Published on 06/12/2017

Antologia de Interesse do Commander

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Tomara que eles não tenham Master of Cruelties na mão.
Olá a todos e bem-vindos de volta ao Cranial Insertion! Nesse fim de semana passado muitos jogadores de Commander, tanto novos quanto antigos, provavelmente se dirigiram a loja mais próxima para pegar a coleção Commander Anthology. Não é um novo produto de Commander, mas uma reimpressão de quatro decks de edições de Commander do passado. Então nessa semana nós vamos tirar um tempinho de Amonkhet e dar uma olhada nesse produto, respondendo algumas dúvidas que você possa ter encontrado ao jogar com ele esse fim de semana.

E se você tiver uma dúvida de regra (mesmo que não seja relacionada a Commander e ela estiver em inglês), nós ajudamos! Se você tem uma questão curta, você pode entrar em contato pelo Twitter @CranialTweet, e se a questão for mais longa, nos envie por e-mail em moko@cranialinsertion.com . Você pode até mesmo ver sua dúvida em um artigo futuro!



Q: Eu ataco com Kaalia of the Vast, colocando Reiver Demon em jogo. Eu destruo todas as criaturas não-pretas, não-artefatos?

A: Não, você não destrói. A habilidade do Demon apenas desencadeia se você conjurar de sua mão. Enquanto o Demon certamente entrou em jogo vindo de sua mão, você não conjurou ele - ele foi colocado em jogo. Já que você colocou ele em jogo, a habilidade do Demon não desencadeia e as outras criaturas estarão seguras (bom, ignorando o 6/6 voador que agora está atacando).



Q: Eu tenho um Eldrazi Monument em jogo, mas eu meio que curto minhas criaturas mais que o Monument. Eu posso escolher não sacrificar a criatura e sacrificar o Monument ao invés disso?

A: Desculpa, essa não é uma opção. Diferente de outros cards, o Monument manda você sacrificar uma criatura, e diz o que fazer caso você não consiga, e não se você não quiser sacrificar uma. A única escolha é qual criatura será sacrificada (se você tiver alguma), não se você quer ou não sacrificar. Mesmo que você prefira manter a criatura viva e não o Monument, você vai ter que sacrificar a criatura.



Q: O que acontece se eu conjurar Unexpectedly Absent em uma permanente com X=0?

A: O Absent coloca a permanente depois de X cards do grimório dele. Se X for zero, isso significa que ela vai com 0 cards em cima, ou seja, no topo do grimório.


Derevi espertinho, fugindo da taxa de comandante.


Q: Eu tenho um Emerald Medallion em jogo. Ele reduz o custo de uma mágica multicolorida, como Mazirek, Kraul Death Priest?

A: O custo vai ser reduzido em , então você termina pagando para conjurar. Mazirek é um card preto e verde. Já que é um card verde, o custo para ser conjurado pode ser reduzido pelo Medallion. Ele também é um card preto, mas o Emerald Medallion apenas se importa se ele é verde, independente de outras cores, logo o custo pode ser reduzido pelo Medallion.



Q: Eu conjuto Wash Out, nomeando verde. As Forests do meu oponente são retornadas para a mão também?

A: Não, não vai. Terrenos são naturalmente incolores. Só porque uma Forest vira para gerar mana verde isso não faz dela uma permanente verde: ela precisaria ter o símbolo de mana verde no seu custo, um indicador verde de cor, ou uma habilidade que fizesse ela contar como uma permanente verde. Fora Dryad Arbor, terrenos são incolores e normalmente não serão afetados por Wash Out.



Q: Meu oponente ativa a habilidade de Silklash Spider, destruindo meu Extractor Demon e algumas fichas de Espírito voadoras. O Demon vai desencadear para cada uma das fichas de Espírito que acabou de morrer?

A: Sim, ele vai. O Demon vai ver outras criaturas que estão saindo do campo de batalha ao mesmo tempo que ele mesmo, e vai desencadear para elas. Não importa se o Demon está saindo de campo ao mesmo tem que as criaturas, o Demon vê elas saindo junto com ele, e desencadeia para cada uma delas.



Q: Eu acabei de conjurar Azami, Lady of Scrolls. Eu posso imediatamente virar Azami para comprar um card?

A: Sim, você pode. Enjôo de invocação apenas impede criaturas de atacar ou utilizar habilidades com o símbolo de virar ou desvirar. Já que a habilidade da Azami envolve virar, mas não envolve o símbolo de virar, você pode ativar assim que Azami entrar em jogo, até mesmo virando a própria Azami para ativar a habilidade.



Q: Eu tenho uma Eternal Witness e um Champion of Stray Souls em jogo, mas sem criaturas no meu cemitério. Eu posso ativar a habilidade do Champion, sacrificando Eternal Witness e retornar a mesma Eternal Witness?

A: Não, você não pode. Alvos são escolhidos antes dos custos serem pagos. Quando você está escolhendo alvos, você tem que escolher uma criatura que está atualmente no cemitério. Você não sacrificou Eternal Witness ainda (isso não vai acontecer até um pouco depois), então não é um alvo legal para a habilidade. Você não vai ser capaz de retornar as próprias criaturas que você sacrificou durante a habilidade do Champion.


Quem diria que um planeswalker que pode ser seu comandante é muito bom.


Q: Se eu tenho um Razorjaw Oni em jogo, isso vai impedir as criaturas pretas do meu oponente de bloquear?

A: Sim, vai. Já que Oni não diz "criaturas que você controla", isso signfica que afeta as criaturas pretas de todos, não apenas as suas. Quer dizer que se seu oponente deixou um exército de criaturas pretas para bloquear, você pode baixar isso, atacar, e as criaturas preta dele não serão capazes de bloquear graças ao Oni.



Q: Eu conjuro Kirtar's Wrath com seis cards no meu cemitério. Eu ganho as duas fichas de espírito do efeito de limiar?

A: Não, você não ganha. A Wrath não vai para o cemitério até o final de sua resolução, que é depois de Wrath checar o número de cards que você tem em seu cemitério. No momento em que Wrath está checando para ver se você atingiu o limiar ou não, Wrath está na pilha, e não no cemitério. Já que não está no cemitério ainda, você não alcançou o limiar, e não vai ganhar as fichas de espírito.



Q: E se [Kirtar's Wrath[/c] destruir algumas das minhas criaturas, e essas criaturas morrendo me garantirem o limiar. Agora eu ganho as duas fichas?

A: Não, você ainda não ganha as fichas. Se você tiver limiar, o segundo parágrafo substitui completamente o primeiro: ao invés de apenas destruir as criaturas, você destrói todas e ganha duas fichas de Espírito. Você não destrói criaturas e checa o número de cards no cemitério para ver se atingiu o limiar. A menos que você tenha limiar antes de Wrath resolver, você não ganha as fichas.



Q: Eu ataco com um Kessig Cagebreakers. As fichas de Lobo devem atacar o mesmo jogador que Cagebreakers está atacando?

A: Não, elas não devem. O Cagebreakers coloca as fichas em jogo viradas e atacando. Ele não especifica qual oponente elas devem atacar, então você (o jogador atacante) pode escolher qual oponente elas estão atacando. Você pode até mesmo dividir elas, e fazer com que algumas ataquem um oponente e outras ataquem um oponente diferente.



Q: Eu tenho um Jogara Warcaller com um marcador +1/+1 sobre ele, e uma Imperious Perfect em jogo. O quão grande é o bônus que meus elfos ganham de Joraga Warcaller?

A: Apenas +1/+1. O Warcaller apenas olha para os marcadores +1/+1 em si para determinar o quão grande é o bônus que ele deve conceder a outros elfos. Enquanto ganha +1/+1 da Perfect, esse bônus não é um marcador, é um bônus de +1/+1 estático, então o efeito do Warcaller não conta ele. O Warcaller tem um marcador +1/+1 sobre ele, então apenas dará +1/+1 aos seus elfos (mas eles também ganham +1/+1 da Perfect, então eles terão um bônus somado de +2/+2 das duas criaturas).



Q: Eu encantei Winged Coatl do meu oponente com Song of the Dryads. Então eu conjuro Wave of Vitriol. A Coatl do meu oponente vai ser sacrificada?

A: Sim, vai. A Song não torna Coatl um terreno básico, apenas um terreno. E a Wave faz com que tudo seja sacrificado ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo que Song seria colocada no cemitério, já que Coatl é um terreno não-básico, também é sacrificada. Enquanto seu oponente perde Coatl, eles ao menos serão capazes de buscar por um terreno básico.



Q: Meu oponente tem um Angelic Arbiter em jogo. Na minha primeira fase principal, eu conjuro Terminate e matar o Arbiter. Eu posso atacar com as minhas criaturas esse turno?

A: Sim, você pode. A habilidade do Arbiter, como a maioria das habilidades, apenas funciona enquanto ele está em jogo. Se você conjurar Terminate matando o Arbiter, e o Arbiter estiver por aí, ele teria prevenido você de atacar neste turno, já que conjurou uma mágica. Mas já que Arbiter morreu, seu efeito termina, e você está apto para atacar normalmente neste turno.


Quanto mais coisas morrem, mais perigosa se torna.


Q: Eu acabei de roubar o comandante do meu oponente, uma Meren of Clan Nel Toth usando Rubinia Soulsinger. No final do meu turno, eu alvejo Meren com a habilidade desencadeada do meu Conjurer's Closet. Se meu oponente escolhe colocar seu comandante na zona de comando ao invés do exílio, ele ainda retorna ao campo sob meu controle?

A: Ele retorna. A habilidade desencadeada do Closet vai seguir o card até a primeira zona pública que ele for depois do campo de batalha. Na maior parte das vezes, vai ser a zona de exílio. Mas se seu oponente escolhe colocar seu comandante na zona de comando ao invés do exílio, já que a zona de comando é a primeira zona pública que foi após o campo de batalha, o Closet segue Meren até a zona de comando e ainda retorna ela para jogo sob seu controle vinda da zona de comando. Já que é uma nova permanente, você pode com segurança desvirar sua Rubinia e ainda controlar a Meren.



Q: Akroma, Angel of Fury é minha comandante, e eu conjuro ela com a face voltada para baixo. Se essa criatura com a face voltada para baixo causar dano de combate a um jogador, isso conta como dano de comandante?

A: Com certeza conta! Estar com a face voltada para baixo não muda o fato que esse card ainda é seu comandante. Isso significa que se ele causar dano de combate a um jogador, isso conta para os 21 ou mais pontos de dano de combate que faria com que ele perdesse o jogo, e se ele morreria com a face voltada para baixo, você ainda pode colocá-lo na zona de comando ao invés disso. Mas tenha em mente que quando sua Akroma com a face voltada para baixo causar dano de combate a ele, você tem que apontar que é dano de seu comandante - você não pode ficar quieto sobre isso, já que ele também tem que poder acompanhar isso.



Q: Eu conjuro Skullwinder, e quando a sua habilidade desencadeada de entrar no campo de batalha resolve, eu escolho um oponente sem cards em seu cemitério. O que acontece?

A: Quando a habilidade desencadeada resolve, você escolhe um oponente. Não há um requerimento que você tenha que escolher um oponente com um card em seu cemitério. Se ele não tem nenhum card em seu cemitério, então ele não vai poder voltar nada, mas você ainda vai pegar seu card de volta. Então, assim como uma Eternal Witness, mas com deathtouch.



Q: Eu ativo a habilidade do Roon of the Hidden Realm, dando como alvo a criatura de um oponente. Depois que eu exilo a criatura dele, eu perco o jogo. Quando a criatura exilada volta para o campo de batalha?

A: Nunca! A criatura teria voltado por causa da habilidade desencadeada retardada do Roon, que desencadearia no começo da próxima etapa final. Mas essa habilidade desencadeada apenas pode ir para a pilha se você ainda estiver no jogo no começo da próxima etapa final. Já que você não está mais no jogo, a habilidade desencadeada retardada do Roon não pode desencadear, e a criatura exilada permanecerá no exílio pelo resto do jogo, nunca voltará.



Q: Eu tenho um Bloodspore Thrinax entrando no campo de batalha ao mesmo tempo que algumas outras criaturas, por causa da habilidade do Champion of Stray Souls. Eu escolho devorar três criaturas, para que meu Thrinax entre com três marcadores +1/+1. As outras criaturas entrando junto com o Thrinax também entrarão com três marcadores +1/1?

A: Não, elas não vão ganhar nenhum marcador extra. Para a habilidade do Thrinax funcionar, ele tem que estar no campo de batalha quando as outras criaturas estiverem entrando. Ela não funciona se ele estiver entrando no campo de batalha ao mesmo tempo que essas outras criaturas, então as criaturas entrando junto com o Thrinax não ganharão os marcadores extra.


Bom, isso é tudo que temos para essa semana. Bom Commander a todos!


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!