Published on 09/25/2017

Welcome to Ixalan Park

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Você conseguiu. Seu louco filho d- você conseguiu.

Olá a todos, bem-vindos de volta ao Cranial Insertion! Finalmente, Ixalan chegou e, em conjunto, um monte de dinossauros, piratas, tritões e vampiros. Embora eu tenha a certeza que cada tribo tem seus fãs, provavelmente a chegada dos dinossauros (desculpe, Old Fogey. Você não conta) é o que mais anima os jogadores de Magic. Espero que todos tenham ido ao pré-lançamento dessa vez e amassado seus oponentes algumas vezes com seu dinossauro favorito. Mas, após duelar no pré-lançamento, você pode ter algumas dúvidas sobre Ixalan, e é pra isso que estamos aqui: responder suas dúvidas sobre regras.

Lembre-se, se tiver alguma dúvida de regra (ou só quiser conversar sobre dinossauros), você pode nos contatar. Nós podemos até usar sua pergunta num próximo artigo. Se você tem uma pergunta curta, pode nos tweetar em @CranialTweet. Mas, se sua pergunta for mais longa, nos envie um e-mail para moko@cranialinsertion.com .



Q: Estou ouvindo que houve uma mudança de regras, e quem planeswalkers agora são lendários. Como isso funciona?

A: Sim, houve uma mudança de regras que afeta planeswalkers. Costumava ser a regra das lendas e a regra da singularidade dos planeswalkers que, enquanto similares, eram regras distintas. A regra das lendas se importa com o nome do card, enquanto a regra de singularidade de planeswalkers se importa com o subtipo do planeswalker.

Não mais! Agora, todos os planeswalkers são "planeswalkers lendários", e a regra de singularidade de planeswalkers não existe mais. Isso significa que você pode controlar múltiplos planeswalkers com o mesmo subtipo, contanto que eles não tenham o mesmo nome. Então agora você pode controlar uma Nissa, Vital Force e uma Nissa, Steward of Elements ao mesmo tempo, e você não terá que perder uma delas.



Q: Eu ativo a habilidade de Treasure Map, adicionando o terceiro marcador de marco a ele, e o transformando em Treasure Cove. Ele está virado ou desvirado?

A: Ainda está virado. O ato de transformar um card não afeta se ele está virado ou desvirado. Ele vai manter o mesmo estado de antes de se transformar. Uma vez que o Mapa se transforma na Angra, ainda estará virado, então você não poderá usar nenhuma de suas habilidades ativadas até que ele desvira (provavelmente durante sua próxima etapa de desvirar).

Note que algo como Conqueror's Galleon funciona de uma maneira diferente - como ele se exila e depois volta ao campo de batalha transformado (da mesma maneira que os planeswalkers de Magic Origins), ele retorna ao campo de batalha desvirado. Logo, você poderá ativar uma de suas habilidades assim que ele voltar ao campo de batalha.



Q: Eu conjuro Merfolk Branchwalker mas, em resposta a habilidade desencadeada de explorar, meu oponente mata ele com Lightning Strike. Eu ainda exploro?

A: Sim, você explora! Mesmo que o Branchwalker não esteja mais no campo de batalha quando sua habilidade acontece, você ainda vai explorar. Se for um card de terreno, você pode colocar em sua mão. Se não for um card de terreno, você não poderá colocar um marcador de +1/+1 no Branchwalker, mas você ainda pode escolher botar no seu cemitério ou de volta no topo do grimório. E cartas como Wildgrowth Walker ainda vão desencadear quando você explora, mesmo que a criatura com explorar não esteja mais no campo de batalha.



Q: Eu ataco com Ravenous Daggertooth e meu oponente bloqueia e mata ele com Deadeye Tormentor. Eu ainda ganho 2 de vida?

A: Sim, você ganha. A habilidade de Daggertooth desencadeia quando ele leva dano. Não importa se ele sobrevive ao dano ou não. Mesmo que Daggertooth tenha morrido pelo dano de combate causado pelo Tormentor, o Daggertooth ainda levou dano, então sua habilidade vai desencadear e você ganhará 2 de vida.



Q: Eu ataco com Ripjaw Raptor e meu oponente bloqueia com cinco fichas 1/1 de Vampiros. Eu comprarei uma carta ou cinco cartas?

A: Você comprará apenas uma carta. A habilidade do Raptor desencadeia quando ele levar dano. Mas, a menos que iniciativa ou golpe duplo estejam envolvidos, todo o dano de combate é causado de uma vez só. Enquanto múltiplas fontes de dano estão causando dano ao Raptor, todo aquele dano é causado de uma só vez. Logo, a habilidade do Raptor desencadeará apenas uma vez, não cinco vezes, e você comprará apenas uma carta.



Q: Eu posso conjurar Costly Plunder sacrificando um Tesouro para gerar mana e para satisfazer o custo adicional do Plunder?

A: Não, você não pode. Você não pode sacrificar algo para satisfazer dois custos. Você pode sacrificar o Tesouro para gerar mana e ajudar a pagar o Plunder, ou você pode sacrificar ele para o custo adicional de conjurar o Plunder, mas não pode sacrificar o mesmo Tesouro para tentar fazer ambos ao mesmo tempo.




Garota esperta.

Q: Digamos que eu tenho um Angrath's Marauders em jogo, estou atacando com um Charging Monstrosaur e meu oponente bloqueia com uma Blossom Dryad. Como o dano é causado?.

A: No momento de atribuir dano, você tem que atribuir o que seria dano letal à Dryad que está bloqueando o Monstrosaur antes de começar a atribuir dano ao jogador defensor. Você não leva em conta os efeitos de aumentar ou diminuir dano, como os Marauders. Mesmo que o dano seja dobrado quando causado, você não pode levar em conta no momento de atribuir o dano.

O Monstrosauro tem que atribiur pelo menos 2 de dano à Dryad, e atribuir o dano restante ao jogador defensor. Quando chegar o momento de causar o dano, os Marauders vão dobrar aquele dano, então a Dryad acaba levando 4 de dano ao invés de 2, e seu oponente acaba levando 6 de dano no lugar de 3.



Q: Meu oponente pode conjurar Walk the Plank dando alvo em meu Kumena's Speaker?

A: Não, ele não pode. Walk the Plank tem que dar alvo em uma criatura que não é Tritão e, para ser uma criatura que não é Tritão, ela não pode ter o tipo Tritão. Apesar do Speaker ser um Shaman, ele também é Tritão. Como é um Tritão, ele não é um alvo legal para Walk the Plank, não importa quais os outros tipos de criatura ele tem.



Q: Eu ativo a habilidade de Steadfast Armasaur, dando alvo no Wind Strider bloqueando ele. Em resposta, meu oponente usa Shock no meu Armasaur. Quanto dano o Strider leva da habilidade do Armasaur?

A: Ele ainda leva três de dano. Causar dano a uma criatura não reduz a resistência daquela criatura - ela só resulta naquela quantidade de dano sendo marcada nela. Nesse caso, Shock resolve e causa 2 de dano no Armasaur. Isso faz do Armasaur um 2/3 com 2 de dano marcado nele, não um 2/1. Como sua resistência ainda é 3 quando a habilidade resolve, o Strider vai levar 3 de dano.


Q: Posso conjurar New Horizons mesmo se eu não controlar nenhuma criatura?

A: Sim, você pode. New Horizons (a mágica) tem apenas um alvo já que é uma aura - um terreno alvo. Esse terreno é tudo que você precisa para poder conjurá-la. Após Horizons resolver e entrar no campo de batalha, sua habilidade vai desencadear. Mas, se você não tiver nenhuma criatura em campo, a habilidade simplesmente será removida da pilha, pois não há nenhum alvo legal para ela. Embora a habilidade seja removida da pilha, Horizons permanecerá no campo de batalha.



Q: Posso atacar com Vona, Butcher of Magan e usar sua habilidade para matar potenciais bloqueadores antes dos bloqueadores serem declarados? E Vona ainda vai ser uma criatura atacante?

A: Sim e sim. A restrição da habilidade de Vona diz que você apenas pode ativá-la durante seu turno. Mas, como Vona tem vigilância, ele pode atacar e ainda ativar sua habilidade para destruir uma criatura do oponente. Virar Vona após declará-lo como atacante não o remove de combate nem previne qualquer dano que seria causado por ele ou nele. Então, você poderá atacar com Vona, destruir uma criatura com a habilidade dele e ainda ter um Vona atacante, que seu oponente tem que lidar com.


Q: Eu ataco com Sanctum Seeker e três outros vampiros. A habilidade do Seeker desencadeia uma ou quatro vezes?

A: Desencadeia quatro vezes. A habilidade do Seeker desencadeia cada vez que você ataca com um vampiro. Se você ataca com vários vampiros, a habilidade vai desencadear várias vezes. Nesse caso, como você atacou com um total de quatro vampiros, a habilidade do Seeker desencadeia quatro vezes e, antes do seu oponente poder sequer considerar os bloqueadores, ele perdeu quatro de vida e você ganhou quatro de vida das habilidades.



Q: Meu oponente destruiu todas minhas criaturas conjurando Wakening Sun's Avatar. Depois de destruídos, eu conjuro Bloodcrazed Paladin. Meu oponente pode matá-lo com Dual Shot antes que ele ganhe os marcadores?

A: Não, ele não pode. O Paladino entra no campo de batalha com marcadores igual ao número de criaturas que morreram nesse turno. Não é uma habilidade desencadeada, então não existe um momento em que o Paladino está no campo de batalha e não tem marcadores +1/+1 nele. Como ele entra com os marcadores, não haverá um momento em que seu oponente pode conjurar Dual Shot para tentar matá-lo antes que ele ganhe os marcadores.




Quando dinossauros mandavam na terra.

Q: Eu posso responder a habilidade desencadeada do Priest of the Wakening Sun sacrificando-o para achar um dinossauro para revelar para a habilidade desencadeada?

A: Sim, isso funciona. Você não escolhe o card de dinossauro que irá revelar de sua mão até que a habilidade desencadeada resolva. Você pode responder à essa habilidade desencadeada ativando e sacrificando o Priest para sua habilidade ativada, encontrando o dinossauro e, então, revelando aquele dinossauro que você acabou de procurar e ganhando 2 de vida quando a habilidade resolver.




Q: Supondo que eu tenha mana, eu posso voltar Repeating Barrage para minha mão com sua habilidade de Raide, conjurá-la e retorná-la para minha mão novamente, tudo isso durante o mesmo turno?

A: Sim, você pode fazer isso. A habilidade da Barrage pode ser ativada desde que você tenha atacado com uma criatura nesse turno. Não é algo que acontece só uma vez; ela requer que você tenha atacado com uma criatura nesse turno. Como você atacou com uma criatura nesse turno, você poderá ativar a habilidade da Barrage múltiplas vezes se você assim desejar.




Q: Eu posso usar a habilidade da Siren Stormtamer para anular a habilidade ativada do Wakening Sun's Avatar e salvar meus piratas da destruição?

A: Não, isso não vai funcionar. A mágica ou habilidade só da alvo se ela usar a palavra "alvo", ou se for uma aura na pilha. Enquanto seus piratas serão afetados pela habilidade desencadeada do Avatar quando ela resolver, ela não está dando alvo neles. Então, você não pode usar a habilidade do Stormtamer para anular a habilidade desencadeada do Avatar. Seus piratas vão acabar que nem os dinossauros.



Q: Eu tenho uma Sunbird's Invocation em jogo e conjuro Thrash of Raptors. Entre as cartas reveladas para a habilidade desencadeada da Invocação temos Insult // Injury. Eu posso conjurar Insult?

A: Não você não pode. Graças à mudança de regras que acontece em Amonkhet, o custo de mana convertido de cards duplos em qualquer lugar, exceto na pilha, é a soma dos dois lados. Nesse caso, o custo de mana convertido de Insult // Injury é seis. Como o custo de mana convertido de Thrash of Raptors é quatro, o custo de mana convertido do card duplo é seis, você não pode conjurá-lo pela habilidade desencadeada.



Q: Eu tenho um Ajani's Pridemate em jogo e conjuro Sanguine Sacrament com X=5. Quantos marcadores o Pridemate ganha?

A: Apenas um marcador. Você não está ganhando 5 de vida duas vezes, você está ganhando o dobro de X de vida. Isso é uma instância de ganho de vida, não duas. Você está ganhando 10 de vida e, por conta dessa uma instância de ganho de vida, a habilidade do Pridemate vai desencadear uma vez, não duas vezes.



Q: Qual o custo de mana convertido de Treasure Cove?

A: Alguns de vocês provavelmente se precipitaram e disseram "0", mas vocês estão errados. Seu custo de mana convertido é 2. Normalmente, o custo de mana convertido de um terreno é zero, uma vez que ele não tem custo de mana. No caso de uma carta com duas faces, o custo de mana convertido do lado de trás da carta é derivado do custo de mana convertido do lado da frente. Enquanto Treasure Cove é um terreno, o lado da frente é Treasure Map, e o custo de mana convertido do Map é 2. Consequentemente, o lado de trás do Map também tem custo de mana convertido 2, mesmo que o lado de trás seja um terreno.



Q: Duress foi reimpressa em Ixalan. Posso jogar com a versão da Urza's Saga da Duress num torneio standard?

A: Sim, você pode. Se esta carta tiver sido impressa numa edição legal e tiver a borda e o verso tradicional das cartas de Magic, você pode usar qualquer versão da carta. Como a carta chamada Duress foi impressa numa edição legal de standard, você pode usá-la em qualquer versão, até mesmo a versão da Urza's Saga.



Obrigado por caminho através do Parque Ixalan, nos vemos na próxima vez!


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!