Published on 11/13/2017

Soltem os Ícones!

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Meu desejo é sua ordem
Saudações, e sejam bem-vindos de volta a mais uma edição de Cranial Insertion! Iconic Masters chegará em poucos dias e, para todos vocês ansiosos para jogarem com este set, a edição de hoje está focada neste lançamento. Iconic Masters contém maravilhosos cards da longa história de Magic e algumas mecânicas avançadas, o que certamente fará o cérebro dos jogadores fumegar. Moko considera cérebros defumados uma iguaria, então ele está bem empolgado com Iconic Masters.

Se você tem perguntas de regras para nós, por favor mande-as para o email moko@cranialinsertion.com ou aproveite o limite aumentado de 280 caracteres e tuíte perguntas para @CranialTweet. Um de nossos autores irá lhe responder diretamente, e sua questão poderá aparecer em um artigo futuro para educar leitores assim como você.



Q: Suspender ajuda a aumentar a minha rajada?

A: Isso depende o que você quis dizer exatamente. Suspender um card, ex: exilá-lo com um número de marcadores temporais nele, não é a mesma coisa que conjurar uma mágica, então essa ação não aumenta sua rajada. No entanto, por outro lado, quando o último marcador de tempo for removido na sua manutenção, você poderá conjurá-lo de graça naquele momento. Mesmo que você esteja conjurando de uma zona incomum por um custo incomum, você a está conjurando, então isso adiciona para sua rajada naquele turno.



Q: Rebote adiciona à minha rajada?

A: Absolutamente, e faz isso duas vezes. Quando você conjura o card de sua mão, isto é uma mágica que você conjura, e então quando você conjura pela segunda vez do exílio, isto é uma mágica que você conjura. Igual ao suspender, você pode conjurar de graça do exílio, mas você ainda está conjurando-a quando ela sofre rebote, então isto adiciona a sua rajada.



Q: Se eu controlo Hypersonic Dragon e meu oponente controla Teferi, Mage of Zhalfir, eu posso conjurar feitiços como se eles tivessem lampejo?

A: Não. Seu Hypersonic Dragon quer permitir isso, mas o Teferi do seu oponente proíbe. Uma das regras de ouro de Magic diz que um efeito que proíbe algo de acontecer sobrescreve qualquer efeito ou regra que permite isto acontecer, então Teferi ganha nesta interação.



Q: Se meu oponente conjura uma mágica instantânea, digamos Disenchant em meu turno, eu posso anular essa mágica respondendo com Teferi, Mage of Zhalfir?

A: Boa tentativa, mas isso não funciona. Quando você puder responder a mágica de seus oponentes, eles já completaram o processo de conjurá-la. Introduzir um efeito que os proíbe de conjurar mágicas não afeta quaisquer mágicas que já tenham conjurado. O que você está tentando fazer é o mesmo que fechar o portão do celeiro quando a vaca já saiu, e isso não vai trazer a vaca de volta.



Q: A Ancestral Vision do meu oponente está para sair do suspender. Eu posso pará-la conjurando Teferi, Mage of Zhalfir com lampejo na manutenção dele?

A: Sim, isso funciona. Nesta situação, você está introduzindo o efeito de Teferi antes que a habilidade de Ancestral Vision permita ao seu oponente conjurá-la. No momento que essa habilidade resolver, o efeito de Teferi está presente e proíbe seu oponente de conjurá-la.



Q: Eu posso virar uma atacante com Blinding Mage para interromper o seu ataque?

A: Não exatamente. Uma vez que seu oponente tenha declarado atacantes, as criaturas escolhidas estão atacando, e elas já estão viradas a menos que tenham vigilância. Mesmo que o atacante tenha vigilância, virá-lo não vai parar o seu ataque. Você só pode usar Blinding Mage para interromper um possível atacante virando-o antes que seus oponentes declarem atacantes, mas aí eles podem escolher atacar com outra coisa.



Q: Meu oponente controla uma Genesis Hydra com cinco marcadores +1/+1. Posso usar Diminish nela?

A: Bom, você pode conjurar Diminish nela, mas isso não vai fazer bem o que você queria. Diminish define o poder e resistência básico da Hydra para 1/1, porém seu poder e resistência básico padrão é 0/0. Os cinco marcadores são aplicados em cima da nova base, para um total de poder e resistência 6/6, então você acabou fazendo com que a Hydra do seu oponente fique um pouco maior. Ops.




Hail Hydra!
Q: Se eu conjuro Genesis Wave por e eu revelo Genesis Hydra, quantos marcadores eu posso colocar na Hydra?

A: Infelizmente, nenhum. Apesar dos seus nomes similares, Genesis Wave não combina muito bem com Genesis Hydra. Como você não conjurou Genesis Hydra, você nunca teve a chance de escolher X para tal, então o valor de X na Genesis Hydra é 0, e entra no campo de batalha como uma 0/0 triste, que irá morrer imediatamente se você escolher colocá-la no campo de batalha.



Q: Meu oponente encantou meu Serra Angel com Claustrophobia. Eu posso me livrar disto encantando meu Angel com Pentarch Ward nomeando azul?

A: Com certeza! Um dos benefícios da proteção de uma cor é que a permanente protegida não pode ser encantada por Auras dessa cor. Em primeiro lugar, isto não apenas previne Auras desta cor de serem anexadas a ela, mas existe uma ação baseada-em-estado que verifica se a permanente está encantada por algo que não poderia encantá-la. Com a nova proteção que o Angel adquiriu, Claustrophobia agora está encantando ilegalmente o Angel, e a ação baseada-em-estado jogará Claustrophobia no cemitério.



Q: O Auriok Champion pode bloquear Lord of the Pit pois ele tem proteção contra o preto?

A: Não. Proteção contra o preto significa apenas quatro coisas específicas: Dano que seria causado ao Auriok Champion por fontes pretas é prevenido, Auras e Equipamentos pretos não podem ser anexados a ele, ele não pode ser bloqueado por criaturas pretas e ele não pode ser alvo de mágicas pretas ou habilidades de fontes pretas. Proteção não significa que o Auriok Champion pode ignorar a habilidade de voar do Lord of the Pit.



Q: Eu ataco com uma criatura que tem proteção contra o branco graças a Pentarch Ward, e meu oponente conjura Wing Shards. Eu tenho que sacrificá-la?

A: Receio que sim. Wing Shards está alvejando você, não a sua criatura, e não está fazendo nada das quatro coisas mencionadas anteriormente que a proteção ajuda contra, então você vai ter que sacrificar a criatura atacante.



Q: Se Claustrophobia é revelado com Genesis Wave, posso anexá-la a uma criatura com proteção contra o azul?

A: Não. Mesmo que a aura não esteja dando alvo em nada enquanto está entrando no campo de batalha através da Genesis Wave, ela ainda tem que ser anexada a alguma coisa que pode ser encantada legalmente. Uma criatura com proteção contra o azul não pode ser legalmente encantada por uma Aura azul, então você vai ter que anexar Claustrophobia a outra coisa se você escolher colocá-la no campo de batalha.



Q: Se Genesis Wave revelar Dragon Tempest e um punhado de Dragões, e X for grande o suficiente que eu posso colocar todas esses cards no campo de batalha, coisas incríveis acontecem?

A: Se por "incríveis" você quis dizer um monte de dano, sim, coisas incríveis realmente acontecem. Genesis Wave coloca Dragon Tempest e os Dragões no campo de batalha ao mesmo tempo, e permanentes que entram no campo de batalha ao mesmo tempo vêem umas às outras entrando. Isso significa que a habilidade de Dragon Tempest desencadeia uma vez para cada Dragão que você está colocando no campo de batalha, e então cada uma dessas habilidades conta quantos Dragões você controla, incluindo os novatos.




Q: Day of Dragons conta como um Dragão pra Dragon Tempest?

A: Não diretamente. Day of Dragons não é um Dragão só porque tem "Dragon" no nome. Entretanto, Day of Dragons tem uma habilidade de entrada no campo de batalha que pode criar muitos Dragões, e isso definitivamente vai desencadear a habilidade de Dragon Tempest muitas vezes.




Inconcebível!
Q: Meu oponente conjura Glimpse the Unthinkable em mim e eu tenho menos de dez cartas no meu grimório. Eu perco o jogo?

A: Provavelmente logo, mas não exatamente agora. Ficar sem cards no seu grimório não é um motivo pra perder o jogo, e falhar em colocar cards do seu grimório no seu cemitério não é um motivo pra perder o jogo também. Entretanto, tentar comprar de um grimório vazio vai fazer com que você perca o jogo, e isso vai acontecer na sua próxima etapa de compra, então você tem apenas uma pequena janela de oportunidade para roubar a vitória das mandíbulas da derrota.



Q: O Corpsejack Menace dobra o efeito de Enlarge?

A: Isso seria incrível, mas infelizmente isso não funciona. Corpsejack Menace muda o número de marcadores de +1/+1 que são colocados em criaturas que você controla, e um efeito apenas coloca marcadores se ele usa a palavra "marcador". Enlarge apenas cria um efeito que aumenta o poder e resistência da criatura por um tempo, e faz isso sem colocar marcadores na criatura, então Corpsejack Menace não interage com ele.



Q: Eu estou tentando matar o Furnace Whelp da minha oponente com Reave Soul, e em resposta ela a habilidade dele para aumentar o poder para 4. Ela diz que isso impede o Reave Soul de matá-lo. Isso está certo?

A: Receio que sim. Reave Soul é uma mágica que dá alvo, e o jogo checa a legalidade do alvo de Reave Soul duas vezes: Primeiro quando você o conjura, e depois quando ele começa a resolver. O poder da criatura é parte do requerimento do alvo, então aumentando o poder a sua oponente está tornando o Whelp um alvo ilegal para o Reave Soul. Como Reave Soul está alvejando apenas um alvo ilegal, ele é anulado na resolução pelas regras do jogo.



Q: O que acontece se eu e meu oponente ambos controlamos Abyssal Persecutor?

A: Nada além do ordinário acontece, exceto que nenhum de vocês pode perder ou ganhar o jogo agora. Até que um de vocês se livre do Abyssal Persecutor, o jogo vai continuar mesmo se ambos forem a 0 ou menos de vida ou se os cards de ambos acabarem. Se ambos os jogadores ficarem sem cards sem encontrar um jeito de se livrar do próprio Abyssal Persecutor, a melhor coisa para fazer seria acabar com o jogo com um empate intencional e ir para o próximo jogo. Para o próximo jogo, você deveria colocar do sideboard para dentro do deck alguns cards que te permitem sacrificar o Abyssal Persecutor para evitar esse resultado no próximo jogo.



Q: Como eu devo escolher aleatoriamente um card para Surreal Memoir?

A: Vamos começar com o caso mais fácil primeiro: Se existe apenas um card de mágica instantânea no seu cemitério, é esse que você vai escolher, e pronto.

Se há mais de um, você deve usar um método de randomização para escolher um aleatoriamente. Você pode usar uma moeda ou um dado com pelo menos tantos resultados quanto cards de mágica instantânea no seu cemitério, e designar cada resultado diferente para um card diferente. (Se tiverem mais resultados que cards, você pode designar "rolar novamente" para os resultados excedentes.)

Se você está jogando um formato que não liga para a ordem do cemitério, como o limitado de Iconic Masters, você pode separar os cards de mágica instantânea do seu cemitério, embaralhar, e pedir para o seu oponente escolher uma aleatoriamente, e colocar o restante de volta no seu cemitério, em qualquer ordem que você quiser. Se você escolher usar esse método em um formato que a ordem do cemitério importa, como Legacy ou Vintage, você vai ter que registrar de onde cada card veio e colocar cada card de volta ao seu devido lugar, o que é muito mais trabalhoso, então você provavelmente estará melhor usando um dado.



Q: Eu posso usar os cards de Iconic Masters em um torneio Standard?

A: Não. Assim como os produtos de Commander, Iconic Masters é um produto suplementar, não um set de expansão de Magic. Dessa forma, ser impresso em Iconic Masters não torna um card legal em Stardard.



E esse é todo o tempo que temos para essa semana. Obrigado por ler e por favor voltem semana que vem quando o Nathan nos apresentará outra ajuda com perguntas e respostas sobre regras de Magic.

-Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a DCI-certified Level 2 judge based in Toledo, OH. He occasionally judges events in the Northwest Ohio/Southeast Michigan area.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!