Published on 03/05/2018

Maldição do Inverno

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.

Maldição de Inverno


Porque eu vivo justamente onde o vento machuca o meu rosto?
Embora seja verdade que o inverno esteja amenizando em outras partes do mundo, suas garras gélidas estão afiadíssimas aqui na Finlândia, atingindo as temperaturas mais baixas deste ano. Está fazendo com que seja um tanto difícil entrar no escritório da Inserção Craniana para escrever o artigo dessa semana, então eu vou apenas me enrolar em um edredom quentinho e escrever de casa.

Como sempre, se você possui dúvidas de regras, envie-as pra gente para moko@cranialinsertion.com , ou tuíte perguntas curtas para @CranialTweet — Se você escrever para nós, você obterá sua resposta e possivelmente terá sua questão publicada num artigo futuro.

E agora, vamos avançar para as perguntas antes que minhas mãos congelem.



Q: Se eu controlar Winding Constrictor e conjurar uma Jadelight Ranger, revelando dois cards não-terreno, a Ranger recebe quantos marcadores?

A: Jadelight Ranger receberá 4 marcadores +1/+1.

Mesmo que a habilidade de explorar(explore) de Jadelight Ranger seja apenas uma, cada um dos eventos de explorar acontece de forma independente, e a habilidade da Winding Constrictor vai modificar o número de marcadores que cada explorar dá à Jadelight Ranger, fazendo com que sejam dois marcadores para cada card não-terreno revelado.



Q: Se eu encantar um The Scarab God com Lignify e ele em algum momento morre, sua habilidade de retornar desencadeia?

A: Não. Habilidades desencadeadas de criaturas que desencadeiam quando elas morrem, desencadeiam a partir do campo de batalha, mas o Deus com Lignify não terá essas habilidades enquanto estiver em jogo, e, portanto, ele simplesmente morrerá e não retornará



Q: Eu controlo um World Shaper e um Zuran Orb. Então, eu conjuro Diabolic Intent, sacrificando o World Shaper como custo adicional. Eu vou poder buscar um card antes da habilidade do World Shaper resolver? Quando em meio a esse processo eu deveria sacrificar terrenos com o Zuran Orb para obter benefício máximo?

A: A habilidade de morrer do World Shaper irá desencadear quando você conjurar Diabolic Intent. Essa habilidade irá ficar acima do Diabolic Intent na pilha, e irá resolver antes da mágica te permitir buscar um card. Você recebe prioridade antes da habilidade desencadeada resolver, e pode sacrificar terrenos para o Zuran Orb antes que ela resolva.



Q: Eu controlo uma Legion's Landing, e ataco com Kari Zev, Skyship Raider e outra criatura. A Legion's Landing transforma?

A: Não. Uma criatura que entra no campo de batalha atacando não foi declarada como atacante e não conta para a segunda habilidade de Legion's Landing. Você precisa declarar três criaturas como atacantes para aquela habilidade poder desencadear, então atacar com a Kari Zev e só mais uma criatura não será o suficiente, não importa o quão Ragavan seja muito legal.




Neve é apenas um pozinho frio e inconveniente.

Q: Como a habilidade de Explorar (Exploit) funcionaria com um Panharmonicon em jogo? Se eu conjurar Sidisi, Undead Vizier, eu sacrifico duas criaturas e busco dois cards ou sacrifico uma criatura e busco dois cards?

A: Panharmonicon fará com que a habilidade de Explorar de Sidisi desencadeie duas vezes quando ela entrar em jogo. Quando cada um desses desencadeamentos resolver, você pode sacrificar uma criatura. Se o fizer, a habilidade que diz "Quando Sidisi explora uma criatura..." vai desencadear para cada sacrifício realizado. Enfim, ela só desencadeia uma vez para cada sacrifício, já que a mesma não está desencadeando devido a criaturas ou artefatos entrando no campo de batalha.

Por exemplo, Sidisi, entra no campo de batalha enquanto você controla um Panharmonicon. Quando o primeiro Explorar resolver, você sacrifica uma ficha de Zumbi. Isso faz com que a segunda habilidade desencadeie. Quando a segunda resolver, você busca um card em seu grimório. O outro Explorar irá resolver em seguida, e você sacrifica outra ficha para ele. E então você busca em seu grimório novamente por um card quando a habilidade de "Quando Sidisi explorar.." resolver.
Muito complexo? Resumindo: Duas criaturas sacrificadas, dois cards "tutorados" para sua mão.




Q: Eaí, tudo bem? Digamos que eu controle nove permanentes e uma delas possui Ascend. Também estou encantado por uma Curse of Death's Hold do meu oponente. Eu vou conseguir a Bênção da Cidade se eu tentar criar fichas 1/1?

A: Sim.
Quando você controla uma permanente com Ascend, ela verifica continuamente se você controla dez ou mais permanentes a qualquer momento. A partir do primeiro momento que você conseguir, você recebe a Bênção da Cidade. Não importa se você está no meio de uma resolução de uma mágica ou habilidade, ou até mesmo esperando pelas ações baseadas no estado serem verificadas, você ainda receberá a Bênção.
Na situação em que você descreveu, você controla dez permanentes, alguma delas sendo fichas de resistência 0. Isso ainda entrará para a conta e você receberá a Bênção da Cidade antes que a Curse of Death's Hold elimine suas fichas e você retorne para menos de dez permanentes.



Q: Como Zacama, Primal Calamity interage com Gather Specimens?

A: Se um oponente conjura Zacama e você faz com que ele entre no campo de batalha sob seu controle via Gather Specimens ou outros efeitos similares, a habilidade de Zacama não desencadeará.
Zacama sabe quem o conjurou, e se não foi você, a condição secundária da habilidade não é verdadeira, e ela não desencadeia. Zacama pode ter três cérebros de passarinho, mas ele é esperto o suficiente para entender as traquinagens.



Q: Se eu usar Release to the Wind no meu Persistent Nightmare, posso conjurar Startled Awake do exílio, ou ele está exilado permanentemente?

A: Sim, você pode conjurar desde que ainda seja o dono.

Release to the Wind permite que o dono da carta exilada a conjure. Uma carta de dupla face só possui as características de sua face posterior quando estiver em outra zona que não seja o campo de batalha, portanto o efeito de Release to the Wind permite que você conjure o Startled Awake exilado.



Q: O que exatamente aconteceria se alguém usasse Rings of Brighthearth para copiar a habilidade de Memory Jar?

A: Quando a primeira habilidade (copiada) de Memory Jar resolver, cada jogador irá exilar todas as cartas de sua mão (Mão A) e então comprar sete cards. Isso também acaba por gerar uma habilidade desencadeada retardada para a etapa final. Jogadores podem ativar habilidades e conjurar mágicas instantâneas e mágicas com lampejo antes que a outra habilidade de Memory Jar resolva.

Quando a segunda habilidade (original) de Memory Jar resolver, cada jogador irá exilar todas os cards em suas mãos (Mão B) e então comprar sete cards. Isso também acaba por gerar uma habilidade desencadeada retardada para a etapa final. Jogadores podem ativar habilidades e conjurar mágicas instantâneas e mágicas com lampejo normalmente até a etapa final.

Quando a etapa final começar, as duas habilidades retardas irão para a pilha e você escolhe a ordem delas. Isso significa que você escolhe se você irá conseguir a Mão A ou a Mão B de volta primeiro. Seja qual escolha você fizer, jogadores vão descartar suas mãos atuais e então retornar ou a Mão A ou Mão B. Jogadores podem ativar habilidades e conjurar mágicas instantâneas ou mágicas com lampejo normalmente antes que a outra habilidade retardada resolva. Quando a segunda habilidade resolver, jogadores irão descartar o que resta de suas mãos que foram retornadas primeiramente, e então retornar a mão que não foi escolhida primeiramente.



Q: Meu oponente controla uma Forest básica encantada com Utopia Sprawl. Se eu conjurar Spreading Seas com alvo nessa Forest, Utopia Sprawl irá para o cemitério?

A: Sim. Utopia Sprawl só pode estar anexada a um terreno que tenha o subtipo "Floresta". Um terreno que esteja encantado com Spreading Seas tem apenas o subtipo "Ilha", e consequentemente, se torna algo que não pode ser encantado por Utopia Sprawl. Utopia Sprawl será posto no cemitério de seu dono da próxima vez que as ações baseadas no estado forem verificadas.



Q: Eu controlo Eon Hub e conjuro Pact of Negation. A habilidade do Pact ainda desencadeia mesmo que eu não mais possua uma manutenção? E se de alguma forma o Eon Hub é destruído, o Pact ainda se lembrará de quando eu o conjurei e fará com que eu perca o jogo?

A: A habilidade desencadeada retardada do Pact irá esperar até a próxima vez que você de fato tenha uma Manutenção, não importa quanto tempo leve. Assim que Eon Hub se for, qualquer habilidade do Pact irá desencadear e efeitos com "na sua próxima Manutenção.." finalmente irão desencadear e ter uma chance de ir para a pilha e resolver normalmente.
Ele vai te procurar, vai te encontrar e vai te matar.



Q: Estou planejando um deck Burn para Commander e estava pensando em como Ghostly Flame interagiria com cards como Tok-Tok, Volcano Born ou Fire Servant. Minhas mágicas e permanentes vermelhas ainda recebem um bônus no dano?

A: Depende do efeito.
Tok-Tok se importa com a cor da fonte do dano, então não se aplica ao dano por causa do efeito de Ghostly Flame. Fire Servant se importa apenas com a cor da mágica, não com a fonte do dano, e Ghostly Flame não muda a identidade de cor de nada, então o efeito de Fire Servant ainda se aplica e aumenta o dano.



Q: Se um Porphyry Nodes iria destruir minha criatura de face virada para baixo, e a criatura tem um poder maior que outras criaturas no campo de batalha, eu posso virar a criatura para cima para negar o efeito?

A: Não há uma escolha do que será destruído por Porphyry antes que a habilidade desencadeada resolva. Ele olha para o poder de todas as criaturas naquele momento e escolhe o menor possível dentre as opções (se há um empate das criaturas com o menor poder e algumas delas tem Indestrutível, uma que não o tenha precisa ser escolhida).
Não há oportunidade para responder a escolha, de qualquer forma. Se você virar sua criatura para cima antes da habilidade resolver, e ela não mais tiver o menor poder, ela não será escolhida para ser destruída




Às vezes está frio demais para sair de casa ...
Q: Se eu conjurar Hostage Taker dando alvo no comandante do meu oponente, e meu oponente escolhe que ele vá para a zona de comando em vez de ser exilado, existe algum momento em que eu possa conjurá-lo?

A: O comandante não chegará a ir para o exílio em nenhum momento, então você não será capaz de conjurá-lo com a habilidade da Hostage Taker, já que a habilidade só permite que você o conjure se estiver exilado.
Se aquele comandante não deixar a zona de comando antes que Hostage Taker deixe o campo de batalha, ele vai retornar ao campo de batalha sob controle de seu dono quando Hostage Taker se for.
TL;DR: Comandantes são péssimos reféns a serem tomados.



Q: Seria possível usar Release to the Wind para exilar e conjurar uma criatura com Agraciar como uma aura se ela estiver no campo de batalha como uma criatura? Ou não e possível pagar o custo alternativo?

A: Release to the Wind só permite que o card exilado seja conjurado de graça. Já que o custo está ligado a habilidade que permite que o card exilado seja conjurado, um custo alternativo como Agraciar não pode ser escolhido. Você só pode conjurar o card com Agraciar do exílio como uma criatura.



Q: Meu oponente está com 9 de vida, e ataca com um Death's Shadow 4/4 e outra criatura. Eu conjuro Blessed Alliance, escolhendo tanto o primeiro quanto o terceiro modo escolhendo meu oponente como alvo. O que acontece?

A: Seu oponente irá ganhar 4 pontos de vida, indo a 13, o que faz com que o Death's Shadow fique 0/0. Ele ainda não morre, já que ainda estamos no meio da resolução de uma mágica, e assim ele ainda estará no campo de batalha quando seu oponente precisar sacrificar uma criatura atacante. Suponho que ele irá escolher o Death's Shadow se ele manjar das coisas.



Q: Se eu tenho um Melek, Izzet Paragon no campo de batalha e conjuro um Brainstorm da minha mão, todas as três cartas são reveladas individualmente quando compro elas, e porquê? Além disso, enquanto eu decido as cartas que colocarei no topo, o novo topo do meu grimório tem que ser revelado?

A: Sim. Sempre que você compra cards, você compra um de cada vez. Isso significa que o novo topo do seu grimório deve ser revelado entre cada compra, inclusive após sua última compra. O único card que seu oponente não saberá a identidade é o card que você colocar na segunda posição, pois os cards serão colocados de volta simultaneamente e, portanto, apenas o card do topo será revelado após Brainstorm acabar de resolver.



Q: Posso conjurar Battle at the Bridge para X=1 pagando e virando a Trinisphere?

A: Não. Quando você conjura uma mágica, você determina seu custo total antes de pagar qualquer custo. Como Trinisphere está desvirada quando você determina o custo de Battle at the Bridge, ela irá custar 2B para conjurar, então você terá que fazer X ser igual a 2 ao invés 1. Entretanto, você ainda pode virar Trinisphere e outros artefatos para o Improvisar quando você for pagar os custos.



Q: Minha oponente controla Risky Move e, durante seu turno, eu conjuro Quicken e, em seguida, um Catch (Catch // Release), dando alvo em Risky Move. O que acontece no final do turno?

A: O efeito mudança de controlador de Catch irá acabar na etapa de limpeza e Risky Move irá retornar para seu controlador anterior. Isso irá desencadear a segunda habilidade de Risky Move. Como isso irá acontecer na etapa limpeza, os jogadores ganharão prioridade. Assim que a habilidade resolver e a etapa de limpeza terminar, uma nova etapa de limpeza começará (e assim sucessivamente se alguma outra coisa desencadear nesta etapa).
O jogo não irá prosseguir para um novo turno até que haja uma etapa de limpeza onde nenhuma habilidade seja desencadeada e nenhuma ação baseada-nos-estados seja aplicada, então continuarão existindo etapas de limpeza até que uma seja realmente "limpa".



Q: Se meu oponente ataca com Ichorclaw Myr e eu bloqueio com um Young Wolf com um marcador +1/+1 nele (devido ao Imortal), ele morre permanentemente ou o marcador +1/+1 será anulado pelo -1/-1, proveniente do Infectar, antes dele morrer?

A: Quando Ichorclaw Myr causa dano de combate ao Young Wolf, três marcadores -1/-1 são colocados nele. Quando as ações ações baseadas-no-estado são verificadas, o jogo vê que Young Wolf possui resistência de 0 ou menos assim como possui marcadores +1/+1 e -1/-1 ao mesmo tempo nele. Todas as ações baseadas-no-estado são aplicadas simultaneamente, então Young Wolf é colocado no cemitério ao mesmo tempo que os marcadores anulam uns aos outros. Ele ainda possuía todos os marcadores quando estava no campo de batalha, portanto o Imortal não desencadeia.



Q: Como Shirei, Shizo's Caretaker e Skullclamp interagem?

A: Em geral, bem mal.
A habilidade desencadeado de Shirei verifica o poder da criatura enquanto ela existia no campo de batalha, o que inclui o +1/-1 de Skullclamp. Logo, aquela criatura 1/1 que você equipou com Skullclamp morreu como uma 2/0, o que faz com que a habilidade de Shirei não desencadeie. Você irá precisar equipar criaturas 0/1 para obter alguma vantagem real do Shirei aqui.



Q: Um Body Double copiando uma Rekindling Phoenix interage positivamente quando morre? A habilidade da fênix desencadeia?

A: Quando Body Double morre como uma cópia de Rekindling Phoenix, ele irá criar a ficha de Elemental, como esperado. Entretanto, a ficha de Elemental não irá retornar o Body Double para o campo de batalha quando sua habilidade desencadeada resolver. Ele irá retornar um card chamado Rekindling Phoenix para o campo de batalha, mas com sorte você terá um desses no seu cemitério!



Ainda não esquentou lá fora, mas meu coração foi aquecido ao responder todas essas questões pra vocês. Voltem na próxima semana para mais!

- Charlotte


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!