

A: Claro, isso funciona. A habilidade do Young Pyromancer vai para a pilha por cima do Desperte os Reflexos, por isso resolve primeiro e dá-nos uma ficha. Para além disso, o povoar não faz alvo, por isso só escolhemos uma ficha para copiar quando o Desperte os Reflexos resolve. Nessa altura, controlamos uma ficha de Elemental recém-criada que podemos povoar.



Q: Posso matar um Paladino Demonicida com um Transformar // Queimar fundido?

A: Não, isso não é possível. Um Transformar // Queimar fundido é uma mágica azul e uma mágica vermelha ao mesmo tempo. Uma vez que é uma mágica vermelha, não pode fazer alvo no Paladino Demonicida enquanto este tem as habilidades dele. Se por acaso tiveres dois Transformar // Queimar na mão, podes Transformar o Paladino primeiro, deixar isso resolver, e depois Queimá-lo, mas isso vai custar-te duas cartas da mão, em vez de apenas uma.




O nosso ritmo faz-te sentir os Blues
Q: Suponhamos que tenho Tambores de Guerra dos Goblins no campo de batalha e encanto uma criatura com Autoridade de Alfa. A criatura agora não pode ser bloqueada?

A: Certamente. Tanto os Tambores de Guerra dos Goblins como a Autoridade de Alfa criam restrições ao bloqueio. E contrariamente aos requerimentos, que apenas têm que ser preenchidos quanto possível, uma declaração de bloqueadores só é legal se obedecer a todas as restrições. A única maneira de obedecer às duas restrições é não bloqueando o teu atacante, por isso o teu atacante não pode ser bloqueado.



Q: Estou confuso acerca do que o Ressonador Estriônico pode e não pode fazer. Pode copiar a habilidade desencadeada de uma Terra em Chamas fazendo assim que o meu oponente leve 2 pontos de dano sempre que virar um terreno não-básico? E se assim for, durante quanto tempo é que o Ressonador Estriônico mantém a habilidade da Terra em Chamas?

A: Vamos começar com a segunda questão: o Ressonador Estriônico não mantém a habilidade durante nenhum tempo, porque nunca ganha habilidade nenhuma. A palavra "habilidade" tem dois significados: Um é um pedaço de texto de regras numa carta, e o outro é um objeto vagamente parecido com uma mágica na pilha. O Ressonador Estriônico copia o segundo tipo, uma habilidade que foi desencadeada e está na pilha à espera de resolver. Por outras palavras, o Ressonador Estriônico é para as habilidades desencadeadas o que o Mago da Guilda Izzet é para mágicas instantâneas e de feitiço. Podes copiar uma habilidade desencadeada da Terra em Chamas depois de ela ter sido desencadeada, mas isso apenas vai dar origem a 1 ponto de dano extra ao teu oponente.



Q: Se usar Ressonador Estriônico para copiar a habilidade desencadeada de Berço da Vitalidade, terei que pagar outros para a segunda habilidade e poderei escolher um alvo diferente?

A: Sim para ambos. O Ressonador Estriônico permite explicitamente a mudança do alvo da habilidade copiada, por isso podem por-se os marcadores numa criatura diferente. Escolher pagar ou não os é feito na resolução da habilidade, por isso se quisermos que o efeito aconteça duas vezes, temos que paga-lo para cada uma dessas vezes.



Q: Posso copiar a habilidade desencadeada de entrar-no-campo-de-batalha de um Reviver Cadáver e reanimar uma segunda carta de criatura?

A: Podes copiar a habilidade, mas isso não vai ter o resultado que esperas conseguir. A habilidade desencadeada não tem um alvo que possas mudar. Simplesmente se refere à carta de criatura que o Reviver Cadáver está a encantar. Isto significa que quando a habilidade resolve pela segunda vez, ela faz com que o Reviver Cadáver perca uma habilidade que já perdeu, faz com que ele ganhe uma habilidade de encantar redundante, depois tenta mover uma carta que já moveu, e depois dá ao Reviver Cadáver uma instância redundante do desencadeamento retardado referente ao sacrifício.



Q: Posso usar o mana da habilidade do ataque da Radha, Herdeira de Keld para ajudar a conjurar uma criatura com lampejo como Kavu Enfurecido e atacar com essa criatura também?

A: Podes conjurar o Kavu, mas não vais poder atacar com ele. Todos os atacantes são declarados ao mesmo tempo, e depois as habilidades que desencadearam com a declaração de atacantes são colocadas na pilha. Isto significa que já acabou há muito a declaração de atacantes quando a Radha dá a infusão de mana vermelho extra. Efeitos tipo impulso sanguinário e Hálito de Fogo poderão ser melhores para escoar esse mana.



Q: Eu ataco com uma 4/4 e o meu oponente bloqueia com uma 2/2. Ele diz-me então, "Antes do dano, Crescimento Desenfreado no meu bloqueador." Posso deixar o Crescimento Desenfreado resolver e depois usar Amuleto Selesnya para exilar a 5/5 dele, ou o jogo avança logo para o dano de combate após o Crescimento Desenfreado?

A: Ainda podes usar o Amuleto na 5/5. O jogo só avança da etapa de declaração de bloqueadores para a etapa de dano de combate quando ambos os jogadores passarem prioridade em sucessão com a pilha vazia, o que ainda não aconteceu uma vez que o teu oponente conjurou o Crescimento Desenfreado. Depois do Crescimento Desenfreado resolver, recebes prioridade de volta, e isso dá-te oportunidade para exilar a 5/5 do teu oponente.



Q: Estava aqui a pensar que tipo de custos especiais são aplicáveis quando conjuro uma carta com a segunda habilidade de uma Chandra, Piromestra. Posso sobrecarregar um Morteiros de Mizzium? Posso reforçar um Canto de Orim ? Posso deitar fora uma carta para Força de Vontade?


A: A resposta é sim para todos esses. Ao contrário da terceira habilidade da Chandra, que copia uma carta e te deixa conjurar as cópias sem pagar o custo de mana delas, a segunda habilidade permite conjurar a carta do exílio mas não anexa nenhum tipo de custo alternativo específico a esse efeito. Isto significa que à exceção do local de onde a carta vem, conjurar a carta exilada é exactamente igual a conjurá-la da tua mão, o que quer dizer que podes aplicar qualquer custo alternativo que normalmente poderias. É claro, a carta não está mesmo na tua mão, por isso não podias fundi-la.



Q: Digamos que estou num todos-contra-todos com quatro jogadores, dois dos meus oponentes estão a 10 de vida cada um, e o meu terceiro oponente está a 1 de vida. Se conjurar Dízimo de Sangue , quanta vida ganho?

A: Embora o teu terceiro oponente esteja a 1 de vida, ainda pode perder 3 de vida, acabar com um total muito pouco saudável de -2 pontos de vida e vai ficar fora do jogo pouco depois. Cada um dos três oponentes perdeu 3 de vida, por isso ganhas 9 de vida.




Nós pomos o "soul" em Música Soul
Q: Acabei de conjurar Almas Penadas da minha mão e quero recapitulá-las imediatamente. Posso fazer isso sem dar oportunidade ao meu oponente de alimentar a Lodo Necrófago dele com a minha carta?

A: Certamente. Após a Almas Penadas resolver, ela vai da pilha para o cemitério, e depois recebes prioridade primeiro uma vez que és o jogador activo. Como tens prioridade e a pilha está vazia, podes recapitular a Almas Penadas, o que a move imediatamente do cemitério de novo para a pilha. Quando chega a altura do teu oponente receber prioridade para agir, já recapitulaste a Almas Penadas e portanto já não está no cemitério.



Q: Num jogo de Commander, um jogador tinha uma Fonte de Mercúrio, transformamos um monte de terrenos em Ilhas, e depois ele foi eliminado do jogo. Os terrenos voltam ao normal agora ou continuam como Ilhas?

A: Vão continuar a ser Ilhas. A habilidade da de Mercúrio cria um efeito contínuo com a duração "enquanto tiver um marcador de inundação sobre ele". A saída da de Mercúrio ou do seu controlador do jogo não terminam essa duração, por isso o efeito continua.



Q: Eu e os meus amigos estamos a ter uma discussão acerca do que "faz o mesmo" quer dizer no Contenda entre Guildas. Eles dizem que se o meu oponente escolher não colocar nenhuma carta de criatura das cartas reveladas no campo de batalha, eu terei que fazer a mesma escolha e não colocar uma carta de criatura no campo de batalha. O que eles dizem está correcto?

A: Claro que não. "Faz o mesmo" quer dizer simplesmente "segue as mesmas instruções", e parte de seguir essas instruções é fazer algumas escolhas. O efeito faz-te as mesmas perguntas que fez ao teu oponente — Queres colocar uma carta de criatura no campo de batalha, e se sim, qual? — mas não tens de dar as mesmas respostas.



Q: A Pedra Coração reduz custos de impulso sanguinário?

A: Não. A Pedra Coração só reduz os custos de habilidades activadas de criaturas, que são permanentes no campo de batalha. O impulso sanguinário funciona da mão, por isso é uma habilidade activada de uma carta de criatura na mão, e assim sendo não é afetada pelo efeito de redução de custo da Pedra Coração.



Q: Porque é que as Manoplas da Piromante não dizem simplesmente "Se uma instantânea, feitiço, ou planeswalker vermelhos que você controle fossem causar dano...", isso não seria mais conciso e faria a mesma coisa?

A: Seria mais conciso, mas não faria a mesma coisa. Quando uma habilidade se refere a um tipo de carta (como planeswalker ou instantânea) sem especificar "carta", "mágica", ou "fonte", refere-se a uma permanente daquele tipo. Cartas de instantânea e feitiço nunca podem ser permanentes, e fazem o seu trabalho enquanto estão na pilha, por isso precisam do qualificador "mágica" para descrever o que são na altura que causam dano, e é por isso que as Manoplas têm que ser fraseadas da maneira que são.



Q: Então, isso quer dizer que posso fazer impulso sanguinário na Teysa, Enviada dos Fantasmas uma vez que ela só tem protecção de criaturas e o impulso sanguinário é uma habilidade numa carta de criatura?

A: Infelizmente, não. Normalmente, "criatura" sem a palavra "carta" ou "fonte" refere-se de facto a uma permanente de criatura no campo de batalha, mas protecção é uma exceção a essa regra. Protecção de criaturas quer dizer, entre outras coisas, que a Teysa não pode ser alvo de habilidades cuja fonte seja uma criatura. Não importa se essa fonte é uma permanente de criatura ou uma carta de criatura numa outra zona qualquer.




E chegou ao fim o tempo que temos para hoje. Voltem por favor para a semana para o especial sobre o pré-lançamento de Theros do Eli!

- Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a former Level 2 judge based in Toledo, OH. He is retired from active judging, but he still writes for Cranial Insertion and helps organize an annual charity Magic tournament that benefits the National MS Society.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!