Published on 07/03/2017

Um folga da areia

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



Tem muita areia!

Oi pessoal, e bem vindos de volta ao Cranial Insertion! Nós estamos passando muito tempo em Amonkhet esses últimos meses, e com Hora da Devastação quase aqui (não se preocupem, Callum vai estar aqui na próxima semana e ele vai começar a responder todas as suas perguntas de Hora da Devastação), eu imaginei que nós devemos tirar uma folga desse mundo de desertos por uma semana. Então enquanto não há questões envolvendo cartas de Amonkhet essa semana, nós ainda vamos responder as questões sobre regras de Magic de eras passadas.

Lembrem-se: se você tem uma pergunta envolvendo regras (em inglês), você pode nos contatar e nós responderemos! Nós até podemos usar a sua pergunta em um artigo futuro. Se você tem uma pergunta pequena você pode nos Tweetar (em inglês) em @CranialTweet, ou, se você tem uma pergunta longa (em inglês), você pode nos mandar um e-mail para moko@cranialinsertion.com .



Q: Meu oponente está me atacando com um Caravan Hurda. Eu bloqueio com meu Fog Bank. O meu oponente vai ganhar alguma vida?

A: Não, ele não vai. Para que o seu oponente ganhe vida através do vínculo com a vida, a criatura tem que causar dano. Mas como o Fog Bank vai prevenir todo o dano que seria causado a ele pelo Hurda atacante, o Hurda não causará nenhum dano, e o vínculo com a vida não vai fazer com que o seu oponente ganhe vida.



Q: Eu possuo uma ficha de Servus encantada com Mechanized Production, e mais cinco outros servus sob o meu controle. Durante a minha fase principal, eu conjuro Servo Exhibition. Eu vou ganhar o jogo logo depois que a Exhibition terminar de resolver?

A: Não, você tem que manter esses servus até a sua próxima manutenção se você quiser ganhar o jogo. A Production apenas conta o número de artefatos com o mesmo nome que você controla como parte da resolução do efeito desencadeado na manutenção. Em qualquer outro ponto, não importa quantos artefatos você controla. Enquanto você controla oito servus agora, a Production não os conta até a sua próxima manutenção, então você terá que manter pelo menos sete deles vivos (lembre-se: você ganhar um do efeito desencadeado da Production) até a sua próxima manutenção para vencer.



Q: É o começo do meu turno, e eu tenho Hanweir Militia Captain, duas criaturas aleatórias e um Mutavault em jogo. Eu posso transformar meu Mutavault em uma criatura em tempo para que ele conte pra habilidade desencadeada do Captain?

A: Não, isso não funciona. A primeira chance que você tem de fazer qualquer coisa no seu turno é na manutenção, após todos as habilidades desencadeadas de ‘'no começo da sua manutenção'' irem pra pilha. O Captain tem uma habilidade desencadeada na manutenção, mas é uma habilidade com uma condição: a não ser que você tenha quatro ou mais criaturas sob seu controle quando a manutenção começar, a habilidade não irá sequer desencadear. Quando sua manutenção começa, você controla três criaturas e um Mutavault que não é uma criatura, então a habilidade do Captain não irá desencadear. Mesmo que você transforme o Mutavault em uma criatura antes da manutenção acabar, ele se tornará uma criatura muito tarde para a habilidade desencadeada do Captain contá-lo.



Q: Posso conjurar Decimate se não há nenhum encantamento em jogo?

A: Não, você não pode. Decimate tem quatro alvos: um artefato, uma criatura, um encantamento e um terreno. Para conjurá-lo, você tem que estar apto a escolher alvos válidos para a mágica. Isso significa que se não houver encantamentos no campo de batalha, você não pode escolher alvos válidos o suficiente para conjurar a mágica, e portanto não pode conjurá-la de modo nenhum.

Q: E se eu conseguir conjurar Decimate legalmente, mas o encantamento for removido em resposta. As outras três permanentes ainda serão destruídas?

A: Essa é uma situação diferente. Decimate pode ser anulado apenas se todos os seus alvos forem ilegais. Se pelo menos um alvo ainda é legal quando ele for resolver, ele resolverá com esses alvos legais restantes. Removendo o encantamento do campo de batalha não vai previnir o Decimate de destruir o artefato, criatura, ou terreno alvejados.



Q: Eu conjuro Collected Company, e nenhuma permanente deixou o meu controle neste turno. Os cards que eu escolho para colocar em jogo são Renegade Rallier e Walking Ballista. A habilidade do Rallier vai desencadear:

A: Não, ela não vai desencadear. Depois que o Company coloca o Rallier e a Ballista no campo de batalha, nós checamos para ver se algum efeito deve desencadear. Nesse ponto, a Ballista ainda não deixou o campo de batalha, ela não vai preencher a condição de Revolta do Rallier. Como nada deixou o campo de batalha ainda, a habilidade do Rallier não desencadeará. Depois disso, o Company termina de resolver, e então nós checamos as ações baseadas no estado, e a Ballista vai para o cemitério porque é uma criatura 0/0.Mas ela vai para o cemitério tarde demais para contar para a habilidade do Rallier.


Ah, um bom mergulho relaxante na banheira quente.


Q: Eu possuo um Sarkhan, the Dragonspeaker e The Chain Veil em jogo. Eu ativo a habilidade do The Chain Veil, então ativo a habilidade +1 do Sarkhan para transformá-lo num dragão. Posso ativar a habilidade -3 do Sarkhan para causar 4 de dano a uma criatura?

A: Não, você não pode. The Chain Veil muda as regras do jogo para o turno, para que você possa ativar uma habilidade de lealdade de um planeswalker uma vez adicional. Entretanto, o efeito apenas se aplica a planeswalkers que você controla. Após a habilidade +1 do Sarkhan resolver, o Sarkhan não é mais um planeswalker: ele é apenas uma criatura. Como ele não é mais um planeswalker, ele não é mais afetado pelo efeito do The Chain Veil e você não pode ativar uma segunda habilidade do Sarkhan nesse turno.

Se você realmente queria ativar ambas as habilidades, você teria que ativar a habilidade -3 primeiro, e então ativar a habilidade +1.



Q: Meu oponente tem um Vengeful Pharaoh no seu cemitério, e no combate eu bato nele com meu Mistmeadow Skulk. Meu Skulk morrerá?

A: Ele sobreviverá! O Skulk não pode ser alvo de mágicas ou habilidades de fontes com custo de mana convertido três ou mais. Mesmo no cemitério, o Pharaoh tem um custo de mana convertido de cinco, então se você causa dano de combate no seu oponente com o Skulk, ele não poderá dar como alvo o Skulk com a habilidade desencadeada do Pharaoh. Seu Skulk viverá para ver outro combate, e o Pharaoh continuará no cemitério.



Q: O quão bem Herald of the Pantheon funciona com Gryff's Boon?

A: Provavelmente não tão bem quanto você pensa. As coisas estão relativamente bem quando você conjura ele - claro, o efeito de redução de custo do Herald não realmente faz algo, já que custa para conjurar, mas você ganha 1 de vida de conjurar ele. Mas se Boon terminar no cemitério e você quiser ativar a habilidade, bom, Herald não vai te ajudar mesmo. Você está ativando a habilidade do Boon, não conjurando uma mágica, então Herald não reduz o custo para ativar. E você não está conjurando uma mágica de encantamento, então a habilidade desencadeada do Herald não desencadeia e você não ganha qualquer vida.


Q: Eu tenho um Loyal Retainers em jogo, e um Budoka Gardener no meu cemitério. Posso usar a habilidade do Retainer para colocar o Gardener no campo de batalha?

A: Não, você não pode. No caso de um card que gira, como o Gardener, a não ser que ele esteja no campo de batalha e girado, você ignora o lado girado do card. Dokai, Weaver of Life é uma criatura lendária, mas já que não está no campo de batalha e girado, nós ignoramos aquele lado do card. Porque o Gardener não é uma criatura lendária, ele não é um alvo válido para a habilidade do Retainer.



Q: Eu tenho um Circle of Protection: Black em jogo, e meu oponente controla uma Pestilence. Meu oponente ativa Pestilence três vezes. Supondo que eu não quero levar qualquer dano de Pestilence, quantas vezes eu tenho que ativar a habilidade do Circle?

A: Você vai ter que ativar três vezes. Cada vez que você ativar o Circle of Protection, você vai prevenir a próxima vez que Pestilence causaria dano a você esse turno. Mas se causar dano múltiplas vezes (como nesse caso com Pestilence), uma ativação não é suficiente para prevenir todo o dano. Se você quer prevenir todos os três pontos de dano que receberia de Pestilence, você vai ter que ativar a habilidade do Circle três vezes, uma para cada ativação.



Q: Eu ataco com Engulfing Slagwurm, e meu oponente bloqueia com um Darksteel Sentinel. O que acontece quando a habilidade desencadeada do Slagwurm resolve?

A: Quando a habilidade desencadeada resolve, o Sentinel bloqueador "é destruído". Entretanto, já que ele é indestrutível, não vai ser destruído. Depois disso, você ganha três de vida, já que a resistência do Sentinel é três. A habilidade do Slagwurm não liga se a criatura é destruída ou não pela habilidade desencadeada, você ainda ganha vida igual a resistência. E já que Sentinel não é destruído pela habilidade desencadeada, ele ainda está em combate e bloqueando Slagwurm, ele causa e recebe dano de combate de Slagwurm.



Q: Eu controlo Thassa, God of the Sea, mas ela não é uma criatura. Meu oponente conjura Reweave na minha Thassa. Eu paro quando eu encontrar um encantamento ou quando encontrar uma criatura?


A: Um encantamento. Reweave verifica quais tipos o card tinha quando esteve por último em campo de batalha, e é apenas um encantamento (e não uma criatura), então você vai revelar cards até revelar um encantamento. Você pula todas as criaturas que também não sejam um encantamento.


Apenas a mais esquisita
viagem ao zoológico que eu já tive.


Q: A habilidade desencadeada de Worldslayer destrói os terrenos de todo mundo?

A: Sim, destrói. Worldslayer diz que destrói todas as permanentes exceto Worldslayer. Diferente de algo como Planar Cleansing, Worldslayer não faz uma exceção para terrenos. Worldslayer vai destruir todas as outras permanentes, incluindo todos os terrenos em campo.



Q: Eu tenho um Platinum Angel, e 20 de vida. Eu conjuro Transcendence. O que exatamente acontece?

A: Você gosta de empatar partidas? Porque essa provavelmente vai acabar em um. Quando Transcendence entra em jogo, vê que você está a 20 de vida, então a habilidade de "você perde o jogo" desencadeia. Enquanto a habilidade estiver na pilha, ela não desencadeia novamente (é o que nós chamamos "habilidade desencadeada de estado"). Quando a habilidade resolve, você perderia o jogo, mas o Platinum Angel impede isso de ocorrer. Após a habilidade resolver, não existe mais instância dela na pilha, portanto ela desencadeia novamente.

A habilidade vai continuar desencadeando, e o Platinum Angel vai impedir você de perder, e a menos que alguém consiga se livrar dele, ou de alguma forma reduzir sua vida para menos de 20 (complicado, porque a última habilidade desencadeada de Transcendence vai bagunçar esse plano), o jogo não vai avançar e ser um empate.



Q: O único card de criatura em meu cemitério é Wonder, que eu prefiro que fique no meu cemitério. Meu oponente conjura Exhume. Eu tenho que retornar Wonder para o campo de batalha?

A: Sim, você precisa. Exhume não é opcional - se existe uma criatura no seu cemitério, você precisa escolher ela para ser retornada, independente do quão você quiser que Wonder fique em seu cemitério. Se Wonder é o único card de criatura em seu cemitério quando Exhume resolve, você deve retornar para o campo de batalha.



Q: Eu controlo um Angel of Jubilation e Norn's Annex. Meu oponente pode me atacar pagando dois de vida?

A: Sim, ele pode. O Angel impede jogadores de pagar vida para conjurar uma mágica ou ativar uma habilidade. Mas o Annex não faz nenhum dos dois - ele impõe um custo para atacar, e isso não é conjurar uma mágica ou ativar uma habilidade. Seu oponente ainda estará apto para pagar dois de vida e atacar você, mesmo com o Angel em jogo.



Q: Meu oponente conjurou Wrath of God para destruir minha Marchesa, the Black Rose e Novijen Sages, ambos com marcadores +1/+1 neles. Eu posso arrumar de maneira que meu Sages volte antes, então Marchesa, para que eu use enxerto para mover um marcador +1/+1 para Marchesa?

A: Sim, isso funciona. Marchesa desencadeia para ela mesma e Sages quando eles morrem, já que ambos tinham marcadores +1/+1. No começo da próxima etapa final, as duas habilidades desencadeadas de Marchesa estão esperando para ir na pilha, e já que você controla ambas, você escolhe a ordem em que são colocadas na pilha (e dessa forma a ordem em que as criaturas retornam). Se você colocar a habilidade do Sages na pilha por último, ela resolve primeiro, e você retorna Sages para o campo e então Marchesa (e assim pode usar enxerto para mover um marcador do Sages para Marchesa).



Q: Eu controlo um Paradox Engine, um Sol Ring e um Isochron Scepter com Lightning helix impresso nele. O que acontece se eu ativar o Scepter?

A: Tem uma forte chance que você ganhe essa partida. Quando a habilidade do Scepter resolve, você faz uma cópia da Helix e conjura. Considerando que você conjurou, isso vai fazer a Engine desencadear (Engine não liga de onde você está conjurando a mágica, ou se a mágica é uma cópia: ela se importa com você estar conjurando), e quando a habilidade desencadeada resolver, você desvira o Scepter e o Ring. Você pode virar o Ring para mana, e usar a mana para ativar a habilidade do Scepter novamente.

A menos que alguém seja capaz de se livrar de uma das peças do combo, você pode continuar ativando o Scepter e conjurando cópias de Lightning helix e deve ser capaz de derrotar todos seus oponentes com essas cópias.



Q: Meu oponente controla um Myojin of Night's Reach. Eu conjuro Clone, escolhendo copiar o Myojin. Meu Clone Myojin entra em jogo com um marcador de divindade?

A: Depende: você conjurou o Clone de sua mão? Caso sim, Clone se torna uma cópia do Myojin, e agora checa se foi conjurado da mão. Mesmo que o card seja a cópia de algo agora, ele ainda pode dizer se a mágica original foi conjurada da mão ou não, e caso tenha sido, o Clone Myojin entra em campo com um marcador de divindade nele.



Isso é tudo que temos por essa semana! Nos vemos na próxima!


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!