Published on 08/13/2018

Comandando com Sucesso

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Que belo local de férias!
Olá e boas vindas a outra edição do Cranial Insertion! Commander 2018 chegou às lojas na sexta-feira passada e pelo que vem sendo falado aqui no nosso escritório, tem sido um imenso sucesso - Até agora só tivemos um incidente em que jogadores acabaram com seus cérebros tentando entender os novos cards sozinhos, o que é um grande avanço, pelos meus padrões. Melhor ainda, rastreamos o card responsável a seu esconderijo em uma ilha grega remota. Curiosamente, a ilha não aparecia em nenhum mapa, mas nosso time de quarentena de quebra de regras está no local mesmo assim tentando isolar a situação para que ela não saia da ilha e cause novos problemas.

Não se esqueça, se quiser relatar algum incidente que acabe com o seu cérebro, por favor traga a questão para nós, via e-mail para moko@cranialinsertion.com ou no Twitter @CranialTweet. Você receberá uma resposta e ainda poderá ver sua questão em um artigo futuro.



Q: Se eu tiver várias Auras com Armadura de totem em uma criatura, o que acontece quando algo destrói minha criatura?

A: Se uma criatura tiver múltiplas instâncias de Armadura de totem anexadas a ela, quando algo tenta destruir esta criatura, todas as Armaduras tentarão se aplicar para impedir que isso aconteça.

Como a sua criatura é a que seria destruída, é você quem escolhe qual dos efeitos de substituição conflitantes se aplicará. E após aplicar o efeito escolhido, sua criatura não estará mais prestes a ser destruída, então as outras Armaduras não terão nada para substituir e não se aplicarão.

No fim das contas, o que importa é que sua criatura sobreviverá e apenas uma das Armaduras de totem será destruída - e é você quem escolhe qual.



Q: Se eu conjurar um Mulldrifter pelo custo de Evocar, posso colocar a compra de cards na pilha e sacrificá-lo para uma Grim Backwoods?

A: Sim, você pode. Ao conjurar uma criatura pelo seu custo de Evocar, essa criatura entra no campo de batalha como qualquer outra e a habilidade de evocar irá desencadear (No caso do Mulldrifter a habilidade de compra de cards.) Quando a habilidade desencadeada de Evocar resolver, ela irá lhe forçar a sacrificar a criatura, já que usou o custo de Evocar para conjurá-la.

Como a habilidade de Evocar é uma Habilidade Desencadeada como qualquer outra, ela pode ser respondida também e não há nada que impeça essa resposta de ser algo que acabe por dar um fim na criatura. Quando a habilidade de Evocar resolver, ela buscará pela criatura, verá que ela não está mais no campo de batalha para ser sacrificada, vai ficar triste e não vai fazer nada.



Q: Se minha oponente sacrifica seu último encantamento para meu Enchanter's Bane, o que acontece na minha próxima fase final?


A: Bem, sua oponente pode não ter nenhum encantamento sobrando, mas você com certeza tem: o próprio Enchanter's Bane. Se não há nenhum encantamento ao redor para você dar alvo, você vai precisar escolher o próprio Enchanter's Bane, e será forçado a ou sacrificá-lo ou tomar 2 pontos de dano.


Espero que você esteja preparado para esse caso. Afinal, o texto itálico do card já te avisou sobre isso.



Q: Eu posso conjurar um feitiço com Milagre se eu comprá-lo usando uma mágica no turno do meu oponente?

A: Com a condição de ser o primeiro card que você está comprando no turno e que você o revele, como é exigido, pode sim! Ser um feitiço não importa, pois a habilidade do milagre está instruindo, especificamente, a conjurar o card na sua resolução e você normalmente não teria permissão alguma para conjurar qualquer card na resolução de alguma outra mágica ou habilidade.

Pense, por um instante, como os turnos normalmente se desenvolvem - os primeiros passos de um turno são as etapas de desvirar, de manutenção e de compra, em que você compra um card. Somente após a etapa de compra estar completa é que você chega à fase principal do seu turno, onde você conjura feitiços e outras mágicas não-instantâneas. Se você tivesse que seguir as regras normais de tempo para os milagres, você nunca poderia usá-las, pois você vai comprar pelo menos uma carta na sua etapa de compra, não pode conjurar cards não-instantâneos nessa etapa e qualquer card que você comprasse na sua fase principal não seria a primeira a ser comprada naquele turno.

Quando uma mágica ou habilidade está instruindo ou permitindo conjurar uma mágica naquele momento, você sempre ignora as restrições normais de tempo referentes a magias daquele tipo.



Q: ...Mas quando Primordial Mists diz que você pode jogar cards, o texto explicativo diz que ‘as regras de tempo ainda se aplicam'. Mas não se aplicam aos milagres? Qual é a diferença?

A: A diferença é que apesar da escrita superficialmente similar, na verdade elas fazem coisas sutilmente diferentes.

Primordial Mists (e cards similares) funcionam mudando as regras do jogo por uma duração específica dizendo que você tem permissão para jogar esses cards em particular apesar de estarem em um local de onde normalmente você não pode jogá-los. E é só isso que ele está fazendo - a única coisa que muda é de onde você pode jogar o card, não em que momentos.

Por outro lado, a habilidade do milagre está lhe dando uma instrução direta: "Aquele card que você revelou? Você deve conjurá-lo (Agora)" Não existe uma duração especificada, então é agora ou nunca, com o jogo lhe dando uma exceção especial das regras de tempo normais para conjurá-la imediatamente



Q: Se eu conjurar Brainstorm no turno do meu oponente e o primeiro card que eu compro é um milagre, o que acontece?

A: Bem, supondo que você revelou o card ao comprá-lo, a habilidade do milagre desencadeia, mas como você está no meio da resolução da Brainstorm ela não pode ser posta na pilha exatamente agora, então ela fica de plano de fundo e espera um pouco enquanto você continua resolvendo a Tempestade Cerebral.

Com o milagre ainda revelado, você continua o restante das instruções da Tempestade Cerebral, comprando os cards remanescentes e então colocando dois cards da sua mão no topo do seu grimório.

Assim que você terminar de resolver a Tempestade Cerebral e ela for para o cemitério, a habilidade desencadeada do milagre vai ser posta na pilha e quando ela resolver, você terá a opção de conjurar seu milagre… supondo que ele ainda esteja revelado de sua mão. Se você devolvê-la com a Tempestade Cerebral ao grimório ou de alguma outra forma ela tiver deixado a sua mão, ela, claro, não estará mais ali para ser conjurada.





Fato interessante: este card é um misprint. Seu
nome real é Xantcha, Innocent Bystander
Q: Eu dou uma Xantcha, Sleeper Agent para meu oponente, e a habilidade de Xantcha eventualmente mata ele . O que acontece com Xantcha?

A: Quando o jogador que ganhou o controle de Xantcha deixa o jogo, os efeitos que dão a ele o controle de Xantcha terminaram, e assumindo não há nenhum outro efeito que diga o contrário, você irá ganhar o controle dela, já que você é a pessoal que colocou ela no campo de batalha originalmente.

...Você talvez queira achar um jeito de se livrar de Xantcha se não quiser encontrar o mesmo destino que seu infeliz oponente.



Q: Eu controlo uma criatura manifestada que é um terreno no outro lado e um Turntimber Sower. A Habilidade do Sower irá desencadear para essa criatura morrendo?


A: Sim, de fato irá. Turntimber Sower está observando e aguardando um terreno ser colocado no cemitério, e essa acontece de ser um terreno. De onde esse card pode ter vindo ou o que talvez tenha sido não é relevante. Seu manifestar morrendo serve a descrição, então a habilidade do Sower irá desencadear.




Q: Nylea's Colossus diz para dobrar o poder e resistência de uma criatura. O que isso significa?

A: A fim de dobrar poder ou a resistência de uma criatura, olhamos para o valor atual dessa característica—levando em consideração absolutamente tudo que modifique esse valor, e então somamos este pela mesma quantia. Nylea's Colossus faz isso para o poder e resistência simultaneamente.

Então por exemplo, se você der alvo em um Reclamation Sage, seu P/T é atualmente 2/1, então ela receberá +2/+1, e acabará como uma 4/2. Se você conseguir outro encantamento e der alvo novamente na Sage, dessa vez ela receberá +4/+2 (já que é atualmente uma 4/2), e entãos acabará com uma 8/4.



Q: Eu posso jogar Simic Growth Chamber como meu primeiro terreno, então não preciso devolver outro para minha mão?

A: Bom, você pode jogar ele como seu primeiro terreno, se realmente quiser, mas eu nao recomendaria. Se você fizer isso, sua habilidade irá forçá-lo a devolver um terreno que você controla para a mão de seu dono...... e você por acaso tem um: a Simic Growth Chamber que você acabou de jogar. De volta ele vai para a sua mão, e você fica com uma mesa vazia e uma expressão triste



Q: Como Vedalken Humiliator funciona quando as criaturas do meu oponente tem marcadores ou auras nelas?

A: Menos efetivamente que o normal. Efeitos que definem o poder base e a resistência de uma criatura, como Vedalken Humiliator , são aplicados antes de outros efeitos que modificam esses valores base, em vez de defini-los para um valor específico. Os efeitos modificadores aplicam-se então "em cima" daquela base, de modo que os bônus de Auras e marcadores ainda se aplicam de maneira apropriada.



Q: As "criaturas atacantes" que Ancient Stone Idol está falando - elas têm que estar atacando você, ou elas podem estar atacando outra pessoa?

A: Já que Ancient Stone Idol não especifica nada além de apenas 'criaturas atacantes', não há nenhuma exigência de que as criaturas estejam atacando você - o Idol recebe o desconto, não importa quem esteja sendo atacado. Eles poderiam estar atacando você, eles poderiam estar atacando outro adversário - diabos, poderia até ser suas criaturas atacando outra pessoa. Vale tudo.



Q: Se estamos jogando um jogo de equipe com turnos compartilhados, quem recebe Coveted Jewel se várias pessoas me atacarem e não forem bloqueadas ao mesmo tempo?

A: Bem, os dois conseguirão isso por pelo menos um momento, e ambos irão comprar cartas, mas você pode escolher quem consegue mantê-la. (Por enquanto - é muito brilhante para ficar em um lugar por muito tempo.)

Quando você declara bloqueadores e deixa os atacantes de múltiplos oponentes desbloqueados, a habilidade da Jóia será ativada uma vez para cada um deles. Já que você controla a Joia, que é a fonte desses triggers, você pode escolher em que ordem você coloca essas habilidades na pilha e, portanto, na ordem em que elas resolvem.

Quando cada instância da habilidade for resolvida, aquele oponente comprara três cartas e ganhará o controle da Jóia, e ela será desvirada. Os jogadores terão a chance de responder, e assim que tudo estiver pronto, a próxima habilidade será resolvida e o próximo oponente comprara suas três cartas e ganhará o controle da Jóia, desvirando-a, e assim por diante até que todas as habilidades sejam resolvidas.




Um divertido experimento científico que você
pode fazer em casa: coloque [c]Unquestioned
Authority[/c] em Question Elemental?
e observá-los aniquilar um
ao outro no contato.
Q: Como o atropelar funciona se a criatura bloqueadora tem Unquestioned Authority?

A: Felizmente para o atacante, ele funciona exatamente da mesma forma que se a criatura bloqueadora não tivesse Unquestioned Authority.

Ao atribuir o dano de combate de atropelar, você precisa atribuir pelo menos 'dano letal' a todos os bloqueadores antes de atribuir o resto ao jogador que você está atacando, mas 'dano letal' significa simplesmente 'um valor igual à sua resistência menos o dano já nele '. O jogo não leva em conta os efeitos (como proteção) que podem impedir que o dano seja causado como determinado, então não importa que o bloqueador não seja realmente morto pelos danos de combate do seu atropelador.



Q: Eu conjurei [c] Sower of Discord [/ c] e escolho eu e outra pessoa. Ele ataca com dano letal e eu não consigo pará-lo. O que acontece? Nós dois morremos?

A: Não, só você. Quando você recebe dano letal, perde o jogo e todas as suas coisas saem com você, incluindo Sower of Discord. Enquanto a habilidade do Semeador é desencadeada a partir de você, é sua habilidade, então ele nunca será colocado na pilha, porque você saiu do jogo. Seu oponente sobrevive, porque a habilidade do Semeador nunca tem chance de matá-lo.



Q: Copiando repetidamente Paradox Haze com Estrid's Invocation toda upkeep você consegue upkeeps infinitas?


A: Temo que não. Paradox Haze especificamente apenas desencadeia no início da "primeira fase de manutenção de cada turno" do jogador encantado, e embora blinkar Estrid's Invocation pode significar que cada upkeep sucessiva é a primeira para aquela encarnação da invocação particularmente, definitivamente não é a primeira que você teve naquele turno, então você não ganha nenhum desencadeamento adicional do Haze.

O melhor que você pode conseguir de Estrid's Invocation copiando Paradox Haze é o mesmo que você conseguiria tendo aquela mesma quantidade de cópias de Paradox Haze para começar: uma upkeep adicional por Haze.



Q: Eu posso usar Silent Sentinel para colocar uma Aura em Sphinx of Jwar Isle?


A: Absolutamente! Quando você coloca uma Aura diretamente no campo de batalha sem jogá-la como uma mágica, como você está fazendo aqui, a Aura não tem alvos porque apenas mágicas e habilidades na pilha podem dar alvos em coisas. Ao invés disso você simplesmente escolhe algo para aquela Aura para encantar quando ela entra no campo de batalha, e por causa disso entra no campo de batalha anexada a ela.

Dado que Manto apenas previne que a Sphinx seja alvo de mágicas ou habilidades, não faz nada para impedir que você a encante dessa maneira.



Q: Como Fury Storm funciona com mágicas com custo X tipo Lavalanche?


A: Funciona muito bem. Quando você copia uma mágica, você copia todas as decisões que foram tomadas como parte do processo de jogá-la, incluindo coisas como o valor escolhido para X. Isso significa que cada cópia de Lavalanche que você criar vai ter o mesmo valor de X como a original, multiplicando seu dano para cada cópia adicional que foi criada.



Q: Se você ativar Sundial of the Infinite antes do final do combate, você manterá as fichas do Gyrus, Waker of Corpses, certo?

A: Isso não é tão simples; enquanto o que você quer é possível, use o seu Sundial no tempo errado e você descobrirá que as suas fichas ainda irão desaparecer, justamente no final da próxima fase de combate ao invés de na sua.


Criando uma ficha com a habilidade do Gyrus também cria o que conhecemos como uma habilidade desencadeada retardada, que fica por aí invisível e pode desencadear depois em algum ponto no tempo—nesse caso, no próximo final da fase de combate. A coisa importante aqui é que a menos que especificado de outra forma (e Gyrus não), uma vez que uma habilidade desencadeada retardada já desencadeou uma vez, considera que seu trabalho foi feito e desaparece para sempre.

Então você quer que a habilidade desencadeada retardada de Gyrus acabe, para que não fique por aí esperando para desencadear, mas você também não quer que a habilidade resolva, porque sua ficha irá sumir. Então você espera até o final da fase de combate e deixa a habilidade desencadeada retardada entrar na pilha, e apenas depois você usa seu Sundial para terminar o turno, removendo a habilidade da pilha e deixando você com um presente de despedida de uma amável ficha permanentemente.



Q: O primeiro jogador compra em seu primeiro turno em um jogo com 3 ou mais jogadores?


A: Sim! O jogador que joga o primeiro turno apenas pula sua fase de compra em um jogo de dois jogadores ou em um jogo de Two-Headed Giant, onde tem exatamente dois lados opostos. Em um ambiente multiplayer "for fun", everyone poderá comprar um card em seu primeiro turno.



Q: Worst Fears permite que eu faça as decisões do general de um jogador quando ele mudar de zonas, certo?

A: Sim. Quando um general deixa o campo de batalha para qualquer lugar, seu dono pode escolher se quer colocá-lo na zona de comando ou não, e quando você controla um jogador, você pode decidir quais escolhas ele faria.

Então se você, digamos Soul Snare o general dele enquanto o controla, você pode força-lo a deixá-lo exilado para sempre ao invés de colocá-lo na zona de comando.




Q: O que Blood Moon faz com Arixmethes, Slumbering Isle?


A: Enquanto Blood Moon afetaria Arixmethes, Slumbering Isle como qualquer outro terreno não básico uma vez que está no campo de batalha com marcadores (incluindo remover a habilidade que remove marcadores, então nada de despertar a qualquer momento para você!), a Lua não impedirá Arixmethes de entrar no campo de batalha virado e com marcadores no primeiro momento, então não, você não vai ganhar um super barato 12/12.

Isso acontece pela combinação de dois fatores. Primeiro Arixmethes é naturalmente uma criatura ao invés de um terreno, e só será um terreno se tiver marcadores sobre ele. Segundo, uma vez que você aplicou um efeito de substituição para mudar um evento, isso não consegue voltar atrás, não importa o que aconteça.


Vamos esclarecer o que está acontecendo aqui. Começamos com Arixmethes entrando no campo de batalha como uma simples criatura. Dado que nós não aplicamos seu efeito de substituição ainda, não entrará no campo de batalha virado, e não entrará com marcadores sobre si—esta entrando como uma criatura normal. Até este ponto, não existe razão para Blood Moon se importar, já que não tem motivos para Arixmethes ser um terreno no campo de batalha e assim sendo, não tem porque a Lua se aplicar a ele.


Então nós procuramos por habilidades que poderão afetar como Arixmethes entrará no campo de batalha e nós encontramos uma: seu próprio ETB de substituição. (De novo, desde que nós não aplicamos esta habilidade, não tem nada que diga que Arixmethes será um terreno no campo de batalha, então não haverá razão para Blood Moon para remover sua habilidade.) Então nós aplicamos isso. Agora Arixmethes entrará no campo de batalha virado e com marcadores.


Agora Blood Moon percebe o que está acontecendo. De repente, Arixmethes será um terreno quando entrar no campo de batalha, então Blood Moon removerá todas suas habilidades. Mas isso não importa mais, porque nós aplicamos a única habilidade que importa—Arixmethes entrará no campo de batalha virado e com marcadores de hibernação sobre ele, não importando se a habilidade que causou isso ainda está por aí ou não.



Isso foi tudo por essa semana, mas tenha certeza de acompanhar a próxima Segunda para outra excitante edição de Cranial Insertion!


- Callum Milne



About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!