Published on 08/07/2017

Hora do Retorno

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Estou com tudo que eu preciso...
Por que meu celular está recebendo sinal de wi-fi?
*vwooomp!*

...Espera, você ainda está aqui? Os escritórios ainda estão aqui? Moko ainda está aqui? Que tipo de apocalipse mal feita foi essa, afinal?! Eu aqui gastando um mês me preparando para reconstruir uma civilização no meu plano natal do zero, e me deparo com isso? Gastei a semana inteira descobrindo o jeito certo de fazer fogo com alguns palitos e um pouco de corda pra que? Celulares, sinal de internet e mercadinhos funcionando e… e… por que eu estava reclamando mesmo?

Bem, suponho que eu deva… voltar a escrever o Cranial Insertion? Moko está fazendo gestos bravos de "anda logo", então chuto que seja a minha vez. Mas eu estive fora por um mês, então meu próximo artigo deveria ter sido semana passada—foi tudo colocado em espera ou Carsten e Nate cobriram por mim?

Bem, de qualquer jeito, se você tem alguma dúvida de regra que gostaria que respondêssemos, você sempre pode nos mandá-las por email clicando no macaco à esquerda e mandando um email para moko@cranialinsertion.com (em inglês). Para dúvidas mais curtas você pode enviar para nossa conta do Twitter @CranialTweet. Você receberá uma resposta e potencialmente verá sua dúvida em um artigo futuro.

Vamos para as dúvidas de regras!



Q: Eu tinha certeza de que se uma ficha era cópia de algo, então também copiava seu custo de mana, mas eu li que as fichas criadas por eternizar não têm custo de mana. Eu estava errado o tempo inteiro sobre fichas que são cópia ou eternizar funciona um pouco diferente dos outros efeitos de cópia?

A: Funciona um pouco diferente da maioria dos efeitos de cópia (assim como Embalsamar, já que estamos falando disso). Você está correto sobre normalmente uma ficha que é cópia ter o mesmo custo de mana daquilo que está copiando. Entretanto, eternizar (assim como embalsamar) não cria cópias completas do mesmo jeito que algo como Fated Infatuation ou Stolen Identity fazem—ao invés disso, ele cria uma cópia modificada que difere em alguns aspectos específicos do original, e um desses aspectos é que a ficha não tem custo de mana.




Q: O que acontece se você usar The Scarab God para "reanimar" Enigma Drake ou alguma outra criatura com habilidades que determinam seu poder? As habilidades sobrescrevem o Deus?

A: Não, ainda será uma 4/4. Na verdade, a criatura nem terá essas habilidades definidoras de poder-ou resistência. Como Eternizar, a habilidade de The Scarab God modifica a criatura que está copiando como parte do processo, e uma dessas modificações é que ele a torna uma 4/4.

Já que essa modificação significa que o poder e resistência da criatura já estão definidos, o efeito irá ignorar completamente quaisquer partes do card original usadas para definir esses valores, seja a caixa de poder e resistência ou alguma habilidade definidora de característica separada na caixa de texto—elas sequer são copiadas para a ficha.

Note que isso só se aplica para habilidades que definem o poder e a resistência da criatura diretamente—habilidades que somente modificam o poder e resistência impressos da criatura ainda são copiadas.




Q: ...E sobre usar um Clone? Se eu reanimar um Clone com The Scarab God e copiar algo, com o que o Clone irá parecer?

A: Será uma cópia normal de aquilo que você escolheu copiar conforme a ficha foi criada. Como descrito acima, ao fazer fichas, The Scarab God cria várias exceções para modificar a cópia. Já a habilidade de Clone não cria nenhuma exceção—ele copia fielmente tudo, sem fazer nenhuma mudança.

The Scarab God[c] começa criando uma cópia modificada de [c]Clone—uma que é um Zumbi preto 4/4. Mas já que é uma cópia de Clone, isso significa que tem a habilidade de cópia de Clone, e você precisa aplicá-la antes de entrar no campo de batalha. Uma vez que você o fizer, esse efeito sobrescreve todas as outras características da ficha, incluindo as modificações feitas pelo The Scarab God. Resultado final? Uma cópia perfeita e inalterada daquilo que você escolheu copiar com o efeito de Clone.



Q: Eu conjuro Rise from the Grave no Golgari Grave-Troll de meu oponente. Ele ganha marcadores de acordo com a quantidade de criaturas no meu cemitério ou da de meu oponente?

A: Do seu. Já que Golgari Grave-Troll está entrando no campo de batalha, o jogo precisa descobrir como irá aplicar seu efeito de substituição, e para fazer isso checa como o Troll será no campo de batalha.

Já que é você que está colocando o Golgari Grave-Troll no campo de batalha, se ele fosse estar no campo de batalha seria sobre seu controle. E já que você estará controlando ele, você é o jogador cujo cemitério a habilidade precisa verificar.




Eu estava esperando algo mais parecido com isso.
Q: Se um jogador comprando seu deck com Ad Nauseam (e Phyrexian Unlife no campo de batalha para não morrer), seu total de pontos de vida pode ficar negativo, ou ele para em 0?

A: Seu total de pontos de vida pode de fato (e provavelmente irá) cair para baixo de 0. Um jogador pode ter menos de 0 de vida sem nenhum problema—só que normalmente eles morrem por isso.



Q: Meu oponente vai fundo com Phyrexian Unlife e Ad Nauseam e conjura Lightning Storm, fazendo com que fique letal usando terrenos que tem sobrando na mão. Em resposta, eu conjuro Abrupt Decay na Unlife. Se meu oponente responder descartando mais um terreno para Lightning Sotrm para adicionar mais um marcador de carga, isso faz com que a mágica mova para o topo da pilha ou meu Decay ainda resolverá primeiro, destruindo o Unlife e fazendo com que ele morra?

A: Seu Decay ainda irá resolver primeiro. Quando um jogador ativa a habilidade de Lightning Storm, aquela habilidade vai para o topo da pilha assim como qualquer coisa que use a pilha, e portanto resolverá antes de seu Decay, mas nem ativar a habilidade nem adicionar marcadores e mudando o alvo do efeito da Storm irá mudar sua posição na pilha. Ela ainda estará presa abaixo de seu Abrupt Decay, então seu oponente morrerá antes que ela resolva.



Q: Eu conjuro Bontu's Last Reckoning e ainda tenho terrenos desvirados. Se eu usar um desses terrenos para conjurar uma mágica instantânea no turno de meu oponente, eles vão desvirar no meu próximo turno?

A: Não, eles não irão. Bontu's Last Reckoning não liga para quais terrenos foram virados para conjurá-la, ou se você tinha terrenos desvirados na hora em que resolveu. Ela simplesmente cria um efeito que impede que seus terrenos (todos eles) desvirem durante sua próxima etapa de desvirar, e será aplicado para todos os terrenos que você controlar no momento apropriado—nenhum deles irá desvirar.



Q: O Terastodon de meu oponente destrói minha Parallel Lives, além de outras coisas. Eu ganho o dobro do número de Elefantes por isso?

A: Não, você não ganha. Terastodon destrói a permanente que tem como alvo antes de tentar criar fichas, então no momento em que está tentando te dar uma ficha de Elefante, Parallel Lives já foi embora, então não pode dobrar essa ficha.



Q: Cards como Magma Spray ou Anger of the Gods ainda exilam as criaturas de meus oponentes quando eu tenho um Soul-Scar Mage?

A: Essas duas cartas na verdade funcionam de uma maneira diferente nesse aspecto—Magma Spray ainda irá exilar coisas, enquanto Anger of the Gods não irá.


Soul-Scar Mage substitui causar dano a criaturas de seus oponentes por colocar marcadores naquelas criaturas ao invés disso. Já que o dano está sendo substituido, isso significa que nenhum dano será causado a essas criaturas. Anger of the Gods só exila as criaturas que conseguir causar dano, então sem dano, sem exílio.

Magma Spray tenta causar dano a uma criatura específica, e então te diz para exilar aquela criatura em particular se for morrer depois disso—ele não checa para ver se dano foi ou não causado.




Q: Exaurir uma criatura é algo que Pithing Needle pode parar?


A: Exaurir não é uma habilidade em si - é simplesmente uma ação que você pode realizar em uma criatura, como virá-la.

Algumas cartas usam exaurir a criatura como parte do custo de ativar uma habilidade, e a Pithing Needle pode parar essas (se não forem habilidades de mana), mas isso não tem nada a ver com exaurir e tudo a ver com o fato de que é uma habilidade ativada.
Outras cartas podem usar exaurir de outras formas que não involvem habilidades ativadas, e a Pithing Needle não faz nada contra cards como esses.




Q: O que acontece se eu roubar Approach of the Second Sun com Gonti, Lord of Luxry e conjurá-la do exílio? Vai para o cemitério do oponente?


A: Não, porque você vai ter que colocá-la no grimório do seu dono na sétima posição do topo e ganhar 7 de vida.

Você não conjurou o Approach da sua mão, então a primeira parte da mágica, a checagem de vencer o jogo, vai falhar. Isso faz com que o "caso contrário" da mágica ative, então você segue as suas instruções. Depois disso, ela iria para o cemitério do seu dono... se já não tivesse sido movida da pilha para o grimório do seu oponente.



Q: Eu ataco com Champion of Rhonas e uso exaurir dele, pegando Samut, Voice of Dissent. A Samut também pode atacar já que tem ímpeto?

A: Não, ela não pode. Você apenas pode declarar atacantes uma vez durante o combate, conforme a etapa de declaração de atacantes começa. Isso já aconteceu, então você não tem outra chance para declarar atacantes adicionais, mesmo se novas criaturas entrarem no campo de batalha, e mesmo se elas tiverem ímpeto.

Se você usou uma carta como Combat Celebrant para ganhar uma fase de combate adicional, a Samut pode atacar durante a segunda, pois vai estar em jogo durante a declaração de atacantes. Mas ela perdeu o barco dessa vez.



Q: Eu estava lendo as regras da etapa de limpeza, e elas dizem que o jogador descarta até o limite de mão "primeiro", e em "segundo", o dano desaparece e efeitos "até o final do turno" desaparecem. Então...se eu usar Mirage Mirror para copiar a Reliquary Tower do meu oponente, posso manter uma mão com mais de 7 cards?


A: Certamente você pode! Por um turno, de qualquer forma—se você quer mantê-la no próximo turno você vai ter que mudar o Mirror para a Tower de novo, e de novo no próximo, e assim por diante, o que pode ser um pouco irritante.

Isso acontece porque o jogo só checa o seu limite de mão durante aquela checagem em que você deve descartar até o máximo, e naquela hora você controlava uma Reliquary Tower, então estava tudo bem.





Eu acho que posso viver com isso.
Se eu precisar.
Q: Como Grenzo, Dungeon Warden funciona com Rest in Peace?

A: Muito bem, surpreendentemente.


Grenzo instrui você que mova o card do fundo do seu grimório e diz "Ei, lembra daquele card que você moveu? Coloque-o no campo de batalha se for uma criatura." Então você faz. Nada diz que você deve se importar se o card fosse terminar em outro lugar que não fosse o cemitério, então você não se importa.



Q: Eu possuo um Panharmonicon, e conjuro Metallic Mimic. Eu escolho dois tipos de criaturas diferentes?


A: Receio que não. A habilidade do Metallic Mimic de escolher um tipo de criatura não é uma habilidade desencadeada, então ela não vai ser dobrada pelo Panharmonicon. Ao invés, é um efeito de substituição estático que afeta a maneira com que você coloca o Mímico no campo de batalha.



Q: Se eu trouxer Unesh, Criosphinx Soverein de volta com Hour of Eternity, a habilidade desencadeada de entrar no campo de batalha vai desencadear?

A: Desencadeia; Isso acontece porque Unesh, Criosphinx Soverein]Unesh especifica que desencadeia quando Unesh ou outra Esfinge entra no campo de batalha—em outras palavras, ela não liga se a Unesh é uma esfinge, apenas se está entrando.




Q: Eu exilo um monte de cartas para Jeleva, Nephalia's Scourge, incluindo uma Mind Grind. O que acontece?


A: Bem, eu espero que você goste de não conjurar Mind Grind, porque você vai fazer muito disso.

Se você conjura uma mágica com X no custo sem pagar o custo de mana, da forma que Jeleva te deixa, a única escolha legal que você pode fazer para o valor de X é 0. Infelizmente, Mind Grind especifica que você não pode escolher um X igual a 0 para ela também.

Então você não pode escolher 0, e você não pode escolher nada que não seja 0, então você não pode escolher nada. E se você não pode escolher um valor para X, você não pode conjurar Mind Grind. Você tem que se contentar com as outras mágicas que você conseguiu exilar.




Q: Você pode conjurar cards com reciclar tipo do seu cemitério usando Abandoned Sarcophagus, ou apenas cartas com reciclar regulares?


A: Reciclar tipo é um subset especial de reciclar—ainda é reciclar, então você pode usar Abandoned Sarcophagus para conjurar cartas com reciclar tipo do seu cemitério. (E ele também vai exilar essas cartas se elas forem para o cemitério sem terem sido recicladas.)




Q: Insectile Aberration vai contar para a minha devoção para Thassa, God of the Sea?


A: Não vai. Enquanto Insectile Aberration possui um custo de mana convertido baseado na sua face da frente (Delver of Secrets), ele não tem um custo de mana próprio na verdade, e sem custo de mana, ele não pode ter nenhum símbolo de mana que conta para a devoção.



Q: Se eu jogar Dash Hopes em multiplayer, como a escolha para pagar ou não vida é feita? Quem decide primeiro?


A: Começando com o jogador que é o dono do turno e então procedendo na ordem dos turnos, cada jogador decide pagar vida ou não. Uma vez que todos os jogadores tomaram sua decisão, os pagamentos (se houver algum) são feitos, e a mágica é (possivelmente) anulada.

Isso significa duas coisas, uma delas é relevante, a outra bem menos. Primeiro, cada jogador apenas sabe se os jogadores anteriores vão pagar vida ou não antes de tomarem a sua própria decisão—eles não sabem se os jogadores depois deles vão decidir pagar vida, e não podem mudar a decisão que fizeram.

E segundo, os jogadores ainda podem decidir pagar vida mesmo se algum outro já decidiu não pagar. Isso normalmente não vai acontecer, mas para os três leitores de vocês que estão pensando que isso pode ser útil num deck baseado em Death's Shadow, se divirtam.



Q: Se eu uso goad em uma criatura com Jeering Homunculus, mas eu morro antes do meu próximo turno. Como eu nunca tive um "próximo turno", isso significa que que a criatura em que eu usei goad tem que atacar a cada combate pelo resto do jogo?

A: Não, apenas até o começo do turno que aconteceria imediatamente após o seu. Se um jogador saiu do jogo, qualquer coisa que está marcada para durar até o próximo turno daquele jogador—ou alguma parte do próximo turno daquele jogador—apenas vai durar até quando aquele turno teria começado, se o jogador ainda estivesse envolvido no jogo.



Bom, é isso pra mim por hoje! Voltem semana que vem quando o Carsten vai retornar com outra edição excitante de... o que era, Moko? O que é isso sobre a Charlotte? Nós estamos fazendo uma espécie de crossover com o Tumblr dela? O que você…

...Ela está escrevendo para o Cranial Insertion agora também?

Por que eu sou sempre o último a saber dessas coisas?!

-Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!