Published on 04/09/2018

Treze Velas

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Para celebrar o 13º aniversário do
Inserção Craniana, Moko convidou
treze de seus amigos.
Saudações e bem-vindos de volta a outro episódio de Inserção Craniana. Um pouco mais de treze anos atrás, o Inserção Craniana publicou seu primeiríssimo artigo, e depois Eli mandou Moko até o co-autor Thijs para ajudá-lo a separar seus emails. O voo não terminou bem e Moko se tornou um Zumbi desde então, o que significa que hoje celebramos não só o décimo terceiro aniversário do Inserção Craniana, mas também como a décima terceira, hm, não-morte? Novo aniversário? Bem, vamos chamar de aniversário mesmo.

Para celebrar o fato de que o Inserção Craniana é agora um adolescente, daremos a vocês outra seleção fresquinha de perguntas de regras. Se você possui perguntas e gostariam de uma resposta, envie um email para moko@cranialinsertion.com ou envie um tweet com uma pergunta curta para @CranialTweet. Um de nossos autores irá respondê-lo, e sua questão pode aparecer em um artigo futuro.

Note que as novidades de Dominaria estão sendo liberadas, então perguntas sobre cards oficialmente liberadas são bem-vindas, e nós responderemos contanto que uma resposta esteja disponível sem especulações sobre futuras de regras. No entanto, Inserção Craniana é tradicionalmente livre de spoilers, então não iremos publicar nenhuma questão de Dominaria até o pré-lançamento em poucas semanas.

E agora, sem mais delongas, vamos para a seleção dessa semana de perguntas de regras.



Q: Minha oponente tem um Bloodforged Battle-Axe equipado à sua criatura. Eu ganho o controle da criatura e com ela ataco. Se o dano passar, quem ganha a ficha cópia de Battle-Axe?

A: Sua oponente ganha a ficha. Você ganha o controle da criatura e Battle-Axe continua equipado nela, porém seu oponente ainda controla o equipamento. Isso significa que ela controla sua habilidade desencadeada e segue suas instruções.



Q: Digamos que eu controlo apenas um Whip of Erebos e alguns terrenos e tenho um Erebos, God of the Dead no meu cemitério. O que acontece se eu der alvo no Erebos com o Whip?

A: Primeiramente, é perfeitamente válido fazer isso, já que a habilidade que faz Erebos não ser uma criatura funciona apenas no campo de batalha. Em qualquer outro lugar, ele é um card de criatura, logo é um alvo válido para a habilidade do Whip. Sendo assim, a habilidade do Whip resolve e coloca Erebos no campo de batalha, onde ele é um encantamento não-criatura. No entanto, a habilidade desencadeada retardada ainda irá exilar Erebos, independentemente dele ser uma criatura ou não ao final do turno.



Q: Eu conjuro Decree of Pain e existe apenas uma criatura indestrutível no campo de batalha. Eu compro um card?

A: Receio que não. Decree of Pain conta quantas criaturas foram realmente destruídas por ele, visto que uma criatura indestrutível não pode ser destruída, você não compra nenhum card.



Q: O que acontece se Progenitor Mimic for destruído em resposta à sua habilidade desencadeada na manutenção?

A: A habilidade desencadeada verifica se a condição "se esta criatura não for uma ficha" é verdadeira, portanto ela precisa de uma informação sobre a fonte da habilidade. Essa fonte é o Progenitor Mimic como ele existia no campo de batalha. Como ele não está mais no campo de batalha, o jogo usa a última informação conhecida de quando ele estava no campo. A habilidade resolve e cria uma ficha da coisa que ele estava copiando.



Q: Eu conjuro Cannibalize e dou alvo nos dois Phyrexian Obliterator do meu oponente. Em resposta, ele sacrifica um deles. Cannibalize ainda resolve? Se sim, eu posso escolher qual efeito afeta o Obliterator restante?

A: Sim, Cannibalize ainda possui um alvo válido, então ele resolve e faz o máximo que puder. Entretanto, você não escolhe qual efeito afeta o alvo restante, porque você deve seguir as instruções em ordem. Isso significa que você "escolhe" o único alvo restante para exilar e você não pode colocar nenhum marcador +1/+1 em outro alvo, porque Cannibalize não pode afetar um alvo inválido. Em outras palavras, você é forçado a fazer a coisa que provavelmente teria escolhido fazer de qualquer modo, se tivesse uma escolha.



Q: O que eu devo fazer se eu quero usar Blacker Lotus ou Chaos Confetti sem rasgá-los em pedaços? Além disso, quando a habilidade resolve, os pedaços vão para o cemitério ou para o exílio?

A: Rasgar o card é uma das instruções que você deve seguir quando a habilidade resolve e não é opcional, então você deve fazê-lo. Se não quer rasgar o card, não jogue com ele.

A última instrução diz que você deve remover os pedaços do jogo. Esse texto não foi atualizado no Oracle, então você realmente deve removê-los, o que significa que eles não ficam nem no cemitério nem no exílio.



Q: Suponha que eu controlo um Half-Squirrel, Half-Kitten e um Super Secret Tech. Half-Squirrel, Half-Kitten ganha o bônus de +1/+1 se apenas uma metade dele é foil?

A: Eu diria que ele não ganha todo o bônus se não for completamente foil. No espírito das un-rules, ele deveria ganhar metade do bônus, portanto ganharia + ½ / + ½.




Treze pode ser um número de sorte
nas circunstâncias certas.
Q: Se dou alvo em um card do meu oponente com Extirpate, posso então conjurarArchive Trap de graça?

A: Não, isso não funciona. Extirpate não força seu oponente a procurar no grimório; ele instrui você mesmo a procurar. Como seu oponente não procurou nada, o custo alternativo de Archive Trap não se aplica.



Q: Eu controlo uma Selvala, Heart of the Wilds e resolvo um Char-Rumbler. Em resposta à habilidade da Selvala, eu retorno ela para minha mão. Eu compro um card?

A: Com certeza! A habilidade da Selvala ainda resolve e verifica se há outras criaturas com poder maior que Char-Rumbler. Como não há outras criaturas no campo de batalha, o poder de Char-Rumbler é o maior, então você compra o card.



Q: Minha oponente conjura um Conflagrate que divide o dano entre mim e minha criatura. Se eu usar um Deflecting Palm e escolher o Conflagrate como a fonte, o que acontece?

A: Deflecting Palm diz que a próxima vez que a fonte escolhida fosse causar dano a você, ela previne aquele dano. Isso significa que ela previne apenas o dano que seria causado em você e causa esse tanto de dano no oponente. O dano atribuído à sua criatura será causado normalmente.



Q: Se eu sacrificar três criaturas para recapitular Dread Return, posso dar alvo em uma das criaturas sacrificadas?

A: Não, isso não funciona. Conjurar uma mágica é uma sequência fixa de vários passos, incluindo escolher os alvos e pagar os custos. A escolha de alvos é feita antes do pagamento dos custos, logo a criatura que você planeja sacrificar como parte do custo de recapitular ainda não está no cemitério quando você tem que escolher os alvos.



Q: Meu oponente joga um Ravenous Chupacabra e dá alvo no meu Ranging Raptors com sua habilidade de entrar no campo de batalha. Posso responder com Reckless Rage com alvo no Chupacabra e no meu Raptors, antes do Raptors morrer?

A: Sim! A habilidade do Ravenous Chupacabra usa a pilha e, no momento que sua habilidade desencadeia, o Chupacabra está no campo de batalha. Isso significa que você pode conjurar Reckless Rage em resposta e que Ravenous Chupacabra é um alvo válido para ele.



Q: Thalia, Guardian of Thraben e Eidolon of the Great Revel estão no campo de batalha e eu conjuro Blightning. A habilidade do Eidolon desencadeia?

A: Receio dizer que sim. Mesmo que Thalia aumente o custo total do Blightning, isso não tem relação com o custo de mana convertido dele. O custo de mana convertido provém dos símbolos de mana no seu custo, que (normalmente) ficam impressos no canto superior direito do card e tem pouca relação com a quantidade de mana que o jogador pagou, vai pagar ou teria que pagar para conjurá-lo. O custo de mana convertido de Blightning é sempre 3, então conjurá-lo desencadeia a habilidade do Eidolon.



Q: Eu controlo um Counterbalance e meu oponente conjura Blaze. Se eu revelar um Blaze com a habilidade desencadeada de Counterbalance, o Blaze do meu oponente é anulado?

A: Apenas se ele escolheu X = 0, o que é improvável. Quando você calcula o custo de mana convertido de um card com um X, X é considerado 0, exceto se a mágica estiver na pilha. Na pilha, X é o valor escolhido para ele. Isso significa que o seu Blaze possui custo de mana convertido igual a 1, enquanto o do seu oponente possui o custo de mana convertido de X + 1, que não será igual se assumirmos que seu oponente realmente almejava causar dano com o Blaze dele.




Cuidado onde pisa!
Q: Tem um Rest in Peace no campo de batalha e eu destruo uma das criaturas do meu oponente. Se eu der alvo em outra criatura do meu oponente com Tragic Slip, ela recebe -1/-1 ou -13/-13?

A: Tragicamente para você e felizmente para ele, a criatura recebe apenas -1/-1. Tragic Slip verifica se uma criatura morreu neste turno, que significa se uma criatura foi para o cemitério vinda do campo de batalha. Por causa do Rest in Peace, a criatura que você destruiu foi para o exílio ao invés do cemitério, portanto não conta para o Mórbido de Tragic Slip.



Q: Meu oponente controla um Master Biomancer e conjura uma criatura 1/1. Posso dar alvo na criatura com uma mágica que dê -1/-1 para matá-lo antes dele receber os marcadores do Biomancer?

A: Não, isso não é possível. Master Biomancer cria um efeito de substituição que muda como as criaturas dele entram no campo de batalha. Você não pode responder a essa habilidade e a criatura ganha esses marcadores assim que entra no campo de batalha.



Q: Eu conjurei Insult anteriormente no turno e agora eu ataco com um Renegade Freighter tripulado. Meu oponente bloqueia com duas criaturas 3/3. Posso atribuir 3 de dano em cada uma delas e 4 de dano com atropelar no meu oponente?

A: Não. Insult não dobra o poder de Renegade Freighter, apenas altera a quantidade de dano quando ele é efetivamente dado. Porém antes você precisa atribuir esse dano e Insult não altera as regras de atribuição de dano. Seu Renegade Freighter possui 5 de dano para atribuir e tem que atribuir pelo menos 3 em qualquer um dos bloqueadores que você colocar primeiro na ordem de atribuição de dano. Se você atribui 3 de dano no primeiro bloqueador, você pode atribuir apenas 2 no segundo e não sobra nada de dano para atribuir ao oponente.



Q: Se eu controlo apenas um Mistfire Adept e conjuro Temur Battle Rage com alvo nele, ele ganha atropelar?

A: Com certeza. Conjurar Temur Battle Rage desencadeia a habilidade de destreza de Mistfire Adept, que vai para a pilha acima de Temur Battle Rage e resolve primeiro. Quando Temur Battle Rage resolve, ela vê que agora você controla uma criatura com poder 4 ou mais, então você ganha o efeito adicional dela.



Q: Posso mostrar minha mão para meu oponente se eu quiser? E em um jogo com múltiplos jogadores, se eu olhar a mão de um oponente com Peek, posso mostrar ela para os outros jogadores?

A: Sim para ambos, assumindo que você está jogando pelas Regras para Torneio de Magic. A regra 3.12 do documento Regras para Torneio de Magic diz, em parte, que "Os jogadores podem escolher revelar suas mãos ou qualquer outra informação oculta disponível somente para eles, a menos que expressamente proibido pelas regras.". Graças ao Peek, a mão do seu oponente é informação oculta que está disponível para você, então você pode revelar.



Q: Eu estou em um Friday Night Magic minha amiga jogando uma partida. Durante o primeiro jogo, eu percebo uma jogada que ela poderia ter feito melhor e aviso ela enquanto eles estão embaralhando para começar o segundo jogo. Seu oponente fica chateado e me diz que eu não deveria fazer isso. Ele está certo?

A: Sim, ele está certo, embora ele provavelmente devesse ter chamado um juiz. O que você fez foi "fornecer conselhos estratégicos durante uma partida" o que se enquadra em comportamentos indesejáveis em geral no documento Arbitrando em REL Regular. Você pode pensar que o que você fez foi inofensivo pois eles estavam entre jogos e a situação que você está falando foi no jogo passado, mas sua amiga e o oponente dela ainda tinham no mínimo um jogo para jogar com os mesmos decks, então a mesma situação poderia concebivelmente ocorrer de novo. Você é bem-vindo para dar conselhos estratégicos depois que toda a partida estiver terminada, mas você deve se abster de fazê-lo durante a partida, o que inclui o tempo entre os jogos.




E esse é todo o tempo que temos por ora! Por favor, celebrem nosso décimo terceiro aniversário com responsabilidade e, por favor, voltem na próxima semana para nosso próximo episódio.

- Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a DCI-certified Level 2 judge based in Toledo, OH. He occasionally judges events in the Northwest Ohio/Southeast Michigan area.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!