Published on 04/10/2017

Um Golpe de Aniversário Atrasado

Ou, os Doze Condenados

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


O presente tradicional para
um décimo segundo aniversário é seda.
Saudações e bem-vindos novamente a mais uma edição da Inserção Craniana! Hoje, estamos celebrando um evento que na realidade aconteceu a duas semanas atrás, porém estávamos muito preocupados para notá-lo naquele momento. Eu acredito que o Moko estava tentando lembrar-me, mas por eu não falar Chimpanzé, confundi ele apontado para o calendário com sua exaltação para o lançamento de Amonkhet que está se aproximando.

O evento ao qual eu estou me referindo é o décimo segundo aniversário da Inserção Craniana! Sim, isso mesmo, Inserção Craniana está presente já faz 12 anos, fazendo piadas e referências de cultura pop, citando letras de músicas, e respondendo questões de regras de Magic.

Para nos ajudar a prosseguir por mais outros 12 anos, o único presente o qual nós pedimos a vocês é continuar mandando suas questões de regras (em inglês) para o email moko@cranialinsertion.com ou tweetar questões curtas para @CranialTweet. Um de nossos autores irá responder diretamente, e sua questão pode aparecer numa próxima edição para educar futuros leitores.

Falando de Amonkhet, a época de spoilers está com toda a força e você pode já ter questões a respeito de algumas cartas que foram mostradas. Você é bem vindo para nos enviar suas dúvidas, e nós iremos responder perguntas a respeito de cartas mostradas oficialmente, desde que a resposta seja conhecida sem precisar especular a respeito de mudanças de regra futuras. No entanto, como sempre, a Inserção Craniana é livre de spoilers, então não iremos publicar questões nem respostas à respeito de Amonkhet até a edição de Pre-Release, daqui duas semanas

Dito isso, vamos pegar uma fatia de bolo de aniversário e mergulhar na seleção de dúvidas desta semana.



Q: Eu controlo 4 Ilhas e nenhuma outra fonte de mana. Meu oponente conjura uma mágica de criatura, Roc of Kher Ridges, por exemplo. Eu tento anular com Rewind, e então meu oponente anula com Cancel. Os meus terrenos desviram a tempo de eu conseguir anular o Cancel do meu oponente com um Negate?

A: Não. Rewind diz para você desvirar até 4 terrenos como parte do efeito dela, que só acontece se ela resolve. Ela não resolveu ainda pois seu oponente está respondendo a ela, e parece que seu Rewind nunca resolverá porque o Cancel do seu oponente irá anulá-la.



Q: Eu controlo Marchesa, the Black Rose e uma Stingmoggie com um marcador +1/+1 nela. Se eu ativar a habilidade de Stingmoggie que remove um marcador, a Marchesa fará com que ele volte para o campo de batalha?

A: Não. Depois de você remover o marcador de +1/+1 da Stingmoggie, ela fica no campo de batalha como uma 0/0 por um breve momento. Então, as ações baseadas em estado trabalham, e percebem que há uma criatura com resistência 0 no campo de batalha, daí a criatura é movida para o cemitério. No momento que Stingmoggie morreu, ela não tinha nenhum marcador +1/+1, portanto a habilidade da Marchesa não desencadeia.



Q: Como é a interação do Exquisite Archangel com marcadores de veneno ou dano de comandante?

A: Não muito boa. Se você fosse perder o jogo por ter muitos marcadores de veneno ou muito dano causado por um comandante, o Exquisite Archangel substitui aquela perda do jogo exilando à si mesmo e deixando seu total de vida como seu total inicial.Depois disso, as ações baseadas em estado são checadas novamente, e a razão pela qual você deveria perder o jogo não é afetada pelo efeito do Archangel, então as ações baseadas em estado fazem você perder o jogo novamente. Dessa vez não há mais o Exquisite Archangel em jogo, e você perde.



Q: Digamos que eu tenha um Implement of Ferocity que está encantado com Tezzeret's Touch. O que acontece se sacrifico o Implement?

A: Sacrificar o Implement desencadeia tanto a habilidade do próprio Implement quanto a do Tezzeret's Touch. Você irá pôr as duas habilidades na pilha numa ordem de sua escolha, mas a ordem não importará de verdade. A habilidade do Implement faz com que você compre uma carta e a habilidade do Tezzeret's Touch retorna o Implement do cemitério para sua mão, então você consegue os dois efeitos.



Q: Eu controlo uma Winding Constrictor e um Narnam Renegade com dois marcadores +1/+1 nele. Se meu oponente conjurar Black Sun's Zenith para X=1, o Narnam Renegade perde os dois marcadores +1/+1?

A: No final, sim. O fato de ter marcadores +1/+1 no Renegade não substitui pôr um marcador -1/-1 removendo um marcador +1/+1 dela. Black Sun's Zenith ainda irá pôr o marcador -1/-1 nela, um evento o qual a habilidade da Winding Constrictor verá como algo que ela quer modificar, então a habilidade dela aumenta o número de marcadores -1/-1 em um. Isso significa que dois marcadores -1/-1 foram postos no Narnam Renegade, então as ações baseadas em estado fazem esses marcadores e os marcadores +1/+1 se aniquilarem.



Q: Eu controIo um Electrostatic Pummeler e o oponente da o alvo da habilidade de +1 da Liliana, the Last Hope nele. Em resposta, eu ativo a habilidade de crescimento do Pummeler. O Pummeler morre no final do turno?

A: Temo afirmar que sim. O efeito da Liliana dura até o próximo turno do seu oponente, o que significa que o efeito só termina quando ele(a) começar seu próximo turno. Antes do jogo chegar aí, seu turno tem que passar por uma Etapa de Limpeza, e é quando isso acontecer que o efeito do Electrostatic Pummeler termina. Nesse ponto, ele se torna uma criatura -1/0 e vai para o cemitério antes que você possa fazer qualquer coisa para salvá-la.



Q: Se eu uso Essence Flux para blinkar meu Narnam Renegade, eu ganho o efeito de revolta?

A: Sim. Narnam Renegade checa se uma permanente que você controlou deixou o campo de batalha neste turno, o que ocorreu. O fato de que era outro Narnam Renegade que era representado pela mesma carta física não muda esse fato.




O presente do modern para o 12º aniversário são pérolas
Q: Se eu usar Ghostly Flicker para blinkar Restoration Angel e Wing Splicer, posso usar a habilidade do Restoration Angel para blinkar o Wing Splicer de novo?

A: Sim, isso funciona. Ghostly Flicker retorna ambos Restoration Angel e Wing Splicer para o campo de batalha ao mesmo tempo, e só então você coloca as habilidades deles na pilha. Você deve escolher um alvo para a habilidade do Restoration Angel quando a coloca na pilha, e o Wing Splicer está no campo de batalha naquele momento, então é um alvo válido.

Q: Similarmente, posso usar Brago, King Eternal para blinkar Clever Impersonator e Sol Ring, e fazer com que o Clever Impersonator entre como uma cópia do Sol Ring?

A: Não, isso não funciona. O Clever Impersonator não tem uma habilidade desencadeada de entrar no campo de batalha. É uma habilidade estática que substitui como ele entra no campo de batalha. O Clever Impersonator apenas pode copiar algo que já está no campo de batalha no momento em que ele entra, e o Sol Ring não está no campo de batalha ainda pois está entrando ao mesmo tempo que o Clever Impersonator.



Q: Eu ataco com Godo, Bandit Warlord que está equipado com Elbrus, the Binding Blade e causa dano de combate no meu oponente. Posso atacar com Withengar Unbound na fase de combate adicional?

A: Claro! A regra do enjoo de invocação checa se você controla o Withengar desde o começo do turno, o que aconteceu. Quando a Elbrus transformou, ela não deixou o campo de batalha e voltou como um demônio; ela transformou, então ainda é a mesma permanente que era no começo do turno, mesmo que pareça diferente agora.



Q: Eu controlo Panharmonicon e conjuro Aviary Mechanic. Eu quero retornar apenas uma permanente para minha mão, e não duas. Posso fazer isso?

A: Sim, você pode. A habilidade do Aviary Mechanic é desencadeada duas vezes, graças ao Panharmonicon, e cada cópia da habilidade resolve separadamente e independentemente. Como a habilidade é opcional, você pode escolher não retornar nada para uma delas e retornar algo para a outra.



Q: Se a minha oponente coloca Golgari Grave-Troll no cemitério dela na etapa de compra com alguma ferramenta de descarte, eu posso exilar o Troll com Deathrite Shaman antes que ela possa usar a escavação para tirá-lo do cemitério?

A: Você pode, porque seu oponente na verdade deve descartar o Troll até no máximo sua manutenção se ele quiser substituir a compra com a escavação, pois comprar no turno é a primeira coisa que acontece na etapa de compra. Depois que seu oponente descarta o Troll na manutenção dele, você receberá prioridade antes que o jogo possa mover para a etapa de compra, e isso te dá a oportunidade de exilar o Troll.



Q: Se o meu oponente controla Dragonlord Dromoka, eu posso usar a habilidade de Soul Snare para exilar a criatura que está me atacando?

A: Claro, sem problemas. A Dromoka do seu oponente impede você de conjurar mágicas no turno dele, mas você não está conjurando uma mágica. Você está ativando uma habilidade ativada, o que é completamente diferente.



Q: Eu controlo uma ficha de Anjo 4/4 e o meu oponente a encanta com um Quag Sickness que dará -4/-4 para ela. Posso salvar o anjo com Disenchant?

A: Não. O Disenchant não pode dar alvo no Quag Sickness na pilha, então você deverá deixar o Quag Sickness resolver primeiro. Porém, uma vez que ele resolve, as ações baseadas no estado são checadas antes que qualquer jogador tenha a chance de fazer qualquer coisa. O jogo vê um Anjo 0/0 e o coloca no cemitério. Então, o Quag Sickness não está anexado a nada, e vai para o cemitério. Isso cuida das ações baseadas no estado, então agora o seu oponente possui prioridade porque é o turno dele. No momento em que você recebe prioridade, o seu Anjo já se foi e não há nada para Desencantar.




Mas estou certo que Moko
iria preferir um cérebro no jarro.
Q: Pode Fleetwheel Cruiser atacar no primeiro turno que eu jogá-lo sem eu ter que tripular?

A: Sem dúvida. Ele tem ímpeto,e sua habilidade de entrar em jogo o torna uma criatura artefato até o final do turno, que é exatamente o que tripular faria, com a diferença que você não precisou pagar o custo de tripular.



Q: Meu oponente usa Prey Upon para fazer seu Gnarlwood Dryad lutar com meu Tireless Tracker. Meu Tireless Tracker morre?

A: Sim. Gnarlwood Dryad tem toque mortífero, então qualquer dano que cause ao Tracker é letal, mesmo que seja menor que a resistência dele.



Q: Se eu encantar Gnarlwood Dryad com Caught in the Brights, isso impede meu oponente de usar Prey Upon com ele para matar uma de minhas criaturas?

A: Não. Prey Upon faz com que duas criaturas lutem, o que soa violento, mas não é um ataque. Atacar e bloquear acontece na fase de combate, e lutar é uma palavra chave que apenas faz duas criaturas causarem dano uma a outra.



Q: Se meu oponente usar Prey Upon em uma criatura com golpe duplo, essa criatura causa duas vezes seu poder em dano a outra?

A: Não. Golpe duplo muda as regras da fase de combate ao dar a ela uma segunda etapa de dano, na qual a criatura com a habilidade causa dano mais uma vez. Como nós acabamos de ver, lutar não é o mesmo que combate. Habilidades que ligam para dano ser causado, como toque mortífero e infectar funcionam com lutar, mas habilidades que mudam as regras do combate, como golpe duplo e iniciativa, não funcionam na luta.



Q: Se eu encantar uma Walking Ballista que tem 4 marcadores +1/+1 nela com Mechanized Production, a ficha de cópia também tem os 4 marcadores?

A: Infelizmente, ela não tem. Uma cópia imita apenas características copiáveis da original, que são os valores impressos no card e modificados por outros efeitos de cópia. Não leva em conta qualquer outra alteração como efeitos de mudança de poder e resistência no geral ou marcadores em particular. Isso significa que Mechanized Production faz várias Balistas 0/0, que provavelmente não terão muita utilidade para você.



Q: Em um Friday Night Magic, meu oponente resolveu um efeito de vidência 1 e coloca o card em sua mão. Então ele coloca o card de sua mão no fundo de seu grimório, mas eu não tenho ideia se foi o card que ele acabou de colocar em sua mão. O que eu faço?

A: Você deve chamar o juíz e esperar que ele lide com isso. O juíz vai investigar para determinar se o jogador estava trapaceando (ou seja, intencionalmente e conscientemente quebrando as regras para ganhar uma vantagem) ou se foi um erro honesto. Se o juiz determinar que seu oponente trapaceou, seu oponente é desqualificado do torneio, mesmo em um FNM. Caso contrário, o juiz deve desfazer a jogada retornando o card para a mão do seu oponente, e então retornar um card aleatório da mão dele para o grimório. Seu oponente então realiza a vidência 1 corretamente.




E esse é todo o tempo que nós temos por agora. Por favor retorne próxima semana quando James conclui a contagem regressiva para Amonkhet.

- Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a former Level 2 judge based in Toledo, OH. He is retired from active judging, but he still writes for Cranial Insertion and helps organize an annual charity Magic tournament that benefits the National MS Society.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!