Published on 09/02/2013

Passando o tempo

À espera de Theros

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Que queres dizer com uma semana? Uma semana inteirinha?!
Olá e benvindos à Cranial Insertion! As antevisões de Theros chegaram finalmente, e falando desde uma semana no passado, não posso estar mais invejoso de todos vocês, pessoas no futuro, de as poderem ver enquanto que eu tenho que esperar. Vocês provavelmente têm aqueles skates planadores do Regresso ao Futuro também, não é? Sortudos.

Para preencher o tempo até ter um skate desses para mim, vamos responder a algumas regras de questões!

Como sempre, se nos quiseres colocar questões para obteres aquele doce, mas mesmo doce conhecimento das coisas, envia-nos as tuas questões para moko@cranialinsertion.com ou tweet @CranialTweet (em inglês).



Q: Se a minha criatura for bloqueada por várias criaturas, posso atribuir qualquer quantidade de dano que quiser ao primeiro bloqueador? Ou tenho que atribuir algum ao segundo também?

A: Enquanto que é obrigatório atribuir pelo menos dano letal ao primeiro bloqueador na fase de atribuição de dano antes de designar qualquer dano ao seguinte, podes atribuir mais se quiseres. Se por alguma razão não quiseres atribuir dano a um dos bloqueadores, podes simplesmente pô-lo como o último na ordem de bloqueio e atribuir todo o dano ao(s) outro(s) bloqueador(es)



Q: O Maelstrom Wanderer tem "Cascata, cascata". Isto é uma habilidade ou são duas? Quando eu conjuro o Wanderer, como resolvo o "cascata, cascata"?

A: A linha que diz "Cascata, cascata" no Maelstrom Wanderer são duas instâncias da habilidade desencadeada de Cascata. Cada uma desencadeia-se independentemente e resolver-se-ão separadamente.

Quando a primeira habilidade de cascata resolve, revelas cartas até encontrares algo para conjurar e aí podê-lo-ás fazer. Se o fizeres, a mágica vai para a Pilha por cima da habilidade de cascata que resta, por isso resolve primeiro. Depois de acabar de resolver, a instância de cascata restante resolve e fazes tudo outra vez.



Q: Com as novas regras para o esquadrinhar, posso usar o esquadrinhar quando conjuro um mágica com a Onisciência, para fazer um Nó Lógico com um X que não seja zero?

A: Parece que estás a operar sob uma falácia bastante comum. O valor de X num feitiço que tenha X no custo como no Nó Lógico não é baseado no que pagas - é ao contrário. Tu escolhes o valor para X primeiro, e depois determinas o preço que precisas de pagar. Se estás a conjurar um feitiço sem pagar o seu custo de mana, a única escolha legal é 0. Quer o feitiço tenha Esquadrinhar ou não, isso não muda o facto que 0 é a única escolha legal para o X.

Adicionalmente, o esquadrinhar agora funciona dando uma acção alternativa que podes tomar em vez de pagar mana. Se o feitiço que estás a conjurar não te pede para pagar mana, não há custos que podes que pagar exilando cartas.(Embora se houverem outros custos que tenhas que pagar para jogar mágicas que realmente requerem mana, poderás exilar cartas para o fazer.)



Q: Eu controlo um Escolhidos de Ajani e uma ficha de Felino 2/2. Conjuro uma Aura cujo alvo é o 2/2 e em resposta o meu oponente dá-lhe um Choque. Posso obter uma nova ficha de Felino dos Escolhidos de Ajani e anexar a aura à nova ficha?

A: Infelizmente para ti, não terás a tua aura nem o Felino para bricar. A habilidade do Escolhidos de Ajani é desencadeada quando uma aura entra no campo de batalha, mas a aura que acabaste de jogar vai ser anulada quando tenta resolver porque o seu alvo é agora ilegal. Nunca entrará no campo de batalha, por isso não terás uma ficha de Felino e certamente não podes anexar a aura que nunca tiveste numa ficha que nunca existiu.




Ele ignora essas forças insignificantes
como o tempo, a entropia e autoridade judicial.
Q: Se o meu Emperion de Platina ficar detido, a sua habilidade é anulada?

A: O teu Emperion vai olhar para as algemas que tem, encolher os ombros, e continuar a proteger o teu total de vida. Ser Detido apenas pára atacar, bloquear e usar habilidades activadas e a habilidade do Emperion de Platina não é nenhuma dessas três; é uma habilidade estática que está sempre ligada.



Q: Jogar e Conjurar uma mágica são a mesma coisa?

A: Basicamente sim; cartas que te dizem para jogar feitiços significa que é para as conjurares, e cartas que procuram mágicas a serem jogadas estão na verdade a procurar por mágicas a serem conjuradas. Os dois termos significam exactamente o mesmo desde que estejas a falar de mágicas.



Q: Como são manuseadas as habilidades de "cada oponente" em jogos de Two-Headed Giant? A habilidade do Atirador da Sarjeta causa à equipa oponente uma perda de 2 ou 4 pontos de vida por cada desencadeamento?

A: Mesmo que o total de vida da equipa adversária seja partilhado, eles são à mesma dois jogadores distintos, e serão afectados independentemente por coisas como o Atirador da Sarjeta. O Atirador da Sarjeta diz que causa 2 pontos de dano a cada oponente, por isso cada oponente leva 2 de dano. Como um total de 4 de dano causado dado aos jogadores da equipa adversária, o seu total de vida desce 4 pontos.



Q: Tenho um Geist da Raiz Estrangulante e uma Hidra de Matavasta com 4 marcadores no Campo de Batalha. O meu oponente conjura Veredito Supremo. O meu Geist imortal consegue ficar com os marcadores da Hidra falecida?

A: Sim! A habilidade da Hidra de Matavasta não tem alvos, por isso não precisas de te preocupar com o que fazer com os contadores até a habilidade resolver. Assumindo que deixas a habilidade do Geist retorná-lo antes de isso acontecer, ele estará disponível para receber alguns adoráveis presentes de despedida da Hidra.



Q: Ataco com duas criaturas e elas não são bloqueadas, então aplico o ninjitsu do Shinobi da Lâmina de Névoa e do . Quando causam dano, qual a ordem de aplicação das suas habilidades? Posso devolver uma criatura e depois jogá-la?

A: Controlas ambas as habilidades desencadeadas, e elas desencadeiam ao mesmo tempo, por isso tu escolhes a ordem em que eles são postas na pilha relativamente uma à outra. Se quiseres devolver uma criatura e depois jogá-la, força!



Q: Se um Arcanjo de Thune está no campo de batalha e jogo Congregar, põem-se marcadores +1/+1 por cada criatura pela qual ganho vida?

A: Não, só colocas um marcador em cada criatura. O Congregar pode dar muita vida, mas dá toda de uma vez, independentemente de quantas criaturas ele contou. Como é só uma instância de ganhar vida (mesmo muita), a habilidade do Arcanjo de Thune só se desencadeia uma vez.



Q: Se alguém tem um Mikaeus, o Maldito e um oponente usa um Transformar // Queimar com fundir numa das suas criaturas, ele continuará com Imortal porque o efeito do Mikaeus é aplicado depois, certo?

A: Não, não fica; ele continuará morto. Isto é uma simples ordem de selo temporal - tu aplicas a habilidade do Mikaeus e o efeito do Transformar na ordem em que foram criados, e uma vez que o Transformar é mais recente, ele será capaz de limpar o bónus de Imortal do Mikaeus.



Q: Posso jogar uma Rotação de Culturas, sacrificando uma fetchland qualquer e depois usar a sua habilidade em resposta?

A: Não, pela mesma razão que não podes por uma moeda numa máquina de vendas e por a mesma moeda na cabine telefónica ao lado antes de receberes o teu chocolate. A tua moeda já se foi.

Se sacrificas a tua fetchland para jogares a Rotação de Culturas, ela já está no teu cemitério; não podes sacrificá-la para activar a sua própria habilidade também porque ela já se foi.




"O cartão da biblioteca é um passaporte
para maravilhas e milagres" - Libba Bray

(Ela provavelmente não estava a falar de Magic,
mas é verdade nisto também.)
Q: Tenho um Grimório Silvestre, e a carta do topo é um Milagre que faz alvo. Por que ordem acontece o revelar, designar alvos, conjurar e ver as duas cartas seguintes?

A: Primeiro, compras para o turno e revelas a carta pelo milagre que é; ela permanece revelada. Depois, já que tanto a habilidade do Grimório Silvestre e a habilidade de milagre desencadearam, põe-las na pilha pela ordem que desejas.

Digamos que pões a habilidade desencadeada do Grimório na pilha primeiro, com a habilidade do milagre por cima. A habilidade do milagre resolve e tu decides se o jogas ou não. Se decidires jogá-lo, tens que escolher alvos, pagar custos, e então irá para a pilha, ainda por cima da habilidade do Grimório. O milagre resolve primeiro, e só depois é que a habilidade do Grimório vai resolver e te deixa ver as tuas próximas duas cartas.

Se ao invés disso puseres a habilidade do milagre na pilha primeiro, com a habilidade do Grimório por cima, então a habilidade do Grimório vai resolver primeiro. Compras as duas próximas cartas, e decides quais as cartas a colocar de volta. Já que a carta de milagre continua na tua mão neste ponto, tu podes colocá-la de volta também, mas isso impedir-te-à de a jogar quando a habilidade do milagre resolver mais tarde. Depois de pores as cartas de volta, a habilidade do milagre resolve, e se o milagre continuar na tua mão, podes conjurá-lo, escolhendo os alvos e pagando os custos conforme o fazes.



Q: Pode o mana Phyrexiano ser pago se for de fora das cores do teu Comandante, no caso de permanentes que tiras de outros jogadores?

A: Certamente! O sangue é a moeda universal. Podes não ser capaz de produzir mana de outras cores, mas podes pagar vida à vontade, por isso podes pagar para activar o Devora-almas Cegante que roubaste ao teu oponente independentemente de o teu comandante ter branco ou não na sua identidade de cor.



Q: Se eu jogar uma mágica, passar prioridade, e o meu oponente não tiver resposta, essa mágica resolve imediatamente ou terei uma chance de jogar mais mágicas?

A: A mágica vai resolver imediatamente, pois ambos os jogadores passaram prioridade sem fazer mais nada. Se tu quiseres jogar algo mais em resposta à tua própria mágica, terás a oportunidade de o fazer antes de saberes se o teu oponente quer responder. Se passas prioridade corres o risco do teu oponente apenas passar de volta e assim não ter oportunidade de jogar algo mais antes da resolução.



Q: Posso fazer Magiaprisionar à escolha de cor de um Sol Engaiolado?

A: Não! Escolher uma cor para o Sol Engaiolado não é nem uma habilidade activada nem uma habilidade desencadeada e certamente que não usa a pilha, por isso o Magiaprisionar não pode anular essa habilidade. É uma habilidade de substituição estática que modifica o que acontece conforme o Sol Engaiolado entra no campo de batalha.



Q: Eu controlo o Contenda entre Guildas e o meu oponente revela um Jarad, Senhor Lich dos Golgari, mas ele já tem um Jarad em jogo; o que acontece?

A: Bom, se ele escolher não por o Jarad no campo de batalha, não acontece muito, por isso suponho que ele o queira por em jogo.

As acções baseadas-no-estado como a regra das Lendas não são verificadas no meio da resolução de uma mágica ou habilidade, por isso continuas com a resolução da habilidade da Contenda entre Guildas com ambos os Jarads no campo de batalha. Se o novo Jarad receber dano letal na luta que se seguiu, então morrerá assim que a habilidade resolve, e o teu oponente não terá que se preocupar acerca da regra das Lendárias a não ser que ele queira mesmo.

Se o novo Jarad não morrer, então o teu oponente escolhe o Jarad que quer manter e o outro vai para o cemitério



Q: Se eu ataco com um Fractius enquanto controlo o Fractius Caçador e o Fractius de Duas Cabeças, posso escolher dois bloqueadores?

A: Podes escolher um, mas não o outro. A habilidade de provocar força o teu oponente a bloquear com a criatura a que fizeste alvo, se for capaz, e eles terão que bloquear com uma segunda também para o poder fazer, mas a segunda criatura pode ser qualquer uma que eles queiram.



Q: O Conhecimento Acumulado conta consigo próprio como "num cemitério" quando conjuras o primeiro do jogo, dando-me duas cartas, ou o primeiro só me dá uma carta?

A: As mágicas só vão para o cemitério como o derradeiro passo da sua resolução, depois de terem executado todos os seus efeitos. Quando o Conhecimento Acumulado está a resolver e a contar os seus colegas no cemitério, não conta consigo mesmo. O teu primeiro Conhecimento só te dará uma carta.



Q: Tenho o Caminho da Bravura em jogo e estou a 20 de vida. O meu oponente está a tentar dizer-me que se eu não disser nada acerca do bónus de +1/+1, então eu não tenho direito a ele. Está correcto?

A: Não, não está. O teu oponente está provavelmente a pensar nas regras acerca de manusear habilidades desencadeadas que são acidentalmente esquecidas durante um jogo, mas o bónus do Caminho da Bravura não é uma habilidade desencadeada. Aplica-se quer tu a menciones ou não.

Basicamente, num torneio, em qualquer altura que uma habilidade que tenha sido desencadeada comece a ser relevante, o seu controlador necessita de dar alguma indicação que ela de facto resolveu e está a fazer o que era suposto fazer - se eles se esquecerem do desencadeamento, eles falharam-no, e oponente não tem que os relembrar. (Se houver uma habilidade desencadeada esquecida que os jogadores querem que aconteça, chamem um juíz).

O ganho de vida do Caminho da Bravura é uma habilidade desencadeada - se te esqueceres de mudar o teu total de vida quando atacas não a ganhas. Mas a habilidade de bónus não é, e mesmo que fosse, não seria necessário mencioná-la até o poder ou resistência da tua criatura realmente interessarem por alguma razão. (Por exemplo, porque está a dar dano de combate).



Q: Podes falhar desencadeamentos de habilidades "obrigatórias" em eventos com REL regular como o podes fazer em REL competitivo?

A: Se tu acidentalmente te esqueceres de uma das tuas habilidades desencadeadas, em qualquer que seja o nível competitivo do torneio, o teu oponente não é obrigado a relembrar-te deles. Num evento regular, se te lembrares num espaço de tempo razoável, não é disruptivo e se for algo que não mude seriamente como o teu oponente tivesse jogado, o juíz pode por a habilidade na Pilha. Chama o juíz e verifica.

Mas não podes deliberadamente falhar as tuas habilidades desencadeadas em qualquer torneio — isso é batota!



Q: No meu turno jogo uma criatura com metamorfose virada para baixo. No turno do meu oponente, ele monta um combo que eu não posso bater e eu concedo e apanho as minhas cartas, sem revelar a minha criatura virada para baixo. Qual é a penalidade apropriada?

A: Ui! Chama um juíz, mas assumindo que a criatura com morph foi misturada com o resto das tuas coisas provavelmente vais ter um Game Loss. Não revelar uma carta que precisa de ser revelada ao teu oponente é uma Game Rules Violation - GRV, e enquanto a maioria das GRV's são penalizadas apenas com um Warning, não revelar é uma das poucas altamente abusáveis e que tende a ser elevada para um Game Loss.

Se receberes um Game Loss, já que o jogo actual acabou, será aplicado no próximo jogo que jogares.




Quando este artigo for publicado, estarei a acabar um emocionante-mas-sem-dúvida-cansativo fim-de-semana no PAX Prime em Seattle, por isso a primeira coisa que vou fazer amanhã de manhã é comprar o meu skate flutuante. Apareçam na próxima semana para um novo conjunto de questões de regras, cortesia do James!

Até lá, que o que aí vem faça com que a espera valha a pena.

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!