Published on 10/30/2017

Moko Entende das Paradas

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Ele está em um lugar melhor agora.
"Melhor" quer dizer "mais conveniente para nós", mas ainda assim.
Olá, e seja bem vindo a mais uma edição de Cranial Insertion, onde você pode ver que estivemos ocupados decorando para o Halloween! Não se preocupe com os lamúrios ou o barulho das tábuas do chão - nós aprisionamos Moko lá embaixo até novembro já que houve alguns… hmm, incidentes ano passado com algumas das crianças que bateram em nossas portas. Talvez seja um pouco cruel, mas não é como se o espaço apertado estivesse machucando ele de verdade e os barulhos realmente ajudam com essa atmosfera assustadora de um jeito que um efeito sonoro gravado não poderia fazer.

Ainda assim Moko conseguiu se infiltrar nos doces antes que conseguíssemos aprisioná-lo, então vamos ter que distribuir outra coisa, senão o inspetor sanitário irá nos multar novamente. Já que comida não é uma opção, parece que iremos distribuir respostas para dúvidas de regras esse ano. Não que nós não façamos isso normalmente, mas se você quiser sua própria gostosura de Halloween nos mande suas dúvidas de regras de Magic para moko@cranialinsertion.com (em inglês) ou pelo twitter para @CranialTweet. Você receberá uma resposta e possivelmente verá sua dúvida em um artigo futuro.

Aqui estão algumas novinhas - só não se encha antes do jantar!



Q: Como Defensive Formation funciona?

A: Normalmente, quando você está sendo atacado, o jogador atacante decide como atribuir o dano de combate de cada uma de suas criaturas às criaturas que as estiverem bloqueando, atribuindo dano letal (ou mais) a cada bloqueador na ordem de atribuição de dano. [c]Defensive
Formation[/c] joga tudo isso pela janela. Ao invés disso, você que decide como cada criatura que estiver te atacando atribui seu dano de combate entre seus bloqueadores, e você pode atribuir esse dano da maneira que quiser, independente da ordem de bloqueio.

Vamos dar um exemplo para demonstrar como isso funciona e suponha que sua oponente está te atacando com Carnage Tyrant (porque mandar o gigante e implacável lagarto da morte normalmente é a manobra correta) e você bloqueia com Ranging Raptors, Ravenous Daggertooth, e Looming Altisaur.

Your opponent chooses a damage assignment order and decides which of your creatures she most wants to kill, and she has all the options—if she doesn't want to trigger your creatures' enrage abilities, she can assign all the damage to the Altisaur to avoid that. Or perhaps she'd like to trade her Tyrant for maximum value, killing both your enrage creatures and letting only the Altisaur survive—that's an option too.

Sua oponente escolhe a ordem de atribuição de dano e decide qual das suas criaturas ela mais quer matar, e ela tem todas as opções - se ela não quiser desencadear as suas habilidades de enfurecer ela pode atribuir todo o dano ao Altisaur para evitar isso. Ou talvez ela queira trocar o Tyrant por valor máximo, matando suas duas criaturas com enfurecer e deixando somente o Altisaur vivo - isso também é uma opção.

Mas se você controlar Defensive Formation, você que escolhe onde vai o dano, e você não precisa se preocupar com a ordem de atribuição de dano. O que você disse? Você quer que o Tyrant cause 1 de dano a cada uma de suas criaturas com enfurecer e o restante no seu Altisaur para que todas as suas criaturas sobrevivam e você ganhe ambas habilidades desencadeadas de enfurecer para que o Tyrant dela morra sem trocar com nada? Mas é claro!



Q: O que conta como um tipo de criatura? Seria "Goblin Ladino" um tipo completamente diferente de "Goblin Pirata", seriam eles tipos relacionados, ou o que?

A: Um tipo de criatura é um descritivo de uma palavra (normalmente) encontrado na linha de tipo de um card de criatura que descreve que tipo de criatura aquele card representa. Um card pode ter qualquer quantidade de tipos de criatura, mas tipos são sempre uma palavra* - apesar de "Goblin Ladino" e "Goblin Pirata" não serem tipos de criatura, "Goblin", "Ladino" e "Pirata" são. Então Rummaging Goblin e Rigging Runner não têm exatamente os mesmos tipos de criatura, mas os dois compartilham o tipo de criatura Goblin.

*De vez em quando é só tecnicamente uma palavra porque a Wizards colocou um hífen lá. Veja Self-Assembler por exemplo.



Q: Se eu conjurar Insult e atacar com múltiplas criaturas, todas elas causam o dobro de dano ou só uma, já que o card diz "uma" fonte?

A: Todas elas. Insult estabelece um efeito que dura até a etapa de limpeza que diz que toda vez que uma fonte (qualquer fonte) que você controla fosse causar dano, causa o dobro daquele dano ao invés disso. Sua primeira criatura é uma fonte que você controla, e está causando dano, então causará o dobro. A sua segunda criatura também é uma fonte que você controla causando dano, então também causará o dobro, assim como a sua terceira criatura e assim por diante - Insult se aplica e dobra o dano de todas.



Q: Se eu tiver uma Dimir Keyrune enjaulada com Mairsil, the Pretender, o que acontece se eu usar a cópia dele da habilidade de animar a Keyrune?

A: O seu Mairsil se torna 2/2 e não pode ser bloqueado esse turno. Ele não é mais vermelho—apenas azul e preto—mas ganha o tipo de card artefato e o tipo de criatura Horror e mantém todos os seus tipos e habilidades existentes. No geral, ele vai parecer:
Mairsil, the pretender -
Criatura Artefato Lendária — Humano Mago Horror
(Azul e Preto)
Quando Mairsil, the Pretender entra no campo de batalha, você pode exilar um card de artefato ou criatura da sua mão ou cemitério e colocar uma marcador de jaula nele.
Mairsil, the Pretender possui todas as habilidades ativadas de todos os cards que você possui no exílio com marcadores de jaula. Você pode ativar cada uma dessas habilidades apenas uma vez a cada turno.
{Insira todas as habilidades ativadas garantidas pela habilidade anterior aqui}
2/2





Fica repetitivo as vezes,
mas Moko é muito bom em manter
as coisas frescas.
Q: Meu oponente conjura Reason. Depois que resolve, eu posso usar Crook of Condemnation para exilar antes que ele possa conjurar novamente como Believe?

A: Não, você não pode—pelo menos não se o seu oponente fizer do jeito certo. Como é o turno do seu oponente, ele tem a primeira oportunidade para conjurar mágicas e ativar habilidades depois que qualquer habilidade ou mágica resolva. Isso significa que você não pode usar Crook of Condemnation logo após Reason terminar de resolver—você tem que esperar até o seu oponente decidir o que ele quer fazer depois.

Então se o que o seu oponente quiser fazer depois for "conjurar Believe", então no momento que você tiver uma chance para responder ele já vai ter acabado de conjurar e já estará na pilha, fora do cemitério e salvo do Crook.

Se, ao invés, ele não conjurar Believe logo depois, e decidir conjurar outra mágica, ativar outra habilidade, ou não fazer nada, então você vai ter uma chance de ativar o seu Crook e exilar Reason // Believe do cemitério dele.



Q: ...Como isso é diferente de usar Torrential Gearhulk em algo? Eu não posso usar Crook para parar isso?

A: Você pode usar Crook para parar o seu oponente de conjurar a mágica do Gearhulk, mas porque o seu oponente não vai conjurar imediatamente—ele precisa esperar até a habilidade desencadeada do Gearhulk resolver e permitir que ele conjure. Se você responder a habilidade do Gearhulk exilando o alvo, então quando a habilidade for resolver, o card não estará disponível para conjurá-lo.



Q: Se eu conjurar Blessed Reincarnation e o próximo card no grimório do meu oponente for uma criatura ele ainda embaralha?

A: Ele embaralha sim. Se um jogador for instruído a embaralhar um conjunto de cards (como "o resto") no seu grimório, ele ainda embaralha o grimório mesmo se aquele conjunto não possui nenhum card nele.



Q: Em que ordem as habilidades desencadeadas resolvem quando eu bloqueio uma criatura com enfurecer com outra criatura com enfurecer?

A: Assumindo que nem iniciativa nem golpe duplo estão envolvidos, ambas as criaturas vão causar dano de combate uma à outra simultaneamente, e ambos enfurecer vão desencadear ao mesmo tempo. Como jogadores diferentes controlam essas habilidades desencadeadas, a habilidade desencadeada do jogador ativo (do seu oponente no caso—o jogador ativo é o dono do turno, e como ele está te atacando então deve ser o turno dele) vai ser colocado na pilha primeiro, e a habilidade desencadeada do jogador não ativo (sua) vai ser colocada na pilha no topo. Isso significa que a sua habilidade desencadeada vai resolver primeiro.



Q: Training Grounds faz a habilidade do Reassembling Skeleton custar menos?

A: Não faz. Training Grounds faz com que habilidades ativadas de "criaturas que você controla" custem menos, mas um card de Reassembling Skeleton no seu cemitério não é uma "criatura que você controla". É apenas um card de criatura do seu cemitério.



Q: Eu possuo um Renegade Krasis com dois marcadores +1/+1 nele. Se eu conjurar um 2/2, possu usar Diminish para tornar o meu Krasis 1/1 e obter a habilidade desencadeada de evoluir?

A: Não, você não pode, porque mesmo depois de usar Diminish, o seu Renegade Krasis vai ser um 3/3. Diminish muda a base do poder e resistência do seu Krasis, mas outros efeitos—como marcadores +1/+1 ou coisas como Giant Growth—são aplicados no topo disso. 1/1 + (2x +1/+1) = 3/3, então o seu Krasis tem poder e resistência maiores que o 2/2 que você acabou de conjurar, então evoluir não desencadeia pra você.



Q: Eu realmente preciso me livrar de uma das criaturas do meu oponente, então eu conjuro Cannibalize para exilá-la e escolho um 1/1 para ganhar os marcadores. Eu preferia não dar os marcadores, é claro, então o que aconteceria se eu causar 1 de dano no 1/1 em resposta? Cannibalize ainda resolve?

A: Funcionaria, e você exilaria a outra criatura. Uma mágica apenas é anulada na resolução se todos os seus alvos forem inválidos, e Cannibalize ainda tem um alvo válido, então resolve e faz o máximo possível.

Isso significa que quando resolver, você exila qualquer das criaturas alvejadas que você escolheu...mas não há muita escolha sobre qual exilar porque só existe um alvo restante. Então aquela criatura é exilada e não há nada para colocar marcadores, então essa parte não acontece.



Q: Meu oponente conjura Skulduggery dando alvo em meu Siren Stormtamer para o -1/-1, e eu sacrifico ele em resposta para pelo menos parar o +1/+1. Isso funciona, ou ele não está mais alvejando uma criatura que eu controlo?

A: A não ser que o seu oponente esteja tentando dar +1/+1 pra uma criatura sua por algum motivo bizarro—que no caso você provavelmente não gostaria de parar—Skulduggery não vai ser anulado.

Se alguma coisa está checando para ver o que uma mágica (ou habilidade) dá alvo, e um desses alvos deixou a zona na qual se espera que estivesse, você ignora esse alvo quando determinar quais os alvos da mágica. Como Siren Stormtamer se foi, isso significa que Skulduggery não dá mais alvo em uma criatura que você controla, e portanto não é um alvo legal para a habilidade do Stormtamer. Então a habilidade não vai ter nenhum alvo legal e vai ser anulada na resolução, falhando em anular Skulduggery



Q: Como Primitive Etchings e Rowen funcionam se eu tiver ambos no campo de batalha?

A: Exatamente da mesma maneira que ocorreria se o outro não estivesse lá - você não tem que escolher entre os dois encantamentos de qualquer forma. Você revela o primeiro card que comprar em cada turno, e se acontecer de ser uma criatura ou terreno básico, o encantamento apropriado desencadeia e você compra um card adicional.




Não se preocupe, nós garantimos que ele não tenha como fazer isso.
Q: Se eu usar todos os três modos de Collective Brutality e meu oponente tem um Leovold, Emissary of Trest, ele compra três cards ou um?

A: Nenhum dos dois! Ele vai na verdade comprar dois cards, porque duas coisas diferentes - ele e sua criatura - estão se tornando alvo de Collective Brutality.

O fato que Collective Brutality tem ele como dois alvos diferentes não importa - ele ainda "se tornou alvo" apenas uma vez, já que é apenas uma mágica.



Q: Por que Kopala, Warden of Waves não taxa as mágicas do seu oponente para cada Tritão que elas têm como alvo? Por que apenas uma vez?

A: Kopala, Warden of Waves pergunta à mágica do seu oponente apenas uma questão toda vez que ele conjura uma mágica: "Essa mágica tem como alvo um Tritão (que o meu controlador) controla?" Caso sim, ela força seu oponente a pagar a taxa. Caso não, não força. Kopala não diz nada sobre a taxa aumentar com o aumento do número de Tritões como alvo, então não aumenta. É realmente assim tão simples.



Q: Drover of the Mighty é uma 1/1 se eu não controlar um Dinossauro, e uma 3/3 se eu controlar. Quando isso começa a fazer efeito? Se eu conjurar Raging Swordtooth, meu Drover morre?

A: Ele vai sobreviver. A habilidade do Drover of the Mighty é uma habilidade estática que sempre vai funcionar desde que sua condição seja cumprida - não existe um momento em que você controle um Dinossauro e o Drover não esteja ganhando seu bônus. Então nessa situação ele é um 3/3 - e dessa maneira grande o suficiente para sobreviver o 1 de dano - no momento que Raging Swordtooth está no campo de batalha, mesmo antes da habilidade desencadeada ter desencadeado ou resolvido para causar dano nas coisas.



Q: Se você conjurar Vraska's Contempt no Rampaging Ferocidon o ganho de vida acontece?

A: Acontece mesmo. Quando uma mágica ou habilidade resolve, você segue suas instruções na ordem em que estiverem escritas no card. Isso Significa que exilar o Ferocidon apenas acontece antes da mágica fazer você ganhar vida. E já que o Ferocidon já saiu, não existe nada te impedindo de ganhar vida.



Q: Se eu tenho um Ripjaw Raptor com um Pariah anexado a ele, e eu ativo Pyrohemia uma vez, eu compro um card ou dois?

A: Apenas um. Pyrohemia causa todo o seu dano ao mesmo tempo independente de onde estiver indo, portanto a habilidade de enfurecer de Ripjaw vê os 2 de dano como uma instância de dano sendo causado, e portanto desencadeia apenas uma vez.

Compare Pyrohemia com algo como Lash Out ou [Draconic Roar[/c], onde o dano para criatura e jogador são causados em momentos diferentes - se eesses cards fossem utilizados ao invés disso, Raptor desencadearia duas vezes. (e morreria, já que 6 de dano é maior que sua resistência, mas isso são apenas meros detalhes!)



Q: Se Collected Company resolver e meu oponente pegar um Magus of the Moon dele, eu posso virar meus terrenos em resposta, ou o Magus entra em campo de batalha imediatamente e meus terrenos não-básicos já são montanhas?

A: É a segunda opção. Não existe oportunidade para jogadores fazerem coisas entre cards de criatura serem revelados e eles entrarem no campo de batalha. Uma vez que Collected Company começa a resolver, ninguém tem a chance de fazer mais nada - incluindo virar terrenos - até que termine completamente de resolver e, nesse momento, o Magus está em campo e seus terrenos são montanhas.

Se você suspeita que seu oponente pode pegar um Magus do seu Collected Company, você sempre pode virar seus terrenos para mana em resposta ao Company, antes dele resolver… Mas não tem garantia que seu oponente colocara um em jogo, e você não pode voltar atrás caso eles não coloquem.



Q: Consultar notas no meio da partida é permitido? Eu vi jogadores no torneio consultar durante o sideboard em torneios grandes, portanto assumi que é permitido, mas nunca vi no meio da partida.

A: Existe um bom motivo para nunca ter visto: não é permitido. Jogadores são permitidos consultar um (curto) papel com notas de fora entre as partidas de uma rodada, mas apenas as únicas anotações que eles são permitidos a olhar durante os jogos são as que eles fizeram naquela partida em particular.



Q: Existe uma penalidade por enviar uma lista de deck em um papel fora do padrão? Por exemplo colorido, ou de tamanho fora do comum? Papel de pão? Guardanapos?

A: Não existem requisitos neste sentido, entretanto, deliberadamente testar a paciência do juiz ao enviar uma lista de deck esquisita não é recomendado, já que se ele acreditar que você está prejudicando pode sempre atribuir uma penalidade por Conduta Antidesportiva - Menor e forçar você a reescrever a lista de maneira adequada se quiser participar do torneio. Não provoque.



Q: Se minha oponente conjura Thoughtseize e vê minha mão, eu sou obrigado a responder honestamente mais tarde se ela me perguntar quais cards viu na resolução de Thoughtseize?

A: Você não tem nenhuma obrigação nesse sentido. Sua oponente pode te considerar um babacão se você não responder honestamente, mas até onde o jogo se preocupa, o conteúdo da sua mão é informação oculta, e ela apenas tem direito a informação sobre esses cards enquanto eles estiverem revelados na resolução de Thoughtseize. Após isso, ela não tem direito a qualquer acesso a essa informação - ou qualquer informação sobre o conteúdo na sua mão no geral fora quantos cards existem nela - então se sinta livre para mentir como um sem vergonha.



E é isso pelo mês de Outubro! Venha nos ver semana que vem quando Charlotte retornará para entreter a todos com mais questões de regras de Magic!

Até lá, eu espero que esse ano ao menos algumas das crianças jogue Magic...


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!