Published on 06/04/2018

Loucuras de Viagem

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano



A única parte de viajar pior que fazer as
malas é desfazê-las.
Olá a todos e sejam bem vindos a mais uma edição do Cranial Insertion! Vocês me pegaram no meio de um mês com diversas viagens, que é o motivo pelo qual Carsten e eu trocamos de semana. Tudo voltará ao normal após essa semana! Por agora vamos pôr o pé na estrada e procurar algumas perguntas.

Se você gostaria de nos fazer alguma pergunta, envie-as por email para moko@cranialinsertion.com ou tweet-as para @CranialTweet, você será respondido e possivelmente verá sua pergunta em um artigo futuro.



Q: Se eu tenho várias cópias de Muldrotha, the Gravetide no campo de batalha graças a um Helm of the Host, eu posso jogar múltiplos cards com o mesmo tipo do meu cemitério.

A: Sim, você pode. Cada cópia do Muldrotha permite você jogar um card de cada tipo de permanente (artefato, criatura, encantamento, terreno e planeswalker) do cemitério a cada turno. No caso, você precisa deixar claro qual Muldrotha está sendo usado para cada card que você jogar, assim como qual tipo de card você está jogando se este tiver múltiplos tipos, como uma criatura artefato. Por fim, você só poderá jogar um terreno do seu cemitério dessa forma, a menos que algum outro efeito permita que você jogue terrenos adicionais no seu turno.



Q: Como efeitos como o da terceira habilidade de The Flame of Keld funcionam se a criatura causando dano extra é bloqueada por múltiplas criaturas? Cada criatura bloqueando leva dano adicional, ou há apenas dano extra para atribuir em geral. Se é a primeira, isso afetaria o dano letal causado a um bloqueador?

A: Efeitos que aumentam a quantidade de dano que uma fonte causaria mudam a quantidade de dano que causado por essa permanente. No caso de criaturas e dano de combate, este efeito é aplicado quando o dano é causado, não quando ele é atribuído, e não é levado em consideração na atribuição de dano letal.

Vamos ver um exemplo: Se o incremento de dano da Flame of Keld está ativo e minha criatura vermelha 5/5 é bloqueada por uma 3/3 e uma 4/4 (com essa ordem de atribuição de dano), então eu ainda tenho que atribuir 3 de dano à criatura 3/3 antes de poder mover para a próxima criatura na ordem de ordem de atribuição de dano. Então eu atribuo 3 de dano na 3/3 e 2 de dano na 4/4. Quando o dano de combate for causado, o dano extra será adicionado e 5 de dano será causado na 3/3 e 4 de dano será causado na 4/4.



Q: Como a primeira habilidade da Damping Sphere interage com efeitos como o de Mana Flare?

A: A resposta curta é, ela não interage.
A resposta longa é que a primeira habilidade de Damping Sphere apenas se aplica a habilidades de mana de terrenos que especificamente adicionam múltiplas manas à reserva de um jogador, mas efeitos como o de Mana Flare adicionam mana extra por si mesmos ao invés de fazerem o terreno produzir mana adicional. Então quando um terreno é virado para gerar mana, a habilidade desencadeada do Mana Flare produz outra mana e a Damping Sphere não afeta isso. (Note que Mana Reflection é uma exceção a isso, pois é o único card desse tipo que faz com que o terreno produza mana adicional.)



Q: Se por acaso eu tenho meu comandante na mão quando a habilidade de Mindmoil desencadeia e eu escolho colocá-lo na zona de comando ao invés do fundo do meu grimório, o número de cards que eu compro com Mindmoil é reduzido?

A: Se você tem 5 cards em sua mão, incluindo seu comandante, então você comprará 5 cards pela habilidade desencadeada de Mindmoil independente de você ter mandado seu comandante para zona de comando. "Aquele mesmo número de cards" no texto de Mindmoil significa o número de cards movidos para fora de sua mão como resultado da primeira parte da habilidade desencadeada resolvendo. Se um efeito de substituição muda onde alguns ou todos aqueles cards vão, assim como o comandante mover para zona de comando, Mindmoil apenas não liga e conta ele mesmo assim.




Talvez eu devesse ter usado Trivago...
Q: Como o Sram's Expertise interage com mágicas que têm reforçar. Por exemplo se eu conjuro Sram's Expertise e com ela conjuro Saproling Migration. Eu posso reforçar ela de graça? Eu posso conjurar ela sem pagar seu custo base, mas tenho que pagar o reforçar? O reforçar aumenta o custo de mana convertido da mágica? O que está acontecendo?

A: Quando você conjura uma mágica sem pagar seu custo de mana, não precisa-se pagar o custo de mana impresso no canto superior direito. Essa é a única parte da mágica que não precisa ser paga. Você ainda tem que pagar por qualquer custos adicionais ou opcionais, tais como o custo de reforçar se você quiser reforçar a mágica. O custo de mana convertido da mágica não muda devido ao reforçar ou a outros custos, ele é apenas o valor total do seu custo de mana impresso no card (sendo que o valor de X enquanto na pilha, caso haja, será igual ao X escolhido durante sua conjuração).

Na situação descrita, Sram's Expertise te economiza o custo de mana de Saproling Migration, que é , mas você ainda precisa pagar caso queira reforçá-la.



Q: Você pode usar o efeito do Frenetic Efreet um número infinito de vezes, e ainda resolver as jogadas de moedas, mesmo depois dela ter saído de fase ou ido pro cemitério?

A: Você não pode fazer nada infinitas vezes no Magic, apenas um número arbitrariamente grande de vezes. Na situação descrita, você pode segurar prioridade e ativar a habilidade do Frenetic Efreet varias veze antes de deixar qualquer ativação resolver. A habilidade do Frenetic Efreet não especifica que ele tem que estar no campo de batalha para que a moeda seja jogada, então você ainda tem que realizar todas as jogadas de moeda não importa o que acontecer com a primeira jogada. (Nesse caso, eu recomendo simular as jogadas com um gerador de números aleatórios ao invés de forçar seu oponente a assistir um bilhão e meio de jogadas de moedas.)



Q: Como o Druids' Repository interage com fichas que entram no campo de batalha viradas e atacando? (por exemplo, ficha de anjo do Geist of Saint Traft)

A: Não interage. A criatura que entrou no campo de batalha virada e atacando não foi declarada como atacante durante a etapa de declaração de atacantes. Isso significa que ela não atacou então não irá desencadear a habilidade de cards como Druids' Repository que desencadeiam quando uma criatura ataca.



Q: Se eu faço Dauntless Bodyguard escolhendo proteger um veículo tripulado conforme ele está entrando no campo de batalha, o veículo ainda será protegido quando não estiver mais tripulado? Se sim, eu posso dar indestrutível para ele apenas quando ele está tripulado ou a qualquer momento?

A: Uma vez que Dauntless Bodyguard está protegendo algo, ele não para de funcionar apenas porque decidiram atracar o barco. A segunda habilidade de Dauntless Bodyguard irá conceder indestrutível ao veículo escolhido mesmo que esse não esteja tripulado. No caso, a "criatura escolhida" da segunda habilidade apenas representa a permanente escolhida pela primeira habilidade. Como a permanente era uma criatura na ocasião, provavelmente ainda é uma criatura quando a habilidade é ativada, então ela se refere à "criatura escolhida" por uma questão de clareza.



Q: A habilidade do Jodah, Archmage Eternal me permite conjurar as duas partes de Catch // Release (por fusão) pagando apenas ?

A: Sim, ela permite. Quando você conjura um card duplo, escolhe-se qual metade dele irá ser conjurada enquanto a mágica é colocada na pilha. Se ele tem Fusão, então podemos escolher conjurar as duas partes também. Como essa é uma escolha feita quando estamos anunciando a conjuração da mágica, e não um custo alternativo, estamos assim livres para escolher usar o custo alternativo oferecido por Jodah para conjurar a mágica resultante da fusão.



Q: Meu oponente joga um Gonti, Lord of Luxury e exila um card meu. Eu uso Mindslaver nele. Eu posso olhar e conjurar aquele card enquanto estou controlando ele?

A: Enquanto controla outro jogador, você pode olhar qualquer informação dentro de jogo que aquele jogador tem acesso, assim como o card exilado com o Gonti, e você pode fazer com que ele conjure o card caso tenha mana suficiente. No entanto, você não pode conjurar isso por si próprio, já que Gonti somente permite que o controlador da habilidade desencadeada que exilou o card conjure-o.



Q: Se eu acudir uma criatura roubada por Yasova Dragonclaw com um Changeling Titan, ela irá voltar para o campo de batalha sob o controle do seu dono quando Changeling Titan morrer?

A: Sim, irá. As regras para Acudir dizem especificamente que o card exilado retorna para o campo de batalha sob o controle de seu dono, não importando qual jogador o controlava quando foi exilado pela habilidade de Acudir.



Q: Eu controlo Sidisi, Brood Tyrant, The Gitrog Monster, e Path of Discovery. Eu ataco com Sidisi, colocando uma criatura, um terreno e qualquer outra coisa no meu cemitério. Sidisi e Gitrog desencadeiam ao mesmo tempo e eu escolho que a habilidade de Sidisi irá resolver primeiro. Ela cria uma ficha, que desencadeia Path of Discovery. Eu compro um card agora do Gitrog? Ou eu posso escolher a ordem novamente?

A: Neste cenário, é importante acompanhar o que está na pilha e em que ordem. Depois da segunda habilidade de Sidisi criar uma ficha, Path of Discovery desencadeia e essa habilidade vai para a pilha sobre a habilidade de Gitrog Monster. A menos que a habilidade de explorar coloque um card de criatura no seu cemitério, não haverá mais nenhuma habilidade indo para a pilha e você pode finalmente comprar um card com a habilidade de Gitrog. Se a habilidade de explorar colocar outro card de criatura no cemitério, então Sidisi irá desencadear de novo, o que vai criar mais uma ficha, que vai explorar, que poderia colocar outro card de criatura no cemitério, etc.



Q: A habilidade desencadeada de conjuração de Ulamog, the Ceaseless Hunger pode dar alvo em uma criatura encantada por Spirit Mantle

A: Não, não pode. Em adição a proteger a criatura encantada de criaturas no campo de batalha, "proteção contra criaturas" também significa que habilidades de cards de criatura em outras zonas também não podem dar alvo nela.


TL;DR: Proteção contra Criaturas protege de cards de criaturas em todas as zonas.




Já estive nesse aeroporto?
Q: Suponha que um oponente revele um Chancellor of the Annex no começo do jogo, e, como minha primeira mágica do jogo, eu conjuro um Prowling Serpopard. Como ele não pode ser anulado, ele vai sobrepor a habilidade desencadeada do Chancellor, correto? Isso também significa que ele "queima" o efeito, e qualquer mágica subsequente não será taxada?

A: Você está correto em todas as afirmações aqui. A habilidade desencadeada atrasada do efeito de início de jogo de Chancellor of the Annex irá tentar anular seu Serpopard e falhar. A habilidade já ocorreu então você pode conjurar mágicas sem ter de se preocupar com aquela habilidade.



Q: O que acontece se você matar um Hangarback Walker com um card que dá marcadores -1/-1 (Skinrender, por exemplo)? Os marcadores se anulam antes que ele morra?

A: Não, os marcadores não se anulam antes de Hangarback Walker morrer.

A habilidade desencadeada quando Hangarback Walker morre busca por como ele existia no campo de batalha antes de morrer, e naquele momento ele tinha ambos, marcadores +1/+1 e -1/-1. Como ele tinha marcadores +1/+1 naquele momento, será criado um número de fichas de tóptero equivalente ao número de marcadores +1/+ que ele tinha.

Quando múltiplas ações baseadas no estado precisam ser aplicadas na mesma permanente, como aniquilação de marcadores e morte por 0 resistência, elas são aplicadas simultaneamente e não uma por vez. Isso significa que Hangarback Walker nunca existiu no campo de batalha sem os marcadores +1/+1 nele, então ainda irá desencadear sua habilidade.



Q: Se eu tenho um Raff Capashen, Ship's Mage no campo de batalha, posso conjurar Torgaar, Famine Incarnate como uma mágica instantânea mesmo que eu use Raff como sacrifício?

A: Sim, isso funciona bem.

Quando você conjura Torgaar, você primeiro indica quantas criaturas você irá sacrificar e então sacrifica aquelas criaturas quando está pagando os custos da mágica. Todas as verificações de legalidade para ver se você pode conjurar Torgaar já passaram neste ponto, então sacrificar Raff para pagar por Torgaar não irá tornar a conjuração de Torgaar inválida.



Q: Existe uma regra para Lion's Eye Diamond que diz que, ainda que seja uma habilidade de mana, ela somente pode ser ativada nos momentos em que você poderia ativar uma mágica instantânea. Isso significa que ele vai para a pilha e com isso pode ser anulado?

A: Não, a habilidade ainda não usa a pilha apesar de sua restrição temporal. Ainda é uma habilidade de mana e habilidades de mana não utilizam a pilha.

Esta restrição de tempo existe somente para prevenir que você coloque uma mágica na pilha e então seja capaz de usar Lion's Eye Diamond para pagar por aquela mágica já que ela não está mais em sua mão.

A restrição temporal existe para replicar a funcionalidade que LED tinha quando foi impressa pela primeira vez. Antes das mudanças de regras da Sexta Edição, toda a mana para uma mágica teria de ser gerada antes de o processo de conjurar uma mágica começar.



Q: Uma Saga ainda vai desencadear "depois da sua etapa de compra" se um efeito faz com que você pule a etapa de compra? (Ex. Psychic Possession)

A: Sagas ganham marcadores de conhecimento no começo da sua fase principal pré-combate, não na sua etapa de compra, então elas não possuem nenhuma interação com cards que fazem com que você pule sua etapa de compra. (Porém eles possuem interação com cards que fazem com que você pule a sua fase principal pré-combate.)

Este é um lembrete amigável de que textos explicativos não são textos de regras. No caso das Sagas, eu trago isso para apontar que "depois da sua etapa de compra" é muito mais curto para escrever do que "no começo da sua fase principal pré-combate" e então foi usado para economizar espaço nos cards.




Q: Se eu usar Mirage Mirror para copiar uma Saga como The Antiquities War, como funcionaria? A cópia iria ganhar um marcador de conhecimento nele imediatamente devido ao textos nos cards de Saga?

A: Depende de quando você transformar Mirage Mirror na cópia da Saga.

Se você copiar na sua fase principal ou depois, então nada vai acontecer e Mirage Mirror vai voltar ao normal quando o turno acabar.

Se você copiar a Saga antes da sua primeira fase principal, então ele vai ganhar um marcador de conhecimento quando a sua fase principal começar e a habilidade do capítulo apropriado irá desencadear. (Aquele marcador de conhecimento irá permanecer no Mirror, no caso de você querer copiar uma Saga depois.) Se a habilidade do capítulo que desencadear for a habilidade do capítulo final do card que está copiando, então você terá de sacrificar sua Saga/Mirror uma vez que a habilidade resolva.

Q: Como Ezuri's Predation e Parallel Lives interagem?

A: Você vai criar duas fichas para cada criatura que seu oponente controla. Apenas uma ficha pode lutar uma criatura que a oponente controla, então metade das novas fichas não irá lutar e ficarão sentadas ali torcendo pelas outras fichas.



Q: Se eu pegar Bojuka Bog do meu cemitério usando Fall of the Thran, posso exilar o cemitério do oponente antes que eles tirem terrenos de lá, ou eles ainda vão pegar dois terrenos da resolução do capítulo?

A: Não, isso não funciona. Quando você está resolvendo a habilidade desencadeada dos capítulos II/III de Fall of the Thran, cada jogador escolhe os terrenos que eles irão retornar e então todos aqueles terrenos entram no campo de batalha simultaneamente. A habilidade de Bojuka Bog vai para a pilha uma vez que a habilidade do capítulo terminou de resolver, depois que seu oponente retornou seus terrenos. (Apesar de que se você retornar Bojuka Bog para o campo de batalha no capítulo II, ele não terá terrenos para retornar para o capítulo III.)



Q: Se eu colocar Illusory Wrappings em um Dimir Doppelganger, o P/R da criatura irá mudar de 0/2 na próxima vez que o Doppelganger copiar uma criatura?

A: Não, ele ainda vai ter o P/R base de 0/2.

Quando Dimir Doppelganger copia um card de criatura, ele ganha a P/R daquele card como parte do efeito de cópia. O efeito de Illusory Wrappings é aplicado em uma subcamada posterior, então ele coloca o P/R como 0/2 mesmo que Dimir Doppelganger copie algo novo desde que a aura foi anexada a ele.



Bem, nossa jornada desta semana terminou e é hora de eu me preparar para outra viagem. Como sempre, você pode ler mais P&R minhas no meu blog em magicjudge.tumblr.com e Nathan vai estar viajando até seu teclado para responder mais perguntas para vocês na próxima semana!

-Charlotte


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!