Published on 06/18/2018

Parasitas de Junho

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français



Perdoe nossa destruição.
Olá, e bem vindos a mais uma edição de Inserção Craniana! Você pode querer sair por alguns dias, pois devido a todos os problemas que estamos tendo desde a semana passada, estamos dedetizando o site. De alguma forma um bug entrou no sistema e está causando estragos em quase tudo, na página inicial, nos artigos e até nas páginas da equipe, onde Moko verifica os emails e planeja a destruição da humanidade.

Enquanto esperamos a dedetização, se há algo bugando você, certifique-se de enviar para nós em moko@cranialinsertion.com ou via Twitter em @CranialTweet. Você receberá uma resposta e sua pergunta pode aparecer em um futuro artigo.



Q: Se eu tiver uma Hapatra, Vizier of Poisons e jogar Grim Affliction, eu consigo uma ou duas Cobras?

A: Felizmente, você consegue duas. Enquanto Hapatra, Vizier of Poisons desencadeia somente uma vez caso você coloque múltiplos marcadores em uma criatura simultaneamente, Grim Affliction não funciona dessa maneira — no lugar, coloca um único e solitário marcador -1/-1 na criatura (desencadeando Hapatra uma vez), e depois permite que você prolifere e, desse modo, coloque outro. Como isso é uma outra instância de colocar um marcador na criatura, Hapatra irá desencadear uma segunda vez.



Q: O emblema de Teferi, Hero of Dominaria pode exilar algo com proteção contra o branco?

A: Com certeza pode. Enquanto Teferi, Hero of Dominaria é branco e portanto suas habilidades não podem dar alvo em algo com proteção contra o branco, o emblema criado em sua última habilidade não possui nenhuma cor, e é esse emblema que é a fonte da habilidade de exílio. Como o emblema não é branco, sua habilidade pode exilar algo com proteção contra o branco normalmente.



Q: Se eu der intimidar para Thought-Knot Seer, ele pode ser bloqueado por uma criatura incolor não artefato?

A: Não, não pode. Uma criatura com intimidar não pode ser bloqueada, exceto por criaturas artefato e criaturas que dividem uma cor com ela, então para que uma criatura não artefato seja capaz de bloquear um Thought-Knot Seer com intimidar, seria necessário que ela dividisse uma cor com o Seer. Mas isso não é possível por Thought-Knot Seer não possui cor alguma—que é o que ser ‘incolor' significa.



Q: Se eu tenho um Ashnod's Altar e somente uma criatura lendária no campo de batalha, posso conjurar um feitiço lendário e sacrificar a criatura para pagar o custo?

A: Sim, você pode. Os custos necessários para conjurar uma mágica são determinados depois do ponto onde o jogo diz se você pode ou não conjurá-la, e o jogo não repensa e verifica isso novamente depois.

Você pode começar a conjurar um feitiço lendário porque naquele momento você controla uma criatura lendária. Com isso decidido, você então toma todas as decisões necessárias para a conjuração, e então o jogo determina o custo total da mágica. Como esse custo inclui mana, o jogo então lhe dá a chance de ativar habilidades de mana (como as do Altar) e você faz, sacrificando sua criatura lendária. Então você paga o custo e termina de conjurar sua mágica—o jogo não sabe ou não liga que sua única criatura lendária morreu no processo.




Eu tenho certeza que o bug em nosso
sistema é algo fofo e inofensivo, certo?
Ele não quer fazer nenhum mal, só está
perdido e com medo.
Q: Eu ataco com Mistcutter Hydra e ela causa dano em minha oponente. O Dissipation Field dela irá retornar a Hydra para minha mão?

A: Com certeza irá. Enquanto proteção contra o azul irá proteger Mistcutter Hydra de muitos cards, Dissipation Field não é um deles, pois não está fazendo nada que a proteção possa parar. Proteção contra azul irá parar somente quatro tipos de coisas, que em inglês é comumente abreviado por DEBT:
[list]
  • Damage (Dano). Todo o dano que seria causado a sua Hydra por fontes azuis é prevenido, mas Dissipation Field não está tentando causar dano.
  • Enchanting/Equipping (Encantar/Equipar). Sua Hydra não pode ser encantada (ou equipada) por nenhuma Aura ou Equipamento azul. (Falando de forma mais genérica, nada que seja azul pode ser anexado a sua Hydra, mas o acrônimo funciona melhor com E do que com A). Novamente, Dissipation Field não está fazendo isso—não é nem mesmo uma Aura.
  • Blocking (Bloquear). Sua Hydra não pode ser bloqueada por criaturas azuis, e o Field definitivamente não está fazendo isso.
  • Targeting (Ser alvo). Sua Hydra não pode ser alvo de mágicas azuis ou habilidades de fontes azuis. Mas Dissipation Field não dá alvo em nada, porque ele não usa a palavra "alvo" em lugar nenhum.

    Então, como proteção não pára nada que está acontecendo, o Field pode continuar seu trabalho sem obstáculos, retornando a Hydra para sua mão.



    Q: Se há um Rest in Peace no campo de batalha, o que a habilidade ativada de Grenzo, Dungeon Warden faz?

    A: Basicamente o mesmo que ela normalmente faz—Rest in Peace não dificulta o trabalho sujo de Grenzo, Dungeon Warden de forma significativa, porque enquanto pode fazer com com que o card vá para outro lugar sem ser o cemitério, a habilidade de Grenzo não necessita que o card vá para o cemitério para funcionar.

    Para entender porquê isso ocorre, vamos olhar para como Rest in Peace muda o que acontece quando a habilidade de Grenzo resolve. Normalmente, a habilidade de Grenzo diz:
    Coloque o último card de seu grimório no seu cemitério. Se for um card de criatura com poder menor ou igual ao poder de Grenzo, coloque-o no campo de batalha.

    Rest in Peace tem problemas com toda essa coisa de ‘cards indo para o cemitério', então puxa a caneta vermelha e faz algumas mudanças rápidas:
    Coloque Exile o último card de seu grimório em seu cemitério. Se for um card de criatura com poder menor ou igual ao poder de Grenzo, coloque-o no campo de batalha.

    Essa versão modificada da habilidade...ainda faz tanto sentido quanto a original, e ainda funciona perfeitamente bem. Então ela funciona.

    A única coisa que muda é que tecnicamente a criatura agora entra no campo de batalha do exílio ao invés de vir do cemitério, então...uh…River Kelpie não vai desencadear? Por outro lado, isso contorna Grafdigger's Cage, então acho que fica tudo equilibrado.



    Q: Se Kamahl's Druidic Vow revelar Dryad Arbor, eu ainda a coloco no campo de batalha, mesmo ela não sendo lendária?

    A: Sim, você coloca, pois ainda que Dryad Arbor não seja lendária, ainda é um terreno, e Kamahl's Druidic Vow permite que você coloque qualquer e todos os terrenos que você está olhando no campo de batalha, lendários ou não. O fato de que Arbor é também uma criatura não faz com que ela seja menos terreno.



    Q: O Goblin Grappler pode utilizar sua habilidade de provocar se também tiver ameaçar?

    A: Ele pode, com certeza. A criatura alvo irá ser desvirada, e seu oponente será obrigado a declarar aquela criatura como bloqueadora do seu Grappler. E—graças a ameaçar—a única maneira de isso acontecer de forma válida é se algo mais bloqueá-lo, é isso que seu oponente é forçado a fazer! (se possível, claro.)

    Se seu oponente não possui uma segunda criatura apta a bloquear o Grappler, infelizmente, ele não será capaz de respeitar o requerimento impossível de provocar e a criatura que você desvirou será livre para bloquear outra coisa, então talvez não use provocar se é isso que irá acontecer.



    Q: Palace Guard bloqueia dois dos meus atacantes, um com atropelar e outro sem, mas ambos com mais de 4 de poder. Quanto dano posso atropelar através deles?

    A: Quando calculando a quantidade de dano que você pode legalmente infringir no oponente com atropelar, você deve sempre levar em conta quando de dano está sendo assignado ao mesmo tempo pela outra criatura atacante. Então, como sua outra criatura atacante irá definitivamente causar mais do que dano letal ao Palace Guard do oponente, seu atropelador será capaz de causar todo o dano—independente de quanto seja—ao seu oponente.



    Q: O terceiro capítulo de The Flame of Keld ocorre com um Soul-Scar Mage no campo, e minha oponente utiliza Shock em minha criatura. Quantos marcadores -1/-1 ela ganha?

    A: Há múltiplos efeitos de substituição aqui querendo alterar o que Shock vai causar à sua criatura—o efeito de The Flame of Keld quer que ele cause 4 de dano no lugar de 2, enquanto Soul-Scar Mage quer colocar marcadores -1/-1 na sua criatura no lugar. E como isso está acontecendo em sua criatura, você decide a ordem na qual esses dois efeitos serão aplicados.

    Se você aplicar a habilidade de Soul-Scar Mage primeiro, ela vai substituir os 2 pontos de dano com dois marcadores -1/-1, e nada mais ocorre, porque não há mais dano sendo causado, e o efeito de The Flame of Keld não liga para marcadores.

    Se, por outro lado, você aplicar o efeito de The Flame of Keld primeiro, ele aumenta o dano que Shock está tentando causar de 2 para 4, e como o dano ainda está sendo causado, Soul-Scar Mage irá então transformá-lo em marcadores -1/-1.

    Então, quantos marcadores -1/-1 sua criatura ganha? Seja 2 ou 4, você escolhe. (Eu recomendaria 2.)



    Q: A segunda habilidade de Daretti, Scrap Savantpode ser utilizada para recuperar o mesmo artefato que foi sacrificado?

    A: Não pode. Você precisa escolher os alvos das habilidades ativadas no momento em que são ativadas, então você precisa escolher um artefato que já está no cemitério naquele momento, e o artefato que você irá sacrificar não é uma opção válida pois não está no cemitério ainda—você não precisa decidir qual artefato você pretende sacrificar para a habilidade de Daretti até mais tarde, quando a habilidade está em processo de resolução.



    Q: Pode um Dauntless Bodyguard nomear Calciderm, e posso sacrificá-lo para prevenir que ele morra sempre?

    A: Bem, você pode escolher que seu Dauntless Bodyguard proteja seu Calciderm—manto previne alvos, mas a escolha do Bodyguard não conta como alvo. No entanto, isso não será de grande ajuda quando os marcadores de tempo de seu Calciderm sejam removidos, porque desaparecer significa que seu Calciderm será sacrificado, e indestrutível não previne isso.

    As únicas coisas que não matariam um Calciderm indestrutível são as coisas que iriam destruí-lo: dano letal, toque mortífero, e efeitos que utilizem a palavra "destruir". Se você está preocupado sobre alguma dessas coisas dar fim em seu Calciderm antes do tempo, vá em frente e dê a ele um Bodyguard—mas esteja avisado que a marcha do tempo não pode ser parada.



    Q: Prevenir dano pára o ganho de vida de vínculo com a vida?

    A: Com certeza para. Uma fonte com vínculo com a vida que está causando dano faz com que seu controlador ganhe a mesma quantidade de vida como parte do processo, mas o dano precisa ser causado para que isso aconteça. Se o dano é prevenido, nenhum dos efeitos—ganho de vida incluso—vai ocorrer.




    Oh. Está...muito mais nojento do que eu esperava.
    Deixe-me ir buscar...vamos dizer
    todo o Raid.
    Q: Minha oponente usou God-Pharaoh's Gift para trazer de volta Tarmogoyf. Então, ela disse que seu Muraganda Petroglyphs deu bônus para sua ficha. Huh?

    A: Ela está certa. (Bem, depois o ímpeto que God-Pharaoh's Gift garante desapareça.)

    Normalmente, um Tarmogoyf não ganharia bônus de Muraganda Petroglyphs, pois, como você pode notar pelo fato de haver textos de regras em sua caixa de texto, ele tem uma habilidade. Uma cópia de Tarmogoyf normalmente não ganharia os bônus também, porque esse texto também é copiado.

    God-Pharaoh's Gift, no entanto, não é tão normal—no lugar de criar uma cópia direta do card original, ele faz algumas modificações como parte do processo de cópia para tornar o resultado em um Zumbi preto 4/4. E, afim de ter certeza que Tarmogoyf é um 4/4, ele precisa dar fim na incômoda habilidade que define P/R. Então é isso que ele faz—o efeito de cópia de Gift simplesmente não copia a habilidade de Tarmogoyf

    Isso significa que o Zumbi-Goyf resultante não possui nenhuma outra habilidade, então é possível dar bônus a ele com Muraganda Petroglyphs.

    ...Uma vez que o irritante ímpeto desapareça.




    Q: Se eu tenho Jodah, Archmage Eternal e Oath of Nissa no campo de batalha ao mesmo tempo, posso utilizar cinco manas de qualquer cor para conjurar magias de planeswalkers?


    A: Absolutamente. Ainda melhor, você pode utilizar cinco manas de qualquer tipo—incluindo mana incolor—para conjurar qualquer mágica de planeswalker.

    Jodah, Archmage Eternal lhe dá um custo opcional alternativo para conjurar qualquer mágica: . E quando conjurando uma mágica de planeswalker, Oath of Nissa permite que você utilize mana como se fosse de qualquer cor, então vá fundo e pague o custo com se você quiser—está tudo certo.



    Q: Meu oponente conjura Infinite Reflection em uma criatura, então eu conjuro Darksteel Mutation nela. As criaturas dele agora entram no campo de batalha como insetos de aço negro?

    A: Não, elas não mudam—sua Darksteel Mutation não vai mudar como as criaturas dele são.

    Quando você copia uma permanente, as únicas coisas que são copiadas são coisas que estão impressas no próprio card e outros efeitos de cópia. (Com algumas pequenas exceções que não se aplicam aqui.) Outros efeitos que modificam como a permanente é, como sua Darksteel Mutation, não são copiados



    Q: Posso sacrificar Temple Garden com Knight of the Reliquary se há uma Blood Moon em jogo?

    A: Definitivamente não. Blood Moon diz que Temple Garden é uma Montanha, e como não diz ‘em adição aos outros tipos', isso significa que ela é uma Montanha e não mais nenhum dos tipos que ela tinha antes.

    Isso significa que seu Temple Garden não é mais uma floresta ou uma planície, e portanto não pode ser sacrificado para Knight of the Reliquary.



    Q: Um jogador utiliza a habilidade de Avarice Totem para trocar o controle de criaturas de outros dois jogadores. (Ativando ele múltiplas vezes em resposta a ele mesmo para fazer isso.) Então, o jogador do Avarice Totem morre e deixa o jogo. O que acontece com as criaturas que o Totem trocou?

    A: Não muito—elas permanecem onde estão.

    Quando um jogador deixa o jogo, todos os objetos que ele possui deixam também (incluindo o Totem), e qualquer outro efeito que garanta o controle de qualquer objeto termina...mas nada disso irá devolver aos outros jogadores suas criaturas originais. Vamos ver um exemplo para entender o porquê. Vamos dizer que nossos três jogadores são Alice, Bob, e Carol, e nossas duas criaturas são Brushstrider e Cobblebrute. Começamos com os três jogadores controlando as permanentes que eles possuem: Alice controla Avarice Totem, Bob controla Brushstrider, e Carol controla Cobblebrute.

    Alice começa as coisas ao ativar Avarice Totem três vezes em resposta a ele mesmo—a primeira ativação dá alvo em Brushstrider, o segundo dá alvo em Cobblebrute, e o terceiro alvo em Brushstrider novamente. Agora há três habilidade na pilha: Troca (Avarice Totem e Brushstrider), troca (Avarice Totem e Cobblebrute), e finalmente troca (Avarice Totem e Brushstrider).
    Sem respostas, deixamos a primeira habilidade resolver. Isso troca o controle de Totem (atualmente controlado por Alice) e Brushstrider (atualmente controlado por Bob), criando dois efeitos independentes de troca de controle:
    Bob controla Avarice Totem.
    Alice controla Brushstrider.

    Sem respostas, a segunda ativação resolve. Agora trocando o controle de Totem (atualmente controlado por Bob) e Cobblebrute (atualmente controlado por Carol), criando mais dois efeitos de troca de controle. Agora, a lista completa de efeitos, da mais velha para a mais nova, é a seguinte:
    Bob controla Avarice Totem.
    Alice controla Brushstrider.
    Carol controla Avarice Totem.
    Bob controla Cobblebrute.

    Novamente sem respostas, a terceira ativação resolve. Isso troca o controle de Totem (atualmente controlado por Carol) e Brushstrider (atualmente controlado por Alice), criando os dois efeitos finais de troca de controle. A lista completa agora é:
    Bob controla Avarice Totem.
    Alice controla Brushstrider.
    Carol controla Avarice Totem.
    Bob controla Cobblebrute.
    Alice controla Avarice Totem.
    Carol controla Brushstrider.

    Ufa! Okay, então o jogo continua e eventualmente Alice morre. Como mencionado acima, o Totem deixa o jogo com ela, e qualquer efeito que garante a ela o controle de outras permanentes termina, então vamos ver o que isso faz com nossa lista de efeitos de troca de controle:
    Bob controla Avarice Totem. - Totem se foi.
    Alice controla Brushstrider. - Alice se foi.
    Carol controla Avarice Totem. - Totem se foi.
    Bob controla Cobblebrute.
    Alice controla Avarice Totem. - Totem se foi.
    Carol controla Brushstrider.

    Isso nos deixa com...
    Bob controla Cobblebrute.
    Carol controla Brushstrider.

    Nada nos diz para terminar qualquer um desses efeitos quando Alice deixar o jogo, então eles continuam a existir indefinidamente.



    Q: Se Illusionist's Bracers estão em Najeela, the Blade-Blossom e eu utilizo sua habilidade de cinco cores, eu ganho duas fases de combate adicionais? E se sim, devo desvirar todos os atacantes em ambas essas fases de combate?

    A: Você vai ganhar duas fases de combate adicionais, mas você não irá desvirar as criaturas atacantes antes da segunda delas. Najeela, the Blade-Blossom desvira todas as criaturas no momento em que sua habilidade resolve, não no começo da fase de combate que ela cria.

    Então, se você copiar a habilidade de Najeela com Illusionist's Bracers, você primeiro irá desvirar todas as criaturas atacantes e criar uma segunda fase de combate, mas antes que você prossiga no turno e faça o combate, a próxima habilidade resolve e tenta desvirar todas as criaturas atacantes novamente (apesar de elas já estarem desviradas) e cria uma terceira fase de combate. E com a parte de desvirar da habilidade finalizada, você não irá conseguir outra chance de desvirar as criaturas de graça.



    Q: Firesong and Sunspeaker funcionam com Reverse Damage?

    A: Sim, funcionam. Se Firesong and Sunspeaker estão no campo de batalha no momento que o dano é prevenido e os pontos de vida ganhos, eles irão ver que Reverse Damage—uma mágica instantânea branca—está fazendo com que você ganhe pontos de vida e irão desencadear, permitindo que você cause 3 pontos de dano à criatura ou jogador alvo.



    Q: Zndrsplt, Eye of Wisdom diz "Toda vez que um jogador vencer um lance de moeda..." Toda vez que você lança uma moeda não há um vencedor, mesmo que não seja você?

    A: Não—às vezes, não há nem mesmo um vencedor.

    Alguns cards fazem com que você lance uma moeda somente para checar se o resultado foi cara ou coroa sem especificar um vencedor—como Mana Clash. Esses lances não irão ter nenhum vencedor, independente do resultado.

    Mesmo para lances que especificam um vencedor, como o de Zndrsplt, somente o jogador realizando o lance pode ganhar ou perder—o outro jogador não está envolvido, então eles não ganham ou perdem, não importa o resultado. Se você perder o lance de Zndrsplt, você perde aquele lance, e é isso—ninguém mais vence porque você perdeu.



    E é isso para essa semana, mas certifique-se de voltar na próxima Segunda-Feira quando Charlotte estará de volta novamente para outra edição do Inserção Craniana.

    - Callum Milne


    About the Author:
    Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


     

    No comments yet.

  •  

    Follow us @CranialTweet!

    Send quick questions to us in English for a short answer.

    Follow our RSS feed!