Published on 07/10/2017

Contando as Horas

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Não há para onde correr.
Não há onde se esconder.
Só há Nicol Bolas.
Olá e sejam bem vindos… À SUA PERDIÇÃO! E a mais uma edição de Cranial Insertion, mas principalmente À SUA PERDIÇÃO! No fim das contas o cara lá no cruzamento vestindo um cartaz de "O Fim Está Próximo!" e segurando uma placa escrito "Se Arrependa!" estava certo. Apesar de eu achar que ele não estava certo sobre o tipo de apocalipse que estamos enfrentando—Aposto que Nicol Bolas não liga nem um pingo sobre o nosso arrependimento ou a falta dele.

Eu nem ia me importunar escrevendo um artigo essa semana—afinal de contas vocês só terão essa curta semana para jogar com os cards após o pré-lançamento antes que a Hora da Devastação chegue de fato, e, assim como nós, você provavelmente estará muito ocupado caindo de joelhos, arrancando gafanhotos do seu cabelo, sendo assassinado e tendo seu cadáver transformado em uma horrível zombação zumbi de sua prévia existência para jogar muito Magic. Mas há conforto na rotina, e suponho que todos nós possamos usar um pouco disso para pararmos de pensar em nossas inevitáveis mortes horrendas até que Nicol Bolas venha pessoalmente nos varrer da existência.

Como sempre, você pode nos mandar dúvidas de regras de Magic por email para moko@cranialinsertion.com (em inglês) ou pelo Twitter @CranialTweet. Dependendo de quando você a mandar, não posso garantir que conseguiremos ler antes de estarmos todos mortos, mas caso leiamos e não estejamos muito ocupados nos contorcendo de agonia iremos te mandar uma resposta. Eu também diria que a sua resposta poderia aparecer um artigo futuro, mas isso vai ser um pouco difícil já que o mundo vai acabar nessa sexta.

Mas chega de falar sobre isso. Vamos em frente!



Q: Eu sei que marcadores +1/+1 e -1/-1 se cancelam, então isso significa que se eu usar The Scorpion God para colocar um marcador -1/-1 no Simic Initiate de meu oponente eu não irei comprar um card, dado que os marcadores se cancelam?

A: Não, você ainda irá comprar um card. Toda vez que uma criatura morre, a habilidade de The Scorpion God decide se deve ou não ser desencadeada olhando para como a criatura estava no campo de batalha para ver se havia um marcador -1/-1 sobre ela.

Tanto criaturas morrendo por ter 0 de resistência quanto marcadores +1/+1 e -1/-1 se cancelando são ações-baseadas-no-estado (SBA), então após seu marcador ser colocado no Simic Initiate há duas SBAs que o jogo precisa realizar. Ambas são processadas simultaneamente, então o Initiate passa de estar no campo de batalha com marcadores sobre ele para estar no cemitério sem marcadores à vista.

Isso significa que quando a habilidade de The Scorpion God olha se deve ou não desencadear, ela verá que o Initiate de fato tinha um marcador sobre ele quando deixou o campo de batalha, e irá desencadear adequadamente.



Q: Skullcrack impede que minha oponente resete seu total de pontos de vida com Oketra's Last Mercy?

A: De fato impede—quando o total de pontos de vida de uma jogadora é fixado em um número, ela ganha (ou perde) a quantidade apropriada de vida para atingir aquele número. Skullcrack impede que sua oponente ganhe vida, então seu total de pontos de vida não irá ser alterado.



Q: ...E quanto a Saving Grace? Skullcrack tabém impede que Saving Grace previna dano, certo?

A: Infelizmente para o Skullcrack, Saving Grace não previne dano, então Skullcrack não irá pará-lo. Saving Grace funciona fazendo com que coisas causem dano a algo diferente do que iriam causar originalmente, o que não é a mesma coisa.

Vale notar que apesar de Skullcrack não ajudar muito contra Saving Grace em particular, há outras cartas superficialmente semelhantes que Skullcrack consegue parar, porque fazem as coisas de maneira ligeiramente diferente de Saving Grace. Por exemplo, Deflecting Palm também aparenta "redirecionar" dano, mas o faz diferentemente de Saving Grace, prevenindo o dano original e então causando seu próprio dano para igualar à quantidade prevenida, o que significa que Deflecting Palm não causará nenhum dano, já que nenhum foi prevenido.



Q: O que acontece se Saving Grace deixa o campo de batalha no mesmo turno em que ela entrou? E o que acontece se a criatura que está encantada deixa o campo de batalha?

A: A Grace desaparecendo não significa nada demais—a criatura que ela costumava encantar vai perder o bônus de +0/+3, mas nada além disso. O efeito de redirecionamento de dano estabelecido pela habilidade de entrada no campo de batalha de Grace não diz nada sobre se importar se ela ficará em jogo, por tanto, sem problemas. Se ela se for, ela mesmo assim continuará redirecionando dano para a criatura qualquer que tenha sido encantada por Grace antes dela deixar o campo de batalha.

Se foi a criatura que deixou o campo, a história se torna um pouco diferente. Agora, não há mais nenhuma "criatura encantada" para que o dano seja redirecionado pelo efeito da Saving Grace, e não é possível redirecionar dano para algo que não existe—o redirecionamento simplesmente falha, e o dano é causado onde originalmente deveria ser, sem nenhuma intromissão.



Q: Como a habilidade de Neheb, the Eternal interage com cartas como Relentless Assault que me dão mais fases principais?

A: Interagem bem, se presumirmos que você baixou a vida do seu oponente em algum momento.

A primeira fase principal do seu turno é a sua "fase principal pré-combate", e todas as outras fases principais—incluindo qualquer extra que tenha sido recebida por efeitos como da Relentless Assault— são "fases principais pós-combate". Neheb, the Eternal não diz nada sobre se importar se você já passou por alguma fase principal pós-combate esse turno, portanto a habilidade irá desencadear no início de cada uma delas, e te dar mana todas as vezes.




Sem casa, sem coração, sem esperança.
Q: Solemnity diz que marcadores não podem ser "postos" em qualquer lugar. Isso também afeta cartas que entram no campo de batalha com marcadores?

A: De fato, afeta: Quando algo se refere à por marcadores em alguma coisa, significa tanto colocar marcadores em algo que já está no campo de batalha como colocar marcadores enquanto conforme algo entra no campo de batalha.

Q: ...Então Thing in the Ice entraria sem nenhum marcador de gelo. Ela transformaria imediatamente, então?

A: Não, você vai precisar conjurar uma mágica instantânea ou feitiço primeiro. Apenas não ter marcadores não é o suficiente para fazer Thing in the Ice transformar, porque o número de marcadores que ela tem apenas é checado quando sua habilidade desencadeada está resolvendo, e apenas nessa hora ela irá transformar.


...Então se coisas entram sem marcadores, como Solemnity interage com coisas que tem Vanishing?

A: De fato muito bem, desde que entrem no campo de batalha depois do próprio Solemnity.

Vanishing força você a sacrificar a permanente quando "o último marcador for removido", significando que: quando aquela permanente vai de ter um ou mais marcadores de tempo para ter nenhum. Mas Solemnity quer dizer que ele nunca teria nenhum marcador de tempo pra começar, e você nunca pode remover "o último marcador de tempo" se não há nenhum para remover em primeiro lugar. Então você nunca terá que sacrificar sua permanente.



Q: ...Então Force Bubble mais Solemnity previne todo o dano em você para sempre?

A: Tecnicamente não é ‘'prevenir'' o dano (então como com Saving Grace, Skullcrack não a impede, mas sim. [c}Force Bubble[/c] instrui você a substituir todo dano que seria causado a você por colocar marcadores na Bubble ao invés disso. Graças a Solemnity, não é possível que você de fato coloque aqueles marcadores, mas a Bubble não se importa se é ou não possível para você seguir as instruções que ela está afetando.



Q: Como Solemnity interage com cartas com habilidade de tributo como Fanatic of Xenagos? Meu oponente poderia pagar o tributo mesmo que os marcadores não sejam postos?

A: Não, ele não pode—seu oponente não consegue pagar pelo Tributo enquanto Solemnity estiver em jogo.

Da mesma forma que Force Bubble, a habilidade de Tributo usa um efeito de substituição, substituindo "x entra no campo de batalha" por "x entra no campo de batalha e seu oponente pode por marcadores em x". Mas aquele "pode" é bem importante—significa que seu oponente tem uma escolha. Ou ele escolhe por marcadores na sua criatura, ou ele escolhe não fazê-lo, mas por causa da Solemnity, por marcadores em sua criatura se torna impossível. E quando lhe é dada a escolha, jogadores não tem permissão para escolher fazer ações impossíveis.

Então, se colocar marcadores em sua criatura é impossível, só resta uma opção para seu oponente: não pagar o tributo, e deixar sua criatura sem marcadores. No final, é isso que ele terá de fazer.



Q: Se eu uso The Scarab God para eternizar uma criatura com o poder e resistência de */* (como Crusader of Odric), ela será uma 4/4, ou a habilidade que fixa o poder e resistência da criatura sobrescreve isso?

A: Ela será uma 4/4. Se um efeito copia um card exceto certas características (como poder e resistência), ele ignora não somente os valores daquelas características que estão impressas no card diretamente, mas também ignora quaisquer habilidades definidoras de características que o card tem que normalmente definiriam aquelas características, então um Crusader of Odric ou Tarmogoyf eternizado por um Scarab God não teriam habilidades de modo algum!



Q: O que acontece se eu conjuro Torment of Hailfire com X=0?

A: Nada. Bem, ok, se você quer chato você espera por respostas e então a mágica resolve e vai para o seu cemitério, mas ela na verdade não faz nada enquanto está resolvendo.

Diferente de outros cards que dizem para você fazer algo, e então dizem que você faça aquela coisa novamente um número de vezes, Torment of Hailfire diz de antemão quantas vezes você deverá seguir suas instruções, antes de você fazer qualquer coisa. Se X é zero, você deverá seguir as instruções de Torment exatamente zero vezes… o que claro, é definitivamente nenhuma vez.[/A]



Q: Minha Obelisk Spider é bloqueada por uma criatura que possui 1 de resistência. Eu ainda posso drenar a vida do meu oponente?

A: Não. A criatura do seu oponente vai receber dano letal em combate, e vai morrer praticamente imediatamente. A habilidade desencadeada da aranha de "colocar um marcador" vai desencadear, mas quando ela resolver não vai ser capaz de fazer nada, já que a criatura que ela quer colocar o marcador não está mais no campo de batalha. E já que o marcador não será colocado na criatura, a outra habilidade da aranha não irá desencadear.




"Através da névoa da batalha,
pude ver o brilho do sol
nos chifres dourados, o resplendor da glória
coberto com escamas,
então abaixei minha espada
e chorei a estupidez da resistência."
- Tekret, previamente dissidente, atualmente Eterno.
Q: Overwhelming Splendor Só…Overwhelming Splendor. Eim?

A: Em um nível muito básico, se você for encantado por Overwhelming Splendor, o jogo se comporta como se todas as criaturas no campo de batalha que você controla possuem uma caixa de texto impressa em branco, assim como os números 1/1 impressos na caixa de poder/resistência. Overwhelming Splendor também irá retirar todas as habilidades dadas por efeitos anterior à você ser amaldiçoado por ele.

E então as coisas funcionam normalmente a partir dai—qualquer coisa que modifique o poder ou resistência das suas criaturas será aplicada sobre o efeito de Splendor, e qualquer coisa que os dê habilidades futuramente vai funcionar normalmente.

Existem apenas algumas exceções, para habilidades estáticas de uma criatura (aquelas que não incluem dois pontos ( : ) ou usam "quando" ou "toda vez que") que alteram os tipos, super-tipos e sub-tipos de algo(Realmwright, ou a habilidade de Stormtide Leviathan de tornar coisas em ilhas) ou a(s) cor(es), de algo (Painter's Servant).* Mas na vasta maioria dos casos, é assim que funciona.

*E Volrath's Shapeshifter, porque é uma carta terrível que funciona de uma forma terrível e eu não vou nem começar…



Q: ...E o que acontece com Clones ou cartas que entram com marcadores como Walking Ballista?

A: Essas habilidades se aplicam normalmente, porque elas são aplicadas conforme a carta entra no campo de batalha, antes de serem afetadas pelo Splendor. A escolha do que você vai Clone pode não significar muito enquanto o esplendor ainda estiver no campo, mas você ainda escolhe algo para copiar, já o número de marcadores +1/+1 na sua Ballista vai definitivamente ser importante, já que essas se aplicarão sobre o efeito do Splendor.



Q: ...E o que ele faz com permanentes que não são criatura que foram animadas de alguma forma, como Hostile Desert ou Heart of Kiran?

A: Assim que alguma coisa se torna uma criatura, Overwhelming Splendor comecará a se aplicar a ela, o que irá remover quaisquer habilidades impressas nela (com as exceções apontadas abaixo). Mas se o efeito a animando der a ela quaisquer habilidades, essas irão ser aplicadas acima do Splendor, já que elas são de um efeito mais recente.

Veículos tripulados serão 1/1, já que seu poder e resistência impressos serão sobrescritos pelo Splendor, mas qualquer coisa que for animada de alguma outra forma ainda terá seu poder e resistência fixado pelo efeito a animando, que se aplica acima do Splendor.



Q: Eu conjuro Hazoret's Undying Fury e exilo um card com Consequências como Appeal—eu posso usar o efeito de Fury para conjurar ambos Appeal, e então também Authority uma vez que ele vai para o cemitério?

A: Não pode. Você só tem uma chance de conjurar cards exilados com Hazoret's Undying Fury, que é quando a mágica resolve, e o efeito de Fury só deixa você conjurar elas, não resolvê-las. Como qualquer mágica, esses cards são colocados na pilha e só vão resolver depois que cada jogador tiver uma chance de responder.

Na hora que Appeal estiver no seu cemitério aonde Aftermath permite que você conjure o lado Authority, a Fury já terminou de resolver faz tempo e ela inclusive já foi pro cemitério — você não vai ganhar essa de graça.



Q: Então no custo de uma mágica é o que você pagar por ele, o que significa quando tem dois dele como em Hour of Eternity?

A: Significa que sua suposição inicial está levemente incorreta. Um no custo de mana de uma mágica não é fixado pelo que você paga—ao invés disso, você decide o que você quer que X seja, e então procede daí. Então quando você conjura uma mágica com apenas um X como Blaze, primeiro você decide o que você quer que X seja (digamos que você escolheu 5), então você calcula quanto a mágica custará com um X desse valor. =5, então o custo resultante é + = . Você paga , e você terminou.

Quando uma mágica com dois X, o processo é o mesmo. Primeiro, você decide quanto você quer que X seja (digamos 1), então calcula o custo resultante. = 1, então + + = . Então conjurar Hour of Eternity com um X igual a custa ; conjurar com um X igual a 2 custaria , conjurar com um X igual a 3 custaria , e aí em diante.



Q: Quando Imminent Doom checa o custo das minhas mágicas? O que acontece se eu responder à habilidade desencadeada com mais mágicas—quanto dano ele causa?

A: Imminent Doom nunca se importa com quantos marcadores ele tem sobre si quando sua habilidade desencadeada resolve—ele apenas se importa com o número de marcadores que ele tem conforme você termina de conjurar suas mágicas. Sempre que você terminar de conjurar uma mágica, se o custo de mana convertido daquela mágica corresponder ao número de marcadores que estão sobre Imminent Doom nesse mesmo momento, Imminent Doom desencadeia, e a quantidade de dano que essa habilidade desencadeada vai causar é aquele mesmo número.

Para dar um exemplo, isso significa que com dois marcadores sobre Imminent Doom, você pode conjurar uma mágica de duas manas (desencadeando Imminent Doom), e então responder a essa habilidade desencadeada com outra mágica de duas manas (desencadeando ele novamente, porque o Doom ainda tem apenas dois marcadores sobre ele). A segunda habilidade desencadeada irá resolver, causar dois de dano, e colocar um marcador sobre o Doom. Então, a primeira habilidade desencadeada irá resolver, também causando dois de dano, e você colocará um segundo marcador sobre o Doom. Resultado final: quatro de dano causados, quatro marcadores sobre o Doom.



Q: Se eu quero usar God-Pharaoh's Gift, meu oponente pode se livrar da criatura que estou exilando para impedir a habilidade de funcionar?

A: Você não decide usar ou não a habilidade de God-Pharaoh's Gift—ou o que exilar com ela—até que a habilidade esteja no processo de resolver, e nesse ponto é tarde demais para alguém interferir. Quando ele souber o que você vai exilar e tiver a chance de fazer coisas, a habilidade já vai ter terminado de resolver, o card que você escolheu está exilado, e você tem sua ficha.

Se seu oponente quer atrapalhar seus presentes generosos, ele tem que fazer isso em resposta a habilidade desencadeada, antes que ele saiba o que você quer exilar, ou até mesmo se você quer ou não usar a habilidade. Afobar-se e revelar seus planos mais cedo não vai fazer ele perder sua chance, mas ele definitivamente não pode tentar esperar por você e ver o que você vai fazer antes de decidir o que tentará ele mesmo fazer.



E isso é tudo que temos por essa semana… e, bem, para sempre, porque acho que escuto o forte coro do lamento dos mortos se aproximando, então Nicol Bolas deve estar a caminho dos escritórios do Inserção Craniana. Foi um prazer conhecer todos voc—Moko, espere, o que você quer dizer, eu sou um planeswalker? Claro que eu sou um...


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!