Published on 09/18/2017

Perguntas Com Tempero de Abóbora

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Clima perfeito para uma refrescante
caminhada no parque
Saudações, e bem vindos a mais um episódio de Cranial Insertion! As folhas estão começando a ter cores bonitas aqui em Ohio, a noite cai um pouco mais cedo a cada dia, e tempero de abóbora está por toda parte. Isso pode apenas significar que o Outono está chegando, e logo Ixalan vai ser lançada! Enquanto nós esperamos, vamos dissipar a melancolia do outono com uma bebida quente — tempero de abóbora é opcional — e dar uma olhada nas dúvidas de regra que chegaram essa semana.

Se você tiver dúvidas (em inglês) que gostaria que nós respondêssemos por favor se sinta livre para nos enviar um email para moko@cranialinsertion.com ou um tweet com questões curtas para @CranialTweet. Um de nossos autores irá responder diretamente, e sua questão pode aparecer em um artigo futuro para ajudar leitores como você.

Perceba que nós tivemos algumas dificuldades técnicas com os nossos endereços de email no começo do mês. Se você tentou enviar uma pergunta e não obteve uma resposta, esteja à vontade para enviar novamente caso você ainda precise de uma resposta.

E agora, vamos para as dúvidas!



Q: Se eu jogar Ribbons de meu cemitério e for anulado, o card volta para o cemitério ou é exilado?

A: Sinto dizer que é exilado. Aftermath cria um efeito de substituição que envia o card para o exílio quando ele tentar deixar a pilha para qualquer zona que não seja o exílio. Não importa se a mágica resolveu ou foi anulada. Ela quer ir para o cemitério, que não é a zona de exílio, portanto o efeito de aftermath envia ela para a zona de exílio.



Q: Se meu oponente usa Magma Spray na minha 2/2. Eu posso salvar ela com Without Weakness?

A: Certamente! O efeito de "exilar ao invés" de Magma Spray apenas funciona se a criatura fosse morrer esse turno, e ela não vai por ter indestrutível. Sua criatura é agora uma 2/2 com 2 de dano nela, e o jogo quer destruí-la, mas não pode, então a criatura apenas dá os ombros e continua em campo de batalha.



Q: Eu controlo um Arcbound Ravager com um marcador +1/+1 nele. Eu posso sacrificar ele para ele mesmo para dar a ele outro marcador e mover dois marcadores para outra criatura artefato?

A: Sim e não. Você pode sacrificar ele para sua própria habilidade, mas o sacrifício acontece primeiro já que é parte do custo para ativar a habilidade, então o segundo marcador nunca é colocado no Ravager. A habilidade desencadeada vê apenas um marcador que estava sobre ele, então você coloca apenas um marcador na outra criatura artefato.



Q: Eu controlo Grafdigger's Cage e Matter Reshaper. Meu oponente mata o Matter Reshaper e o topo do meu grimório mostra um Fulminator Mage. O que acontece?

A: A habilidade do Matter Reshaper quer te dar a opção de colocar o Fulminator Mage em campo, mas isso é impossível porque a Grafdigger's Cage proíbe o card de entrar, então sua única opção é recusar. Isso faz com que a parte de "do contrário" ocorra, e você coloca Fulminator Mage em sua mão.



Q: Digamos que Rick, Morty e Summer estão em uma partida de Commander, e Rick e Morty cada controlam um Notion Thief. Se Rick joga Windfall, o que acontece?

A: Vamos ver isso um jogador de cada vez. Primeiro, Rick descarta sua mão, e então compra essa mesma quantidade de cards. O Notion Thief de Morty quer roubar essas compras, mas o Thief de Rick rouba eles de volta e é aí que os cards terminam, porque cada Notion Thief pode aplicar apenas uma vez por compra, então Rick termina comprando seus cards como se os Notion Thieves não estivessem lá. O mesmo acontece com as compras de Morty, com a exceção de que é o oposto.

As compras de Summer são mais interessantes. Para cada uma das compras dela, ela decide qual dos efeitos do Notion Thief se aplica, então ela escolhe quantos cards vão para o Rick e quantos para Morty. Infelizmente para ela, acaba não comprando nenhum card, e termina com uma mão vazia.



Q: Se eu encantar meu oponente com Curse of Predation e então atacar o planeswalker dele, minha criatura recebe um marcador +1/+1?

A: Negativo. Você ataca ou o jogador ou o planeswalker, e o jogo percebe a diferença. Paradoxalmente o suficiente, seu oponente é o jogador defensor e seu oponente declara bloqueadores, mas isso não importa para a Curse. Você não acatou seu oponente, então a habilidade não desencadeia.





Achei que já tinha aprendido
Se você brincar com fogo
Você vai queimar seus dedos
Q: Se tentar exilar o card do topo do meu grimório com algo como Chandra, Torch of Defiance e meu grimório estiver vazio, eu perco o jogo?

A: Não, ao menos não nesse momento. A única vez que um grimório vazio é um problema é quando você é orientado a comprar um card dele. Qualquer outro tipo de manipulação do card do topo do grimório, incluindo ser pedido para ir pra sua mão, é simplesmente uma ação impossível e será ignorada. Entretanto, tem uma boa chance de que você tenha que comprar um card de seu grimório logo logo, então é melhor você encontrar uma solução para sua solução bem rapidinho.



Q: Eu tenho uma dúvida sobre alternância…

A: (balança a mão) Você não tem uma dúvida sobre alternância.

Q: Perdão, truques Jedi não funcionam em mim, e eu ainda tenho uma dúvida sobre alternância. Eu ouvi dizer que troços mudam de fase durante a etapa de desvirar, antes das paradas serem desviradas. Como isso funciona com algo como Elesh Norn, Grand Cenobite entrando de frase e reduzindo a resistência de criaturas para 0 ou menos. Quando essas criaturas morrem, e quando algo como as habilidades desencadeadas de Blood Artist são resolvidas?

A: Criaturas morrendo por efeito de sua resistência ser 0 ou menor é uma ação baseada no estado, que é checada logo antes de qualquer jogador receber a prioridade. Ninguém recebe a prioridade na etapa de desvirar, então nenhuma ação baseada no estado acontece na etapa de desvirar. Se a primeira vez que um jogador fosse receber a prioridade for na etapa de manutenção, então é quando criaturas com resistência 0 ou menos morrem. Qualquer habilidade desencadeada como a de Blood Artist é colocada na pilha nesse momento, junto com qualquer habilidade como as de "no começo da sua manutenção."



Q: Se eu usar Clutch of Currents para despertar Faerie Conclave e então eu animar Faerie Conclave, qual seu poder e resistência?

A: O efeito do despertar de Clutch of Currents torna Faerie Conclave em uma criatura Elemental 0/0 e coloca três marcadores +1/+1 nela. O efeito do próprio do Conclave então torna ele uma criatura Elemental Fada 2/1, mas ainda tem os três marcadores nela, então termina uma 5/4.



Q: Eu posso desencadear a habilidade de heróico do Mindreaver ao dar alvo nele com Trait Doctoring mesmo que não tenham palavras de cor ou tipo de terreno básico em seu texto?

A: Claro, sem problema. Trait Doctoring simplesmente da alvo numa permanente sem nenhum critério específico sobre o efeito da mudança de texto fazer qualquer coisa relevante. Trait Doctoring não cria nenhum efeito perceptível, mas Mindreaver se torna o alvo para ela, então a habilidade heroico desencadeia.



Q: Pode a habilidade de uma permanente de entrar em jogo, como por exemplo a de Venser, Shaper Savant dar alvo em si?

A: Geralmente sim, a menos que o alvo tenha uma restrição como a palavra "outro" nele. A permanente tem que entrar em campo para a habilidade desencadear, então quando a habilidade é colocada na pilha e você precisa escolher um alvo para ela, a permanente está em campo e é um alvo válido.



Q: O Iroas, God of Victory faz Outland Colossus imbloqueável?

A: Exatamente. Ambos Iroas e o Colossus criam restrições para o bloqueio. Uma pede que o Colossus não seja bloqueado por mais que uma criatura, e outra que o colossus não seja bloqueado por menos que duas criaturas. A declaração de bloqueadores tem que cumprir ambas restrições para ser legal, o que é algo impossível de ser feito, então a única declaração legal de bloqueadores é não bloquear o Colossus.



Q: Se eu atacar com Lorthos, the Tidemaker, eu ainda posso escolher oito alvos para sua habilidade desencadeada mesmo que não possa (ou queira) pagar ? Meu Horobi, Death's Wail realmente quer que a resposta seja sim.

A: Na medida em que um card possa sentir emoções, Horobi, Death's Wail ficará feliz de ouvir que a resposta é sim. Escolher alvos para habilidade desencadeada acontece quando a habilidade está na pilha, e escolhas como pagar ou não a mana para a habilidade do Lorthos acontece depois, quando a habilidade resolve. O jogo pede a você para escolher até oito permanentes para botar a habilidade na pilha, e não sabe ou liga se você pagará as manas na resolução.




Sua refeição favorita é o Protean Shake
Q: Quando Protean Hulk morre, em que ponto eu tenho que exilar ele do cemitério para parar sua habilidade?

A: Não existe algum ponto em que você possa fazer isso. Logo que Protean Hulk chega no cemitério, sua habilidade desencadeia e é colocada na pilha. Uma vez que a habilidade está na pilha, não importa o que acontece com a fonte, a habilidade vai eventualmente resolver. A única coisa que pode impedir a habilidade de resolver é removê-la da pilha, por exemplo com um anulando ela ou terminando o turno.



Q: Meu oponente joga Distortion Strike para fazer a criatura dele imbloqueável. Se eu conjurar Snakeform nele, eu posso bloquear?

A: Negativo. Distortion Strike não deu a seu oponente uma habilidade que possa ser removida. Ela criou um efeito contínuo que define uma restrição ao bloqueio, e o efeito continua pelo restante do turno. Como não é uma habilidade da criatura, Snakeform não pode fazer nada sobre isso. Ao menos a criatura é apenas uma 2/1 agora, então não vai machucar tanto ao causar dano de combate a você.A:



Q: Se eu usar Sen Triplets para conjurar Phage the Untouchable da mão do meu oponente, eu perco o jogo?

A: Temo que sim. Você conjura Phage, portanto você controla a mágica, o que significa que Phage entra em campo sob seu controle e você também controlará a habilidade desencadeada dela. Essa habilidade é bem específica ordenando que você conjure Page da sua mão, o que você não fez, portanto você perde o jogo.



Q: Eu posso matar uma Managorger Hydra que tem um marcador +1/+1 usando um Sudden Shock?

A: Não. Mesmo Sudden Shock tendo fração de segundo, ele ainda desencadeia a habilidade da Managorger Hydra, que ainda pode ir para a pilha em cima de Sudden Shock porque fração de segundo não impede habilidades desencadeadas de irem para a pilha. A habilidade resolve primeiro e dá a Hydra outro marcador, fazendo com que ela sobreviva ao dano de Sudden Shock.



Q: Se eu conjuro Conspiracy e nomeio artefato como tipo de criatura, eu posso usar então Tinker para pegar criaturas do meu baralho?

A: Esse é uma ideia inovadora, mas infelizmente é contra as regras. Conspiracy pede que você escolha um tipo de criatura, e as regras definem uma lista de tipos de criatura aceitáveis. Artefato é um tipo de card, e não tipo de criatura, portanto não pode ser escolhido para Conspiracy.



Q: Se eu estou jogando em uma partida de Commander com vários jogadores e eu derroto o monarca, eu me torno o monarca?

A: Talvez, depende de exatamente a quanto de vida você derrotou aquele jogador. Se você causou dano de combate letal a ele, você se torna o monarca porque causar dano de combate ao monarca automaticamente faz de você o próximo monarca. Se você usar qualquer coisa que não seja dano de combate para derrotar o monarca, a resposta se torna "apenas se você fez isso no seu turno", pois como o monarca saiu da partida, o jogador ativo se torna o novo monarca.



Q: Eu preciso ter um deck de tamanho legal depois de remover cards de aposta como Jeweled Bird do meu deck?


A: Bom, em torneios sancionados cards de aposta são banidos, então você não poderia ter esses cards em seu deck para começar, e a questão se torna discutível. Em um jogo casual, depende do seu grupo de jogo decidir as regras da casa, e se você pedir por minha opinião, o tamanho do baralho deveria ser legal depois de remover esses cards. Ao contrário você poderia facilmente burlar a regra do tamanho mínimo de um deck, o que pode gerar jogos degenerados e chatos.




E esse é todo o tempo que temos por agora. Obrigado por ler, e por favor volte próxima semana quando Nathan nos levará a um tour em Ixalan!

- Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a DCI-certified Level 2 judge based in Toledo, OH. He occasionally judges events in the Northwest Ohio/Southeast Michigan area.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!