Published on 03/19/2018

Uma breve história do Magic, Vol. 1

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.

Uma breve história do Magic, Vol. 1


Eu realmente estou muito animado com a sua ficha.

Olá a todos, e bem vindos novamente ao Inserção Craniana! Se ainda não sabe, esse ano é o aniversário de 25 anos do Magic. E se você passou por sua loja local neste fim de semana, você pode ter notado uma nova coleção nas prateleiras da loja: Masters 25! É uma nova coleção apresentando cards de Magic de cada uma das expansões lançadas em toda a história do Magic, desde Alfa e Beta até o presente com Rivais de Ixalan. Esta semana vamos responder questões envolvendo cards de Masters 25 (e portanto, de toda a história do Magic).

Não respondemos sua questão favorita de Masters 25? Ou talvez você tenha outra questão da história do Magic. Mande pra gente, e enviaremos uma resposta! Você pode enviar uma questão curta via Twitter na nossa conta @CranialTweet. Ou, se você possui uma pergunta um pouco maior, você pode mandar um email para moko@cranialinsertion.com .



Q: Ouvi dizer que Brine Elemental e Vesuvan Shapeshifter formam um ótimo combo. Como ele funciona?

A: Sim, esses dois, quando combinados, irão prevenir que seus oponentes desvirem as permanentes na etapa de desvirar. O primeiro passo é colocar Brine Elemental em jogo virado para cima (seja por conjurar ele virado para cima ou através de Metamorfose, e depois virá-lo para cima). O passo dois é conjurar Vesuvan Shapeshifter virado para baixo. Então, uma vez que você tenha o Shapeshifter virado para baixo em jogo, vire-o para cima, pagando seu custo de Metamorfose e copiando Brine Elemental. Como o Shapeshifter é uma cópia do Elemental quando é virado para cima, sua habilidade irá desencadear e prevenir que seu oponente desvire suas permanentes na próxima etapa de desvirar. Finalmente, durante a sua etapa de desvirar, vire o Shapeshifter Elemental para baixo com a habilidade desencadeada do Shapeshifter e repita. Pagando somente em cada turno, você conseguirá impedir seu oponente de desvirar e efetivamente ter uma Stasis de um lado só.



Q: E quanto a Niv-Mizzet, the Firemind e Curiosity? Posso matar minha oponente ao colocar Curiosity no meu Niv-Mizzet?

A: Sim, esses cards podem ser usadas para matar sua oponente (considerando que você possui mais cards no grimório que eles possuem de pontos de vida). Curiosity desencadeia de qualquer dano que a criatura cause, não somente dano de combate. Se você colocar Curiosity no Niv-Mizzet e então virá-lo e comprar um card, já que você realizou a compra, a habilidade de Niv-Mizzet irá desencadear e causará um ponto de dano ao oponente. Como a criatura encantada causou dano ao oponente, Curiosity irá desencadear e você irá comprar um card. Como você comprou um card, Niv-Mizzet irá desencadear… e eu acho que você pegou a ideia. Considerando que você possui cards suficientes em seu grimório, você será capaz de matar seu oponente com a habilidade de Niv-Mizzet, constantemente comprando cards com a habilidade de Curiosity e causando dano com a habilidade de Niv-Mizzet.



Q: Os cemitérios estão vazios, e eu conjuro Accumulated Knowledge. Eu compro um ou dois cards?

A: Somente um card. Accumulated Knowledge não vai para o cemitério até a etapa final da resolução. Enquanto está resolvendo, ainda está na pilha, então não irá contar para seu próprio efeito. Como não há nenhum outro Accumulated Knowledge no cemitério de ninguém, você irá comprar somente um card.



Q: Eu conjuro Vendillion Clique e escolho minha oponente como alvo da habilidade desencadeada. Quando estou olhando sua mão, eu decido que é melhor deixá-la manter aqueles cards. Posso escolher não colocar um dos cards da mão dela no fundo de seu grimório?

A: Sim, tranquilamente. Se, enquanto você estiver olhando a mão do jogador alvo, você se sentir sossegado com o que ele possui e não quer trocar um daqueles cards com o que está no topo de seu grimório, você não precisa escolher um card, já que a habilidade utiliza a palavra "pode". Se você escolher não utilizar a habilidade, ela vai manter todos os cards em sua mão e não irá comprar nenhum card já que nada foi colocado no fundo de seu grimório.



Q: Minha oponente vira seus únicos dois terrenos para conjurar Fencing Ace. Posso virar um de seus terrenos com Rishadan Port para impedir que ela conjure o Ace?

A: Se você permitir que ela chegue à fase principal, não. Virar terrenos para produzir mana é uma habilidade que não utiliza a pilha e não pode ser respondida. Ela já virou os terrenos para produzir mana e pagou o custo para conjurar Ace, então tentar virar um terreno que já está virado não irá fazer nada à mágica que ela já conjurou.

O que você poderia fazer (se você suspeita que ela possua uma mágica que custe duas manas) é virar um terreno com o Port durante a fase de manutenção ou a etapa de compra. Ela está livre para virar o terreno alvo para gerar mana em resposta, mas se ela não utilizar essa mana até o final da manutenção, ela vai acabar perdendo a mana (e como Ace não possui lampejo, ela não será capaz de utilizar essa mana flutuante para conjurar Ace durante a fase de manutenção ou etapa de compra).


Pode parecer um pouquinho diferente, mas impede ataques da mesma forma que a original.


Q: Meu oponente está me atacando com um Krosan Tusker, e eu bloqueio com um Loyal Sentry. Antes de a habilidade do Sentry desencadear, eu conjuro Boros Charm, tornando indestrutíveis todas as minhas permanentes. O que acontece quando a habilidade de Sentry resolver?

A: Coisas boas para você, coisas não tão boas para seu oponente. Quando a habilidade de Sentry resolver, ela vai destruir o Tusker do seu oponente e seu Sentry. O Tusker é destruído e vai para o cemitério, mas, como seu Sentry é indestrutível, ele não será destruído por sua própria habilidade e vai viver para ver outra fase de combate.



Q: Eu conjuro Rancor, dando alvo em meu Krosan Colossus. Em resposta, minha oponente conjura Murder dando alvo no Colossus. O que acontece com Rancor?

A: Rancor vai para o cemitério e permanece no cemitério. Quando Rancor vai resolver, ele checa se seu alvo (o Colossus) ainda é legal. Infelizmente, o Colossus está morto e não é mais um alvo válido, então Rancor é anulado. A habilidade que retorna Rancor para sua mão somente funciona se ele vai do campo de batalha para o cemitério, e nesse caso, ele está indo para seu cemitério direto da pilha. A habilidade de Rancor não irá desencadear e ele não irá retornar para sua mão.



Q: Posso ativar a habilidade de Hell's Caretaker, sacrificando um Protean Hulk e retornar o mesmo Hulk com a habilidade do Caretaker?

A: Não, você não pode. Você tem de escolher os alvos para a habilidade do Caretaker antes de pagar os custos para ativá-la. Protean Hulk, ainda que se tornará motinho da silva em alguns instantes, não está no cemitério quando você está escolhendo o alvo da habilidade. Você não será capaz de sacrificar e voltar a mesma criatura com a habilidade do Caretaker.



Q: Eu viro meu Spikeshot Goblin 1/2 para causar um de dano em minha oponente. Ela responde conjurando Murder em meu pobre Goblin. Ela ainda irá receber o dano?

A: Sim, ela ainda irá receber um de dano da habilidade do Goblin. Se Spikeshot Goblin não está no campo de batalha quando a habilidade vai resolver, utilizamos a última informação conhecida sobre seu poder para determinar quanto de dano foi causado. Antes do Goblin ser injustamente assassinado, seu poder era 1, então a habilidade do Goblin ainda irá causar um de dano à oponente.

Q: E se ela tivesse usado Disfigure em vez disso? Ela ainda tomaria o dano?

A: Não, ela não tomaria nenhum ponto de dano graças a Disfigure. Mais uma vez, como o Goblin não estava no campo de batalha quando a habilidade resolver, nós voltamos e olhamos para seu poder quando ele estava no campo de batalha. Mas, no último momento em que ele estava no campo de batalha, ele não era 1/2: ele era -1/0. Como o poder do Goblin era negativo (e como não podemos causar dano negativo no Magic), a habilidade do Goblin irá causar 0 pontos de dano à sua oponente.



Q: Eu controlo um Luminarch Ascension, e meu oponente me ataca com duas criaturas 4/4. Eu bloqueio uma delas com Brion Stoutarm. Meu Ascension irá ganhar um marcador no final do turno?

A: Não, não irá ganhar um marcador neste turno. Você perdeu vida neste turno, graças ao 4/4 não bloqueado que causou dano de combate a você. Você também ganhou quatro pontos de vida do Brion ao mesmo tempo, então seu total de pontos de vida efetivamente permaneceu o mesmo, mas para Ascension, você perdeu vida neste turno. A habilidade de Ascension não irá desencadear e você não irá ganhar um marcador de busca.

Q: Eu conjuro Mesmeric Fiend. Depois que ele entra no campo de batalha, mas antes de sua habilidade desencadeada resolver, eu sacrifico o Fiend para Fallen Angel. O que acontece?

A: Fãs do clássico truque do "Oblivion Ring" saberão o que vai acontecer aqui. Mesmeric Fiend possui duas habilidades desencadeadas: uma que desencadeia quando ele entra no campo de batalha, que permite você exilar um card não-terreno da mão de um oponente, e uma segunda que desencadeia quando o Fiend deixa o campo de batalha, que retorna o card exilado para a mão do dono.

Nesta questão, Fiend deixou o campo de batalha antes que sua habilidade de entrar no campo de batalha resolva. Isso significa que a habilidade de deixar o campo de batalha irá desencadear e ir para a pilha acima da habilidade de entrar no campo de batalha, e irá resolver primeiro. Porém quando esta habilidade resolver, não irá fazer nada pois nada foi exilado da mão do oponente ainda. Então a habilidade de entrar no campo de batalha do Fiend irá resolver, e você olhará a mão do oponente e irá exilar um card não-terreno permanentemente da mão dele.

Cards com textos assim não são mais impressos - o texto do Kitesail Freebooter é mais comum agora, por exemplo. O Freebooter possui uma única habilidade desencadeada, não duas, então se o Freebooter morrer com sua habilidade na pilha, ela não fará muito mais que permitir que você olhe a mão de seu oponente - o card escolhido não é exilada da mão do oponente.



Q: Eu viro meu Pendelhaven para dar +1/+2 ao meu Perilous Myr. Então eu conjuro Giant Growth com alvo no Myr. Ele mantém o bônus de +1+2?

A: Contanto que você deixe a habilidade de Pendelhaven resolver antes de conjurar o Growth, sim. Pendelhaven se importa com o poder e resistência do Myr em dois momentos: quando você ativa a habilidade e novamente quando a habilidade vai resolver. Uma vez que a habilidade resolva, o Myr irá manter o bônus, não importando o que ocorra com seu poder e resistência depois. Quando Giant Growth resolver, você irá ter um Myr 5/6, um myr a ser temido!



Q: Eu tenho um Court Hussar em jogo, que eu utilizei mana branca para conjurar. Então eu "pisco" o Hussar com Cloudshift. Eu preciso sacrificar o Hussar?

A: Você terá de sacrificá-lo. Cloudshift exila e depois retorna a criatura para o campo de batalha. O Hussar que está no campo de batalha não possui nenhum vínculo com sua vida anterior no campo, e ele não se lembra do que foi pago quando foi originalmente conjurado. Quando retornar, ele será colocado no campo de batalha (sem ser conjurado), então a habilidade de "sacrifique-o, a menos que tenha sido gasto para jogá-lo" vai desencadear e você terá de sacrificar o Hussar. Mas ao menos você poderá se beneficiar de sua outra habilidade desencadeada ao entrar no campo de batalha novamente.


Mas e se eu precisar de 100.001 flechas?


Q: Se eu colocar um Pacifism no Erg Raiders do meu oponente, ele irá tomar dois pontos de dano todo turno?

A: Sim, irá. No começo da fase final dele, a não ser que tenha ganhado o controle do Raiders naquele turno ou atacado com ele naquele turno, ele irá tomar dois pontos de dano. O Raiders não se importa com o porquê de ele não atacar - seja porque decidiu não atacar ou por conta de um efeito como Pacifism impedir o ataque. Se o oponente não atacou com Raiders no seu turno, ele irá tomar dois pontos de dano.



Q: Posso conjurar Mystic Snake mesmo sem nenhuma mágica na pilha?

A: Sim, você pode fazer isso. Mystic Snake (a mágica) não possui alvo. Ela possui uma habilidade desencadeada que dá alvo, mas não precisa haver uma mágica na pilha para que você seja capaz de conjurar a Snake. Se você acha que a Snake pode ser uma surpresa melhor como criatura bloqueadora do que como uma contramágica, você é livre para conjurá-la sem outras mágicas na pilha.

Mas note que a habilidade desencadeada da Snake não é opcional - se há uma mágica na pilha, você deve dar alvo nela com a habilidade de Snake, mesmo que a mágica seja sua.




Q: Eu ativo a habilidade de Humble Defector, mas em resposta, eu sacrifico o Defector para ativar a habilidade de Brion Stroutarm. O que acontece?

A: A primeira habilidade a resolver é a habilidade de Brion, que causará dois pontos de dano ao jogador alvo. Então a habilidade do Defector resolve, e você compra dois cards. Como o Defector não está mais no campo de batalha (já que foi sacrificado para a habilidade do Brion), seu oponente não irá ganhar o controle do Defector. Em resumo, você comprou dois cards sem dar a seu oponente a opção de usar a habilidade do Defector também.



Q: O que acontece se eu conjurar Whitemane Lion sem nenhuma criatura em jogo?

A: O Lion irá fazer uma curta aparição no campo de batalha, então voltará para sua mão. A habilidade desencadeada de Whitemane Lion não é opcional - quando resolver, você escolhe uma criatura que você controla e retorna para a mão do dono. E como esperado, quando a habilidade do Lion resolver, você controla uma criatura - o próprio Lion, e você terá de devolvê-lo para sua mão.



Q: Posso conjurar Conflux mesmo que eu não tenha nenhum cara vermelho em meu grimório?


A: Com certeza, você pode fazer isso. Conflux não dá alvo em nada, então não há a obrigação de ter um card de cada cor no seu grimório. Você pode somente falhar em encontrar um cara vermelho, mas ainda sim encontrar cards das outras quatro cores.

E mesmo que haja um card vermelho em seu grimório, você não tem de achá-lo. Quando está procurando em seu grimório por um card com uma certa característica (neste caso, um card vermelho), você não precisa encontrá-lo, mesmo que ele exista. Se você prefere deixar aquele card vermelho no seu grimório no lugar de colocar em sua mão, você pode fazer isso.



Q: Há muitos cards bons em Masters 25. São todos legais no formato Standard?

A: Não por terem sido reimpressos em Masters 25. Enquanto Masters 25 possui alguns cards que são atualmente legais no formato Standard como Ravenous Chupacabra e Renewed Faith, ser impresso em Masters 25 não afeta em quais formatos os cards são válidos, somente faz mais cards ficarem disponíveis. Como Masters 25 possui cards de cada uma das coleções de Magic, eu sugiro checar um site como o Gatherer para ver se os cards são válidos no formato que você está interessado em jogar.



Bem, é nostalgia suficiente para essa semana. Vejo todos vocês semana que vem!


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!