Published on 05/07/2018

Maternal Masters

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Feliz dia das mães!
Saudações e bem vindos de volta a mais um artigo do Inserção Craniana. Este domingo é o Dia das Mães aqui nos EUA e em muitos outros países, uma ocasião para celebrar e honrar a maternidade. Se sua mãe joga Magic, ela pode gostar desse artigo como um presente, mas só para garantir, talvez você devesse comprar algo para ela também.

Como sempre, se você possui dúvidas de regras de Magic para nós, por favor envie um email para moko@cranialinsertion.com ou tuíte perguntas curtas para @CranialTweet. Um de nossos escritores irá respondê-la, e sua questão pode aparecer em um artigo futuro para educar leitores como você.



Q: No artigo da última semana, você disse que Squee, the Immortal pode ser conjurado se estiver exilado com Ixalan's Binding. Eu pensei que "não pode" sempre ganhasse de "pode", então como isso funciona?

A: "Não pode" ganha de "pode" se ambos os efeitos são aplicados ao mesmo tempo, mas conjurar uma mágica é um processo que consiste de vários passos, e você considera efeitos diferentes em momentos diferentes. Para começar o processo de conjurar uma mágica, você somente considera se você é ou não capaz de começar o processo, ignorando qualquer efeito que pode proibir você de conjurar a mágica. Em particular, você ignora o efeito de Ixalan's Binding naquele momento, e você começa o processo de conjurar Squee ao movê-lo do exílio para a pilha. Mais tarde, você checa se há qualquer efeito proibindo Squee de ser conjurado, mas Squee não é mais o card exilado, então o efeito de Ixalan's Binding não se aplica mais e nada lhe impede de terminar o processo de conjurar Squee.



Q: Time of Ice está no campo de batalha no capítulo um e eu controlo Mirage Mirror. Na minha manutenção, Mirror copia a Saga e, quando chega na minha fase principal, eu viro uma das criaturas de minha oponente. A criatura permanece virada depois que Mirror voltar a ser ele mesmo, embora ele não esteja mais fingindo ser uma Saga?

A: Com certeza. A duração de "enquanto você controlar Time of Ice" significa "enquanto você controlar esta permanente", então o efeito que foi desencadeado por Mirage Mirror como uma cópia de Time of Ice dura enquanto você controlar Mirage Mirror.



Q: Eu controlo Tiana, Ship's Caretaker, Bludgeon Brawl e Sol Ring. Meu Sol Ring vai para o cemitério. Posso pegá-lo de volta no final do turno?

A: Sim! A habilidade desencadeada de Tiana é baseada no estado de jogo antes do card ir para o cemitério, então ela vê que um Equipamento foi do campo de batalha para o cemitério. A habilidade na sua fase final procura por "aquele card", que é o que se tornou o Sol Ring no momento que foi movido ao cemitério. Enquanto ele permanecer no cemitério, a habilidade desencadeada retardada pode encontrá-lo e retorná-lo para sua mão.



Q: Eu controlo Muldrotha, the Gravetide e jogo um Zoetic Cavern do meu cemitério, virado para baixo. Qual das permissões de Muldrotha essa jogada usa, terreno, criatura ou minha escolha?

A: Utiliza a permissão de "terreno" do Muldrotha, mesmo que você termine conjurando uma mágica de criatura. Como vimos antes neste artigo, conjurar uma mágica é um processo com vários passos que começa propondo a mágica e estabelecendo a permissão para começar o processo. Naquele momento, Zoetic Cavern é um card de terreno em seu cemitério, então você deve pedir permissão a Muldrotha para jogar um card de terreno de seu cemitério para iniciar o processo.



Q: Muldrotha, the Gravetide pode me ajudar a conjurar Lotus Bloom do meu cemitério?

A: Nope. Muldrotha daria tranquilamente a permissão para você conjurar o card de seu cemitério, mas para conjurá-lo, você ainda deve pagar seu custo de mana, que é um custo impagável de "um espaço intencionalmente deixado em branco". Você também não pode suspendê-lo de seu cemitério, porque a habilidade de Suspender funciona somente da sua mão.



Q: Se eu controlo Doubling Season e conjuro um Fall of the Thran, o que acontece?

A: Capítulos I e II desencadeiam, e você pode escolher a ordem que isso acontece. Para ver porque é assim, temos de olhar para como o desencadeamento das habilidades dos capítulos é definido. A condição para o capítulo N desencadear, para qualquer N, é "Quando um ou mais marcadores de conhecimento são colocados nessa Saga, se o número de marcadores de conhecimento era menor que N e se torna no mínimo N, [coisas acontecem]." Graças a Doubling Season, o número de marcadores em Fall of the Thran vai de zero para dois. Como o número de marcadores começou em menos de um e se tornou pelo menos um, o capítulo I desencadeia. Como o número de marcadores começou em menos de dois e se tornou pelo menos dois, o capítulo II desencadeia. Ambas as habilidades querem ir para a pilha ao mesmo tempo, então você escolhe a ordem na qual colocar elas lá, e elas irão resolver na ordem reversa.



Q: Posso utilizar a mana de Vodalian Arcanist para pagar o custo de reforçar de algo como Shivan Fire?

A: Em termos práticos a resposta é sim, mas a questão assume que aquela mana sabe qual parte do custo de uma mágica ela irá pagar, o que ela não sabe. O que realmente acontece é que você anuncia que irá conjurar Shivan Fire com Reforçar, e então você calcula o custo total da mágica, que é . Você está conjurando uma mágica instantânea ou feitiço, então a mana que você consegue de Vodalian Arcanist é totalmente válida para ser utilizada para esse propósito.




Um brinde para as mães de todos os lugares!
Q: Se eu conjurar Everflowing Chalice por oito manas e então utilizarKarn, Silver Golem para animá-lo, o cálice será uma criatura 8/8?

A: Não exatamente. O custo de mana convertido de um objeto é determinado somente pelos símbolos de mana em seu custo. O custo de mana de Everflowing Chalice é , então seu custo de mana convertido é 0. Se você animá-lo, será uma pequena e frágil criatura 0/0 que irá para o cemitério muito rápido.



Q: Se eu conjurar Outmaneuver em criaturas com golpe duplo, elas causam o dobro de dano em meu oponente?

A: Certamente, contanto que você tenha conjurado Outmaneuver antes da primeira etapa de dano de combate. Golpe duplo faz com que ocorram duas etapas de dano de combate na fase de combate, e as criaturas com golpe duplo causam dano em ambas. Se você conjurar Outmaneuver antes da primeira etapa de dano de combate, suas criaturas darão dano de combate como se não tivessem sido bloqueadas em ambas as etapas de dano de combate.



Q: Se eu usar a habilidade do Merfolk Trickster em um Tarmogoyf, o Goyf se torna um 0/0 ou 0/1?

A: Será um 0/1. Ele perde sua habilidade definidora de característica que normalmente iria definir seu poder e resistência, mas ele ainda possui o valor impresso de poder e resistência, que são "*" e "*+1", respectivamente. O * fica como indefinido, e assim tratado como 0, portanto ele acaba ficando com 0/1.



Q: A Rona, Disciple of Gix poderia exilar um Nezumi Graverobber do meu cemitério com sua habilidade de entrada no campo de batalha?

A: Negativo. Mesmo que um dos lados de Nezumi Graverobber seja lendário, e portanto, considerado histórico, no cemitério o jogo vê apenas a parte não lendária, o que faz dele não-histórico.



Q: Se eu conjurar Traxos, Scourge of Kroog quando já houver um no campo de batalha, posso desvirar o que está em jogo e me livrar do que acabei de jogar?

A: Sim, isso funciona. Conjurar o segundo Traxos desencadeia a primeira habilidade de Traxos, e essa habilidade vai para a pilha acima do segundo Traxos, e assim o primeiro Traxos desvira enquanto o segundo ainda está na pilha. Depois, o segundo Traxos entra em campo, virado, e agora você está à mercê da Regra da Lenda. Escolha um para manter no campo de batalha, e sim está perfeitamente dentro da regra escolher o que está desvirado.



Q: Por que Teferi, Hero of Dominaria não pode desvirar terrenos desvirados, mas Teferi, Timebender pode desvirar uma criatura desvirada?

A: Bem, nenhuma delas pode desvirar uma permanente desvirada, porque desvirar uma permanente já desvirada é uma ação impossível. Entretanto, Teferi, Timebender pode dar alvo numa criatura desvirada porque a cláusula para dar alvo é "artefato ou criatura alvo", a qual não se importa se o alvo está virado ou não. Quando a habilidade resolve, ela faz o máximo que pode, o que é um belo nada se a criatura já estiver desvirada. Por outro lado, Teferi, Hero of Dominaria, não dá alvo nos terrenos para desvirá-los. Você simplesmente escolhe dois terrenos para desvirar quando a habilidade desencadeada resolver, e você não pode fazer escolhas que resultariam em uma ação impossível, então você precisa escolher dois terrenos virados, se possível.



Q: Se Fact or Fiction revelar uma Narcomoeba e ela ficar na pilha que será colocada no cemitério, isso desencadeia a habilidade da Narcomoeba?

A: Com certeza sim! Enquanto os cinco primeiros cards do seu grimório estiverem reveladas e enquanto estiverem sendo separadas em duas pilhas, elas ainda estão no seu grimório para todos os efeitos de jogo, porque nada moveu os cards para uma zona de jogo diferente. A última instrução de Fact or Fiction move os cards do seu grimório para a sua mão ou para seu cemitério, dependendo a qual pilha elas pertencem.




Belas jóias dão um excelente presente
para as mamães.
Q: A Mox Amber pode produzir mana se a única outra permanente que eu controlo for uma ficha não-lendária de Jace, Cunning Castaway criada com a habilidade de -5?

A: Não. A palavra "lendário" em "criaturas e planeswalkers lendários" refere-se a ambas criaturas e planinautas, da mesma forma que a palavra "vermelho" em "instantâneas e/ou feitiços vermelhos" no card Chandra Ablaze refere-se a cards de feitiços bem como cards de mágicas instantâneas. Uma vez que você não controla nem criaturas lendárias nem planeswalkers lendários, a Mox Amber não irá produzir nenhuma mana se você usar sua habilidade.



Q: Posso conjurar Ravenous Trap de graça se eu destruí três fichas de criatura do meu oponente anteriormente neste turno?

A: Não. Ravenous Trap verifica se um oponente teve três ou mais cards colocados no cemitério neste turno. Fichas de criaturas são criaturas e elas vão para o cemitério antes de deixar de existir, mas elas não são cards, então elas não contam para o custo alternativo de Ravenous Trap.



Q: Eu controlo Vexing Shusher e conjuro Dash Hopes para anular uma mágica. Posso esperar para ver se meu oponente pagará 5 de vida e então responder com a habilidade de Vexing Shusher para fazer com que Dash Hopes não possa ser anulada?

A: Não, você não pode fazer isso. A escolha de pagar vida acontece quando a habilidade desencadeada de Dash Hopes resolve. Uma vez que ela comece a resolver, os jogadores não podem conjurar mágicas ou ativar habilidades até que a resolução termine. Você teria que ativar a habilidade de Vexing Shusher antes da habilidade de Dash Hope resolver, mas se você fizer isso, é extremamente improvável que seu oponente pague 5 de vida.



Q: Se eu controlo Arvad the Cursed e ativar a habilidade +1 de Gideon, Ally of Zendikar, ele se torna um 5/5 ou um 7/7?

A: Gideon vai ganhar o bônus de +2/+2 de Arvard, então ele se tornará uma criatura 7/7. Virar uma criatura adiciona um tipo de card e alguns tipos de criatura a Gideon, mas isso não remove seu supertipo lendário. Sua linha de tipo completa após ter sido animado é "Criatura Planeswalker Lendário — Gideon Humano Soldado Aliado", a qual é bem grande, mas o que importa é que ele continua lendário.



Q: Naban, Dean of Iteration faz com que Metallic Mimic desencadeie duas vezes se eu escolher Wizard como o tipo de criatura?

A: Não. Metallic Mimic não chega a desencadear, com ou sem Naban no campo de batalha. Ele tem uma habilidade estática que cria um efeito de substituição o qual muda como as criaturas do tipo escolhido entram no campo de batalha. Isso não é uma habilidade desencadeada, então Naban não chega a interagir com o card. Em geral, habilidades desencadeadas usam as expressões "quando", "toda vez que" ou "no início de".




Q: A primeira habilidade de Silent Gravestone impede os capítulos II e III de Fall of the Thran?

A: Não. Silent Gravestorm impede que cards no cemitério sejam alvo de mágicas ou habilidades, mas Fall of the Thran não dá alvo nos cards de terreno que irão retornar, o que pode ser visto porque o card não usa a palavra "alvo". Cada jogador simplesmente escolhe dois terrenos durante a resolução da mágica, e a primeira habilidade de Silent Gravestone não pode fazer nada a respeito. Logicamente a sua habilidade ativada pode fazer algo a respeito exilando todos os potenciais candidatos, mas essa é uma resposta para outra pergunta.




E esse é o tempo que tínhamos para hoje. Obrigado por lerem, e por favor voltem na próxima semana para outra seleção de perguntas sobre regras de Magic.

- Carsten Haese




About the Author:
Carsten Haese is a DCI-certified Level 2 judge based in Toledo, OH. He occasionally judges events in the Northwest Ohio/Southeast Michigan area.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!