Published on 04/09/2018

Treze Velas

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Para celebrar o 13º aniversário do
Inserção Craniana, Moko convidou
treze de seus amigos.
Saudações e bem-vindos de volta a outro episódio de Inserção Craniana. Um pouco mais de treze anos atrás, o Inserção Craniana publicou seu primeiríssimo artigo, e depois Eli mandou Moko até o co-autor Thijs para ajudá-lo a separar seus emails. O voo não terminou bem e Moko se tornou um Zumbi desde então, o que significa que hoje celebramos não só o décimo terceiro aniversário do Inserção Craniana, mas também como a décima terceira, hm, não-morte? Novo aniversário? Bem, vamos chamar de aniversário mesmo.

Para celebrar o fato de que o Inserção Craniana é agora um adolescente, daremos a vocês outra seleção fresquinha de perguntas de regras. Se você possui perguntas e gostariam de uma resposta, envie um email para moko@cranialinsertion.com ou envie um tweet com uma pergunta curta para @CranialTweet. Um de nossos autores irá respondê-lo, e sua questão pode aparecer em um artigo futuro.

Note que as novidades de Dominaria estão sendo liberadas, então perguntas sobre cards oficialmente liberadas são bem-vindas, e nós responderemos contanto que uma resposta esteja disponível sem especulações sobre futuras de regras. No entanto, Inserção Craniana é tradicionalmente livre de spoilers, então não iremos publicar nenhuma questão de Dominaria até o pré-lançamento em poucas semanas.

E agora, sem mais delongas, vamos para a seleção dessa semana de perguntas de regras.



Q: Minha oponente tem um Bloodforged Battle-Axe equipado à sua criatura. Eu ganho o controle da criatura e com ela ataco. Se o dano passar, quem ganha a ficha cópia de Battle-Axe?

A: Sua oponente ganha a ficha. Você ganha o controle da criatura e Battle-Axe continua equipado nela, porém seu oponente ainda controla o equipamento. Isso significa que ela controla sua habilidade desencadeada e segue suas instruções.



Q: Digamos que eu controlo apenas um Whip of Erebos e alguns terrenos e tenho um Erebos, God of the Dead no meu cemitério. O que acontece se eu der alvo no Erebos com o Whip?

A: Primeiramente, é perfeitamente válido fazer isso, já que a habilidade que faz Erebos não ser uma criatura funciona apenas no campo de batalha. Em qualquer outro lugar, ele é um card de criatura, logo é um alvo válido para a habilidade do Whip. Sendo assim, a habilidade do Whip resolve e coloca Erebos no campo de batalha, onde ele é um encantamento não-criatura. No entanto, a habilidade desencadeada retardada ainda irá exilar Erebos, independentemente dele ser uma criatura ou não ao final do turno.



Q: Eu conjuro Decree of Pain e existe apenas uma criatura indestrutível no campo de batalha. Eu compro um card?

A: Receio que não. Decree of Pain conta quantas criaturas foram realmente destruídas por ele, visto que uma criatura indestrutível não pode ser destruída, você não compra nenhum card.



Q: O que acontece se Progenitor Mimic for destruído em resposta à sua habilidade desencadeada na manutenção?

A: A habilidade desencadeada verifica se a condição "se esta criatura não for uma ficha" é verdadeira, portanto ela precisa de uma informação sobre a fonte da habilidade. Essa fonte é o Progenitor Mimic como ele existia no campo de batalha. Como ele não está mais no campo de batalha, o jogo usa a última informação conhecida de quando ele estava no campo. A habilidade resolve e cria uma ficha da coisa que ele estava copiando.



Q: Eu conjuro Cannibalize e dou alvo nos dois Phyrexian Obliterator do meu oponente. Em resposta, ele sacrifica um deles. Cannibalize ainda resolve? Se sim, eu posso escolher qual efeito afeta o Obliterator restante?

A: Sim, Cannibalize ainda possui um alvo válido, então ele resolve e faz o máximo que puder. Entretanto, você não escolhe qual efeito afeta o alvo restante, porque você deve seguir as instruções em ordem. Isso significa que você "escolhe" o único alvo restante para exilar e você não pode colocar nenhum marcador +1/+1 em outro alvo, porque Cannibalize não pode afetar um alvo inválido. Em outras palavras, você é forçado a fazer a coisa que provavelmente teria escolhido fazer de qualquer modo, se tivesse uma escolha.



Q: O que eu devo fazer se eu quero usar Blacker Lotus ou Chaos Confetti sem rasgá-los em pedaços? Além disso, quando a habilidade resolve, os pedaços vão para o cemitério ou para o exílio?

A: Rasgar o card é uma das instruções que você deve seguir quando a habilidade resolve e não é opcional, então você deve fazê-lo. Se não quer rasgar o card, não jogue com ele.

A última instrução diz que você deve remover os pedaços do jogo. Esse texto não foi atualizado no Oracle, então você realmente deve removê-los, o que significa que eles não ficam nem no cemitério nem no exílio.



Q: Suponha que eu controlo um Half-Squirrel, Half-Kitten e um Super Secret Tech. Half-Squirrel, Half-Kitten ganha o bônus de +1/+1 se apenas uma metade dele é foil?

A: Eu diria que ele não ganha todo o bônus se não for completamente foil. No espírito das un-rules, ele deveria ganhar metade do bônus, portanto ganharia + ½ / + ½.




Treze pode ser um número de sorte
nas circunstâncias certas.
Q: Se dou alvo em um card do meu oponente com Extirpate, posso então conjurarArchive Trap de graça?

A: Não, isso não funciona. Extirpate não força seu oponente a procurar no grimório; ele instrui você mesmo a procurar. Como seu oponente não procurou nada, o custo alternativo de Archive Trap não se aplica.



Q: Eu controlo uma Selvala, Heart of the Wilds e resolvo um Char-Rumbler. Em resposta à habilidade da Selvala, eu retorno ela para minha mão. Eu compro um card?

A: Com certeza! A habilidade da Selvala ainda resolve e verifica se há outras criaturas com poder maior que Char-Rumbler. Como não há outras criaturas no campo de batalha, o poder de Char-Rumbler é o maior, então você compra o card.



Q: Minha oponente conjura um Conflagrate que divide o dano entre mim e minha criatura. Se eu usar um Deflecting Palm e escolher o Conflagrate como a fonte, o que acontece?

A: Deflecting Palm diz que a próxima vez que a fonte escolhida fosse causar dano a você, ela previne aquele dano. Isso significa que ela previne apenas o dano que seria causado em você e causa esse tanto de dano no oponente. O dano atribuído à sua criatura será causado normalmente.



Q: Se eu sacrificar três criaturas para recapitular Dread Return, posso dar alvo em uma das criaturas sacrificadas?

A: Não, isso não funciona. Conjurar uma mágica é uma sequência fixa de vários passos, incluindo escolher os alvos e pagar os custos. A escolha de alvos é feita antes do pagamento dos custos, logo a criatura que você planeja sacrificar como parte do custo de recapitular ainda não está no cemitério quando você tem que escolher os alvos.



Q: Meu oponente joga um Ravenous Chupacabra e dá alvo no meu Ranging Raptors com sua habilidade de entrar no campo de batalha. Posso responder com Reckless Rage com alvo no Chupacabra e no meu Raptors, antes do Raptors morrer?

A: Sim! A habilidade do Ravenous Chupacabra usa a pilha e, no momento que sua habilidade desencadeia, o Chupacabra está no campo de batalha. Isso significa que você pode conjurar Reckless Rage em resposta e que Ravenous Chupacabra é um alvo válido para ele.



Q: Thalia, Guardian of Thraben e Eidolon of the Great Revel estão no campo de batalha e eu conjuro Blightning. A habilidade do Eidolon desencadeia?

A: Receio dizer que sim. Mesmo que Thalia aumente o custo total do Blightning, isso não tem relação com o custo de mana convertido dele. O custo de mana convertido provém dos símbolos de mana no seu custo, que (normalmente) ficam impressos no canto superior direito do card e tem pouca relação com a quantidade de mana que o jogador pagou, vai pagar ou teria que pagar para conjurá-lo. O custo de mana convertido de Blightning é sempre 3, então conjurá-lo desencadeia a habilidade do Eidolon.



Q: Eu controlo um Counterbalance e meu oponente conjura Blaze. Se eu revelar um Blaze com a habilidade desencadeada de Counterbalance, o Blaze do meu oponente é anulado?

A: Apenas se ele escolheu X = 0, o que é improvável. Quando você calcula o custo de mana convertido de um card com um X, X é considerado 0, exceto se a mágica estiver na pilha. Na pilha, X é o valor escolhido para ele. Isso significa que o seu Blaze possui custo de mana convertido igual a 1, enquanto o do seu oponente possui o custo de mana convertido de X + 1, que não será igual se assumirmos que seu oponente realmente almejava causar dano com o Blaze dele.




Cuidado onde pisa!
Q: Tem um Rest in Peace no campo de batalha e eu destruo uma das criaturas do meu oponente. Se eu der alvo em outra criatura do meu oponente com Tragic Slip, ela recebe -1/-1 ou -13/-13?

A: Tragicamente para você e felizmente para ele, a criatura recebe apenas -1/-1. Tragic Slip verifica se uma criatura morreu neste turno, que significa se uma criatura foi para o cemitério vinda do campo de batalha. Por causa do Rest in Peace, a criatura que você destruiu foi para o exílio ao invés do cemitério, portanto não conta para o Mórbido de Tragic Slip.



Q: Meu oponente controla um Master Biomancer e conjura uma criatura 1/1. Posso dar alvo na criatura com uma mágica que dê -1/-1 para matá-lo antes dele receber os marcadores do Biomancer?

A: Não, isso não é possível. Master Biomancer cria um efeito de substituição que muda como as criaturas dele entram no campo de batalha. Você não pode responder a essa habilidade e a criatura ganha esses marcadores assim que entra no campo de batalha.



Q: Eu conjurei Insult anteriormente no turno e agora eu ataco com um Renegade Freighter tripulado. Meu oponente bloqueia com duas criaturas 3/3. Posso atribuir 3 de dano em cada uma delas e 4 de dano com atropelar no meu oponente?

A: Não. Insult não dobra o poder de Renegade Freighter, apenas altera a quantidade de dano quando ele é efetivamente dado. Porém antes você precisa atribuir esse dano e Insult não altera as regras de atribuição de dano. Seu Renegade Freighter possui 5 de dano para atribuir e tem que atribuir pelo menos 3 em qualquer um dos bloqueadores que você colocar primeiro na ordem de atribuição de dano. Se você atribui 3 de dano no primeiro bloqueador, você pode atribuir apenas 2 no segundo e não sobra nada de dano para atribuir ao oponente.



Q: Se eu controlo apenas um Mistfire Adept e conjuro Temur Battle Rage com alvo nele, ele ganha atropelar?

A: Com certeza. Conjurar Temur Battle Rage desencadeia a habilidade de destreza de Mistfire Adept, que vai para a pilha acima de Temur Battle Rage e resolve primeiro. Quando Temur Battle Rage resolve, ela vê que agora você controla uma criatura com poder 4 ou mais, então você ganha o efeito adicional dela.



Q: Posso mostrar minha mão para meu oponente se eu quiser? E em um jogo com múltiplos jogadores, se eu olhar a mão de um oponente com Peek, posso mostrar ela para os outros jogadores?

A: Sim para ambos, assumindo que você está jogando pelas Regras para Torneio de Magic. A regra 3.12 do documento Regras para Torneio de Magic diz, em parte, que "Os jogadores podem escolher revelar suas mãos ou qualquer outra informação oculta disponível somente para eles, a menos que expressamente proibido pelas regras.". Graças ao Peek, a mão do seu oponente é informação oculta que está disponível para você, então você pode revelar.



Q: Eu estou em um Friday Night Magic minha amiga jogando uma partida. Durante o primeiro jogo, eu percebo uma jogada que ela poderia ter feito melhor e aviso ela enquanto eles estão embaralhando para começar o segundo jogo. Seu oponente fica chateado e me diz que eu não deveria fazer isso. Ele está certo?

A: Sim, ele está certo, embora ele provavelmente devesse ter chamado um juiz. O que você fez foi "fornecer conselhos estratégicos durante uma partida" o que se enquadra em comportamentos indesejáveis em geral no documento Arbitrando em REL Regular. Você pode pensar que o que você fez foi inofensivo pois eles estavam entre jogos e a situação que você está falando foi no jogo passado, mas sua amiga e o oponente dela ainda tinham no mínimo um jogo para jogar com os mesmos decks, então a mesma situação poderia concebivelmente ocorrer de novo. Você é bem-vindo para dar conselhos estratégicos depois que toda a partida estiver terminada, mas você deve se abster de fazê-lo durante a partida, o que inclui o tempo entre os jogos.




E esse é todo o tempo que temos por ora! Por favor, celebrem nosso décimo terceiro aniversário com responsabilidade e, por favor, voltem na próxima semana para nosso próximo episódio.

- Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a former Level 2 judge based in Toledo, OH. He is retired from active judging, but he still writes for Cranial Insertion and helps organize an annual charity Magic tournament that benefits the National MS Society.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!