Published on 05/22/2017

Algo Que Só A Mamãe Poderia Amar

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Nós deveríamos ter mais dessas!
Olá e seja bem vindo a mais uma edição de Cranial Insertion! Já faz algumas semanas desde que mumificamos Moko (falando nisso, obrigado pela ajuda), e eu posso dizer com certeza que esse negócio de Moko-múmia está funcionando melhor do que o esperado. Não ter que lidar com pedacinhos de carne estragada por todo o escritório é ótimo, mas por alguma razão, após o período de acomodamento o Moko pareceu muito menos relutante. Talvez sejam só as bandagens justas que o impedem de abrir a boca e dessa maneira silenciam todos os guinchos e pios que ele normalmente faz, mas eu gosto disso! E para nossa sorte, mumificação no estilo de [i]Amonkhet[i] deixa os dedos bem separados, então é fácil para ele digitar.

Falando em digitar, se você tiver alguma dúvida de regra que gostaria que nós respondêssemos, você sempre pode digitá-la e enviá-la por email para moko@cranialinsertion.com (em inglês), ou para as mais curtas, nos mandar pelo twitter em @CranialTweet. Você vai receber uma resposta, e pode acabar vendo sua pergunta incorporada num artigo futuro. Mas por hora, vamos às perguntas!



Q: Eu ouvi muitas pessoas falarem ultimamente sobre como Kalitas, Traitor of Ghet funciona de maneira estranha com Anointed Procession. Qual é o fuzuê?

A: O problema básico é que apesar de tanto Kalitas, Traitor of Ghet quanto Anointed Procession parecerem normais o suficiente para um jogador comum, na realidade elas são ligeiramente estranhas, então quando colocadas nessas situações não usuais, elas tendem a fazer coisas que jogadores não esperam de maneiras não usuais, e quando você coloca as duas cartas juntas a estranheza se sobrepõe de um jeito que fazem as coisas ainda mais estranhas—juntas, as duas cartas fazem algo que a maioria dos jogadores não espera intuitivamente, e muita gente ficou confusa com isso recentemente.



Q: Então… qual é o problema?

A: Para entender o que está acontecendo aqui, teremos que falar sobre algumas das nuâncias das esquisitisses de cada uma das cartas.

Vamos começar com Anointed Procession. Essa é uma que parece bem fácil—ela dobra todas as suas fichas, certo? Bem… não exatamente. Se você ler o card com atenção vai perceber que ela fala sobre dobrar somente fichas criadas por efeitos, e "efeito" é uma daquelas palavras de regras específicas com um significado muito específico. Isso significa que se você encontrar algum jeito de gerar fichas que não use um efeito para fazer isso, a Procissão não vai aplicar para ele.

Então, o que é um "efeito"? Bem, nos termos do jogo, "efeito" são coisas que mágicas ou habilidades fazem como parte de… bem, seus efeitos—elas são ações executadas ao resolver mágicas ou habilidades ("Destruir aquela criatura" ou "Colocar isso no campo de batalha") e mudanças que mágicas ou habilidades fazem no jogo. ("Essa criatura tem +3/+3 por um tempinho")

Então o que não é um "efeito"? É tudo que *não* está sendo feito diretamente por ou por causa de uma mágica ou habilidade. As regras do jogo, por exemplo, não são um efeito—elas são só regras. Dano de combate não é um efeito. Os custos que você paga para conjurar uma mágica ou ativar uma habilidade não são um efeito. Comprar seu card ou jogar seu terreno do turno não é um efeito. Existem alguns outros, mas esses são os mais prováveis de você ver.

Então se você encontrar algum jeito de fazer algum desses não-efeitos que resulte em fazer uma ficha, a Procissão não vai se envolver e a ficha não será dobrada. Mas isso não acontece muito, porque do jeito que acontece, normalmente é bem difícil de fazer com que algo que não seja um efeito crie fichas.



Q: ...E onde entra o Kalitas, Traitor of Ghet nessa história?

A: Como você provavelmente chutou, Kalitas, em algumas situações, cria fichas por motivos que não são "efeitos". Que por sua vez não serão dobradas por Anointed Procession. Mas—e isso é a parte estranha que realmente faz as pessoas tropeçarem—isso só acontece às vezes.

Veja bem, a habilidade de exile-e-ganhe-um-zumbi de Kalitas funciona substituindo uma ação (não-fichas sendo colocadas no cemitério) com outra coisa (exilando e fazendo um zumbi). A parte importante desse processo é que isso muda a ação que está sendo executada mas não muda a identidade da coisa que está executando essas ações.

Imagine que você está indo comprar guloseimas. Você faz uma lista com tudo que você vai comprar e se prepara para sair. Mas antes de sair, seu parceiro vê a sua lista e te para. "Ei, espera—você esqueceu algo!" Ele pega um lápis e adiciona maçãs à sua lista, que não estavam lá antes. Ele te entrega a lista editada e você vai em direção à porta para fazer suas compras.

É assim que cards como Kalitas funcionam—elas fazem o papel do seu parceiro. Toda vez que algo no jogo quer fazer alguma coisa, Kalitas olha na ‘lista de guloseimas' do que aquela coisa quer fazer e olha se tem uma criatura não-ficha morrendo; se tiver, ele modifica a lista conforme necessário. O jogo então procede, e aquela coisa segue com a lista alterada. Apesar do fato de alterar a ‘lista de guloseimas' ser um efeito—esse é o motivo pelo qual essas habilidades são chamadas de ‘efeitos de substituição'—a coisa que está executando as ações na lista ainda é o que era antes, não o Kalitas. (Você não diria que seu parceiro é que trouxe as maçãs, certo?)

Então o que isso significa é que quando um efeito tenta matar uma criatura não-ficha, o Kalitas interfere e faz com que aquele efeito, ao invés disso, exile-a e faça uma ficha. Já que é um efeito que está fazendo o trabalho, Anointed Procession interfere e tudo está uma beleza.

Mas quando algo que não é um efeito tenta matar uma criatura não-ficha, o Kalitas interfere e faz com que aquela coisa não-efeito ao invés disso exile-a e faça uma ficha… e a Procissão não se aplica, já que não é um efeito que está fazendo a ficha.



Q: E como que todas essas coisas se juntam?

A: O resultado da soma de tudo isso é que se você controlar tanto Kalitas, Traitor of Ghet e Anointed Procession, você só irá dobrar os zumbis se as criaturas de seu oponente estiverem morrendo por um efeito. Se a coisa que estiver fazendo elas morrerem não for um efeito, você só irá ganhar um zumbi por criatura.

Então você não irá ganhar dois zumbis se uma criatura de seu oponente estiver morrendo:
  • Porque recebeu dano letal (seja em combate ou por uma mágica ou habilidade)
  • Porque tem resistência 0 ou menos
  • Porque alguma outra ação-baseada-no-estado que irá matá-la—eu já listei as mais comuns
  • Porque seu oponente está sacrificando a criatura como parte do custo para conjurar uma mágica ou ativar uma habilidade (Fling, Bontu the Glorified)*

Entretanto, você vai ganhar dois zumbis se a criatura do seu oponente estiver morrendo por causa de uma mágica ou habilidade que estiver resolvendo matar a criatura. (Trial of Ambition, Fatal Push).

Espero que essa explicação ajude a clarificar as coisas pra você.

* A não ser que ele esteja conjurando aquela mágica como parte da resolução de uma outra mágica ou habilidade—então se seu oponente usar Sram's Expertise para conjurar Fling de graça, por exemplo, você ganhará duas fichas por isso, porque o processo inteiro de conjurar é parte de um efeito maior fazendo com que você conjure a mágica.




O Deus-Faraó predisse que…
Uma pergunta de As Foretold!
Q: Se Master of Waves estiver no campo de batalha junto com algumas de suas fichas, posso usar Cloudshift no Mestre para fazer mais fichas? Ou isso mataria as existentes?

A: Boas notícias! De fato você pode usar Cloudshift no seu Master of Waves para ganhar mais fichas sem matar as existentes. Apesar das fichas originais se tornarem brevemente 1/0 quando Cloudshift exila o Mestre, isso não importa, porque as ações-baseadas-no-estado (que são a parte do jogo que se livra de tais criaturas) não são checadas enquanto uma mágica ou habilidade está resolvendo—como um faxineiro, ele só vai limpar depois que você terminar de fazer a bagunça.

Então Cloudshift exila Master of Waves, deixando as fichas no campo de batalha 1/0 brevemente, mas então o retorna imediatamente, desencadeando a habilidade de entrar-no-campo-de-batalha do Mestre. Cloudshift agora terminou de resolver e vai para o cemitério. As ações-baseadas-no-estado são checadas, mas elas não vêm nada que precise ser limpado, já que suas fichas já são 2/1 novamente, então o jogo segue em frente. A habilidade de seu Mestre é colocada na pilha, e uma vez que resolver você terá ainda mais fichas para usar.



Q: Se eu conjurar Sram's Expertise, posso então conjurar Reckless Bushwhacker com o surto, já que eu já conjurei a Expertise?

A: Você já conjurou a Expertise, o que satisfaz o requerimento do surto de "ter conjurado outra mágica este turno", mas infelizmente isso não irá te ajudar muito.

Surto é o que é conhecido como custo alternativo—é um custo que você pode escolher pagar ao conjurar uma mágica ao invés de pagar o custo de mana normal. Mas Sram's Expertise está te dizendo para conjurar uma mágica de sua mão "sem pagar seu custo de mana", o que significa que você já está pagando um custo alternativo (nada) ao invés de pagar o custo de mana normal. Você não pode aplicar os dois custos alternativos à mesma mágica, então você não poderá optar por pagar o surto se decidir conjurar o Bushwhacker a partir da Expertise.



Q: Com Vizier of the menagerie e Animar, Soul of Elements no campo de batalha Animar permitiria que você conjura-se criaturas grátis se ele tivesse marcadores +1/+1 suficientes sobre ele?

A: Não, não vai, pelo menos não a menos que a magica só tenha um custo de mana genérico.

Vizir of the Menagerie permite que você gaste mana como se fosse mana de qualquer tipo para conjurar magicas de criatura, mas a habilidade de Animar,soul of elements não envolve todos os gastos de mana - simplesmente reduz o custo que você é obrigado a pagar por uma certa quantidade de mana genérico. Esta redução não é uma quantidade de mana a ser "gasto", por isso o Vizier não se aplica a ele, e você não pode aplicar essa redução para símbolos de mana que são exigentes sobre o tipo de mana que você precisa gastar para paga-los.



Q: Chromatic lantern remove a habilidade de Temple of the False God de virar e adicionar ?

A: Não.Chromatic Lantern adiciona uma habilidade adicional a todos os terrenos que você controla. Enquanto em muitos casos essa nova habilidade vai ser melhor do que a habilidade "natural" de produção de mana daquele terreno, essas habilidades originais ainda estão lá e ainda podem ser usadas normalmente.
Então com a Chromatic Lantern, o Temple of the False God vai efetivamente parecer assim:
Temple of the False God
Land
: Adicione à sua reserva de mana. Ative essa habilidade apenas se você controlar cinco ou mais terrenos.
: Adicione uma mana de qualquer cor à sua reserva de mana.
Use qualquer dessas habilidades que você queira.



Q: Em um jogo multiplayer, se o meu oponente conjura Reverse the Sands enquanto eu tenho uma Perplexing Chimera no campo de batalha, e eu escolho trocar de controle com a mágica dele, eu posso decidir como os totais de vida são redistribuídos, ou essa decisão já foi tomada quando ele conjurou?

A: Sorte sua, como trocar os totais de vida dos jogadores é uma decisão tomada enquanto Reverse the Sands resolve, então você pode escolher como trocar, como você vai ser o controlador de Reverse the Sands quando isso acontecer.

Enquanto estiver conjurando uma mágica, há algumas escolhas que o controlador deve fazer enquanto ela está sendo conjurada, mas a lista é bem pequena, e consiste principalmente de coisas que o jogador deve escolher para ser possível terminar de conjurar a mágica em primeiro lugar —você não pode terminar de pagar por uma Fireball se você não sabe quão grande X é ou quantos alvos ela possui, por exemplo. Essa lista de decisões que os jogadores fazem enquanto conjuram mágicas é como segue:
  • Algumas mecânicas específicas de palavras chave. (Metamorfose, Unir)
  • Modos (Escolha entre algum número de opções listadas em tópicos—).
  • Custos alternativos ou adicionais opcionais, se disponíveis (Reforçar, Replicar, Agraciar, Surto).
  • Como você vai pagar por símbolos de mana variáveis no custo (, ).
  • O valor de X (se a mágica não definir).
  • Alvos (Tanto quanto a quantidade de alvos, caso isso seja variável, como quais eles são).
  • Se a mágica pede ao jogador para dividir ou distribuir um efeito entre alvos, qual a divisão será.

Todas as outras decisões do efeito da mágica poder pedir —tal qual como redistribuir o total de vida entre os jogadores—será feita conforme ela resolve.



Q: Se eu ativar Aetherworks Marvel e uma das cartas é Commit // Memory, eu posso conjurar a metade Memory?

A: Não, você não pode. A habilidade Consequências de Memory implica que você não pode conjurar essa metade do card de nenhum lugar que não seja o cemitério. Marvel pode te instruir a conjurar um card de um local e em um momento em que normalmente não seria possível, mas não te permite ignorar essa restrição.



Q: Se eu conjurar um card usando seu custo de loucura, ele retornaria à minha mão se eu conjurar Shadow of the Grave?

A: Não. Você conjurou sua mágica com loucura, a moveu para a pilha e teve uma chance de resolver e fazer coisinhas divertidas antes de tocar o cemitério. Toda essa movimentação e mudança de zonas faz com que o jogo a considere um novo objeto, sem relação com o card que foi descartado há um tempo, então o jogo o verá como um card que foi ao cemitério pela resolução de uma mágica, não pelo descarte, portanto Shadow não o retornará.



Q: Sobre Eldrazi Displacer, alguém pode agir entre a criatura ser exilada e retornar virada?

A: Não. Quando uma mágica ou habilidade começa a resolver, o jogo coloca em espera todo o resto—nenhum jogador pode fazer nada até que tudo termine de resolver a não ser que a mágica os indique a fazer algo. Exilar a criatura e retorná-la virada é tudo parte da resolução da habilidade de Eldrazi Displacer, então está tudo finalizado antes do jogo dar aos jogadores a oportunidade de fazer coisas novamente.




É como o Faraó-Deus desejou!
Q: Eu posso conjurar criaturas ou planeswalkers em tempo instantâneo usando As Foretold?

A: Somente se o card tiver lampejo ou algum outro efeito que te permita fazê-lo. Usar As Foretold alterará o que você terá que pagar quando conjurar sua mágica, mas nunca alterará quando você poderá fazê-lo. Se você quer conjurar coisas como se elas tivessem lampejo, você vai ter que encontrar outra forma de permiti-lo—As Foretold não vai fazer isso por você.



Q: Meu oponente escolhe verde para Hall of Gemstone em seu turno. Eu posso usar Nykthos, Shrine to Nyx para gerar uma cor diferente baseada na minha devoção para aquela cor?

A: Não, mas você pode gerar verde se baseando na devoção para outra cor.

Hall of Gemstone diz que em qualquer momento que um terreno produziria mana colorida que não verde, ele produzirá aquela quantidade de mana verde no lugar. Então enquanto você é livre para escolher uma outra cor ao usar a habilidade de Nykthos, Shrine to Nyx, e a habilidade vai calcular apropriadamente quanta mana vai te dar, quando esse cálculo termina e o jogo vai te dar a mana, Hall of Gemstone vai atuar e fazê-la produzir mana verde ao invés da cor que você originalmente queria.



Q: Meu Hangarback Walker tem três marcadores +1/+1 e meu oponente conjura Black Sun's Zenith para 5. Eu sei que marcadores -1/-1 e +1/+1 se removem, mas isso acontece antes do Walker morrer, ou eu ainda recebo as fichas?

A: Você recebe as fichas, embora a razão seja um pouco mais complicada do que você pode imaginar.

Marcadores +1/+1 e -1/-1 se anularem e criaturas morrerem por ter resistência zero são ambos ações baseadas em estado, e quando o jogo vê múltiplas ações baseadas em estado para efetuar, ele as faz simultaneamente. Isso significa que o jogo remove os marcadores ao mesmo tempo que põe seu Walker no cemitério—ele muda de estar no campo de batalha com marcadores para estar no cemitério e sem marcadores. Isso desencadeia a habilidade de Hangarback Walker, e quando essa habilidade checa quantos marcadores o Walker tinha na última vez que esteve no campo de batalha...ela vê três, porque a última vez que o Walker estava no campo de batalha foi antes das ações baseadas em estado serem efetuadas.



Q: Eu tenho exatamente dois cards na minha mão, um dos quais é Fling. Se eu o conjurar sacrificando Thresher Lizard, quanto dano será causado?

A: Ele causa 4 de dano. O primeiro passo para conjurar uma mágica é movê-la ao topo da pilha para que você possa começar o processo de ver tudo que precisa ser feito para conjurá-la—como o custo que terá que ser pago. A habilidade de Thresher Lizard é estática, enquanto ele está no campo de batalha sua habilidade constantemente recalcula se ela está agindo ou não, então quando esse primeiro passo é tomado e você move Fling para a pilha para começar a conjuração, Thresher Lizard imediatamente se torna uma 4/4, e continua como tal até que você o sacrifique como parte do pagamento de Fling.



Q: Eu controlo um Phyrexian Negator e conjuro Thran Lens em resposta a minha oponente ativa o Circle of Protection: Black dela, escolhendo prevenir o dano do Negator. Então a Thran Lens resolve. Se eu atacar com o meu Negator e a minha oponente não bloquear, eu ainda causa dano a ela, já que agora ele é incolor?

A: Não, o dano seria prevenido. Circle of Protection: Black faz o seu oponente escolher qual fonte para prevenir o dano no momento que a habilidade resolve; ela escolhe o seu Negator, mas uma vez que essa escolha foi feita, o efeito do Circle não liga mais para a cor do Negator—ele prevenirá todo dano que o seu Negator causaria a sua oponente nesse turno, independente da mudança de cor.



Q: Eu possuo uma Purraj of Urborg, e um único Swamp desvirado. Se eu conjurar Dark Ritual, eu tenho uma chance de colocar um marcador +1/+1 na Purraj?

A: Não com a mana do seu Dark Ritual, você não pode. A habilidade da Purraj of Urborg é desencadeada quando você está conjurando o Dark Ritual, e será colocada na pilha no topo da mágica. Como ela está no topo, resolverá primeiro, pedindo para você pagar mana antes que o Ritual tenha chance de resolver, e então antes que você receba qualquer mana dele.



Q: Eu estou com 12 de vida e possuo uma Death's Shadow quando meu oponente ataca com um Reality Smasher. Se eu bloquear com a Shadow, o que acontece? Eles vão trocar?

Q: Eles definitivamente não trocarão—todo dano de combate é causado ao mesmo tempo, então a sua Death's Shadow apenas será uma 1/1 no momento que o dano é atribuído e pode apenas causar 1 de dano ao Smasher, então não há nenhum jeito que o Eldrazi morreria. Mas se a sua Shadow sobrevive ou não é com o seu oponente, quando atribuindo dano de combate de um atropelador bloqueado, o seu oponente deve atribuir pelo menos "dano letal" à sua Shadow, mas o resto pode ser dividido como ele quiser entre a Shadow e você mesmo. ("Dano letal" nesse caso é 1, como a sua Shadow é uma 1/1 no momento que o dano está sendo atribuído.)

Se o seu oponente atribui o mínimo de dano (1) a Shadow e o resto a você, a Shadow vai levar 1 de dano e você levará 4, reduzindo você a 8. Isso significará que a sua Shadow é uma 5/5 com 1 de dano nela, então ela sobreviverá. Se o seu oponente atribui 2 de dano à Shadow e 3 à você, o resultado é você tendo 9 de vida e uma Shadow 4/4 com 2 de dano nela—novamente a Shadow Sobrevive.

Mas se o seu oponente atribui 3 de dano ou mais à Shadow, ela morrerá, porque o seu total de vida não será reduzido o suficiente para manter a Shadow maior que a quantidade de dano marcada nela. Com 3 de dano exatamente; você tomará 2 e irá a 10, e a sua Shadow, agora 3/3, morrerá porque ela tem 3 de dano nela, e da mesma forma se o seu oponente aplicar mais dano à Shadow ao invés de você.[/A]



Q: Por que Darksteel Mutation em um card de face voltada para baixo impede de usar metamorfose para voltar a face para cima? O mesmo se aplica a manifestar?

A: O jeito como você torna para cima a face de uma criatura com metamorfose com face para baixo é revelando o custo de metamorfose da carta se ela estivesse de face para cima, para que você possa pagar esse custo. Mas Darksteel Mutation remove todas as habilidades—incluindo metamorfose—da criatura encantada, e ela ainda estaria encantando a sua criatura, mesmo se ela estivesse de face para cima. Então qual seria o custo de metamorfose do card se eles estivesse com face para cima?

Bem… Graças a Mutation, ele não terá metamorfose, então não terá um custo de metamorfose. E sem um custo de metamorfose, não há nada que você possa pagar para voltar a sua face para cima.

Manifestar funciona um pouco diferente, porque não liga como o card pareceria se estivesse de face para cima. O que "manifestar" liga que é uma carta física representando o custo de mana da criatura. (E que não é um card de Mágica Instantânea ou de Feitiço.) Darksteel Mutation não afeta nada disso, então não atrapalha o manifestar.



Q: Se eu jogar Personal Sanctuary em um jogo de Gigante de Duas Cabeças e um dos meus oponente tiver uma Isolation Cell, o meu parceiro pode jogar mágicas de criatura e não ter que pagar os ?

A: Personal Sanctuary apenas previne dano que seria causado à você, e você não é a mesma pessoa que o seu colega de equipe, então o Sanctuary não protege ele de nenhuma forma. Mas será pior ainda pra você, porque o Personal Sanctuary não vai te proteger aqui também. O Sanctuary pode previnir dano, mas a Isolation Cell não está tentando causar dano em primeiro lugar—se você não pagar os , ela fará você perder vida diretamente, e o Sanctuary não pode parar isso.



Q: Eu tenho um Atog e muitos artefatos. Eu sei que o meu oponente tem um Trickbind na mão, mas meu único jeito de vencer é sacrificando todos os meus artefatos para o Atog e usar Fling com ele. Posso sacrificar tudo de uma vez, sem dar ao meu oponente a chance de usar Trickbind, ou eu estou morto?

A: Seu oponente poderá parar uma ativação do seu Atog, porque você vai precisar esperar até as habilidades resolverem antes de conjurar Fling para que elas possam fazer o Atog grande o suficiente para ser letal, mas se você fizer as coisas do jeito certo ele não poderá parar todas elas.

Quando um jogador termina de conjurar uma mágica (ou nesse caso ativar uma habilidade), é aquele jogador que tem a primeira chance de conjurar uma mágica adicional ou ativar mais habilidades. Isso significa que você pode ativar o Atog uma vez, e então imediatamente ativar uma segunda vez antes que o seu oponente tenha qualquer chance de fazer algo, então ativar uma terceira vez, então quarta, e assim por diante até que você fique sem artefatos para sacrificar. Só então o seu oponente tem uma chance para conjurar o Trickbind dele, que pode anular uma ativação, mas não fará nada sobre o resto das ativações que você já fez. Essas habilidades vão resolver uma por uma, e eventualmente o seu Atog estará grande o suficiente para usar Fling para letal.

Em jogos de torneios você deve ser específico em como você está fazendo isso ("Eu ativo Atog essa quantidade de vezes em resposta a ele mesmo, para que você não possa me parar com Trickbind" ou similar) porque jogadores normalmente não querem responder eles mesmos dessa maneira (normalmente é uma ideia ruim) e se você não especificar de outra forma a suposição é que você está fazendo do jeito normal e usando um atalho para dizer que você está ativando o Atog uma vez, deixando resolver, ativando de novo, deixando resolver, e assim por diante até que você acabe, o que é exatamente o que você precisa evitar aqui.



Isso é tudo que eu tenho para vocês essa semana, mas voltem semana que vem para outra edição excitante de Cranial Insertion!

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!