Published on 05/08/2017

Presentes para a Mamãe

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano Pусский



Seria você minha mamãe?
Olá, e sejam novamente bem-vindos a mais uma edição da Inserção Craniana! O Dia das Mães é nesse próximo final de semana, então se você vive em uma região que se comemore a ocasião e tem uma figura maternal na sua vida que você queira honrar, eu espero que você tenha um bom presente preparado para ela. Se não o fez, ainda lhe resta um pouco de tempo, então você pode conseguir um presente para ela logo após terminar de ler este artigo!

Moko, a múmia da casa, não é muito maternal, mas ele está ansioso para receber mais dúvidas de regras de vocês. Se você tem perguntas (em inglês) que gostaria que nós respondessemos, favor envie-as por e-mail para moko@cranialinsertion.com ou então tweete questões rápidas para @CranialTweet. Um de nossos escritores irá responder, e sua dúvida pode aparecer em um artigo futuro para educar leitores como você.

E agora, mergulharemos na seleção de dúvidas desta semana.



Q: Eu animo Gideon, Ally of Zendikar com sua habilidade de +1 e ataco com ele.Meu oponente conjura Humble em Gideon. O que acontece?

A: Gideon perde algumas coisas mas também fica com outras, e para saber o quê é o quê, devemos distinguir entre habilidades que Gideon tem e efeitos que afetam ele, pois Humble remove habilidades, não efeitos. As únicas habilidades que Gideon tem são suas habilidades de Lealdade que estão impressas nele, e a habilidade de Indestrutível que foi dada a ele pela habilidade de +1, portanto essas serão as habilidades que ele perderá. Ele ainda é uma criatura, então ele ainda está atacando, porém ele será pouco efetivo com seus humildes poder e resistência como 0/1. O efeito que previne qualquer dano a ele ainda permanece, então a fase de dano é no geral pouco interessante para Gideon. E finalmente, no final do turno, o efeito de animação dele acaba, e ele volta a ser o que era antes.



Q: Se meu oponente anima Gideon, Ally of Zendikar e eu conjuro Clever Impersonator com lampejo para copiar o Gideon animado, com o que eu fico?

A: Clever Impersonator é tão astuto que você realmente acaba ficando com um Gideon planeswalker para si. Efeitos de cópia apenas olham para os valores copiáveis da permanente que você está copiando, que é apenas o que está impresso no card ou modificada por outros efeitos de cópia. Como não há outros efeitos de cópia envolvidos aqui, você ganha um Gideon, Aliado de Zendikar do jeito que está impresso. Seu Gideon não é uma criatura pois o efeito de cópia não copia o efeito de animação.Ele possui quatro marcadores de lealdade não importa quantos marcadores o Gideon do seu oponente tiver, já que o Impersonator não copia os marcadores de lealdade do original, mas ele copia a habilidade que dá a Gideon seus quatro marcadores de lealdade iniciais.



Q: Se eu usar Sram's Expertise para conjurar Eternal Witness, eu posso devolver Sram's Expertise para minha mão com a habilidade da Witness?

A: Sim, funciona. Você conjura Eternal Witness durante a resolução de Sram's Expertise, o que significa que você põe a Eternal Witness na pilha. Sram's Expertise então vai para o cemitério. Depois, Eternal Witness resolve, e você põe sua habilidade de entrada no campo de batalha na pilha e escolhe um alvo para a habilidade. Sram's Expertise já está no cemitério, portanto é um alvo válido para a habilidade da Witness.



Q: Se eu controlo Anointed Procession e uso a habilidade de +2 da Nahiri, the Lithomancer para fazer mais fichas, eu posso anexar equipamento para as duas fichas?

A: Não. Anointed Procession muda o número de fichas que você cria, mas essa é a única coisa que muda a respeito da habilidade de Nahiri. Ela não muda o número de equipamentos que você pode anexar. A habilidade cria duas fichas e oferece à você um equipamento para anexar nas duas fichas. Como isso não é possível, você faz o que máximo possível, que é anexar o equipamento a uma delas.



Q: Se eu controlo Anointed Procession e embalsamo um Vizier of Many Faces, eu tenho de copiar a mesma criatura com as duas fichas, ou posso escolher duas criaturas diferentes?

A: Você pode escolher duas criaturas diferentes. De acordo com as regras atualizadas para Amonkhet, você pode aplicar o efeito de substituição de Anointed Procession primeiro, e então aplicar os efeitos de substituição de entrada no campo de batalha para cada ficha, o que significa que as fichas podem copiar criaturas diferentes se é isso que você deseja.



Q: Digamos que eu controle Ludevic, Necro-Alchemist em um Gigante de Duas Cabeças. Eu e meu companheiro de equipe compramos um card em nossa etapa final se qualquer um de nós causar dano de combate em nossos oponentes?

A: Sim vocês dois compram, que é uma das vantagens de trabalhar com um cientista louco. A habilidade de Ludevic desencadeia para vocês dois separadamente porque vocês compartilham a etapa final, e a habilidade de Ludevic desencadeia nas etapas finais de jogadores individuais. Quando cada habilidade resolve, ela checa se algum outro jogador além de você perdeu vida neste turno. Isso aconteceu, então você e seu companheiro de equipe compram um card cada pela habilidade do Ludevic.

Q: Isso significa que eu compro um card com Ludevic, Necro-Alchemist em um duelo se eu causar dano em mim mesmo e no meu oponente, com, por exemplo, Earthquake?

A: Com certeza. A habilidade de Ludevic só se importa se um jogador além de você perdeu vida. O fato de você ter perdido um pouco de vida também não nega o fato que o seu oponente perdeu vida.




"Eu sou Groot."
Q: Quantas vezes a habilidade de Hapatra, Vizier of Poisons desencadeia quando eu pago o custo de manutenção cumulativo de Aboroth?

A: Apenas uma vez. Quando você paga o custo de manutenção cumulativo de Aboroth, você coloca um número de marcadores -1/-1 em Aboroth igual ao número de marcadores de tempo que ele tem, e você faz isso em apenas uma ação, portanto a habilidade de Hapatra só desencadeia uma vez.



Q: Eu dou alvo em Liquimetal Coating e Etched Champion, ambos de meu oponente, com meu By Force. Em resposta, meu oponente ativa Liquimetal Coating para transformar um terreno em um artefato, o qual faz funcionar a habilidade de Maestria com Metais do Etched Champion. O que acontece?

A: A habilidade de Liquimetal Coating resolve primeiro, portanto Etched Champion ganha proteção contra todas as cores imediatamente. Isso significa que Etched Champion não é um alvo válido para By Force quando ela resolver. Felizmente, By Force tinha mais de um alvo, e um desses, Liquimetal Coating, ainda é um alvo válido. Isso significa que By Force resolve e faz o que ela pode. Ela falha em destruir o Etched Champion, mas ainda destrói Liquimetal Coating.



Q: Eu controlo doisTrueheart Duelists, e meu oponente me ataca com uma 3/3 e uam 2/2. Eu bloqueio cada uma com cada Duelist. Quem decide a distribuição de dano e em que ordem? Especificamente, eu consigo causar dano suficiente para destruir o 3/3 e ainda causar um no 2/2?

A: Uma criatura atacante que é bloqueada por mais de um bloqueador é bem frequente, e há uma regra bem conhecida para isso: o jogador atacante especifica a quantidade e ordem de dano que serão assinaladas para cada bloqueador. A situação oposta onde uma criatura bloqueadora bloqueia várias criaturas atacantes acontece com menos frequência e é menos conhecida, mas o oposto acontece: O jogador defensor especifica a ordem e quantidade de dano para as atacantes. Isso significa que você declara que atacante vai receber o dano primeiro e que atacante receberá por segundo.

Para ter o resultado que você quer, você terá que que causar dano primeiro no 3/3 e depois no 2/2 com os dois Duelists. Na fase de dano de combate, um de seus Duelists causa 2 de dano no 3/3 e nenhum dano no 2/2. O segundo Duelist precisa apenas causar 1 de dano no 3/3, porque ele já tem 2 de dano assinalados nele, e portanto, assinalar mais 1 resulta em dano letal. Isso significa que o segundo Duelist ainda tem 1 de dano sobrando para causar no 2/2.





Q: Se o meu oponente controla um Platinum Emperion, eu ainda posso usar Lightning Bolt nele para ativar sede de sangue?

A: Claro. A sede de sangue checa se um oponente recebeu dano, não se um oponente perdeu vida. O Platinum Emperion não previne dano; Ele apenas impede o total de vida do seu oponente de mudar. Lightning Bolt resolve e causa 3 de dano no seu oponente. O dano falha em mudar o total de vida do seu oponente, mas o dano foi causado, e isso é bom o suficiente para a sede de sangue.



Q: Se alguma coisa como Fireball causa dano letal no meu Exquisite Archangel e em mim ao mesmo tempo, o que acontece?

A: Após a Fireball resolver, ações baseadas no estado são checadas e o jogo vê que você deveria perder o jogo e que a Exquisite Archangel deveria ser destruída, e ambas coisas deveriam acontecer simultaneamente. Antes que isso possa acontecer, efeitos de substituição aplicáveis ativam, e como a Archangel não está morta ainda, o seu efeito é aplicado à parte "você perde" desse evento pendente. O evento pendente agora diz para o seu total de vida se tornar o total inicial, exilar a Exquisite Archangel, e destruir a Exquisite Archangel. Como o evento não pode mover a Exquisite Archangel para o cemitério e para a zona de exílio ao mesmo tempo, você escolhe para qual deles moverá o Anjo, e então o evento acontece.

Para resumir, você não perde o jogo, o seu total de vida é resetado, e você escolher se a Exquisite Archangel será destruída ou exilada.



Q: Eu controlo uma ficha de Tah-Crop Skirmisher que eu obtive embalsamando outra Tah-Crop Skirmisher. A ficha recebe +2/+2 de Muraganda Petroglyphs?

A: Não. A ficha parece a Tah-Crop Skirmisher em todos os sentidos exceto a sua cor (ela é branca), o seus tipos de criatura (ela também é um Zumbi), e seu custo de mana (ela não possui custo). Okay, então talvez ela não tenha muito em comum com a original, mas ela tem o mesmo nome, o mesmo poder/resistência, e as mesmas habilidades. A habilidade de embalsamar não é impressa na ficha física que você pode encontrar nos boosters porque embalsamar não é uma habilidade útil para uma ficha, mas o jogo sabe que a habilidade existe. Isso significa que a Tah-Crop Skirmisher, mesmo como uma ficha embalsamada, não é elegível para o bonus do Muraganda Petroglyphs.



Q: Eu controlo uma Karona, False God e a equipo com uma Sword of Feast and Famine. No próximo turno, minha oponente ganha o controle da Karona e me ataca com ela. Se eu não bloquear, eu desviro os meus terrenos ou a minha oponente desvira os terrenos dela?

A: Você desvira. A Sword of Feast and Famine não dá a habilidade desencadeada de dano à criatura equipada. A Sword que possui uma habilidade desencadeada que desencadeia quando a criatura equipada causa dano de combate. Mesmo que a sua oponente controle a Karona agora, você ainda controla a Sword, então você controla a sua habilidade desencadeada.

A: Você desvira. A Sword of Feast and Famine não dá a habilidade desencadeada de dano à criatura equipada. A Sword que possui uma habilidade desencadeada que desencadeia quando a criatura equipada causa dano de combate. Mesmo que a sua oponente controle a Karona agora, você ainda controla a Sword, então você controla a sua habilidade desencadeada.




Eu espero que você goste da sopa que eu fiz. É de matar!
Q: Se o meu oponente ativa Sinister Concoction, posso responder com Appetite for the Unnatural para salvar a minha criatura?

A: Não, isso não é possível. Seu oponente tem que sacrificar a Sinister Concoction para ativar a habilidade. No momento em que você pode responder, a habilidade já está na pilha e esperando para resolver, e a Sinister Concoction está no cemitério, então você não pode escolher ela como alvo com Appetite for the Unnatural.



Q: Meu oponente controla uma Voldaren Pariah e ativa a sua habilidade de transformar. Se a Pariah é a única criatura com voar que ele ainda tem, posso responder com Clip Wings para que eu não tenha que sacrificar nenhuma criatura?

A: Sim, isso realmente funciona. A habilidade que faz você sacrificar três criaturas só desencadeia quando a Voldaren Pariah é de fato transformada em Abolisher of Bloodlines. Clip Wings força o seu oponente a sacrificar a Voldaren Pariah antes que a transformação aconteça, então a habilidade de transformar não faz nada e a habilidade de sacrificar não desencadeia.



Q: Posso prevenir o dano de uma criatura atacante desvirando ela com Samut, Voice of Dissent?

A: Não. Muitos jogadores que viram suas criaturas se perderem no Maze of Ith acreditam que desvirar uma criatura atacante previno o seu dano de combate, mas isso é um mito. O Maze of Ith previne o dano de combate pois a sua habilidade inclui um efeito separado que previne o dano de combate. A habilidade da Samut não inclui essa habilidade de prevenir dano, então ela apenas desvira a criatura e é só. A habilidade da Samut tem os seus usos, mas neutralizar um atacante do oponente não é um deles.



Q: Eu controlo Authority of the Consuls e meu oponente joga um Somberwald Stag. Ele ainda pode lutar com uma das minhas criaturas mesmo que entre no campo de batalha virado?

A: Temo que sim. Lutar não é o mesmo que combate, e virar uma criatura não a impede de lutar. Lutar apenas significa que duas criaturas causam dano uma a outra igual ao poder de cada uma, e nada nessa definição liga se a criaturas estão viradas ou desviradas.



Q: Vamos supor que eu conjuro Metallic Mimic e escolho Zumbi, e então ele morre. Posso recuperá-lo com Relentless Dead?

A: Não, por dois motivos. Primeiro, quando o Metallic Mimic vai para o cemitério ele se torna um novo objeto sem qualquer memória da sua existência passada, então ele esquece o tipo de criatura escolhido. Também, a habilidade que dá a ele o tipo de criatura escolhido apenas funciona no campo de batalha, então ele não teria o tipo de criatura escolhido no cemitério, mesmo se ele lembrasse qual era o tipo escolhido.



Q: Posso conjurar Injury para causar 2 de dano ao meu oponente se não há criaturas no campo de batalha?

A: Infelizmente, não. Injury requer dois alvos, uma criatura alvo e um jogador alvo. Escolher uma criatura como alvo não é opcional, então se não há criaturas que você possa dar alvo, você não pode conjurar Injury.




E com isso finalizamos a publicação dessa semana. Por favor voltem semana que vem para outra seleção de perguntas sobre regras de Magic!

- Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a DCI-certified Level 2 judge based in Toledo, OH. He occasionally judges events in the Northwest Ohio/Southeast Michigan area.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!