Published on 08/06/2018

Dias de Cão do Verão

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Você se lembrou de colocar o cachorro
para fora antes de entrar?

Olá a todos, e bem vindos a outro Cranial Insertion! Como Charlotte mencionou algumas semanas atrás, está bem quente aqui no hemisfério norte. Estamos bem perto do final do verão, quando é o mais quente, por isso espero que todo mundo esteja cuidando de si neste verão. Eu sei que eu estou bebendo muita água e ficando dentro de casa próximo ao meu ventilador, e respondendo questões sobre regras todo o verão (mas, bem, isso é o que eu faço a cada estação, exceto substituir "ventilador" por "aquecedor" no inverno).

Mas quanto às perguntas, é o que estou aqui para responder hoje! Se sua questão não for respondida aqui, nos envie e enviaremos a resposta de volta. Podemos até usar sua questão num artigo futuro. Se você tem uma questão curta, nos envie pelo Twitter @CranialTweet. Ou se você tem uma questão mais longa, nos envie por e-mail pelo moko@cranialinsertion.com .



Q: Já está na fase de combate do meu oponente e ele está me atacando com um Colossal Dreadmaw. Eu ativo minha Chaos Wand, e revelo Take Vengeance. Eu posso usar a Wand para conjurar esse feitiço, mesmo que estejamos no meio da fase de combate?

A: Sim, você pode! Enquanto a habilidade da Wand está resolvendo, ela te permite conjurar a mágica instantânea ou o feitiço exilado. Como a Wand está te permitindo conjurar este card, isso ignora as restrições comuns de tempo. Isso significa que mesmo estando na fase de combate do oponente, a Wand te dá a possibilidade de conjurar a Vengeance, então você poderá conjurá-la para destruir a Dreadmaw atacante.



Q: Eu controlo uma Diamond Mare (com branco como cor escolhida) e um Ajani's Welcome, e conjuro Ajani's Pridemate. Com quantos marcadores o Pridemate fica?

A: Quando todas as habilidades desencadeadas terminarem de resolver, o Pridemate fica com um marcador +1/+1. A Diamond Mare desencadeia a habilidade quando você conjura a mágica branca, então essa habilidade resolve antes da mágica que a desencadeou. O Pridemate ainda está na pilha quando estamos resolvendo a habilidade da Mare, não no campo de batalha, então a habilidade do Pridematenão vai desencadear por conta da habilidade da égua.

Ajani's Welcome, contudo, desencadeia a habilidade quando uma criatura entra no campo de batalha sob seu controle. Quando resolvemos a habilidade da Welcome, o Pridemate está no campo de batalha, então sua habilidade vai desencadear e ele receberá um marcador +1/+1.



Q: Eu controlo um Death Baron e conjuro Skeleton Archer. Se eu usar a habilidade desencadeada de Archer para causar um de dano a uma criatura de um oponente, esta criatura será destruída?

A: Sim, ela será destruída. Como o Skeleton Archer é um Esqueleto, o Baron lhe dará Toque Mortífero. E dano de uma fonte com Toque Mortífero fará a criatura que recebeu este dano ser destruída - e isso não inclui apenas dano de combate. Com o Baron em jogo, a habilidade desencadeada do Archer se tornará um tiro letal ao atingir uma criatura de um oponente.



Q: Durante minha fase de combate, eu uso God-Pharaoh's Gift para criar uma ficha de um Toolcraft Exemplar. A habilidade do Exemplar vai desencadear, tornando-o um 6/5?

A: Não, a habilidade não desencadeará. Para a sua habilidade desencadear, ele tem que estar no campo de batalha quando sua fase de início de combate se iniciar. Ela não desencadeará se ele for posto no campo de batalha durante a fase de início de combate. Apesar de você poder usar o Gift para criar uma ficha 4/4 do Toolcraft, como ele não está desde o início da fase de combate no campo de batalha, sua habilidade não desencadeará e ele não receberá +2/+1.



Q: Está no meu turno e meu oponente tripulou a Dusk Legion Dreadnought para poder bloquear. Após o combate, eu roubei o Dreadnought com a Sower of Temptation. Eu ainda controlarei o Dreadnought depois que ele deixar de ser uma criatura?

A: Sim, você ainda o controlará. A habilidade desencadeada da Sower só verifica se o Dreadnought é uma criatura em dois momentos: quando você está escolhendo um alvo para a habilidade conforme ela entra na pilha e novamente quando a habilidade for resolver. Quando a habilidade tiver resolvido, você controlará essa permanente enquanto a Sower permanecer no campo de batalha. Apesar de Dreadnought deixar de ser uma criatura ao fim do turno, o efeito de mudança de controle da Sower ainda lhe dará controle do veículo.

Q: Um pouco depois, meu oponente mata minha Sower of Temptation, mas o Dusk Legion Dreadnought no momento não é uma criatura. Meu oponente receberá seu Dreadnought de volta?

A: Sim, ele ainda recebe o Dreadnought de volta. Assim que a Sower sai de campo de batalha, o efeito de mudança de controle acaba. Mesmo que o Dreadnought não seja, no momento, uma criatura, não há mais nada te dando o controle sobre ele, então seu oponente receberá o Dreadnought de volta, mesmo que não seja uma criatura quando a Sower sai do campo de batalha.



Q: Se eu conjurar um Nexus of Fate, mas meu oponente tem um Rest in Peace em jogo, para onde vai meu Nexus? Faz alguma diferença se o turno é de um jogador ou do outro?

A: Quando o Nexus tentar ir ao cemitério, temos dois efeitos de substituição que querem se aplicar sobre este evento: O Nexus quer se embaralhar no grimório e o Rest in Peace quer exilá-lo. E como você controla o objeto afetado (O Nexus), você escolhe qual efeito de substituição se aplica primeiro.

Se você aplicar o efeito do Nexus primeiro, o Nexus o será embaralhado no seu grimório (E Rest in Peace não se aplica mais). Mas se você escolher aplicar Rest in Peace primeiro, o Nexus é exilado e não será embaralhado no grimório. Não importa de quem é o turno atual, pois você escolhe a ordem em que os dois efeitos de substituição se aplicam: quem controla a fonte do efeito de substituição não importa.


Busque! Bom cachorro!


Q: Se eu tenho um Mimic Vat em jogo e múltiplas criaturas morrem ao mesmo tempo, eu consigo estampar todas elas no Vat ao mesmo tempo?

A: Não, você só pode ter apenas uma criatura exilada pelo Vat por vez. Quando múltiplas criaturas morrem ao mesmo tempo, a Habilidade desencadeada do Vat desencadeia para cada criatura. Quando cada Habilidade desencadeada resolve, você pode escolher a criatura que desencadeou a habilidade - mas se o Vat já tem outro card de criatura exilada por ele, àquele card de criatura irá para o cemitério de seu dono. Você pode escolher usar cada Habilidade desencadeada e ter cada criatura exilada pelo Vat por um pequeno período de tempo, mas nunca haverá um ponto onde Vat terá duas ou mais criaturas exiladas por ele.



Q: Meu oponente tem um Niv-Mizzet, the Firemind em jogo com Curiosity anexado a ele, e então ele vira Niv-Mizzet para comprar um card. Em resposta, eu jogo Temporal Isolation encantando Niv-Mizzet. Eu consegui parar seu combo?

A: O combo dele está inutilizado até que ele consiga se livrar de isolation. Para o combo funcionar, Niv-Mizzet tem que causar dano a um oponente (o que desencadeará a habilidade de Curiosity e fará com que ele compre um card, o que desencadeará a habilidade de Niv-Mizzet e fará com que ele compre um card e isso continuará) Mas se você prevenir o dano que Niv-Mizzet causaria então Curiosity não desencadeará sua habilidade e ele não irá comprar um card. Temporal Isolation é uma forma sorrateira de parar com esse combo, forçando-o a conseguir alguma remoção de encantamento para lidar com seu Isolation, isso se ele quiser ganhar o jogo com o combo. [a/]



Q: Eu jogo Doublecast, então depois de isso resolver, eu jogo Sudden Shock. A fração de segundo do Sudden Shock original irá me impedir de ganhar uma cópia pela habilidade desencadeada de Doublecast?
A: Não, você ganhará uma cópia de Sudden Shock sem problemas. Fração de segundo não pára habilidades desencadeadas de irem para a pilha, então a habilidade desencadeada de Doublecast irá para a pilha e irá resolver normalmente, mesmo se uma mágica com fração de segundo estiver na pilha. E a habilidade desencadeada diz para você colocar uma cópia da mágica na pilha – a cópia não foi jogada, então fração de segundo não impedirá a cópia de ir para a pilha. Nesse caso, você terminará com dois Sudden Shock na pilha, para causar quatro de dano em um alvo (ou dois de dano em 2 alvos diferentes).



Q: Eu estou atacando meu oponente com Mist Dragon, e em resposta ele joga Settle the Wreckage me tendo como alvo. Em resposta, eu tiro de fase meu Mist Dragon. Mas meu oponente me disse que ele continuaria sendo uma criatura atacante e seria exilado por Settle the Wreckage. Ele está certo?

A: Não, ele está errado. Uma das coisas que acontecem quando uma criatura sai de fase é que ela é removida do combate se ela estava em combate. Uma vez que Mist Dragon saiu de fase, ele não é mais uma criatura atacante, e quando Settle the Wreckage resolver, ele não será exilado.



Q: Eu desviro para meu turno, sigo para a etapa de manutenção, e como tenho um ponto de vida e Near-Death Experience em jogo, a habilidade desencadeia. Em resposta meu oponente devolve Near-Death Experience para a minha mão com um Boomerang. Eu ainda ganho o jogo?

A: Sim, você ainda ganhará o jogo. Uma vez que uma habilidade está na pilha, ela existe independente da fonte que a criou. Devolver a Experience para a mão de seu dono não irá se livrar da habilidade desencadeada que já está na pilha.

Se o seu oponente a tivesse devolvido para a sua mão antes disso (por exemplo, no final do turno anterior), isso preveniria a Experience de desencadear sua habilidade, mas já que ele esperou até sua manutenção para jogar Boomerang, ele se equivocou, por que mesmo assim a habilidade desencadeada irá resolver, até mesmo se Experience não estiver mais no campo de batalha. A melhor jogada seria alterar seus pontos de vida, então não seria mais um, o que faria com que a habilidade desencadeada não fizesse nada quando resolver.




Q: Eu posso jogar um Spell Queller mesmo se não tiver nenhuma mágica na pilha, apenas para ter uma criatura bloqueadora surpresa?

A: Sim, você pode fazer isso, Spell Queller (a mágica) não tem alvos. O Queller tem uma habilidade desencadeada de entrar no campo de batalha que tem alvos, mas você pode jogar e resolver o Queller até mesmo se não tiver alvos para a habilidade de entrar no campo de batalha.

Mas seja cuidadoso – a habilidade desencadeada do Queller não é opcional. Se você tiver uma mágica com custo convertido quatro ou menos na pilha e o Queller entrar no campo de batalha, se não tiver outros alvos legais para a habilidade dele, você terá que exilar a sua própria mágica.



Q: Eu tenho uma Exquisite Blood em jogo, então ataco meu oponente com cinco criaturas que não foram bloqueadas. Quantas vezes a habilidade de Blood irá desencadear, cinco vezes ou apenas uma?

A: Só irá desencadear uma vez. A menos que iniciativa ou golpe duplo estejam envolvidos, todo o dano de combate é causado ao mesmo tempo. A habilidade de Blood verifica se um oponente perdeu vida para desencadear. Ela não liga se múltiplas criaturas estão causando dano a um oponente ao mesmo tempo, desde que tudo aconteça ao mesmo tempo, a habilidade de Blood irá desencadear para todo o dano causado. Para ser múltiplas habilidades desencadeadas, ela precisaria se importar quando uma fonte causasse perda de vida a um oponente (um texto teórico seria "toda vez que uma fonte fizer com que um oponente perca vida...").


Um gato legal para te refrescar no verão.


Q: A única criatura que eu tenho em jogo é Manaplasm, que atualmente é 1/1. Se eu jogar Monstrous Onslaught eu poderei causar 1 de dano ou seis de dano?

A: Apenas um de dano. Normalmente nós verificamos o poder de uma criatura quando a mágica resolve o que seria depois de Manaplasm se tornar uma criatura 6/6. Todavia, o Onslaught precisa dividir o dano durante o anúncio do Onslaught, e não na resolução. Isso significa que precisamos verificar o poder de Manaplasm durante o anúncio do Onslaught (e antes da habilidade de Manaplasm desencadear). Manaplasm é 1/1 nesse ponto, então Onslaught poderá causar apenas um de dano.



Q: Eu posso usar a mana gerada por Food Chain para jogar Nylea's Emissary pelo seu custo de agraciar?

A: Não, você não pode. Durante o anúncio de Emissary, você escolhe jogar ele pelo seu custo de agraciar. Uma vez que você fez essa escolha, o Emissary se tornará um Encantamento - Aura, e finalizando o anúncio do Emissary como sendo uma mágica de aura ao invés de uma mágica de criatura. A mana do Food Chain só pode ser usada para jogar mágicas de criatura, então quando finalmente chegamos na parte de pagar o custo de Emissary, como ele não é uma mágica de criatura, nós não poderemos usar a mana gerada pelo Food Chain para jogar ele.



Q: Meu oponente controla um Gaddock Teeg, e eu comprei meu primeiro card do turno - Terminus. Eu posso jogar terminus pelo seu custo de milagre e me livrar do Gaddock Teeg?

A: Não, você não pode. O custo de mana convertido de Terminus não muda, mesmo que você esteja jogando-o por custos alternativos, via milagre. O custo convertido de Terminus sempre será seis, e por causa do Gaddock, você não poderá jogá-lo, mesmo que você esteja tentando jogar pelo custo de milagre.



Q: Eu tenho um Krenko, Mob Boss em jogo. Eu jogo Tarfire, então respondo ativando a habilidade de Krenko. A habilidade de Krenko irá contar Tarfire como um goblin que eu controlo?

A: Não, ela não vai. Krenko conta "Goblins", e Goblins apenas existem no campo de batalha. Na pilha elas são "mágicas de goblin", e em qualquer lugar, elas são "cards de goblin". Enquanto você controla Tarfire e está na pilha, é uma mágica de goblin, então a habilidade de Krenko não irá contá-la, visto que não é uma permanente goblin no campo de batalha que você controla.



Q: Se meu Arena Rector morrer, eu posso procurar por Kytheon, Hero of Akros com a sua habilidade desencadeada?

A: Não, você não pode. A menos que o card dupla face esteja no campo de batalha e transformada, você ignora a parte de trás do card. A parte de trás de Kytheon pode ser um planeswalker, mas como ele está em seu grimório, nós ignoramos sua parte de trás, e como Kytheon é uma criatura (não um planeswalker), você não poderá procurar por Kytheon com a habilidade desencadeada de Rector.



Q: Vamos dizer que eu tenha 8 manas. Eu posso jogarExtirpate em um card no meu cemitério, e então enquanto procuro no meu grimório, jogar Panglacial Wurm?

A: Panglacial wurm pode ser sorrateira, mas ele não pode "driblar" fração de segundo. Uma vez que uma mágica com fração de segundo está na pilha, jogadores não podem jogar mágicas ou ativar habilidades que não sejam de mana. Enquanto Extirpate está sendo resolvido, ele ainda está na pilha – ele não irá para o cemitério até o fim de sua resolução. Isso significa que Extirpate ainda está na pilha enquanto está sendo resolvido, e por esse motivo fração de segundo ainda está em efeito - até mesmo se você tiver a mana, você não poderá jogar Panglacial wurm enquanto procura no seu grimório pelo seu próprio Extirpate



Isso é tudo por essa semana. Nos vemos na próxima!


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!