Published on 11/20/2017

Um Ano Para Agradecer

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano




Que momento emocionante.
Olá a todos, e bem-vindos de volta à Inserção Craniana! Esta semana, para aqueles de nós nos EUA, estamos comemorando o Dia de Ação de Graças e, como jogadores de Magic, temos muito a agradecer por este ano. Chegamos a ver Chandra se reunir com a sua mãe; nós tivemos algumas dicas sobre o que Nicol Bolas está planejando; e nós também tivemos DINOSSAUROS! Sim, nós, como jogadores de Magic, temos muito a agradecer por este ano.

Lembre-se, se você tiver uma pergunta de regras, pode enviá-la para a Inserção Craniana. Você pode ter até a sua pergunta usada em um artigo futuro. Se você tiver uma pergunta curta, pode nos enviar um tweet em em inglês para @CranialTweet. E se você tiver uma pergunta mais longa, você pode nos enviar um e-mail em inglês para moko@cranialinsertion.com . E agora, para as perguntas!



Q: Posso usar March of the Drowned para retornar Wings of Velis Vel para minha mão?

A: Você pode. O segundo modo de March of the Drowned permite que você retorne até dois cards de pirata do seu cemitério para a sua mão. Não diz um "card de criatura pirata", então a Wings - que é todos tipos de criaturas em todas as zonas graças ao morfolóide - pode ser alvo e devolvida à sua mão pela March of the Drowned.



Q: Jogar um terreno faz com que a habilidade de Deeproot Champion desencadeie?

A: Não, não fará. Jogar um terreno não é conjurar uma mágica (mesmo se você estiver jogando um terreno com vários tipos, como Great Furnace ou Dryad Arbor). Como você não está conjurando uma mágica, a habilidade do Champion não desencadeia e ele não receberá um marcador.



Q: Eu tenho uma Sphinx of the Final Word em jogo, e eu reciclo Censor para comprar um card. O meu oponente tenta anular a habilidade com Disallow. Ele pode fazer isso?

A: Sim, ele pode fazer isso e anular a habilidade. A Esfinge diz que suas mágicas instantâneas e feitiços não podem ser anuladas por mágicas ou habilidades, mas reciclar é uma habilidade ativada, não uma mágica. Mesmo que a fonte da habilidade seja um card de mágica instantânea ou feitiço, a habilidade na pilha não é uma mágica, então a Sphinx não a protegerá. Seu oponente pode anular a habilidade ativada do Censor para impedir que você compre um card.



Q: O meu adversário tem um Kor Firewalker irritante em jogo. Posso conjurar um Skullcrack, então conjurar um Lightning Bolt no Firewalker para matá-lo?

A: Não, esse plano não funciona. Enquanto o Skullcrack fará com que o dano não possa ser prevenido (evitando a parte da proteção), ele não evitará a parte da proteção que o impede de ser alvo de mágicas ou habilidades desse tipo. Mesmo que você não possa conjurar o Bolt com alvo no Firewalker, você pode usar alguma mágica vermelha que não dê alvo (por exemplo, Pyroclasm) para causar dano ao Firewalker e, como o dano não pode ser prevenido, o Firewalker tomaria o dano da mágica e morreria.



Q: Meu oponente conjura Day of the Dragons, exilando suas criaturas e ganhando algumas fichas de dragão. No meu turno, eu conjuro Zealous Conscripts, ganhando o controle do Day of the Dragons de meu oponente, e então destruo ele com Disenchant. O que acontece com as criaturas exiladas?

A: Você ganha elas! Como você controlava o Day of the Dragons quando ele deixou o campo, você controla sua habilidade desencadeada de deixar o campo. E o Day of the Dragons não fala para devolvê-las sob o controle de seu dono - elas voltam sob seu controle, e "seu" nesse caso é o jogador que controla a habilidade desencadeada de sair do campo de batalha. Mesmo que ela não faça nada para as fichas de Dragão de seu oponente (e se você tiver Dragões seus você terá que sacrificar eles), você vai ganhar todas as criaturas que seu oponente exilou para Day of the Dragons.



Q: Eu tenho uma mão cheia de cards, e eu conjuro Malfegor. Mas eu quero manter alguns dos cards em minha mão. Eu realmente tenho que descartar todas eles?

A: Sim, sinto muito mas você deve. A habilidade desencadeada de Malfegor te instrui a descartar sua mão, o que significa que você deve descartar todos os cards em sua mão. Essa habilidade não é opcional, e você não pode escolher não descartar alguns cards, então mesmo que você esteja ali parado com sete cards na sua mão e seu oponente tem apenas uma criatura, você terá que descartar todos esses sete cards para a habilidade desencadeada de Malfegor.



Q: Eu tenho um Aether Vial em jogo com três marcadores sobre ele. Eu o viro e ativo a habilidade do Vial, mas em resposta, meu oponente destrói o Vial com um Disenchant. Eu ainda poderei colocar um card de criatura no campo de batalha?

A: Sim, você ainda tem essa chance. Quando a habilidade do Vial resolve, ela confere quantos marcadores estão nele para determinar o custo de mana convertido da criatura que você pode colocar no campo de batalha. Mas se o Vial não está no campo de batalha, ela usará a última informação conhecida sobre o Vial para determinar quantos marcadores estavam nele. Na última vez que o Vial estava no campo de batalha, ele tinha três marcadores, então você estará apto a colocar um card de criatura com três de custo de mana convertido no campo de batalha.


Ele com certeza
deu uma lição nas Sentinelas.


Q: Um único Staggershock pode matar uma criatura 4/4 por ele mesmo?

A: Não, ele não pode. Mesmo que você possa conjurar Staggershock no final do turno do seu oponente, durante a etapa de limpeza deste turno, todo o dano marcado na criatura será removido. Não há forma de segurar esse dano até outro turno, e como o rebote desencadeia no começo da sua próxima manutenção, sem ajuda de outra carta (eu sugiro Paradox Haze, e conjurar Staggershock durante sua primeira manutenção para dar rebote na sua segunda manutenção), um único Staggershock não é suficiente para matar uma 4/4.



Q: Eu tenho um Burrenton Forge-Tender em jogo, e meu oponente conjura Swords to Plowshares com alvo nele. Eu posso sacrificá-lo em resposta, mesmo que não haja fontes vermelhas ameaçando me dar dano?

A: Sim, você pode! A habilidade do Forge-Tender não dá alvos, você apenas escolhe uma fonte vermelha quando a habilidade resolver. Mesmo que não haja mágicas ou criaturas vermelhas te ameaçando dar dano neste momento, você ainda pode sacrificá-lo para ativar a habilidade. Você ainda pode sacrificá-lo mesmo que não haja fontes vermelhas para escolher (que no caso, você simplesmente escolherá nada quando a habilidade resolver).

Q: No caso acima, eu poderia escolher o Lightning Helix que está na mão dele como a fonte do dano?

A: Não, você não pode fazer isso. Se você é solicitado a escolher uma fonte, você deve escolher (em geral) uma permanente no campo de batalha ou uma mágica ou habilidade na pilha. Você não pode escolher algo em uma zona oculta, como a mão. Mesmo que você tenha certeza de que o último card na mão do seu oponente é um Lightning Helix e que ele planeja conjurá-la, você não pode escolhê-la como a fonte de dano.



Q: É o começo da minha etapa final, e eu tenho um Angelic Accord em jogo, e eu ganhei um total de 8 pontos de vida neste turno. Eu vou ganhar duas fichas de Anjo?

A: Não, você não vai. O Accord apenas confere se você ganhou pelo menos 4 de vida neste turno. Se você ganhou pelos menos 4 de vida, o Accord irá desencadear e você ganhará uma ficha de Anjo. Mas ele desencadeia no máximo uma vez por turno - ele não quer saber se você ganhou 8 de vida ou 12 de vida. Como você ganhou pelo menos 4 de vida neste turno, você ganhará uma ficha, mas você não conseguirá mais fichas se você ganhou múltiplas vezes 4 de vida neste turno.



Q: Meu oponente tem alguns cards na mão, e durante sua etapa final, eu conjuro um Jin-Gitaxias, Core Augur com lampejo. Ele deve descartar imediatamente sua mão?

A: Não exatamente de imediato, mas perto disso. Se você conjurou um Jin-Gitaxias com lampejo durante a etapa final dele, o limite de cards máximo na mão dele irá reduzir em sete, e durante a próxima etapa (a etapa de limpeza), ele terá que descartar sua mão inteira. Ele recebe prioridade depois que Jin-Gitaxias resolve e entra no campo de batalha, então ele ainda pode conjurar mágicas instantâneas, cards com lampejo, ou ativar habilidades antes que vá para a etapa de limpeza. Mas se ele não puder se livrar de Jin-Gitaxias, qualquer coisa que sobrou na sua mão será descartada.



Q: Eu tenho uma Dragon Tempest em jogo, e eu conjuro Acid-Spewer Dragon. Se eu der alvo no Blazing Archon do meu oponente com a habilidade desencadeada da Tempest, o Archon morrerá?

A: Sim, ele morrerá! Isso acontece pois mesmo que a habilidade desencadeada seja da Tempest, o dragão que acabou de entrar no campo de batalha está dando dano, não a Tempest. Como o Acid-Spewer Dragon tem toque mortífero, qualquer quantia de dano que ele dá irá destruir a criatura. Mesmo se Acid-Spewing Dragon é seu único dragão, este dano será suficiente para destruir o Archon.



Q: Eu tenho uma Necropotence em jogo, e eu reciclei Fade from Memory. Eu ainda poderei comprar um card?

A: Sim, você pode. Enquanto Necropotence irá desencadear quando você reciclar Fade from Memory (já que você descartou um card) e irá exilá-la, a habilidade na pilha não se preocupa com o que aconteceu com a Memory depois que você a reciclou. A habilidade de reciclar ainda resolverá normalmente e você ainda comprará um card.


Admita.
Você achou que ia ser um dinossauro.


Q: Eu conjuro Animate Dead dando alvo em uma criatura, mas meu oponente anula a habilidade desencadeada de Animate Dead com Stifle. O que acontece com meu Animate Dead?

A: Quase nada. Animate Dead ainda está anexado a um card de criatura do cemitério, já que a habilidade desencadeada nunca resolveu. Neste momento, o encantamento não está realmente fazendo nada - está anexado àquele card, mas ainda está no campo de batalha. Como ainda está anexado, ele não vai para o cemitério, mas ele não está realmente fazendo nada no momento (pense nele como um Oblivion ring que exilou uma ficha. Aquela ficha não existe mais, e não vai voltar quando o Ring deixar o jogo, mas enquanto isso, o Ring fica em campo, sem qualquer outro propósito).

Q: Aquela criatura que está no cemitério está recebendo -1/-0? Se sim, meu deck de Alesha, Who Smiles at Death acabou de ganhar novos truques.

A: Não, quando eu disse que o encantamento não estava fazendo nada, eu realmente quis dizer que não estava fazendo nada. O encantamento disse que a criatura encantada recebe -1/-0, mas nós não temos uma criatura encantada nessa situação - nós temos um *card* de criatura encantado. "Criaturas" só existem no campo de batalha - na pilha, elas são mágicas de criatura, e em qualquer outro lugar (incluindo no cemitério) elas são cards de criatura. Como a criatura está no cemitério, e não no campo de batalha, ela não está recebendo -1/-0 do encantamento.



Q: Eu ataco com um Phantom Tiger que tem dois marcadores de +1/+1 nele, e meu oponente bloqueia com duas fichas 1/1. Quantos marcadores meu tigre perde?

A: Só um marcador é removido. Isso é parecido com a mecânica de enfurecer de Ixalan. Mesmo que o dano esteja sendo causado de múltiplas fontes, todo o dano está acontecendo de uma vez só. A habilidade do Tigre não se importa quantas fontes estão causando dano a ele, só se estão causando, então os dois de dano dos dois 1/1s serão prevenidos e o Tigre vai perder um marcador, não dois.



Q: Meu oponente encantou meu comandante com Song of the Dryads. Eu posso usar a habilidade do Devout Harpist para destruir a Song?

A: Não, você não pode. O texto do Oracle do Harpist deixa tudo bem claro: "Destrói a Aura alvo que esteja anexada a uma criatura". A Song está anexada a uma permanente, mas ela faz da permanente um terreno e não mais uma criatura. Como a Song é uma aura anexada a um terreno, e não uma aura anexada a uma criatura, você não poderá destruir a Song com a habilidade do Harpist.



Q: Eu encanto meu oponente com Curse of Predation, então eu ataco ele com uma criatura. Ela ganha o marcador antes ou depois que o dano é causado?

A: Antes que o dano seja causado. A Curse desencadeia quando a criatura ataca o jogador encantado, então aquela habilidade desencadeada vai para a pilha e resolve durante a etapa de declaração de atacantes. Isso significa que sua criatura ganha o marcador antes sequer que os bloqueadores sejam declarados, então sua criatura vai causar dano extra no combate.



Q: Meu juíz local disse que eu acumulei várias Advertências nos campeonatos nos quais ele trabalhou e agora estou preocupado. Existe alguma maneira de ver meu histórico de Advertências?

A: Não, não existe nenhuma maneira, mas não se preocupe, isso não é nada demais. Não existe nenhuma maneira pública de ver quantas Advertências você recebeu durante sua carreira de Magic - e tirando pessoas da Wizards e grupos que discutem desqualificações, mais ninguém pode acessar essa informação também. A menos que seu juiz local esteja guardando registro dos warnings por si só, ele não tem nenhuma maneira de saber quantos warnings você recebeu durante sua carreira de magic.

Mas não entre em pânico! Warnings não são importantes a longo termo. Eles são usados mais para acompanhar coisas que estão dando errado com o jogo, e enquanto algumas penalidades podem receber um upgrade se você recebeu a mesma penalidade múltiplas vezes em um campeonato, você começa do zero em cada campeonato. Não importa se você recebeu um warning em seus últimos 5 campeonatos, eles não afetam a penalidade que você vai receber em seu próximo torneio.



Bem, isso é tudo por essa semana. Nos vemos na próxima semana!


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!