Published on 11/26/2018

The Holiday Season

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Espero que vocês não achem minha lista
in-su-por-ta-vel esse ano.
Ola para todos, e sejam bem vindos de volta a Cranial Insertion! Agora que passamos oficialmente do feriado de Ações de Graças Americana, nós finalmente podemos nos preparar para o Natal no mês que vem (não acredite naqueles pessimistas que dizem que o Natal começa logo após o Halloween – nós ainda temos que lidar com outro feriado antes que a época de Natal comece). A primeira coisa que precisamos fazer é deixar nossa lista de Natal pronta, depois começar a comprar presentes, fazer nossos planos de viagem, fazer comida – Mano, já to cansado só de pensar em tudo isso!

Mas vamos dar uma pausa nas preparações do Natal e vamos responder algumas questões sobre regras. Se você tem alguma pergunta que gostaria de ser respondida, sinta-se livre para entrar em contato conosco e iremos responder sua pergunta. Perguntas curtas podem ser enviadas pelo twitter em @CranialTweet. Mas se você tem uma pergunta longa, você pode nos enviar um e-mail em moko@cranialinsertion.com .



Q: Ataquei com meu Thief of Sanity, e exilei um Venerated Loxodon. Posso virar cinco criaturas pretas para jogar o Loxodon via convocar?

A: Não, não pode. Enquanto a habilidade do Thief te deixa pagar mana como se fosse de qualquer tipo para jogar a mágica, não muda como convocar funciona. Embora você possa virar quatro criaturas de qualquer cor para a maior parte do custo do Loxodon, a última parte precisa de uma criatura branca para ser virada (ou você pode optar usar convocar para a última mana e usar uma mana de qualquer tipo via habilidade do Thief). Você não poderá virar suas cinco criaturas pretas para jogar o Loxodon.



Q: Meu oponente joga um Niv-Mizzet, Parun. Posso jogar Spell Swindle no Niv-Mizzet, apenas para ganhar as fichas de tesouro?

A: Sim pode! Niv-Mizzet não pode ser anulado, mas ainda pode ser alvo de uma mágica que anula outras, enquanto está na pilha. E Spell Swindle não precisa que a mágica seja anulada para que você ganhe as fichas de tesouro. Você pode jogar Swindle no Niv-Mizzet, falhando em anulá-lo, mas ainda ganhará seis fichas de tesouro (para poder usar em uma solução permanente para o Niv-Mizzet de seu oponente).



Q: Jogo Footbottom Feast, dando alvo em cinco criaturas em meu cemitério. Eu posso escolher a ordem que elas ficam no topo do meu grimório?

A: Sim, você pode. Todas os cinco cards de criaturas vão para o topo de seu grimório ao mesmo tempo e você pode escolher a ordem que serão colocadas no topo. O card que você colocar no topo vai acabar sendo a sua compra do Feast e o resto vai ficar no topo de seu grimório na ordem que você quiser para turnos futuros.



Q: Meu oponente controla uma Witchbane Orb. Se eu jogar Roiling Terrain dando alvo em um de seus terrenos, ele ainda sofrerá o dano causado pela Terrain?

A: Sim, ele sofrerá o dano normalmente. Terrain da alvo apenas no terreno e não no controlador. Seu oponente ter resistência a magia não importa, desde que ele não está sendo alvo do Terrain. O terreno de seu oponente vai ser destruído e ele sofrerá o dano do Terrain apesar de ter resistência a magia.



Q: Tenho um Descendants' Path em jogo, mas nenhuma criatura em jogo. O que acontece quando o Path resolver sua habilidade desencadeada na minha manutenção?

A: Quando a habilidade desencadeada resolver, você vai revelar a carta do topo do seu grimório. Não importa o card que revelar, não vai compartilhar nenhum tipo de criatura com criaturas que você controla (porque você não controla nenhuma criatura), então você não poderá jogar este card. Desde que você não o jogou, então irá para o fundo do seu grimório (você não pode escolher manter no topo). No efeito, você apenas acabará revelando a carta do topo do seu grimório e então vai colocá-la no fundo, antes que você compre no turno durante sua fase de compra.



Q: Controlo um Koth of the Hammer, mas não controlo nenhuma montanha. Posso ainda assim ativar a habilidade +1 dele?

A: Não, você não pode ativar. A habilidade do Koth, diferentemente dos recentes planeswalkers que usam a frase "até..." para deixar você ativar habilidade até mesmo que não tenha nenhum alvo em jogo, precisa de uma montanha para ser alvo. Se você não controla nenhuma montanha, você não pode ativar a habilidade. Claro, se seu oponente controlar uma montanha, você pode dar alvo nela para fazê-la uma 4/4 pelo turno, mas de outra forma você não será capaz de ativar a habilidade +1 até que você controle uma montanha.


Não, nos fazemos a lista e comemos
a comida e não fazemos a comida
e comemos a lista.


Q: Meu oponente tem um Garruk Relentless em jogo. Copio ele com um Clever Impersonator, depois meu Impersonator Garruk fica com dois de lealdade. O que acontece?

A: Um empate. Desde que seu Garruk tem dois ou menos marcadores de lealdade, sua habilidade vai desencadear e quando essa habilidade resolver, vai tentar transformar o Garruk. Entretanto, seu Impersonator não é um card de dupla face, então não poderá se transformar e continua uma cópia de Garruk Relentless – o que vai causar com que a habilidade desencadeia novamente. Aquela habilidade vai continuar a desencadear de novo e de novo, falhando em transformar o Garruk, desde que não é um card de dupla face. A menos que alguém remova Garruk de jogo ou aumente sua lealdade para três ou mais, o jogo não poderá avançar e o jogo terminará empatado.



Q: Meu oponente tem um Teferi, Mage of Zhalfir em jogo. Jogo Hazoret's Undying Fury. Teferi vai me impedir de jogar qualquer um dos cards exilados pela Fury?

A: A Fury te dá a habilidade de jogar cards exilados enquanto está resolvendo. Esse não é um tempo normal que você normalmente jogaria um feitiço, então Teferi aparece e te previne de jogar qualquer um dos cards exilados. E pior ainda, seus terrenos não vão desvirar durante sua fase de de desvirar, significando que você exilou alguns cards que preferia ter jogado e não vai ter acesso as seus terrenos no próximo turno. E esse é seu lembrete anual de que as vezes o Teferi pode ser um completo babaca.



Q: Tenho Panharmonicon em jogo e então jogo Isochron Scepter. Poderei Estampar dois cards no Scepter? E o que acontece se eu ativar a habilidade do Scepter?

A: Quando o Scepter entra no campo de batalha, graças ao Panharmonicon, o Scepter vai desencadear sua habilidade duas vezes, então você estará apto a exilar um total de duas mágicas instantâneas ao Scepter. E quando você ativar a habilidade do Scepter, você vai ganhar uma cópia de ambos os cards exilados, e poderá jogar uma cópia de um ou ambos. Apenas mais uma razão de o porquê Panharmonicon é um card muito bom.



Q: Tenho duas Howling Mine em jogo. Compro Vampiric Tutor pela habilidade da primeira Howling Mine. Tenho a chance de jogar o Tutor antes de comprar pela habilidade da segunda Mine?

A: Sim, você consegue. As habilidades desencadeadas da Mine resolvem uma por vez e não ambos ao mesmo tempo. Uma vez que a primeira habilidade tenha resolvido, todos recebem prioridade de novo antes que a próxima habilidade resolva. Você estará apto a jogar o Tutor que acabou de comprar antes que a habilidade da segunda Mine resolva e comprar o card que você acabou de buscar com o Tutor.



Q: Se tenho Library of Leng em jogo, e meu oponente joga Wheel of Fortune. Posso descartar alguns cards para o topo do meu grimório e então comprá-los com a Wheel?

A: Sim, você pode fazer isso. Wheel of Fortune faz com que cada jogador descarte suas mãos primeiro e depois comprar uma nova mão de sete cards. Desde que você está descartando para um efeito, a Library deixa você escolher alguns (ou todos) os cards que estão em sua mão e colocá-los no topo do seu grimório ao invés de colocar em seu cemitério. Quando você vai comprar sete cards pela segunda parte do efeito da Wheel, aqueles cards que você acabou de descartar estão no topo de seu grimório e você vai compra-los novamente.



Q: Controlo Omniscience e uma Sen Triplets. Uma vez que a habilidade desencadeada de Triplet resolva, posso jogar cards da mão de meu oponente de graça pelo Omniscience?

A: Não, você não pode. Omniscience apenas deixa você jogar cards de sua mão sem pagar pelos seus custos. Enquanto a habilidade de Triplets te dá permissão de jogar cards das mãos de seus oponentes, eles não estão em sua mão, e Omniscience não se importa com eles. Você não estará apto a usar Omniscience para jogar mágicas das mãos de seus oponentes de graça, apenas de sua própria mão.



Q: Estou em um jogo multiplayer e um dos meus oponentes tem No Mercy em jogo. Se eu atacar esse oponente com criaturas o suficiente para matá-lo, minhas criaturas serão destruídas?

A: Suas criaturas não serão destruídas por No Mercy. Enquanto No mercy desencadearia para cada criatura que causou dano a ele, antes que essas habilidades possam ir para a pilha, ações baseadas no estado do jogo causara que aquele oponente perca o jogo. O que significa que suas habilidades desencadeadas de No Mercy não irão para a pilha ou irão resolver (desde que ele não está mais no jogo), significando que suas criaturas não irão ser destruídas e irão viver para ver outro combate.



Q: Tenho exatamente um card em minha mão - Careful Study. Se eu jogar o Study e comprar uma mágica instantânea, posso jogar aquela mágica antes que eu tenha que descartá-la?

A: Não, você tem que descartar antes que possa jogá-la. Jogadores não recebem a prioridade para jogar mágicas no meio de mágicas ou habilidades resolvendo, significando que uma vez que uma mágica ou habilidade começa a resolver, você não receberá prioridade para fazer nada até que aquela mágica ou habilidade esteja resolvida. O que significa que você tem resolver Study totalmente (comprando dois cards e descartando 2 cards) antes que receba prioridade de novo. Você não receberá prioridade após comprar os 2 cards mas sim depois que você os descartou, então se você comprou uma mágica instantânea, você terá que descartá-la antes que possa jogá-la.


Um retrato preciso de como uma
confraternização de família
se parece.


Q: Jogo Palace Jailer, me torno o Monarca e exilo uma criatura do meu oponente. Mais tarde, meu Jailer morre e então meu oponente se torna o Monarca. Mesmo se o Jailer não estiver mais no campo de batalha, meu oponente vai conseguir sua criatura de volta?

A: Sim, ele receberá sua criatura de volta. O Jailer é igual ao card Banisher Priest, exceto que a condição de devolver a criatura é "um oponente se tornar o monarca" ao invés de "o Priest deixar o campo de batalha". Essa condição para retornar a criatura é definida quando a habilidade de entrar no campo de batalha resolve. O jailer não precisa estar no campo de batalha quando um oponente se tornar um Monarca para que a criatura retorna, então perdendo o Jailer, o Monarca ainda fará com que a criatura exilada retorne ao campo de batalha.



Q: Tenho um Battering Craghorn com a face voltada para baixo em jogo, e meu oponente controla um Cursed Totem. Eu ainda poderei voltar a face para cima de meu Craghorn?

A: Sim, você pode. Voltar a face de uma criatura para cima é uma ação especial, e o Totem apenas previne jogadores de ativar habilidades de criaturas. Desde que metamorfose não é uma habilidade ativada, o Totem não te impedirá de voltar a face de suas criaturas para cima e você ainda pode surpreender seu oponente transformando sua criatura com metamorfose no Craghorn.



Q: Tenho um Horn of Greed em jogo. Então jogo Circuitous Route e coloco 2 terrenos em jogo. Eu poderei comprar dois cards?

A: Não, você não irá comprar nenhum card pela habilidade do Horn. Horn of Greed desencadeia quando você joga um terreno. Não vai desencadear se você colocar um terreno diretamente no campo de batalha. A Route está dizendo para você colocar os terrenos no campo de batalha, e não jogar os terrenos, então Horn of Greed não vai desencadear e você não irá comprar nenhum card.



Q: Tenho uma City of Traitors e um Grixis Illusionist em jogo. Posso usar a habilidade do Illusionist na City Of Traitors para que eu possa baixar um terreno e não precisar sacrificar a City?

A: Sim, isso é possível. Desde que a habilidade do Illusionist não fala "em adição a seus outros tipos", quando você usa a habilidade do Illusionist em um terreno, o terreno perde todas as outras habilidades e apenas tem a habilidade de virar e adicionar mana da cor escolhida. O que significa que a City of Traitor vai perder a habilidade de "me sacrifique se você jogar um terreno" assim que a habilidade do Illusionist resolver, e jogar um terreno não fará com que sua City of Traitors vá embora.



Q: Ouvi boatos de que cards com a borda prateada são válidas em Commander. Isso é verdade?

A: Não, neste momento não são mais válidas. Por um curto período no ano passado, logo após o lançamento de Unstable, o comitê de regras de Commander disse que era Ok usar cards com a borda prateada (com algumas exceções, tipo Ashnod's Coupon) em Commander. Entretanto, isso foi uma coisa de pouco tempo – foi permitido apenas por cerca de um mês. Após isso, cards com a borda prateada voltaram para a lista de "não válidos em Commander".

Mas é claro, se você está realmente interessado em jogar com elas, você pode perguntar para o seu grupo de jogo se eles estão Ok com você as usar em seus grupos de jogo. Mas seja cuidadoso – alguns cards com a borda prateada são realmente muito poderosos e podem não ser divertidos, e podem não ser a melhor maneira de mostrar para seus amigos como ter diversão com cards com a borda prateada.



Q: Estou jogando em um Last Chance Qualifier que está ocorrendo em um Grand Prix em minha cidade. É um campeonato com eliminação simples com limite de tempo. Estou jogando com meu oponente e o tempo da partida acabou. O que acontece agora?

A: Primeiro de tudo, vamos fazer o que sempre fazemos quando o tempo da partida chega ao fim: o jogador ativo termina seu turno, e então terão cinco turnos adicionais. No final desses cinco turnos, caso o jogo não tenha acabado, vamos começar a fazer algumas perguntas.

Primeiro, quantos jogos cada um ganhou? Caso um jogador ganhou um game e o outro não ganhou nenhum, o jogador que ganhou mais jogos ganha a partida. Se ambos os jogadores têm o mesmo número de jogos ganhos, a próxima coisa que temos que fazer é checar o total de pontos de vida: algum jogador tem mais pontos de vida do que o outro? Se sim, o jogador com mais pontos de vida ganha o jogo (e a partida). Mas se ambos os jogadores têm o mesmo total de pontos de vida (ou estão entre jogos), bom, continuem jogando, exceto que teremos uma nova ação baseada no estado do jogo que irá se aplicar pelo resto da partida: se você tiver menos pontos de vida que o seu oponente quando a ação de jogo for checada, você perderá o jogo.

Isso pode levar a estratégias interessantes de Sideboard, onde os jogadores tiram suas cartas com o maior custo de mana em troca de criaturas com custo de mana baixo na esperança de causar o primeiro ponto de dano (e então vencer o jogo). E onde uma criatura tipo Soul Warden acaba sendo a melhor jogada no primeiro turno.



Bom, isso é tudo por hoje, nos vemos semana que vem!


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!