Published on 01/01/2018

Um Quadro Limpo

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Français Italiano



Apagando os erros do passado...
Olá, e sejam bem-vindos á primeira edição do Cranial Insertion de 2018! Os escritórios do CI estão cheirando a limpo e fresco pois estamos voltando da nossa mudança de host e de volta aos trilhos com um novo... um novo... ah, okay, na verdade nós não mudamos nada além de algumas coisas nos bastidores que você nem liga, mas dane-se pois eu consegui esse novo purificador de ar para carros de presente de Natal da minha tia e eu não vou desperdiçá-lo!

Okay, então a única coisa nova é uma montanha de perguntas dessa semana, mas isso já deve valer algo. Se você gostaria de contribuir a caixa de "Novos" do nosso correio, nos mande um email com suas perguntas para moko@cranialinsertion.com ; você receberá uma resposta e potencialmente verá sua pergunta em um artigo futuro. Para perguntas menores, você pode nos tuitar em @CranialTweet para o mesmo resultado. (Perguntas devem ser enviadas em inglês)



Q: Eu ativo a habilidade de Rootwalla, e no mesmo turno o Rootwalla perde a habilidade e a ganha de novo. (Minha oponente removeu meu Cast Out que estava exilando seu Humility, mas eu usei outro para exilar novamente.) Eu posso ativar a habilidade do Rootwalla de novo?

A: Não, você não pode. Quando Humility deixa o campo de batalha, seu Rootwalla não está ganhando uma nova instância de sua habilidade ativada - ao invés, a mesma instância antiga que ele já possuía anteriormente no turno está sendo revelada novamente. E como é a mesma instância da habilidade, ele sabe que ela já foi ativada neste turno e não lhe permitirá ativá-la novamente.



Q: Eu conjuro Azusa, Lost but Seeking. Depois que ela resolve, eu tenho prioridade para jogar meus dois terrenos extras antes que meu oponente possa matá-la?


A: Provavelmente sim. Quando uma mágica na pilha resolve, o jogador ativo (aquele de quem é o turno atual) recebe prioridade primeiro, e então tem a chance de fazer coisas antes de dar a seus oponentes a oportunidade de responder. E como Azusa é uma criatura, é muito comum que quando ela resolver, será sua fase principal e a pilha estará vazia, então você poderá jogar terrenos.

Porém, há situações aonde isso não é o caso. Se Azusa entrando no campo de batalha faz com que alguma habilidade desencadeie, por exemplo, então estas habilidades serão colocadas na pilha antes que você receba prioridade. Nesta situação, você ainda terá prioridade primeiro, mas você não poderá jogar terrenos de cara pois a pilha não está vazia, então seu oponente terá uma chance de remover sua Azusa antes que a pilha esvazia e antes que você possa finalmente jogá-los. Por razões similares, se a própria Azusa não desencadear nenhuma habilidade ao entrar no campo de batalha mas ao você jogar o primeiro terreno desencadeie, seu oponente terá uma chance de matar Azusa antes que você possa jogar o segundo, pois a habilidade desencadeada te impede de jogar o segundo terreno de imediato.




Q: Eu uso a habilidade de Mayael the Anima e Majestic Myriarch está nas cinco do topo. Eu tenho três criaturas no campo de batalha—posso colocar Myricarch no campo de batalha?

A: Com certeza você pode. A primeira habilidade de Majestic Myriarch é o que é conhecida como uma habilidade definidora de características—é uma habilidade que é usada para definir um (ou neste caso, duas) de suas características, no lugar de partes do card que normalmente seriam utilizadas para determinar essas características. (Normalmente, o poder e resistência de uma criatura são equivalentes aos números impressos na caixa de P/R, mas "Duas vezes o número de criaturas que você controla/Duas vezes o número de criaturas que você controla" não iria caber.)

Habilidades definidoras de características funcionam em todos os lugares todo o tempo, assim como as partes do card que elas estão substituindo normalmente fariam. Então, se você controla três criaturas, seu Majestic Myriarch é 6/6 não importando onde ele esteja, e, portanto, grande o suficiente para ser colocado no campo de batalha com Mayael.




Q: Eu tenho um Rest in Peace e Tidehollow Sculler, e uso Wasteland Strangler para processar o card que eu peguei com o Sculler. Se meu oponente Shock meu Sculler, meu oponente irá pegar seu card de volta, se ela ainda está exilada?

A: Não, não irá. O card pode ainda estar na zona de exílio, mas quando você o processou com Wasteland Strangler, ele se tornará um novo objeto durante este jogo, mesmo que, com Rest in Peace em campo, o card não tenha atualmente mudado de zona. Portanto, não é um card exilado por Tidehollow Sculler, e não será colocado na mão de seu oponente quando o Sculler morrer.




...para que possamos começar de novo…
Q: Minha criatura possui uma Claustrophobia nela. Posso utilizar Dauntless Aven para desvirar ela?

A: Com toda certeza. Claustrophobia diz que a criatura não pode desvirar durante sua etapa de desvirar, mas isto é tudo que diz—se você pode encontrar outra maneira de desvirar sua criatura, isto é ok com Claustrophobia.

Note que isso não remove Claustrophobia, então a criatura ainda não irá desvirar durante sua etapa de desvirar e você vai precisar continuar usando seu Aven (ou outra coisa) para desvirar a criatura ‘manualmente' todas as vezes, mas é provavelmente bem melhor que não ser possível utilizar ela em nenhum momento.



Q: Eu uso Whip of Erebos para trazer de volta Midnight Scavengers para fundi-lo com meu Graf Rats. O que acontece com Chittering Host no final do turno?

A: Absolutamente nada—ele permanece onde está. A habilidade desencadeada de Whip of Erebos está tentando exilar Midnight Scavengers ao final do seu turno, porém essa criatura não existe mais—ela desapareceu quando Graf Rats exilou as duas criaturas e as fundiu. O Chittering Host que está em campo de batalha agora não é a mesma criatura, então Whip of Erebos não tem motivos para tentar fazer algo com ele.A:



Q: Posso jogar Runed Halo em Emrakul, the Aeons Torn se este não estiver no campo de batalha?

A: Definitivamente sim. Runed Halo não coloca nenhuma restrição no que você pode nomear enquanto entra no campo de batalha, portanto você pode nomear qualquer card que é legal no formato em que você está jogando, tenha um desses por perto ou não, mesmo que não tenha visto nenhum neste jogo, mesmo que não tenha nenhum card com este nome no grimório de ambos os jogadores.

Meu conselho: nomeie Numai Outcast para convencer seu oponente que você já está com o jogo ganho, não importando o que ele faça.(Nota: Nem eu nem Cranial Insertion temos alguma responsabilidade por qualquer jogo perdido como resultado de alguém ser tolo o suficiente de aceitar um conselho estratégico dado por mim.)



Q: Minha oponente tem um Desecration Demon e uma 1/1, enquanto eu tenho um Burn Away na mão e um Goblin Arsonist na mesa. Se eu jogar Burn Away no Demon em resposta a sua habilidade, eu ainda poderei sacrificar o Arsonist para se livrar da outra criatura?

A: Você pode. Como qualquer habilidade ativada ou desencadeada, assim que ela estiver na pilha, a habilidade de Desecration Demon não depende da criatura de qual ela veio, e irá resolver independentemente do que acontece aquela criatura. Quando essa habilidade resolver, ela ainda faz o máximo possível, então ela ainda lhe dá a oportunidade de sacrificar uma criatura se você quiser, mesmo ela não podendo virar o Demon ou colocar um marcador nele se você escolher fazer tal ação.

Normalmente, você simplesmente se recusaria em sacrificar uma criatura para satisfazer o Demon que já está morto, mas ei, se você realmente quer se livrar do seu Arsonist, mais poder para você.



Q: Se Living End trazer de volta meu Urabrask the Hidden junto com todo o resto, as criaturas do meu oponente entrarão viradas?

A: Elas não entrarão. A habilidade de Urabrask the Hidden modifica a maneira a qual as criaturas do seu oponente entram no campo de batalha, mas para que ela possa fazer isso, ela precisa estar ativa antes que essas criaturas entrem - você não pode muito bem fazer com que algo entre no campo de batalha virado se ela já está no campo de batalha. Como Living End retorna todas as criaturas ao campo de batalha simultaneamente, quando Urabrask estiver no campo de batalha e sua habilidade estiver ativa, todas as criaturas relevantes já estão no campo de batalha.



Q: Meu oponente joga uma Vizier of Many Faces. Se eu destruir a criatura que ela está copiando antes que ela entre no campo de batalha, ela ainda copiará?

A: Você não pode fazer isto da maneira que você pretende. Seus oponentes não precisam decidir o que copiar com Vizier of Many Faces até que ela esteja entrando no campo de batalha, então se você esperar pra ver o que eles irão copiar, no momento que você conhece a decisão que eles tomaram, já é muito tarde para você responder - o Vizier deles entrará no campo de batalha como uma cópia de seja lá o que for que eles escolheram antes que você tenha uma chance de fazer algo.

Se você suspeita qual criatura seus oponentes irão escolher (ou eles se apressaram um pouco e deixaram você saber qual a decisão deles seria antes que eles devam fazer ela) você pode sempre destruir essa criatura antes que o Vizier entre no campo de batalha… mas se você fizer isso, eles poderão simplesmente escolher outra coisa ao invés quando a hora de fazer essa escolha chegar.



Q: O que acontece se meu oponente exila o card de criatura do topo do meu cemitério em resposta a habilidade de Circling Vultures?

A: Então quando a habilidade resolver, você exila o novo card de criatura do topo de seu cemitério, seja lá qual for ele. (Bem, ou deixe o Vultures morrer; esta também é uma opção.) O jogo não pré determina a identidade do card que Vultures irá exilar até que isto realmente aconteça, então remover apenas um de seus cards de criatura do seu cemitério não irá parar o Vultures - eles apenas moverão para o que vier depois.

Apenas se seu oponente remover todos os cards de criatura do seu cemitério (digamos, exilando o cemitério inteiro) você será forçado a sacrificá-lo.



Q: Alguém me disse que você não pode pagar pela Ghostly Prison com Deathrite Shaman. Isso é verdade? Por que?

A: Isso é verdade! Isso acontece pois mesmo que produza mana, a primeira habilidade de Deathrite Shaman não é uma habilidade de mana, pois ela tem um alvo - ela usa a pilha e pode ser respondida por ambos os jogadores. Quando o jogo lhe pede para pagar pela Ghostly Prison como parte de declarar os atacantes, ele lhe dá a oportunidade de ativar habilidades de mana para gerar a mana necessária, mas nenhuma outra habilidade, mesmo que estas habilidade terminariam em produzir mana de alguma outra maneira. E você não poderia ter usado o Deathrite anteriormente, pois declarar atacantes é a primeira coisa que você faz na etapa de Declaração de Atacantes do combate - a última chance que você poderia ter usado o Deathrite seria durante a etapa de Início de Combate, o que não ajuda pois a mana esvazia de sua reserva entre as etapas dos turno.

Arbor Elf e cards similares tem o mesmo problema - mesmo que desvirar terrenos permitiria que você gere mana adicional, você não pode usar suas habilidades que não sejam de mana para desvirar estes terrenos durante o processo de declarar atacantes.



Q: Meu oponente usa Sisters of Stone Death para fazer eu bloquear, e eu uso Amphin Pathmage para fazer sua criatura imbloqueável. O que acontece?

A: Bem, sua criatura deve bloquear Sisters of Stone Death se ela estiver apta, mas graças a seu Pathmage ela não poderá fazer isso. Assim, você está livre para bloquear (ou não) da forma que você desejar, como você normalmente poderia. Você não pode bloquear as Sisters imbloqueáveis com qualquer outra coisa, é claro, mas este é um preço pequeno a se pagar para manter sua criatura, não é?




...E faça melhor desta vez.
Q: Em um jogo multijogador, eu conjuro Disrupt Decorum, e um de meus oponentes usa Twincast nele. Quem é atacado?

A: Assumindo que há algum outro jogador jogando um turno entre você e quem usou Twincast na sua mágica, cada criatura que esse jogador controla que estava presente para o goad terá quatro requerimentos separados afetando elas: 1) Ataque se possível; 2) Ataque se possível; 3) Ataque um jogador que não seja você se possível; e finalmente, 4) Ataque um jogador que não seja o conjurador de Twincast se possível. Eles serão forçados a cumprir o máximo de requerimentos possíveis, então se essas criaturas estão aptas a atacar, elas devem atacar. E tratando-se de quem..., bom, isso depende de quem está no jogo. Se este é um jogo de quatro ou mais jogadores e há um jogadores apto a ser atacado que não é você e nem o jogador do Twincast, eles serão forçados a atacar esse jogador.

Se este for um jogo de três jogadores, no entanto, (ou atacar os jogadores que não sejam você nem o jogador de Twincast não é possível por alguma razão) não será possível uma criatura cumprir todos os quatro requerimentos de uma vez. Dessa maneira, elas devem cumprir o máximo possível, da maneira que o controlador delas desejar. Então as criaturas serão forçadas a atacar se possível (satisfazendo os dois requerimentos de dever atacar), mas seu controlador irá escolher se elas cumprirão o requerimento de "devem atacar alguém além de você" atacando o jogador de Twincast, ou o requerimento de "devem atacar alguém além do jogador de Twincast" atacando você.

Assim que o turno do jogador do Twincast começar, é claro, o efeito do Disrupt Decorum copiado deles terminará, e apenas o efeito do seu permanecerá, então até que volte para seu turno novamente as coisas ficarão da mesma maneira como se nenhum Twincast tenha ocorrido.



Q: Minha oponente controla Kor Firewalker e eu conjuro Atarka's Command, fazendo com que minha oponente não ganhe vida. Ela irá ganhar vida de eu conjurar o Command?

A: Sim, ela ganha. Colocar uma mágica na pilha é uma das primeiras partes de conjurá-la, e habilidades que desencadeiam a partir de conjurar uma mágica apenas vão para a pilha depois que a mágica tenha terminado de ser conjurada. Isso significa que elas vão para a pilha em cima da mágica que as desencadeou, e irão resolver antes dessa mágica.

Assim, no momento que a habilidade desencadeada de Kor Firewalker resolver, Atarka's Command ainda não resolveu e ajustou seu efeito de "sem ganho de vida", então não há nada impedindo sua oponente de ganhar vida. Para cima eles irão!



Q: Se eu conjurar Woodland Guidance,eu posso virar minhas florestas em resposta ao resultado do Confronto??

A: Infelizmente, não—se você quer virar suas florestas antes do Woodland Guidance resolver, é algo completamente possível, mas você não pode esperar pelo resultado do Confronto para decidir se irá virar-las ou não—Woodland Guidance não te pede para pagar mana ou te dá oportunidades para usar mana, ou até mesmo a oportunidade de usar habilidades de mana em meio à resolução, portanto, seu plano não dará certo. Na hora em que você souber o resultado do confronto e tiver a chance de fazer alguma coisa, a mágica já terá sido resolvida, e estará em seu cemitério.

Se você quer se beneficiar completamente do Guidance, você vai precisar abusar da sorte e virar seus terrenos primeiro.



Q: Posso usar uma Cavern of Souls para conjurar Crib Swap?

A: Não. Bom, quer dizer, pelo menos não se você está tentando gerar mana colorida com a Cavern—se estiver falando de mana incolor, vai fundo.

Crib Swap pode ter um tipo de criatura escolhido(ou todos os tipos), porém, essa não é a única restrição que a Cavern of Souls faz para que possa ser possível gerar mana colorida—ela também pede que a mágica que você esteja conjurando seja uma mágica de criatura, e ter um tipo de criatura não faz do Swap uma mágica de criatura— ainda é uma mágica instantânea. Dito isso, você não pode gerar a preciosa mana colorida da Cavern para conjurar-lo.



Q: Se eu atacar com Kari Zev, Skyship Raider, mas meu oponente tem uma Authority of the Consuls—meu macaco ainda está atacando?

A: Está sim! Authority of the Consuls faz com que suas criaturas entrem viradas mesmo que normalmente elas não fossem (e o Ragavan, sendo o macaquinho esperto que é, vai entrar virado de qualquer forma), mas não faz com que a entrada delas sejam modificadas de nenhuma outra forma, portanto criaturas que entram no campo de batalha atacando ainda estarão atacando.



Q: O que acontece se meu oponente conjurar uma mágica e eu controlo dois Decree of Silence?

A: O resultado será menos que ideal para você, pois ambos irão desencadear. A primeira habilidade desencadeada a resolver vai anular a mágica e colocar um marcador de depleção no primeiro Decree, tudo muito certo e tudo muito bom, mas a habilidade do segundo Decree ainda irá tentar fazer o possível, então mesmo que não possa anular a mágica, ela ainda vai por um marcador de depleção no segundo Decree, e se somar três marcadores, você será forçado a sacrificá-lo.

Basicamente, ter múltiplos Decrees of Silence com o mesmo número de marcadores no campo de batalha de uma vez só não te ajuda muito mais do que ter apenas um, já que os dois vão somar as mesmas mágicas.



Q: Decree of Silence se casa bem com Solemnity ?

A: Ah sim, com certeza. Assim como na pergunta anterior, mesmo que uma parte da habilidade do Decree não seja possível de ser executada, ela ainda tenta fazer o máximo possível, portanto ela irá anular a mágica e falhar em colocar um marcador no Decree, ou seja, o Decree ainda estará lá da próxima vez que seu oponente conjurar uma mágica, e na próxima, e na próxima, e na próxima…



Q: Com um Prismatic Omen em jogo, um Sundering Titan destruiria cinco ou seis terrenos, já que Wastes é um tipo básico de terreno?

A: Cinco é o máximo, pois Wastes NÃO é um tipo básico de terreno—sério, não é nem um tipo de terreno. O termo "Tipos Básicos de Terreno" é definido nas regras do jogo para especificar os cinco tipos de terrenos: Plains, Island, Swamp, Mountain, e Forest—eles são o tipo especial de terreno que agraciam os terrenos a habilidade de virar e gerar cores específicas de mana. Outros tipos de terreno são tidos como Terrenos Não-Básicos, mesmo que eles porventura apareçam em terrenos que também tem o supertipo Básico—o supertipo Básico é uma coisa completamente separada, da mesma forma que "counter" (o verbo) e "counter" (o substantivo) são duas coisas diferentes.

E mais, não existe um tipo de terreno chamado "Waste". Se você checar a linha do tipo, voce verá que Wastes não tem nenhum tipo de terreno listado na sua linha do tipo—é apenas um terreno e nada mais.



E por hoje é só pessoal, não se esqueçam de voltar semana que vem, quando a Charlotte estará de volta com mais dúvidas de regras para vocês. Até lá, desejo que o seu ano novo esteja livre de erros do passado.

-Callim Mulne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!