Published on 04/10/2017

Um Golpe de Aniversário Atrasado

Ou, os Doze Condenados

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano



O presente tradicional para
um décimo segundo aniversário é seda.
Saudações e bem-vindos novamente a mais uma edição da Inserção Craniana! Hoje, estamos celebrando um evento que na realidade aconteceu a duas semanas atrás, porém estávamos muito preocupados para notá-lo naquele momento. Eu acredito que o Moko estava tentando lembrar-me, mas por eu não falar Chimpanzé, confundi ele apontado para o calendário com sua exaltação para o lançamento de Amonkhet que está se aproximando.

O evento ao qual eu estou me referindo é o décimo segundo aniversário da Inserção Craniana! Sim, isso mesmo, Inserção Craniana está presente já faz 12 anos, fazendo piadas e referências de cultura pop, citando letras de músicas, e respondendo questões de regras de Magic.

Para nos ajudar a prosseguir por mais outros 12 anos, o único presente o qual nós pedimos a vocês é continuar mandando suas questões de regras (em inglês) para o email moko@cranialinsertion.com ou tweetar questões curtas para @CranialTweet. Um de nossos autores irá responder diretamente, e sua questão pode aparecer numa próxima edição para educar futuros leitores.

Falando de Amonkhet, a época de spoilers está com toda a força e você pode já ter questões a respeito de algumas cartas que foram mostradas. Você é bem vindo para nos enviar suas dúvidas, e nós iremos responder perguntas a respeito de cartas mostradas oficialmente, desde que a resposta seja conhecida sem precisar especular a respeito de mudanças de regra futuras. No entanto, como sempre, a Inserção Craniana é livre de spoilers, então não iremos publicar questões nem respostas à respeito de Amonkhet até a edição de Pre-Release, daqui duas semanas

Dito isso, vamos pegar uma fatia de bolo de aniversário e mergulhar na seleção de dúvidas desta semana.



Q: Eu controlo 4 Ilhas e nenhuma outra fonte de mana. Meu oponente conjura uma mágica de criatura, Roc of Kher Ridges, por exemplo. Eu tento anular com Rewind, e então meu oponente anula com Cancel. Os meus terrenos desviram a tempo de eu conseguir anular o Cancel do meu oponente com um Negate?

A: Não. Rewind diz para você desvirar até 4 terrenos como parte do efeito dela, que só acontece se ela resolve. Ela não resolveu ainda pois seu oponente está respondendo a ela, e parece que seu Rewind nunca resolverá porque o Cancel do seu oponente irá anulá-la.



Q: Eu controlo Marchesa, the Black Rose e uma Stingmoggie com um marcador +1/+1 nela. Se eu ativar a habilidade de Stingmoggie que remove um marcador, a Marchesa fará com que ele volte para o campo de batalha?

A: Não. Depois de você remover o marcador de +1/+1 da Stingmoggie, ela fica no campo de batalha como uma 0/0 por um breve momento. Então, as ações baseadas em estado trabalham, e percebem que há uma criatura com resistência 0 no campo de batalha, daí a criatura é movida para o cemitério. No momento que Stingmoggie morreu, ela não tinha nenhum marcador +1/+1, portanto a habilidade da Marchesa não desencadeia.



Q: Como é a interação do Exquisite Archangel com marcadores de veneno ou dano de comandante?

A: Não muito boa. Se você fosse perder o jogo por ter muitos marcadores de veneno ou muito dano causado por um comandante, o Exquisite Archangel substitui aquela perda do jogo exilando à si mesmo e deixando seu total de vida como seu total inicial.Depois disso, as ações baseadas em estado são checadas novamente, e a razão pela qual você deveria perder o jogo não é afetada pelo efeito do Archangel, então as ações baseadas em estado fazem você perder o jogo novamente. Dessa vez não há mais o Exquisite Archangel em jogo, e você perde.



Q: Digamos que eu tenha um Implement of Ferocity que está encantado com Tezzeret's Touch. O que acontece se sacrifico o Implement?

A: Sacrificar o Implement desencadeia tanto a habilidade do próprio Implement quanto a do Tezzeret's Touch. Você irá pôr as duas habilidades na pilha numa ordem de sua escolha, mas a ordem não importará de verdade. A habilidade do Implement faz com que você compre uma carta e a habilidade do Tezzeret's Touch retorna o Implement do cemitério para sua mão, então você consegue os dois efeitos.



Q: Eu controlo uma Winding Constrictor e um Narnam Renegade com dois marcadores +1/+1 nele. Se meu oponente conjurar Black Sun's Zenith para X=1, o Narnam Renegade perde os dois marcadores +1/+1?

A: No final, sim. O fato de ter marcadores +1/+1 no Renegade não substitui pôr um marcador -1/-1 removendo um marcador +1/+1 dela. Black Sun's Zenith ainda irá pôr o marcador -1/-1 nela, um evento o qual a habilidade da Winding Constrictor verá como algo que ela quer modificar, então a habilidade dela aumenta o número de marcadores -1/-1 em um. Isso significa que dois marcadores -1/-1 foram postos no Narnam Renegade, então as ações baseadas em estado fazem esses marcadores e os marcadores +1/+1 se aniquilarem.



Q: Eu controIo um Electrostatic Pummeler e o oponente da o alvo da habilidade de +1 da Liliana, the Last Hope nele. Em resposta, eu ativo a habilidade de crescimento do Pummeler. O Pummeler morre no final do turno?

A: Temo afirmar que sim. O efeito da Liliana dura até o próximo turno do seu oponente, o que significa que o efeito só termina quando ele(a) começar seu próximo turno. Antes do jogo chegar aí, seu turno tem que passar por uma Etapa de Limpeza, e é quando isso acontecer que o efeito do Electrostatic Pummeler termina. Nesse ponto, ele se torna uma criatura -1/0 e vai para o cemitério antes que você possa fazer qualquer coisa para salvá-la.



Q: Se eu uso Essence Flux para blinkar meu Narnam Renegade, eu ganho o efeito de revolta?

A: Sim. Narnam Renegade checa se uma permanente que você controlou deixou o campo de batalha neste turno, o que ocorreu. O fato de que era outro Narnam Renegade que era representado pela mesma carta física não muda esse fato.




O presente do modern para o 12º aniversário são pérolas
Q: Se eu usar Ghostly Flicker para blinkar Restoration Angel e Wing Splicer, posso usar a habilidade do Restoration Angel para blinkar o Wing Splicer de novo?

A: Sim, isso funciona. Ghostly Flicker retorna ambos Restoration Angel e Wing Splicer para o campo de batalha ao mesmo tempo, e só então você coloca as habilidades deles na pilha. Você deve escolher um alvo para a habilidade do Restoration Angel quando a coloca na pilha, e o Wing Splicer está no campo de batalha naquele momento, então é um alvo válido.

Q: Similarmente, posso usar Brago, King Eternal para blinkar Clever Impersonator e Sol Ring, e fazer com que o Clever Impersonator entre como uma cópia do Sol Ring?

A: Não, isso não funciona. O Clever Impersonator não tem uma habilidade desencadeada de entrar no campo de batalha. É uma habilidade estática que substitui como ele entra no campo de batalha. O Clever Impersonator apenas pode copiar algo que já está no campo de batalha no momento em que ele entra, e o Sol Ring não está no campo de batalha ainda pois está entrando ao mesmo tempo que o Clever Impersonator.



Q: Eu ataco com Godo, Bandit Warlord que está equipado com Elbrus, the Binding Blade e causa dano de combate no meu oponente. Posso atacar com Withengar Unbound na fase de combate adicional?

A: Claro! A regra do enjoo de invocação checa se você controla o Withengar desde o começo do turno, o que aconteceu. Quando a Elbrus transformou, ela não deixou o campo de batalha e voltou como um demônio; ela transformou, então ainda é a mesma permanente que era no começo do turno, mesmo que pareça diferente agora.



Q: Eu controlo Panharmonicon e conjuro Aviary Mechanic. Eu quero retornar apenas uma permanente para minha mão, e não duas. Posso fazer isso?

A: Sim, você pode. A habilidade do Aviary Mechanic é desencadeada duas vezes, graças ao Panharmonicon, e cada cópia da habilidade resolve separadamente e independentemente. Como a habilidade é opcional, você pode escolher não retornar nada para uma delas e retornar algo para a outra.



Q: Se a minha oponente coloca Golgari Grave-Troll no cemitério dela na etapa de compra com alguma ferramenta de descarte, eu posso exilar o Troll com Deathrite Shaman antes que ela possa usar a escavação para tirá-lo do cemitério?

A: Você pode, porque seu oponente na verdade deve descartar o Troll até no máximo sua manutenção se ele quiser substituir a compra com a escavação, pois comprar no turno é a primeira coisa que acontece na etapa de compra. Depois que seu oponente descarta o Troll na manutenção dele, você receberá prioridade antes que o jogo possa mover para a etapa de compra, e isso te dá a oportunidade de exilar o Troll.



Q: Se o meu oponente controla Dragonlord Dromoka, eu posso usar a habilidade de Soul Snare para exilar a criatura que está me atacando?

A: Claro, sem problemas. A Dromoka do seu oponente impede você de conjurar mágicas no turno dele, mas você não está conjurando uma mágica. Você está ativando uma habilidade ativada, o que é completamente diferente.



Q: Eu controlo uma ficha de Anjo 4/4 e o meu oponente a encanta com um Quag Sickness que dará -4/-4 para ela. Posso salvar o anjo com Disenchant?

A: Não. O Disenchant não pode dar alvo no Quag Sickness na pilha, então você deverá deixar o Quag Sickness resolver primeiro. Porém, uma vez que ele resolve, as ações baseadas no estado são checadas antes que qualquer jogador tenha a chance de fazer qualquer coisa. O jogo vê um Anjo 0/0 e o coloca no cemitério. Então, o Quag Sickness não está anexado a nada, e vai para o cemitério. Isso cuida das ações baseadas no estado, então agora o seu oponente possui prioridade porque é o turno dele. No momento em que você recebe prioridade, o seu Anjo já se foi e não há nada para Desencantar.




Mas estou certo que Moko
iria preferir um cérebro no jarro.
Q: Pode Fleetwheel Cruiser atacar no primeiro turno que eu jogá-lo sem eu ter que tripular?

A: Sem dúvida. Ele tem ímpeto,e sua habilidade de entrar em jogo o torna uma criatura artefato até o final do turno, que é exatamente o que tripular faria, com a diferença que você não precisou pagar o custo de tripular.



Q: Meu oponente usa Prey Upon para fazer seu Gnarlwood Dryad lutar com meu Tireless Tracker. Meu Tireless Tracker morre?

A: Sim. Gnarlwood Dryad tem toque mortífero, então qualquer dano que cause ao Tracker é letal, mesmo que seja menor que a resistência dele.



Q: Se eu encantar Gnarlwood Dryad com Caught in the Brights, isso impede meu oponente de usar Prey Upon com ele para matar uma de minhas criaturas?

A: Não. Prey Upon faz com que duas criaturas lutem, o que soa violento, mas não é um ataque. Atacar e bloquear acontece na fase de combate, e lutar é uma palavra chave que apenas faz duas criaturas causarem dano uma a outra.



Q: Se meu oponente usar Prey Upon em uma criatura com golpe duplo, essa criatura causa duas vezes seu poder em dano a outra?

A: Não. Golpe duplo muda as regras da fase de combate ao dar a ela uma segunda etapa de dano, na qual a criatura com a habilidade causa dano mais uma vez. Como nós acabamos de ver, lutar não é o mesmo que combate. Habilidades que ligam para dano ser causado, como toque mortífero e infectar funcionam com lutar, mas habilidades que mudam as regras do combate, como golpe duplo e iniciativa, não funcionam na luta.



Q: Se eu encantar uma Walking Ballista que tem 4 marcadores +1/+1 nela com Mechanized Production, a ficha de cópia também tem os 4 marcadores?

A: Infelizmente, ela não tem. Uma cópia imita apenas características copiáveis da original, que são os valores impressos no card e modificados por outros efeitos de cópia. Não leva em conta qualquer outra alteração como efeitos de mudança de poder e resistência no geral ou marcadores em particular. Isso significa que Mechanized Production faz várias Balistas 0/0, que provavelmente não terão muita utilidade para você.



Q: Em um Friday Night Magic, meu oponente resolveu um efeito de vidência 1 e coloca o card em sua mão. Então ele coloca o card de sua mão no fundo de seu grimório, mas eu não tenho ideia se foi o card que ele acabou de colocar em sua mão. O que eu faço?

A: Você deve chamar o juíz e esperar que ele lide com isso. O juíz vai investigar para determinar se o jogador estava trapaceando (ou seja, intencionalmente e conscientemente quebrando as regras para ganhar uma vantagem) ou se foi um erro honesto. Se o juiz determinar que seu oponente trapaceou, seu oponente é desqualificado do torneio, mesmo em um FNM. Caso contrário, o juiz deve desfazer a jogada retornando o card para a mão do seu oponente, e então retornar um card aleatório da mão dele para o grimório. Seu oponente então realiza a vidência 1 corretamente.




E esse é todo o tempo que nós temos por agora. Por favor retorne próxima semana quando James conclui a contagem regressiva para Amonkhet.

- Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a DCI-certified Level 2 judge based in Toledo, OH. He occasionally judges events in the Northwest Ohio/Southeast Michigan area.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!