Published on 01/15/2018

Take Me Down To Orazca City

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Nós somos os campeões, meus amigos
Saudações e sejam bem-vindos a mais uma edição do Cranial Insertion! O pré-lançamento de Rivais de Ixalan já passou, e nós esperamos que você tenha se saído vitorioso e governado sabiamente a cidade de Orazca. Agora é a hora de respirar aquele cheiro de card novo e olhar algumas dúvidas de regra que podem ter surgido com esses cards.

Se você tem dúvidas de regras para nós, por favor nos envie um e-mail para moko@cranialinsertion.com ou tweetar perguntas mais curtas para @CranialTweet. Um de nossos escritores enviará uma resposta, e sua dúvida pode aparecer em um artigo futuro para educar leitores como você.

Agora vamos subir os degraus de Orazca e dar uma olhada na seleção de dúvidas da semana.



Q: Então, como funciona receber a bênção da cidade? Se eu tenho dez permanentes eu recebo a bênção, ou eu preciso ter dez permanentes e também jogar um card com ascender para receber a bênção?

A: Ascender pode aparecer em permanentes também, então a resposta depende se alguma das suas dez permanentes tem ascender. Se você controlar ao menos uma permanente com ascender, então você receberá a bênção da cidade assim que controlar dez permanentes. Se nenhuma das dez permanentes tiver ascender, você não receberá a bênção da cidade automaticamente. Você terá que conjurar alguma mágica com ascender, seja uma permanente, feitiço ou mágica instantânea, e quando ela resolver, você receberá a bênção da cidade.



Q: Eu tenho que usar a ficha de Bênção da Cidade de um booster para indicar que eu tenho a bênção da cidade?


A: Não, não é necessário. Você pode usar qualquer método para indicar que você tem a bênção da cidade enquanto for claro, não-ofensivo, e não possa ser confundido com outra coisa. Não precisa nem ser uma ficha. Se você estiver usando um bloco para anotar os totais de vida, o que é uma boa ideia de qualquer forma, você pode simplesmente anotar no bloco que você recebeu a benção da cidade



Q: Se eu equipar Dryad Arbor com Spy Kit, isso faz com que Awakened Amalgam fique ridiculamente grande?

A: Isso seria incrível, mas não funciona assim. Awakened Amalgam não conta a quantidade de nomes entre terrenos que você controla. Ele controla quantos terrenos você controla, não contando aqueles que compartilham nomes com outros que já foram contados. Cada terreno que você controla conta no máximo uma vez para o poder e a resistência de Awakened Amalgam, e dar mais um tanto de nomes não muda isso.





Q: Se meu oponente exilar minha criatura com Baffling End, eu recebo a criatura de volta quando Baffling End sair do campo de batalha?

A: Não. Baffling End faz exatamente o que diz o card. Ele não diz que a criatura é exilada até que Baffling End saia do campo de batalha como faz Angel of Sanctions, e não diz que o card exilado é retornado como faz Oblivion Ring. Ele simplesmente exila a criatura indefinidamente, e quando Baffling End sai do campo de batalha, ele faz uma ficha de Dinossauro.





Q: Se eu equipar uma criatura com dois Captain's Hook, meu oponente precisa de três criaturas para bloqueá-la?[/c]

A: Não, não é assim que ameaçar funciona. Ameaçar cria uma restrição de bloqueio afirmando que a criatura não pode ser bloqueada, a não ser por duas ou mais criaturas, e ter duas instâncias de ameaçar simplesmente cria duas dessas restrições. Obedecer uma delas ao bloquear a criatura equipada com duas criaturas também obedece a segunda.





Q: Digamos que eu controlo Deadeye Brawler e controle um total de nove permanentes. Deadeye Brawler ataca e causa dano a meu oponente. Posso responder à habilidade desencadeada de dano, jogando uma décima permanente com lampejo para receber a bênção da cidade e comprar um card?

A: Não, isso não é possível. A habilidade desencadeada de Deadeye Brawler tem o que é chamada uma "cláusula condicional". Essas cláusulas são verificadas tanto quando a habilidade desencadearia como quando ela resolve, e se a condição não é verdadeira no momento em que a habilidade desencadearia, ela nem mesmo o faz. Isto significa que se você já não tiver a bênção a cidade quando Deadeye Brawler causa dano de combate, a habilidade não desencadeia e não há nada para responder.





Q: Eu uso Hadana's Climb para colocar um segundo marcador +1/+1 em uma de minhas criaturas, e na minha segunda fase principal eu uso Hunt the Weak para dar a ela um terceiro marcador. Hadana's Climb se transforma agora?

A: Não. A transformação de Hadana's Climb só ocorre como parte de sua habilidade desencadeada. Ao resolver a habilidade, você põe um marcador na criatura alvo, e o jogo verifica imediatamente se há três ou mais marcadores +1/+1 nessa criatura. Se houver, ótimo, Hadana's Climb transforma. Caso contrário, a habilidade termina e nada mais acontece.






Sunday, Bloody Sunday
Q: Como Unclaimed Territory funciona com Blood Sun?

A: Isso depende da ordem em que as coisas acontecem, então vamos ver os dois casos. Se Unclaimed Territory entrou no campo de batalha primeiro e Blood Sun aparece depois, Unclaimed Territory não é afetado. Um tipo de criatura já foi escolhido e não será esquecido, e suas habilidades ativadas são habilidades de mana que você ainda pode ativar sob a luz rubra de Blood Sun.

Se for na ordem contrária, ele fica um tanto menos útil. Graças a Blood Sun, ele não tem a primeira habilidade ao entrar no campo de batalha, então nenhum tipo de criatura é escolhido. Você ainda pode ativar as duas habilidades de mana, mas não pode gastar a mana da segunda habilidade em nada porque a restrição se refere a uma escolha não-definida. Mesmo se Blood Sun sair do campo de batalha depois, Unclaimed Territory ainda permanecerá com apenas metade da utilidade porque você não poderá escolher um tipo de criatura retroativamente quando ele recuperar sua primeira habilidade.





Q: O que Evolving Wilds faz quando Blood Sun está em jogo?

A: Muito pouco. Ele fica paradinho, lindo e reluzente no campo de batalha, e é basicamente isso. A única habilidade que ele possui não é uma habilidade de mana, então ele perde essa habilidade e acaba sem nenhuma habilidade. Contudo, ainda é uma permanente, então ainda pode te ajudar a receber a bênção da cidade.





Q: Se eu controlo dois Knights of the Stampede, quanto vai custar para conjurar Ghalta, Primal Hunger?

A: Você vai ter um descontão. Cada Knight remove do custo, e como a soma do poder das criaturas que você controla é 4, a habilidade de Ghalta remove de seu custo. Todas essas reduções de custo são somadas, então o custo é reduzido em , fazendo com que o custo final para conjurar Ghalta seja de apenas .





Q: Eu controlo Nazehal, Primal Tide e meu oponente o alveja com uma mágica de destruição enquanto eu possuo dois cards na minha mão. Posso comprar um card com a habilidade do Nazehal e então "piscá-lo" para desviar da mágica de destruição?

A: Sim, isso funciona. A habilidade de comprar card vai para a pilha em cima da mágica de destruição do seu oponente, e resolve primeiro, então agora você possui três cards na sua mão. Após a habilidade resolver, cada jogador recebe prioridade novamente para que possam conjurar mágicas ou ativar habilidades antes que a próxima coisa da pilha, no caso a mágica do seu oponente, resolva. Isso te dá a chance de ativar a última habilidade do Nezahal e salvá-lo do seu fim.





Q: Release to the Wind exilou uma permanente e eu a conjurei. Meu oponente anula. Ela vai para o exílio para que eu posso conjurá-la de novo?

A: Não. Anular uma mágica a move para o cemitério, e não há nada particularmente especial sobre conjurar uma mágica do exílio exceto o fato de que normalmente não é permitido. O efeito que permite que você conjure um card do exílio não adiciona nenhum efeito incomum depois que ela for conjurada, então ela vai para o cemitério quando for anulada.





Q: A Crafty Cutpurse pode roubar fichas de Tesouro?

A: Com certeza. A habilidade da Crafty Cutpurse cria um efeito que se aplica a qualquer hora que uma ficha de qualquer tipo fosse ser criada sob o controle de um oponente. A maioria das fichas são de criatura, mas a Crafty Cutpurse não é exigente e alegremente toma outras fichas como fichas de artefato.





Q: E os emblemas da , a Crafty Cutpurse pode roubá-los?

A: Não, a Crafty Cutpurse não é tão astuta. Enquanto emblemas geralmente são representados por objetos que parecem fichas no campo de batalha, eles não são fichas e sequer estão no campo de batalha. Dessa forma, um jogador ganhar um emblema é algo completamente diferente de criar uma ficha, e o efeito da Crafty Cutpurse não se aplica a isso.





Q: Eu posso usar Crafty Cutpurse para enganar os meus oponentes para que eles me dêem fichas com mágicas como Tempt with Vengeance ou Alliance of Arms?



Q: Na verdade não. A decisão que faz com que (ou quantas) fichas sejam criadas acontece durante a resolução dessas mágicas. Você não pode lampejar o Crafty Curpurse durante a resolução de outra mágica, então você tem que conjurá-lo antes que a outra mágica resolva. Isso significa que o seus oponentes saberão que não ganharão nenhuma ficha que eles criarem, o que eles provavelmente vão levar em conta no processo de decisão para minimizar o número de fichas que você vai ganhar.






Carry on my Wayward Swordtooth
Q: Se a minha oponente responde ao Wayward Swordtooth destruindo ele, eu ainda posso jogar o terreno extra?

A: Bem, o seu oponente não pode responder com uma mágica de destruição enquanto o Wayward Swordtooth está na pilha. Ela deve esperar o Wayward Swordtooth resolver para que ela possa alvejá-lo com a mágica de destruição. Entretanto, depois que o Wayward Swordtooth resolver, você recebe a prioridade primeiro, porque é o seu turno. Você pode usar a sua prioridade para baixar um terreno extra, e não há nada que a sua oponente possa fazer para te impedir.





Q: Eu posso usar Mastermind's Acquisition para recuperar um card do exílio ou colocar o meu comandante da zona de comando na minha mão? Q:

A: Não. Nem a zona de exílio nem a zona de comando estão fora do jogo. Em um torneio, "fora do jogo" se refere ao seu sideboard, e em um jogo casual, "fora do jogo" se refere a sua coleção pessoal, possivelmente sujeita a restrições impostas pelo seu grupo de jogo.





Q: Se Forerunner of the Empire é destruído em resposta a sua habilidade de causar dano, ele ainda causa o dano?



A: Ele causa! Uma vez que uma habilidade é desencadeada, ela vai para a pilha como um objeto que é independente da sua fonte, e remover a fonte do campo de batalha não anula a habilidade. A habilidade ainda vai resolver, então Forerunner of the Empire — ou a imagem fantasma do que ele parecia no campo de batalha — ainda causa 1 de dano a cada criatura.





Q: Eu controlo Forerunner of the Empire e conjuro Polyraptor. O que acontece?

A: Bem, a primeira vista parece uma grande confusão, mas quando você olha mais de perto, é uma confusão ainda maior. Vamos olhar mais de perto. Primeiro, causar dano com a habilidade do Forerunner é opcional, então vamos assumir que você escolhe causar dano sempre que possível para maximizar a bagunça.

Você começa com Forerunner e o Polyraptor original, e eles recebem 1 de dano cada, o que desencadeia a habilidade de enfurecer do Polyraptor para criar uma cópia de Polyraptor. Essa cópia desencadeia a habilidade do Forerunner para causar dano, que é causado ao próprio Forerunner e a dois Polyraptors. Quando o dano é causado, duas habilidades de enfurecer separadas são desencadeadas e vão para a pilha, mas elas devem ser resolvidas uma por uma. Quando a primeira resolve, criando um terceiro Polyraptor, ela coloca a habilidade do Forerunner na pilha, no topo da segunda habilidade de enfurecer que vai ter de esperar.

Quando a última instância da habilidade do Forerunner resolve, o Forerunner recebe o terceiro ponto de dano e morre, enquanto o Polyraptor original recebe o seu terceiro ponto de dano, o segundo Polyraptor recebe o seu segundo ponto de dano, e o terceiro Polyraptor recebe o seu primeiro ponto de dano. Isso coloca mais três habilidades de enfurecer na pilha, acima daquela anterior. Essas quatro habilidades de enfurecer resolvem e fazem quatro cópias a mais de Polyraptor, dessa vez sem nenhum dano do Forerunner pois ele já está morto.

Quando a poeira abaixa, você tem um Foreruner morto e sete Polyraptors, alguns dos quais possuem dano marcados neles, e você causou 3 de dano a todas as outras coisas que foram azaradas o suficiente para estar no campo de batalha.

Agora você deve estar imaginando o que acontece quando o Forerunner of the Empire é indestrutível de alguma maneira. Essa é uma excelente questão, e nós vamos deixar a resposta como exercício para o leitor.




Bom, essa questão parece um bom lugar para parar. Obrigado por ler, e por favor, voltem semana que vem para mais questões sobre regras de Magic e respostas.


- Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a DCI-certified Level 2 judge based in Toledo, OH. He occasionally judges events in the Northwest Ohio/Southeast Michigan area.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!