Published on 10/09/2017

A estrada para El D'Orazca

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



"É o mapa! Para El Dorado!"
"Você bebeu água do mar, não bebeu?"
Essa é a hora! Hora de queimar uma trilha! Que trilha, você pergunta? Aquela trilha! A trilha que nós queimamos!

Ixalan está aqui, trazendo uma pompa de cards e mecânicas novas e incríveis e eu estou aqui essa semana para ser o seu guia através desse novo mundo maluco de tritões, tesouros, vampiros, piratas e dinossauros. (Mas infelizmente, nenhum dinossauro pirata. *suspiro*) De qualquer forma, vamos às questões antes que qualquer coisa nos distraia da nossa missão.

Lembre-se, se você tem uma pergunta sobre regras (ou apenas quer conversar sobre dinossauros), você pode nos contatar. Nós até podemos usar sua questão em um próximo artigo. Se você tem uma pergunta curta, você pode nos mandar um tweet para @CranialTweet. Mas se você possuir uma pergunta mais longa, sinta-se livre para nos mandar um e-mail para moko@cranialinsertion.com .



Q: Se eu controlo Arcane Adaptation nomeando Eldrazi em um jogo de Commander e então ativo a segunda habilidade ativada de Spawnsire of Ulamog, eu posso conjurar todas as criaturas que eu sou dono e que não estão no meu deck, certo?

A: Não exatamente. Cards que referenciam "fora do jogo" se referem a cards na sua reserva se você está jogando um torneio. Se você não está jogando um torneio, o significado deve ser acertado entre o seu grupo de jogo. Em commander, se nenhum acordo existe, esses cards não podem acessar nenhum card.

Além disso, Arcane Adaptation não muda o tipo de criatura de cards que você é dono fora do jogo, pois eles não estão em nenhuma zona do jogo. Então mesmo se o seu grupo de jogo estiver OK com você conjurando mil criaturas aleatórias que você tem, você ainda apenas estaria apto a conjurar as que estão impressas como Eldrazi (ou que tem Morfolóide).



Q: Eu sei que as cópias feitas pela habilidade -5 do Jace, Cunning Castaway não são lendárias, mas o Jace original ainda é lendário, então eu vou perdê-lo para a regra das lendas se ele sobreviver para ver as fichas serem criadas, certo?

A: O Jace ficará bem. A regra das lendas apenas se aplica se um jogador controlar duas ou mais permanentes lendárias com o mesmo nome. Apenas o Jace original é lendário e então a regra das lendas não é aplicável aqui. O seu Jace lendário pode coexistir com qualquer número dos seus impostores não-lendários.



Q: Se eu tenho uma ficha cópia de Treasure Map com dois marcadores de marco, e eu ativo ele, eu sei que eu não posso transformá-lo, mas eu ganho as fichas de Tesouro?
A: Sim. Quando você está resolvendo a habilidade, você faz o máximo possível, mesmo se algumas instruções forem impossíveis.

Quando a terceira ativação da habilidade ativada da sua ficha de Treasure Map resolve, você vai fazer vidência 1, adicionar o terceiro marcador de marco, e então remover todos os marcadores de marco. Você não pode transformá-lo porque fichas e cards que não são de dupla face não podem transformar, mas você vai pular isso e prosseguir a criar três fichas de Tesouro.

Sim, isso significa que você poderá continuar a fazer vidência com o mapa no seu próximo turno, e eventualmente fazer mais fichas de tesouro…
Honestamente, esse tipo de mapa parece melhor que o original, mesmo que ele não te leve para Treasure Cove...



Q: Eu tenho Sunbird's Invocation no campo de batalha. Eu conjuro Approach of the Second Sun. Nos 7 cards do topo do meu grimório, eu encontro outro Approach of the Second Sun e conjuro. Quando o Approach of the Second Sun original resolver, eu ganho?

A: Sim.

O Approach of the Second Sun que você conjura com Sunbird's Invocation não foi conjurado da sua mão, então ele não vai ganhar o jogo. Ele vai ganhar 7 de vida e vai voltar ao seu grimório. Quando o Approach of the Second Sun conjurado da sua mão resolve, ele vai ver que você conjurou outro Approach of the Second Sun (o conjurado com Sunbird's Invocation) e faz com que você ganhe o jogo.




"Aparentemente, El Dorado significa…
gloriosa grande PEDRA"
Q: Eu sacrifico meu Reassembling Skeleton, e o reanimo com sua habilidade, e repito esse processo mais três vezes. Então eu conjuro Bloodcrazed Paladin. Quantos marcadores +1/+1 Bloodcrazed Paladin terá quando entrar no campo de batalha?


A: Bloodcrazed Paladin entrará no campo de batalha com quatro marcadores +1/+1. Uma criatura que retorna ao campo de batalha do cemitério é uma nova criatura. Se ela morre múltiplas vezes no mesmo turno, cada morte é contada separadamente para Bloodcrazed Paladin.



Q: Eu sei que Juramento das Sentinelas rotacionou para fora do formato Padrão, mas eu ainda posso usar Wastes no meu deck Padrão?


A: Não, não pode. Wastes só é válido em formatos onde Juramento das Sentinelas é uma coleção válida. Como Juramento das Sentinelas não é mais uma coleção válida no formato Padrão, Wastes não é mais uma carta válida do formato Padrão, embora seja um terreno básico.

Os terrenos nevados de Frente Fria e Era Glacial também rotacionaram para fora do formato Padrão, e isso também aconteceria com terrenos básicos normais como Plains e Mountain se eles pararem de ler lançados em coleções válidas no formato Padrão.



Q: Se eu ataco com um Dire Fleet Interloper 3/3 e ele é bloqueado por um Ixalli's Keeper 2/2 e um Ranging Raptors 2/3 com enfurecer, eu posso atribuir todo o dano para a criatura sem enfurecer para evitar a habilidade desencadeada, ou sou forçado a atribuir o ponto de dano adicional à criatura com enfurecer?

A: Sim, evite dar a habilidade desencadeada de enfurecer ao seu oponente nessa situação. Quando os bloqueadores são declarados, apenas ponha Ixalli's Keeper como a primeira criatura na ordem de atribuição de dano do Interloper. Você nunca tem que atribuir dano a criaturas além da primeira numa ordem de atribuição de dano se você não quiser.




Q: Você pode explicar por que um bloqueio múltiplo numa criatura com enfurecer, por exemplo Ripjaw Raptor, apenas desencadeia a habilidade uma vez, mas uma habilidade de "quando você ganhar vida", como de Archangel of Thune, desencadeia uma vez para cada criatura com vínculo com a vida que causa dano de combate?


A: Dano de combate é causado simultaneamente em cada etapa de dano de combate. Isto significa que mesmo que múltiplas criaturas causem dano de combate a Ripjaw Raptor, todo esse dano está acontecendo devido ao mesmo evento e portanto apenas está sendo causado dano uma vez e sua habilidade só desencadeia uma vez.

Habilidades desencadeadas de ganhar vida só contam cada fonte separadamente porque há uma regra especial que define isso.(CR 118.9: Algumas habilidades desencadeadas são escritas, "Toda vez que [um jogador] ganha pontos de vida, ..." Tais habilidades são tratadas como se fossem escritas da seguinte forma, "Toda vez que uma fonte faz com que [um jogador] ganhe pontos de vida, …")



Q: A primeira habilidade de Kopala, Warden of Waves aumenta o custo de anulações dando alvo em mágicas de Tritão? A escrita faz parecer que sim.

A: Não. "Um Tritão que você controla" significa uma permanente de Tritão que você controla no campo de batalha. Não inclui cards de tritão em outras zonas, incluindo a pilha. Se a habilidade de Kopala fosse incluir mágicas de Tritão na pilha, ela diria "um Tritão ou mágica de Tritão que você controla" ou algo do gênero.



Q: Os encantamentos e artefatos dupla face de Ixalan desencadeiam habilidades de aterragem quando se transformam em terrenos?

A: Normalmente não. Nove dos dez cards dupla face em Ixalan se mantém no campo de batalha quando se transformam. Eles não estão mudando de zona, apenas algumas de suas características, portanto não desencadeiam aterragem.

Conqueror's Galleon é a exceção. Ele se exila e então retorna ao campo de batalha transformado como Conqueror's Foothold. Isto irá desencadear aterragem porque o card está retornando ao campo de batalha como um terreno.




Q: Qual a interação entre Gideon of the Trials e Thunderbreak Regent? O dano da habilidade do regente é prevenido assim que o gideon cutucá-lo ou o regente me dá um choque primeiro?

A: Você vai levar um choque.

Toda vez que algo desencadeia de uma mágica sendo conjurada ou uma habilidade sendo ativada, a habilidade desencadeada vai para pilha acima da mágica ou habilidade que a desencadeou, e resolve primeiro. Então quando Gideon vai colocar aquela bolha ao redor do Thunderbreak Regent, o Regent fica bolado e te atinge antes do Gideon funcionar.



Q: Eu uso a mana de Primal Wellspring para conjurar ambas metades de Turn // Burn. Como é a cópia?

A: A cópia de uma mágica criada por conjurar uma mágica com mana criada por Primal Wellspring é criada diretamente na pilha como uma cópia da mágica original como foi conjurada. Já que Turn//Burn foi conjurado fundido, a cópia também está e você terá o efeito de ambas metades do card.



Q: Por favor explique a interação entre Trinisphere, esquadrinhar e mana phyrexiana. Me deram a entender que o esquadrinhar contorna a Trinisphere, mas mana phyrexiana não, e eu estava pensando se você poderia me explicar o porquê de ser assim.

A: Quando você conjura uma mágica com Trinisphere em campo, ela vai olhar para o custo da mágica após todos custos alternativos, aumentos e reduções de custo serem aplicados, e então aumentar o custo total para três manas se já não for três ou mais.

Mana phyrexiana não engana a Trinisphere porque a escolha de pagar mana ou vida por cada símbolo de mana phyrexiana no custo é feita antes do custo final ser determinado. Isso significa que se você escolher pagar 2 de vida ao invés de U para conjurar sua Gitaxian Probe, Trinisphere não vai gostar disso e vai te fazer pagar 3 em adição aos 2 de vida. Se você escolheu pagar U, então o custo aumenta para o total de 2U.

Esquadrinhar, convocar e improvisar contornam as peripécias de Trinisphere porque elas são parte das mecânicas de pagamento do custo, e não são aplicadas até o custo final da mágica ser determinado. Então quando você conjura Gurmag Angler, Trinisphere vê um custo total de 7 e deixa ele em paz, mesmo que você termine pagando apenas B e exilando 6 cards de seu cemitério.




"Ambos?" "Ambos." "Ambos." "Ambos é bom."
Q: Eu tenho um Marionette Master 4/6 e cinco fichas de tesouro em campo de batalha. Considerando que meu oponente está a 20 ou menos de vida, existe algo que ele pode fazer para me impedir de vencer a qualquer momento ao sacrificar os cinco tesouros apenas para gerar mana?

A: Mesmo que seu oponente não possa impedir você de sacrificar as fichas de tesouro a qualquer momento que você tiver a prioridade, ele ainda pode responder às habilidades desencadeadas do Marionette Master. A quantidade de vida que seu oponente perderá de cada habilidade não é determinada até ela resolver, e nesse ponto ela olhará para o poder do Marionette Master no momento (ou o último valor conhecido caso ele tenha saído do campo de batalha depois desde que a habilidade desencadeada foi para a pilha). O que tudo isso significa é que seu oponente pode tanto impedir as habilidades individualmente com mágicas como Disallow ou reduzir o poder de Marionette Master com mágicas como Torment of Venom para perder menos vida. Não, essas não são são ótimas opções, mas são opções de qualquer forma.



Q: Minha oponente me ataca com quatro criaturas e eu conjuro Settle the Wreckage. Quando minha oponente busca em seu grimório, ela apenas encontra três terrenos básicos. Ela ainda pode colocar eles em campo ou tem que achar exatamente quatro?

A: Toda vez que um jogador está procurando no grimório por cards com qualquer característica em específico - como qualquer coisa mais específica que "um card" ou "N cards", ele pode sempre encontrar menos cards do que o instruído dessa maneira. Isso também é conhecido como "falhar ao encontrar".


Para Settle the Wreckage, isso significa que o jogador pode encontrar qualquer número de terrenos básicos de seu grimório até o número de criaturas que foi exilado.



Q: Se Ixalan's Binding exilar o comandante de alguém e essa pessoa movê-lo para a zona de comando ao invés de exílio, ele pode ser conjurado novamente enquanto Ixalan's Binding ainda estiver no campo de batalha?

A: Se o card é movido para a zona de comando ao invés de ir para o exílo, então nada foi exilado com Ixalan's Binding, e sua segunda habilidade nada faz. Similarmente, se um card é exilado e então movido para outro lugar - como com um Eldrazi Processor - então os cards com o mesmo nome poderão ser conjurados novamente.



Q: Se Tilonalli's Skinshifter copiar algo com exaurir, ele pode ser exaurido?

A: Não, isso não funciona.

A habilidade desencadeada ao Tilonalli's Skinshifter atacar acontece no mesmo momento que você precisaria escolher exaurir ou não, se ele fosse copiar algo como Emerhorn Minotaur. No momento que a sua habilidade desencadeada resolver, Tilonalli's Skinshifter já atacou e perdeu a chance de ser exaurido.

O mesmo é verdadeiro para copiar qualquer criatura com uma habilidade desencadeada ao atacar. Ilonalli's Skinshifter não vai ser uma cópia da criatura a tempo dessas habilidades desencadearem. Apesar disso, ele vai se beneficiar de qualquer habilidade desencadeada como "ataca e não é bloqueada", "se torna bloqueada" ou "causa dano de combate".



Q: O efeito "permutem os seus totais de vida" de Axis of Mortality vai tecnicamente fazer com que os jogadores ganhem ou percam vida, correto? Isso significa que se eu permutar o total de vida com um oponente com Leyline of Punishment em jogo, nós simplesmente vamos ambos ao menor total de vida?

A: Sim, o jogador está perdendo ou ganhando vida, mas também deve estar apto a perder ou ganhar vida apropriadamente para que a troca aconteça.

Se um jogador não pode ganhar vida, ele não pode permutar seu total de vida com um jogador com um total de vida maior.

Se um jogador não pode perder vida, ele não pode permutar seu total de vida com um jogador com um total de vida menor.

Em ambos os casos, a permuta não pode ser completada então nada vai acontecer e nenhum total de vida vai mudar. (Os jogadores ainda são alvos legais para a permuta, mas a permuta apenas não acontece devido aos requerimentos da palavra chave de ação de "permuta".)

Note que isso apenas se aplica a efeitos que dizem que ganhar ou perder vida não podem acontecer. Efeitos que substituem ganhar ou perder vida por alguma outra coisa, por exemplo Tainted Remedy,vão permitir que a permuta aconteça mas modificar os seus resultados apropriadamente.



Q: Eu uso Gonti, Lord of Luxury para roubar um Gideon of the Trials do grimório do meu oponente. Depois que eu conjurei esse gideon, meu oponente conjura Cast Out e o exila. Se o Cast Out for posteriormente destruído, quem vai controlar o Gideon?

A: Gideon vai retornar ao campo de batalha sob o controle do seu dono, então seu oponente o receberá de volta.

Por padrão, permanentes entram no campo de batalha sob o controle de seus donos. As únicas exceções a isto são se outro jogador controlava a mágica que se tornou aquela permanente ou se outro efeito especifica que a permanente entra no campo de batalha sob o controle de outro jogador.



Q: A quarta regra no Gatherer para Revel in Riches diz "Se a segunda habilidade de Revel in Riches fizer com que você vença o jogo, por favor evite arremessar suas fichas de Tesouro no ar, já que isso pode distrair ou machucar outros jogadores." Isso é uma regra de verdade ou uma orientação?

A: É uma orientação, mas, por favor respeite seus colegas jogadores e faça o melhor para festejar com responsabilidade.



Eu nos trouxe até onde pude neste semana, mas Carsten estará com vocês novamente em uma semana para a próxima perna desta jornada. Até lá, lembrem de festejar com responsabilidade!

- Charlotte


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!