Published on 06/25/2018

Festas Juninas!

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Felizes festas juninas da equipe do CI!

Enquanto eu escrevo esse artigo, é a noite no Solstício de Verão, período de festas juninas, chamado de Midsummer ou Juhannus no meu lar adotado, Finlândia. Estando num país de quase 60 graus de latitude, é um dia para celebrar os dias longos de verão e a longa distância dos dias curtos de inverno.

Enquanto isso, cá estou eu visitando família e amigos no Canadá e respondendo todas as suas perguntas. Se você quer nos perguntar algo, nos envie pr email em moko@cranialinsertion.com ou tweete-nos em @CranialTweet; você terá sua resposta e sua dúvida pode estar em um artigo futuro.



Q: Se eu controlo a ficha de Demônio de Rite of Belzenlok e uma ficha de Elemental de Rekindling Phoenix é a única outra criatura que eu controlo, eu posso ordenar as habilidades desencadeadas na pilha de forma que eu tenha minha Phoenix de volta e satisfaça a habilidade desencadeada da manutenção do Demônio?

A: Sim, isso funciona.
Se você deixar a habilidade desencadeada do Demônio resolver primeiro, então você sacrificará o token Elemental para satisfazer sua habilidade. Quando habilidade desencadeada do Elemental for resolver, você não será capaz de sacrificá-lo, mas o retorno de Rekindling Phoenix para o campo de batalha ainda acontece, mesmo que o token não possa ser sacrificado para sua própria habilidade desencadeada. [/ A]



Q: Eu ataco meu oponente com algumas criaturas e ele usa Thought Lash para prevenir parte do dano, mas não tudo. Se algumas das criaturas tem habilidades que desencadeiam quando elas causam dano, como determinar quais dessas habilidades desencadeiam ou nao?

A: Assumindo que todas as criaturas estão causando dano de combate simultaneamente, então seu oponente pode escolher qual dos danos ele quer prevenir, então se os próximos 10 pontos de dano que seriam causados a ele serão prevenidos, ele pode prevenir 1 ponto de dano de cada uma de dez criaturas diferentes ou 10 de dano de uma única criatura com 10 ou mais de poder ou qualquer coisa nesse meio. Seu oponente precisa especificar qual dano sera prevenido quando o dano for causado.



Q: Se alguém conjurar um card como Planar Cleansing quando Fecundity estiver no campo de batalha, os jogadores irão comprar cards para cada criatura que eles controlavam que morreu?

A: Sim. Quando múltiplas permanentes saem do campo de batalha simultaneamente, cada uma daquelas permanentes irão ver as outras permanentes indo para o cemitério ao mesmo tempo e vão desencadear suas habilidades de acordo.



Q: O Unearth é uma habilidade ativada? O custo é reduzido com Training Grounds ou Heartstone?

A: Sim, Unearth é uma habilidade ativada. Você pode perceber isso porque o texto explicativo fala em termos de custo, no caso, mana, e um efeito, no caso, retornar uma criatura ao campo de batalha por um turno.

Conduto, custos de Unearth não serão reduzidos por Heartstone ou Training Grounds porque esses cards só reduzem custos de habilidades ativadas de criaturas no campo de batalha e não de cards de criatura em outras zonas como o cemitério. Se eles reduzissem esses custos, então eles diriam "cards de criatura" ao invés de apenas "criaturas", que é uma forma mais curta de permanentes de criatura no campo de batalha. (Outra forma de perceber que é o caso é olhar pra Training Grounds, que se refere a "criaturas que você controla". Apenas permanentes, mágicas e habilidades na pilha têm controladores. Objetos em outras zonas só tem donos, não controladores.)



Q: Você pode explicar porque Stony Silence Não previne a habilidade ativada de retorno à mão de Metalwork Colossus?

A: Pela mesma razão explicada na questão anterior. Stony Silence especificamente previne "habilidades ativadas de artefatos" de serem ativadas, e como ele diz artefatos e não "cards de artefato", se aplica apenas a permanentes de artefato no campo de batalha e não a cards de artefato em outras zonas. A habilidade ativada de Metalwork Colossus só funciona do cemitério, então não é afetada por Stony Silence.




Você sabia que há três cards de
Magic com "Equinócio" em seus nomes,
mas nenhum com "Solstício"?
Q: Como Roon of the Hidden Realm e Sundial of the Infinite interagem? A criatura está exilada para sempre?

A: Depende de quando você ativar Sundial of the Infinite. Se você ativar antes da etapa final, então a criatura exilada retornará ao campo de batalha no início da próxima etapa final que ocorrer, o que provavelmente será no próximo turno. Se você ativar o Sundial na etapa final antes da resolução da habilidade desencadeada atrasada, então ela não vai desencadear de novo e a criatura vai permanecer no exílio. (Ela lembra o que fez.)



Q: Se você sacrificar Veteran Explorer para Evolutionary Leap, quando efeito acontece primeiro?

A: A habilidade do Veteran Explorer vai desencadear enquanto você está pagando os custos para ativar a habilidade de Evolutionary Leap, mas não será posta na pilha até que você termine de ativar a habilidade. Ela será então posta na pilha sobre a habilidade ativada, e resolverá primeiro.

De modo geral, qualquer coisa que desencadeie por algo que um jogador faz enquanto conjura uma mágica ou ativa uma habilidade irá para a pilha "acima" dessa mágica ou habilidade, e resolverá primeiro.



Q: Como Krark's Thumb funciona com Zndrsplt, Eye of Wisdom? O que acontece se eu ganhar em ambas as moedas?

A: Krark's Thumb faz com que você jogue duas moedas e escolha uma para manter pra cada fez que você normalmente jogaria uma moeda. Apenas a moeda que você escolhe manter é considerada para determinar o efeito tanto da jogada de moeda em si quanto de qualquer coisa que fosse desencadear disso, como a habilidade de Zndrsplt. Tal habilidade só pode desencadear uma vez de qualquer jogada de moeda porque você ganhou ou não ganhou a jogada. Zndrsplt nunca sabe da outra moeda que você jogou e deixou de lado.



Q: Meu oponente me dá alvo com Nihil Spellbomb, mas eu anulo a habilidade com Trickbind. Se o mesmo oponente retornar a Spellbomb para o campo de batalha nesse turno, ele pode usá-la novamente ou o efeito de Trickbind vai impedir que a habilidade de Spellbomb seja usada?

A: Sim, ele pode ativar a Nihil Spellbomb esse turno. Quando Trickbind resolve, a fonte da habilidade que ele está anulando não existe mais já que Nihil Spellbomb se tornou um novo objeto quando foi para o cemitério. Isso significa que não há nada impedindo que a habilidade aconteça de novo. Mesmo se Nihil Spellbomb ainda estivesse no campo de batalha quando Trickbind resolve, ele ainda seria utilizável se tivesse saído do campo de batalha e posteriormente retornado, porque assim seria um novo objeto sem conexão com sua existência anterior.



Q: Se eu usar a última habilidade de Nahiri, the Harbinger para trazer um Batterskull, e então a última habilidade de Daretti, Ingenious Iconoclast para fazer três cópias de Batterskull, as cópias também têm ímpeto, ou apenas a original?

A: As cópias de Batterskull criadas por Daretti não terão ímpeto, pois o ímpeto dado pela habilidade de nahiri não muda as características copiáveis de Batterskull. É importante lembrar que o ímpeto de Batterskull não é dado à ficha de Germe que ele cria então você não poderá atacar com esse Germe antes que Nahiri devolva Batterskull à sua mão a não ser que você a dê ímpeto de alguma outra forma.



Q: Você poderia explicar como Okaun, Eye of Chaos funciona com qualquer equipamento ou aura que aumenta o poder/resistência?

A: Não se preocupe, não há nenhuma camada para nos preocuparmos aqui (a não ser que algo também esteja trocando P/R de Okaun) e você só precisa olhar qual é o poder e resistência de Okaun quando a habilidade resolve e dá a Okaun um bônus.
Por exemplo, se Okaun está equipado com Bonesplitter quando o jogador ganha o lance de moeda e a habilidade desencadeada resolve, Okaun vai receber +5/+3 até o final do turno. Se alguém ganhar outro lance de moeda antes do turno acabar, Okaun vai receber +10/+6 da resolução daquela habilidade. (Se há troca de P/R envolvida, então você aplica o bônus antes de trocar P/R, então um Okaun com P/R trocada iria ganhar +3/+5 até o final do turno, então em adição ao efeito de Bonesplitter, Okaun seria 8/8, independente de estar trocado ou não.)


Como Aven Mindcensor afeta as novas criaturas parceiras? Elas não dizem que buscam por seus parceiros com essas palavras exatas, então não estou certo sobre as particularidades.[/Q]

A: Este é um dos casos onde é importante lembrar que o texto de lembrete não é um texto de regras, somente uma nota rápida sobre o que a habilidade faz. A habilidade de encontrar o parceiro de uma criatura "parceiro de" envolve sim uma busca, se você olhar no texto de regra da habilidade (CR702.123f) então Mindcensor vai restringir a busca para os quatro cards do topo do grimório de um oponente, se ele for o jogador realizando a busca.

Q: Eu controlo Drake Haven, e descarto um card com Loucura. Se eu escolher por conjurar o card que descartei, eu ainda posso pagar e fazer um Drake?

A: Sim! Você pode fazer os dois, conjurar a mágica E fazer uma ficha de Dragonete. Isto é possível porque cards com Loucura ainda são descartados no que diz respeito ao jogo e então eles irão desencadear habilidades que lidam com cards sendo descartados.



Q: Como que Void Winnower interage com algo como Jodah, Archmage Eternal? Se eu tenho um Jodah e meu oponente tem um Winnower, posso jogar um card que normalmente custa se eu estou pagando por ele?

A: Não, você ainda não pode conjurar esta mágica. Pagar um custo alternativo e/ou adicional não vai nunca mudar o custo de mana convertido da mágica. O custo de mana convertido de uma mágica na pilha é sempre equivalente ao valor total de seu custo de mana impresso (com o valor escolhido para X calculado, se há X no custo).
Não importa o quanto você implore para Void Winnower que a mágica que você quer conjurar realmente custa cinco manas, ele sabe que é uma mágica par e você não pode fazer nada.



Q: Se eu conjurar Saheeli's Artistry ou Phyrexian Metamorph copiando um Mirror-Sigil Sergeant, as fichas criadas nos turnos sucessivos ainda serão artefatos?

A: Sim, os novos tokens também serão artefatos. O tipo artefato que Saheeli Artistry e Phyrexian Metamorph adicionam é parte de suas características copiáveis e então essas características serão copiadas para as fichas criadas pelo Sergeant artefato.



Q: Se eu usar Hall of the Bandit Lord para conjurar um Clone, e copiar um Bear Cub, ele ainda terá ímpeto?

A: Sim, ele ainda terá ímpeto do Hall of the Bandit Lord. Em termos de camadas, o efeito de cópia do Clone é aplicado na Camada 1, muito antes de chegar na Camada 6 onde o efeito de Hall of the Bandit Lord é aplicado.



Q: Eu tenho um Scalelord Reckoner em jogo. Ele se torna alvo de uma mágica que minha oponente controla. Se eu der alvo na criatura da oponente com a habilidade desencadeada, ela pode usar Gods Willing para dar proteção ao branco à criatura antes que a habilidade desencadeada a destrua?

A: Sim, isso funciona da forma que sua oponente quer. Quando você tiver posto a habilidade de Scalelord Reckoner na pilha, todos os jogadores têm a oportunidade de responder a ela antes que ela resolva. Quando ela for resolver, o alvo não será válido por causa da proteção ao branco e então a habilidade não vai resolver e não vai ter efeito.



Q: Meu oponente joga um Path to Exile dando alvo em meu Master Transmuter. Eu respondo ativando a habilidade de Master Transmuter mas meu oponente responde com outro Path to Exile nele. Meu transmuter volta pra mão ou não?

A: Seu oponente não pode jogar o segundo Path to Exile no Master Transmuter. Retornar um artefato para a mão de seu dono é um custo para ativar a habilidade de Master Transmuter, então ele sairá do campo de batalha antes que seu oponente tenha a oportunidade de responder à habilidade. Master Transmuter está seguro em sua mão e o primeiro Path to Exile não vai resolver e vai pro cemitério.




Festa junina é diversão com amigos
em volta de uma fogueira. Só não pergunte
muito sobre o que a fogueira costumava ser.
Q: Olá, se eu ativar a habilidade de Goblin Welder e pagar para copiar a habilidade com Rings of Brighthearth, eu tenho que pagar o custo de sacrificar um segundo artefato ou não?

A: Você se engana com o funcionamento da habilidade de Goblin Welder. O único custo para ativar a habilidade dele é virá-lo. Sacrificar um artefato é parte da resolução da habilidade. Se você der alvo no mesmo artefato que controla com ambas habilidades, original e cópia, então você só terá um artefato de volta do cemitério já que os dois alvos da habilidade original não são válidos então a habilidade não fará nada. Para ter valor do uso de Rings of Brighthearth aqui, é necessário mudar os dois alvos da habilidade de Goblin Welder.
Com cards antigos estranhos como Goblin Welder, é importante verificar a texto Oracle atual da cards para confirmar seu funcionamento atual nas regras.



Q: Eu vi o deck de combo de Krark-Clan Ironworks na transmissão do GP Vegas, e não entendi como é possível pegar tanto Scrap Trawler quanto Myr Retriever de volta ao mesmo tempo. Você pode explicar? Tem algo a ver com conjurar mágicas?

A: Existe uma interação entre esses três cards que permite que você retorne ambos os cards de criatura para sua mão enquanto os sacrifica no processo de conjurar uma mágica ou ativar uma habilidade que requeira um pagamento de mana. A interação é complicada e mesmo comentaristas experientes têm dificuldade em explicá-la corretamente no ar.

A interação em questão funciona da seguinte forma, iniciando com o seu controle das três permanentes:
1. Comece a conjurar uma mágica ou ativar uma habilidade. Prossiga normalmente até que a você seja permitido ativar habilidades de mana.
2. Sacrifique Myr Retriever para KCI. As habilidades de Myr Retriever e Scrap Trawler desencadeiam, mas esperam para ir à pilha até que um jogador fosse receber prioridade.
3. Sacrifique Scrap Trawler para KCI. A habilidade de Scrap Trawler desencadeia, mas espera para ir à pilha até que um jogador fosse receber prioridade.
4. Gere qualquer outra mana que você precise para pagar a mágica/habilidade, então pague para finalizar o processo de conjuração/ativação. Não importa se você gerou mana em excesso com o KCI.
5. As três habilidades desencadeadas vão para a pilha nesse ponto, numa ordem à sua escolha. A habilidade de Myr Retriever deve dar alvo em Scrap Trawler, e a habilidade da morte de Scrap Trawler deve dar alvo em Myr Retriever. A habilidade gerada por Scrap Trawler com a morte de Myr Retriever é adicional e pode retornar qualquer artefato de custo 1 ou 0 no seu cemitério. (Se você retornar uma Mox de Opala dessa forma, você pode criar um loop que gera duas manas em cada iteração.)

Além de explicar a interação, eu também quero tratar de alguns equívocos sobre ela, a maior das quais é que de alguma forma coisas podem acontecer simultaneamente. Coisas nunca acontecem simultaneamente em Magic. Ações são sempre feitas uma de cada vez numa ordem específica, principalmente quando se está ativando habilidades ou conjurando mágicas.
O próximo maior equívoco é que as coisas podem ser feitas em qualquer ordem, mas não é o caso. Se você sacrificar Scrap Trawler antes de Myr Retriever, você ainda conseguirá retornar os dois cards pra sua mão, mas não terá uma habilidade desencadeada de Scrap Trawler pelo sacrifício de Myr Retriever já que ele não estava em jogo na ocasião, o que impede que o loop gere mana adicional ou cards adicionais.
O último equívoco é achar que esse loop pode ser executado em outro momento além da conjuração de uma mágica ou ativação de uma habilidade com custo de mana. Isso não funciona porque se você está apenas ativando o KCI quando tem prioridade, então as habilidades desencadeadas de Myr Retriever e Scrap Trawler vão para a pilha antes de que você consiga pôr todos os cards no cemitério, e então uma ou mais habilidades não conseguirão encontrar seu alvos corretos porque os alvos são escolhidos quando as habilidades vão para a pilha.



Não importa se você comemora ou não a Festa Junina onde você mora, eu lhe desejo felicidade e tranquilidade neste período. Lembre-se de manter-se hidratado e também curioso. Se você quer saciar mais sua sede de conhecimento, você pode ler mais P&R em meu blog em magicjudge.tumblr.com e Carsten estará aqui para responder mais perguntas na próxima semana!

- Charlotte


Footnotes


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!