Published on 05/21/2018

Victoria Gloria Est

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano


Olá, e bem vindo a mais uma edição do Cranial Insertion! É Victoria Day aqui no Canadá (e aparentemente em alguns lugares da Escócia), uma celebração em honra ao nascimento da Rainha Victoria, mas também mais comumente visto como o início não oficial da primavera e verão, então, enquanto você lê isso, estarei lá fora curtindo um tempinho agradável da primavera e, aliás, que forma melhor de curti-lo se não com perguntas de regras de Magic?

Se você quiser mandar algumas perguntas do seu divertido dia de sol, você pode mandar através do email moko@cranialinsertion.com , ou do Twitter @CranialTweet. Você vai receber uma resposta e potencialmente sua pergunta aparecerá aqui no futuro em algum artigo.



Q: Eu tenho um Unstable Shapeshifter e duas outras criaturas, e meu oponente joga Mogg Squad. Ambos Mogg Squad e Shapeshifter morrem?

A: Não, apenas o Mogg Squad morrerá; Unstable Shapeshifter sobrevive como uma 1/1.

Quando o Mogg Squad entra em campo de batalha, a habilidade do Unstable Shapeshifter nota que há uma criatura entrando em campo, e então desencadeia. Mas antes desse desencadeamento ser colocado na pilha, o jogo antes manda sua versão de um faxineiro para limpar qualquer coisa que esteja bagunçando o estado de jogo, estando onde não devia estar. (Isso é o que é conhecido como checar as Ações Baseadas-no-Estado, ou SBAs.)

E quando isso acontece, de fato há algo para ser limpo: Um 0/0 Mogg Squad em campo de batalha que deveria na verdade estar morto. Então o jogo manda o Squad do seu oponente para o cemitério, lugar onde pertence, e com isso, tudo estará limpo, permitindo a habilidade do Shapeshifter ir para a pilha. Quando essa habilidade desencadeada resolve alguns momentos depois, seu Shapeshifter será uma cópia de um Mogg Squad falecido, mas agora terá apenas duas criaturas no campo de batalha além dele, então ele será 1/1 e sobreviverá.



Q: ...Então o que acontecerá se alguém jogar uma terceira criatura?

A: Bom, seu Unstable Shapeshifter morrerá, pela mesma razão que ele sobreviveu na primeira vez. Assim que a nova criatura entrar em campo de batalha, o Shapeshifter desencadeará novamente... Mas antes da habilidade desencadeada ir para a pilha o jogo verá que o Shapeshifter é agora um 0/0, e a SBA o mandará para o cemitério.

O desencadeamento do Unstable Shapeshifter então irá para a pilha e resolver um momento ou dois depois, mas não fará nada, porque Shapeshifter já estará morto nesse ponto.




Q: Eu uso Gideon Jura para forçar as criaturas do oponente a atacarem Gideon, mas uma das criaturas tem Argentum Armor equipada. Quando ela atacar, se destruir o
Gideon, ela pode redirecionar o ataque para mim?

A: Não pode. Como parte da declaração de criaturas atacantes, os jogadores precisam decidir o que elas estarão atacando — nesse caso, Gideon — e uma vez que essa decisão é feita, não mudará apenas porque o que as criaturas estavam atacando de repente desapareceu. Uma vez que a habilidade do Argentum Armor destrói Gideon, a criatura do seu oponente ainda estará atacando um planeswalker inexistente, mesmo que isso não faça muita coisa.



Q: Se eu usar Prey Upon para matar o Soul-Scar Mage do meu oponente, minha criatura receberá marcadores -1/-1? É minha mágica...

A: Mas é a criatura do seu oponente, então sua criatura vai receber os marcadores -1/-1 em vez de dano.

A fonte do dano é o objeto que está causando esse dano. Normalmente, instantâneas e feitiços causam dano por elas mesmas — Como por exemplo Radiating Lightning, que diz que o próprio Radiating Lightning causa o dano. Mas esse não é o caso para mágicas de luta como Prey Upon — quando duas criaturas lutam, cada uma delas causa dano igual ao seu poder à outra.

Embora Prey Upon esteja fazendo a luta acontecer, os objetos que estão causando dano são as próprias criaturas. Isso significa que o Soul-Scar Mage do seu oponente (a fonte que ele controla) está tentando causar dano sem ser de combate (dano de combate é causado apenas em ataque ou bloqueio durante o combate) à criatura que você controla. Assim sendo a habilidade se aplica, e o dano é substituído por marcadores -1/-1.



Q: Se eu usar Liliana of the Veil para fazer todo mundo descartar um card, posso dar alvo com Ruthless Sniper no Obstinate Baloth que veio da Lili?

A: Sim, pode sim. A habilidade do Obstinate Baloth funciona como uma substituição quando é descartado que, ao invés de ir para o cemitério, vai para o campo de batalha, então ele é colocado em campo no mesmo momento que o seu card é descartado pela habilidade da Liliana.

Isso significa que no momento que a habilidade de Ruthless Sniper é colocada na pilha, o Baloth já está em campo de batalha, pronto e esperando para ser alvo.



Q: Se Mirage Mirror se tornar uma Rona, Disciple of Gix, exilar um card, voltar ao original, e então se tornar Rona de novo, posso conjurar o card exilado antes?

A: Não, você não pode. As habilidades de Rona, Disciple of Gix são conhecidas como habilidades ligadas — quando a habilidade fala sobre "cards exilados com Rona", significa que cards colocados no exílio por habilidades específicas da Rona ligada a ela. Quando você transforma Mirage Mirror em uma cópia de Rona, ele ganha a cópia de todas as habilidades de Rona junto, incluindo o par das habilidades ligadas, e essas habilidades são necessariamente ligadas uma à outra.

Assim que o seu turno termina e o Mirror volta à forma original, essas habilidades desaparecem, porque o efeito que estava fazendo com que o seu Mirror as tivesse acaba. Se você depois usar o Mirror para copiar Rona de novo, você estará criando um efeito completamente novo que dá ao seu Mirror habilidades completamente novas. Apesar dessas habilidades terem o mesmo texto que as antigas, elas são diferentes, e são ligadas apenas entre si. Elas não ligam para os cards exiladas com as habilidades antigas que o Mirror costumava a ter, e você não poderá conjurar os cards antigas.



Q: Eu conjuro Saproling Migration reforçado usando mana de um Primal Wellspring. Eu ganho quatro Saprófitas adicionais da cópia ou apenas dois?

A: Para sua sorte, você ganha outras quarto. Quando você cria a cópia da sua mágica, você copia todas as decisões que foram feitas enquanto a conjurava, como alvos, o valor de X, e assim por diante. Já que Reforçar é um custo adicional que você decide pagar ou não como parte da conjuração, se a mágica foi reforçada ou não também faz parte do que é considerado quando se faz uma cópia. Como a mágica original foi reforçada, a cópia de Wellspring também será, e você terminará com oito Saprófitas.



Q: O Helm of the Host faz mais cópias da criatura equipada se houverem múltiplos combates,ou apenas no primeiro?

A: De fato fará mais cópias sim. Helm of the Host diz que cria cópias "no início de combate do seu turno". Não diz nada sobre ser o primeiro combate, então não há tal restrição — ele desencadeará no início de cada fase de combate do seu turno, não importa quantos sejam.

Sim, isso é realmente muito, mas muito bom mesmo se a criatura equipada for Combat Celebrant, Aurelia, the Warleader, ou até mesmo Godo, Bandit Warlord. Eles ficam felizes que você tenha notado.



Q: Se eu usar mana de Generator Servant para conjurar uma criatura como Clone, o Clone terá ímpeto mesmo depois de copiar uma criatura?[/A]

A: Sim, terá sim. Quando você gasta a mana do Servant no Clone, a habilidade do Generator Servant criou um efeito que efetivamente é atrelado ao card em si, dizendo "esta criatura tem ímpeto."

Quando Clone resolver e você escolher algo para copiar, isso mudará como o Clone aparenta ser, mas não muda nada em relação a encerrar o efeito do Servant. Portanto, a habilidade ainda se aplica, e garante ímpeto à criatura, não importando o que ela aparente ser agora.



Q: Eu uso a mana de Thran Turbine para colocar um marcador em Jeweled Amulet. Quando eu mais tarde remover o marcador de Amulet para gerar mana, eu posso usá-la para conjurar mágicas?

A: Sim! Jeweled Amulet diz para adicionar mana do mesmo tipo que a mana utilizada para ativar a habilidade, mas tipo de mana apenas quer dizer sua cor ou a falta dela. Qualquer restrição adicional ou efeitos que podem ser atrelados a essa mana originalmente não fazem parte desse tipo, então sua nova mana adquirida do Amulet não tem qualquer restrição ou efeito. Você pode gastar sua do Amulet do jeito que quiser.



Q: The Mending of Dominaria embaralha a si próprio no grimório?

A: Não faz não—Você não jogaria para longe um livro enquanto ainda não lê seu capítulo final, jogaria?

Sagas são sacrificadas após o seu terceiro e último capítulo acontecer, mas a parte chave é "após". Ele é sacrificado se ele tem o número apropriado de marcadores e se não há habilidades de capítulos dele na pilha esperando para resolver.

Apenas depois dessa habilidade de capítulo resolver por completo, todos os seus efeitos acontecerem, e ser removida da pilha é que a Saga será sacrificada.



Q: Foi me dito que se Mairsil, the Pretender exilar Quicksilver Elemental Ele pode usar as habilidades dos cards enjaulados duas vezes. Como isso funciona?


A: Não apenas duas vezes, mas qualquer número de vezes adicionais, contanto que você tenha extras suficientes para pagar.

A chave é usar a habilidade Quicksilver Elemental do Mairsil dando alvo nele mesmo. Isso faz com que Mairsil receba uma segunda cópia de todas as habilidades ativadas que já adquiriu com as cards que enjaulou, e é importante, pois essas habilidades são completamente novas - elas ainda não foram ativadas neste turno, então você ainda pode ativá-las se quiser.

Se você então usar a *nova* habilidade de Quicksilver Elemental para ganhar as habilidades de Mairsil novamente, agora Mairsil ganhará mais duas instâncias de cada uma dessas habilidades. (Lembre-se que ele já tem duas instâncias, graças à primeira ativação do Quicksilver - agora ele terá quatro.) Uma terceira ativação da habilidade de Quicksilver fará com que sejam adicionadas quatro instâncias de tudo para um total de oito, e assim por diante, enquanto você tiver mana azul para continuar.



Q: Como Sigarda, Host of Herons funciona com Torment of Hellfire?

A: Como o Torment of Hailfire do seu oponente não pode fazer com que você sacrifique permanentes, você não poderá escolher essa opção enquanto Torment resolve—você não pode realizar uma ação impossível.

Dessa forma, você perderá vida a menos que você descarte cards. O estado do campo ficará intacto, pelo menos, mas você pode não viver o suficiente para aproveitá-lo.



Q: Eu usei Befuddle na Evra, Halcyon Witness do meu oponente em resposta à permuta, então isso irá matá-lo. O que acontecerá se ele ativar Evra novamente em resposta?

A: Mágicas e habilidades na pilha resolvem uma de cada vez, então primeiro a re-ativação da Evra do seu oponente vai resolver, trocando seu total de pontos de vida com o poder de Evra. Supondo que ele estivesse com 20 pontos de vida, ele estará agora com 4 e Evra será um 20/4. Agora, o seu Befuddle resolve, dando Evra -4/-0 até o final do turno. Evra agora é 16/4. Finalmente, a ativação original de Evra é resolvida, mudando o total de pontos de vida do seu oponente com o poder de Evra acaba como 0/4 e seu oponente está com 16 pontos de vida.

A razão pela qual Evra se torna uma 0/4 ao invés de uma 4/4 (e seu oponente vai para 16 de via ao invés de 20) enquanto a ativação original resolve é bem simples: quando trocando o poder de Evra e o total de vida de seu oponente, o jogo define o total de vida olhando para o que o poder de Evra após levar em conta todas as modificações, e ele define o poder base de Evra em relação ao total de pontos de vida do seu oponente sem levar em conta nenhuma modificação (tais como a do Befuddle) que será aplicada por cima.



Q: Se eu usar Navigator's Compass em um terreno não-básico, isso deixará minha Hinterland Harbor entrar desvirada?

A: Assumindo que você transformou seu terreno não-básico em uma Floresta ou Ilha, com certeza. Hinterland Harbor apenas requer que você controle um terreno que seja do tipo Floresta ou Ilha, ela não requer que o terreno seja básico, que é a razão pela qual terrenos que já tenham esses tipos como Moonring Island e Temple Garden deixam que sua Harbor entre desvirada naturalmente.



Q: Você pode atacar, permitir que o dano aconteça, e então usar Settle the Wreckage exilando todas suas próprias criaturas para rampar?

A: Sim, você pode. Dano de combate é causado no início da etapa de dano de combate contida dentro da fase de combate, mas criaturas atacantes e bloqueadoras só deixam de de ser atacantes e bloqueadoras até que a fase de combate esteja completamente terminada. (E a etapa do dano de combate não é nem a última etapa da fase de combate, essa é apropriadamente chamada de ‘etapa de final de combate'.)

Isso significa que terão múltiplas oportunidades para você conjurar seu Settle the Wreckage após suas criaturas causarem dano de combate, mas ainda serem consideradas ‘criaturas atacantes' e assim ainda serão exiladas para permitir que você procure por terrenos e os coloque em jogo.



Q: Se eu controlo Naban, Dean of Iteration and Panharmonicon, e então eu conjuro um Silvergill Adept, quantos cards eu comprarei?

A: Três, uma vez devido à habilidade desencadeada normal do Adept, uma por causa do Naban, e outra por causa do Panharmonicon. Naban e Panharmonicon, acrescentam apenas uma única habilidade desencadeada cada. Pense na habilidade de Winding Constrictor ao invés da de Corpsejack Menace, cada efeito adiciona uma habilidade desencadeada para o total, ao invés de multiplicar a quantidade.



Q: Se eu tiver dois Rat Colony e meu oponente usar Bishop of Binding para exilar um deles, qual será o valor de X?

A: O mesmo poder base do Rat Colony: 2. O bônus adicional provido pela habilidade do Rat Colony funciona apenas enquanto o card está em campo de batalha, então, enquanto o card estiver no exílio, seu poder será sempre 2, não importando quantos Ratos você controle.

É diferente de cards como Awakened Amalgam ou Tarmogoyf porque a habilidade desses cards definem o valor base de seu poder e resistência, ao invés de simplesmente modificar o valor existente, que é o que Rat Colony faz.



Q: Se Profane Procession exila um comandante como sendo seu terceiro card, porém seu controlador o envia para a zona de comando, Profane Procession irá se transformar?

A: Não irá. Profane Procession conta o número de cards na zona do exílio que foram lá colocados pela habilidade do Profane Procession. Isso não inclui um comandante na zona de comando, porque o comandante está em outra zona que não é o exílio.

Como um adendo podemos voltar para a questão anterior envolvendo o card Rona: embora não seja relevante para essa questão em particular, a habilidade do Procession é também um exemplo de habilidade ligada… apenas está ligada a si mesma ao invés de uma habilidade separada.



Q: Kynaios and Tiro of Meletis diz que "Cada jogador pode colocar um card de terreno da própria mão no campo de batalha" "cada oponente que não o fez compra um card". Então, em um Gigante de Duas Cabeças é correto afirmar que meus oponentes podem fazer ambos, porém meu companheiro de equipe pode apenas colocar um terreno no campo de batalha?

A: Correto; seus oponentes podem colocar um terreno da mão no campo de batalha se assim quiserem; caso não o façam, eles compram um card. Seu companheiro de equipe, por outro lado, pode colocar o terreno no campo de batalha, porém não pode comprar um card não importa se colocou um terreno ou não. (Acontece que Kynaios and Tiro podem ter secretamente alguns problemas de confiança que precisam superar juntos.)



Q: Se um jogador usar Ob Nixilis Reignited para dar o emblema para seu oponente, e então ele morrer, o que acontece com o emblema? Ele desaparece?

A: O jogador que dono do emblema é o mesmo que é seu controlador: o jogador para o qual ele foi dado quando foi criado. Assim sendo, mesmo que o Ob Nixilis Reignited que causou a criação do emblema (e o seu controlador) tenham saído de jogo, o emblema por si só continuará por ali, por causa que pertence ao infeliz jogador que o recebeu.



Q: Se alguém usar Emrakul, the Promised End durante os turnos extras de um torneio, como isso afetará a contagem de turnos?

A: Em um cenário de torneio, quando o tempo da rodada atual acaba, os jogadores são instruídos a finalizar o turno atual e então podem completar cinco turnos adicionais para terminar o jogo atual.

Normalmente isso significa que o jogador do qual era o turno quando o tempo acabou recebe a melhor parte de três turnos (terminar o turno atual, mais dois) antes do jogo ser forçado a acabar, enquanto o outro jogador recebe três turnos completos. No entanto, o número de turnos que cada jogador recebe não está cravado em pedra— é apenas o que acaba acontecendo quando os jogadores estão passando por seus turnos normalmente. Se um jogador joga um (ou mais) turnos extras após o tempo acabar, esses turnos são incluídos na contagem dos cinco turnos adicionais antes do jogo acabar.

Isso significa que se, por exemplo, Anne e Bill estão jogando, e Anne conjura Emrakul, the Promised End em seu turno com o tempo tendo acabado antes que ela passe o turno, os cinco turnos adicionais serão assim:
  1. Bill (turno normal, controlado por Anne)
  2. Bill (turno extra)
  3. Anne (turno normal)
  4. Bill (turno normal)
  5. Anne (turno normal)




Isso é tudo que temos para você essa semana, mas se certifique de voltar na próxima semana para outro lote de perguntas sobre regras da Charlotte.

Até lá, aproveitem o sol!

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!