Published on 12/11/2017

Guerras do Quiz

Episodio VIII: O Último Quiz

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Que a Força esteja com você.
Saudações, e sejam bem vindos a mais uma edição de Cranial Insertion! Há muito para celebrar: as festas de final de ano estão se aproximando, Unstable está à solta por aí, e uma franquia popular de filmes está para lançar seu próximo episódio em alguns dias. Como um presente de Natal adiantado, preparamos um quiz especial nesta edição para que você possa testar seu conhecimento enquanto lê. Sobre o título, é claro que este não será o nosso último quiz e pronto, mas, com só algumas semanas por vir, é seguro afirmar que esse é o nosso último quiz do ano.

Se você tem questões que gostaria que respondêssemos, sinta-se à vontade para nos enviá-las por email para moko@cranialinsertion.com ou enviar um tweet para @CranielTweet (em inglês). Um de nossos autores irá responder, e pode até ser que a sua pergunta apareça em um artigo futuro, possivelmente com uma referência de cultura pop mal disfarçada.

E agora, sem mais delongas, vamos ao quiz de hoje. Boa sorte!



Q: Quais dessas coisas são impossíveis?

A: As opções são…

A: Virar uma permanente virada
B: Desvirar uma permanente desvirada
C: Pagar o custo de mana de um card sem custo de mana
D: Comprar de um grimório vazio
E: Comer só uma batatinha frita


A resposta é
Todas menos D.

Comprar de um grimório vazio parece que seria impossível, e é fisicamente impossível de realizar, mas uma vez que forçar um jogador a comprar de um grimório vazio é uma condição de vitória alternativa popular, o jogo a define como uma ação possível para que um jogador possa tentar fazê-la e perder o jogo.

Virar uma permanente virada e desvirar uma permanente desvirada são ações impossíveis graças a como "virar" e "desvirar" estão definidos nas regras. Apesar de muitos cards como Drowner of Secrets incluirem a palavra "desvirada" para clareza, essa palavra não é necessária para o jeito que o card funciona. "Vire um Tritão que você controla" é funcionalmente idêntico a "Vire um Tritão desvirado que você controla", mas é bem mais claro para os jogadores que não estão familiarizados com a definição exata de "virar".

Finalmente, um custo de mana vazio é definido como um custo que não pode ser pago, o que impede que você faça coisas ridículas como simplesmente conjurar Ancestral Vision de graça.




Q: Qual modo de Oddly Uneven destrói uma criatura equipada com Spy Kit?

A: As opções são…

A: O modo ímpar
B: O modo par
C: Qualquer modo
D: Nenhum modo
E: Não tô lembrado, nunca nem vi, que dia foi isso?


A resposta é
C.

Spy Kit dá a criatura múltiplos nomes ao invés de combinar todos os nomes existentes de criaturas não-lendárias em um super mega nome. Alguns desses nomes têm um número ímpar de palavras, como Ornithopter, e alguns têm um número par de palavras, como Serra Angel. O modo escolhido para Oddly Uneven checa cada um desses nomes individualmente, então independente do modo que você escolher, é certeza de que a criatura irá contar.




Q: Para onde vai uma Contraption quando é atingida por Time Out?

A: As escolhas são…

A: Para o grimório
B: Para o cemitério
C: Para o deck de contraptions
D: Para o scrapyard
E: Para a zona de removido-absolutamente-do-maldito-jogo-pra-sempre


A resposta é
D.

Para impedir que as coisas fiquem muito malucas, o que quer que isso signifique no mundo de cards borda-prateada, Contraptions têm uma regra útil associada: se uma Contraption fosse deixar o campo de batalha para qualquer outra zona que não seja a zona de exílio, ela vai para o scrapyard ao invés disso.





Olha só o tamanho daquilo!
Q: Qual dessas habilidades pode Modular Monstrosity ganhar?

A: As opções são…

A: Enfurecer
B: Suspender
C: Toque Mortífero
D: Undeathtouch
E: Proteção contra gatinhos e cachorrinhos


A resposta é
B e C.

Modular Monstrosity pode apenas ganhar palavras-chave de habilidades que tenham sido impressas em cards de criaturas existentes de Magic. Enfurecer é o nome de uma palavra de habilidade, portanto não é uma palavra-chave de habilidade, então não pode ser escolhida. Undeathtouch aparece em Over My Dead Bodies e é dado a criaturas, mas não foi impresso em um card de criatura. Proteção é uma palavra-chave de habilidade perfeitamente válida, mas nunca foi impressa com esse modificador, então está fora também.

Também perceba que dar a Monstrosity suspender não vai fazer muito, mas ainda é uma escolha válida. Se você não pode pensar em mais nada, escolher algo que não faz nada é melhor que fazer Monstrosity perder todas suas habilidades de palavras-chave.




Q: Em quais formatos Unstable é legal?

A: As opções são…

A: Standard
B: Modern
C: Vintage
D: Commander
E: Magic de mesa na cozinha


A resposta é
E e, por enquanto, D.

Magic de mesa na cozinha, também conhecido como Magic Casual, é sobre diversão, então desde que seu grupo concorde, cards de borda prateada são válidos.

O comitê de regras de Commander decidiu e declarou que cards de borda prateada são legais em Commander até a próxima lista de banidas agendada para 15 de Janeiro de 2018. O que vai ser legal após essa data é incerto.

Cards de borda prateada não são legais em quaisqueres outros formatos construídos, pois eles são muito zoeiros, desculpa.




Q: Se Cecil decide comprar do grimório vazio de Dana com a habilidade de Spy Eye, o que acontece?

A: As opções são…

A: Cecil perde o jogo.
B: Dana perde o jogo.
C: Ambos Cecil e Dana perdem o jogo, então o jogo é um empate.
D: Nada acontece.
E: Tudo acontece.


A resposta é
A.

As regras para perder o jogo por comprar cards de um grimório vazio são escritas de maneira clara, e as regras não ligam de qual grimório você está tentando comprar. O jogador que tentou comprar é o quem perde o jogo, não o jogador que tem o grimório vazio, então Cecil perde o jogo. É claro, a compra é opcional, então escolher não comprar teria sido a jogada correta.




Q: Eu controlo Panharmonicon e conjuro Prototype Portal, e eu escolho exilar dois cards de artefato da minha mão. Qual custo eu tenho que pagar pra ativar a habilidade do Prototype Portal e qual card ou quais cards estampados são copiados?

A: As escolhas são…

A: Você escolhe um custo, e você recebe a cópia do card com aquele custo.
B: Você escolhe um custo, e você recebe uma cópia de um card da sua escolha.
C: Você paga ambos os custos somados, e você recebe a cópia de um card à sua escolha.
D: Você paga ambos os custos somados, e você recebe uma cópia de cada card.
E: Isso não pode acontecer como descrito porque estampar um segundo card faz com que o Prototype Portal esqueça do primeiro card estampado.


A resposta é
D.

Mesmo que o Prototype Portal fale sobre "o card exilado" como se houvesse apenas um, ele na verdade vai olhar para ambos os cards. O custo de mana convertido é a soma de ambos os custos de mana convertidos, e a ação de fazer uma cópia acontece para cada card. Se você quer olhar os detalhes sórdidos do que faz essa interação funcionar, procure a regra 607.3 das regras abrangentes.





Esses não são os Druidas
que você está procurando.
Q: Quais desses são destruídos por Wrath of God?

A: As escolhas são…

A: Striped Riverwinder
B: Simic Sky Swallower
C: Spearbreaker Behemoth
D: Black Knight
E: God-Favored General


A resposta é
Todas exceto C.

Wrath of God destrói todas as criaturas sem dar alvos, então habilidades que previnem que uma criatura seja alvo, como resistência à magia, manto, e proteção, são inúteis para prevenir isso. A única coisa que salva uma criatura de Wrath of God, além de não estar no campo de batalha quando ela acontece, é ter indestrutível.




Q: Após conjurar duas mágicas, eu conjuro Empty the Warrens, usando conspirar graças a Wort, the Raidmother. Quantas fichas de Goblin eu crio?

A: As escolhas são…

A: 4
B: 8
C: 12
D: 14
E: 42


A resposta é
B.

Conjurar Empty the Warrens e pagar os custos de conspirar desencadeiam duas habilidades: desencadeia a própria habilidade de rajada, e desencadeia a habilidade de conspirar. A habilidade de rajada faz duas cópias de Empty the Warrens, e a habilidade de conspirar faz uma cópia adicional. Essas cópias todas possuem rajada, também, mas como elas não estão sendo conjuradas, a habilidade de rajada não desencadeia. Isso significa que quatro instâncias de Empty the Warrens acabam resolvendo, criando dois Goblins cada, para um total de oito.




Q: Quais dessas habilidades desencadeiam a habilidade de Bellowing Aegisaur?

A: As escolhas são…

A: Receber -1/-1
B: Receber um marcador de -1/-1
C: Ser destruído
D: Dano não letal
E: Dano letal
F: Dano de combate não letal
G: Dano de combate letal
H: Chega, acho que já temos opções demais.


A resposta é
D, E, F e G

Habilidades de enfurecer são desencadeadas por qualquer tipo de dano, mas apenas coisas que realmente dizem "dano" causam dano. Coisas como efeitos de -1/-1, marcadores -1/-1, e ser destruído podem não parecer particularmente legais, mas não são dano. Dessa forma, não vão desencadear habilidades de Enfurecer.

Note que não importa se Bellowing Aegisaur sobrevive ao dano ou não. Receber dano desencadeia a habilidade, e uma vez que a habilidade foi desencadeada, ela existe na pilha independente da sua fonte, então ela vai resolver mesmo que o Bellowing Aegisaur morra por ter dano letal marcado nele.





E essas são todas as questões deste quiz. Como você foi? Se você acertou todas as dez questões, Moko adoraria saber de você e trocar ideias.

Até a próxima vez, que a Força esteja com você!

-Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a DCI-certified Level 2 judge based in Toledo, OH. He occasionally judges events in the Northwest Ohio/Southeast Michigan area.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!