Published on 04/03/2017

Livre como um Cordeiro

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano Pусский



Tão fofo...
Olá, e bem vindos novamente ao Cranial Insertion! De alguma forma, nós conseguimos sobreviver ao mês de março e agora estamos em abril! O começo de março pode ter sido meio caótico, mas agora que estamos em abril as coisas estão mais tranquilas. Todos parecem estar se divertindo com os eventos de Modern Masters 2017, e nós estamos nos preparando para Amonkhet em algumas semanas. Ainda não estamos prontos para falar de Amonkhet (em algumas semanas estaremos), mas nós estamos preparados para falar até cansar sobre modern ou qualquer outro formato que possa surgir.

Tem uma pergunta sobre regras? Estamos aqui para ajudar! Se você tem uma pergunta pequena (em inglês), pode nos tweetar a questão em @CranialTweet. Ou, se você tem uma pergunta (em inglês) que é um pouco mais longa, você pode nos enviar um e-mail para moko@cranialinsertion.com . Nós até podemos usar a sua pergunta em um artigo!



Q: Eu tenho um Quicksmith Rebel em jogo, dando a habilidade de causar dois de dano a uma das minhas fichas de Servus. Meu oponente usa Hijack para ganhar controle do meu Rebel. Quando eu recebo o meu Rebel de volta, meu Servus ganha a habilidade do Rebel de volta?


A: Não, ele não ganha. O Rebel da ao artefato a habilidade enquanto você o controlar. Uma vez que você perdeu o controle do Rebel por qualquer razão, o efeito acaba e a habilidade é perdida. Mesmo se você recuperar o controle do Rebel depois, o efeito não reiniciará, e, a não ser que você retire o Rebel do campo de batalha e o retorne, o servo não receberá a habilidade de volta.

Q: E se, ao invés, eles usarem Hijack no meu token de Servus?

A: O artefato que foi alvo possui a habilidade enquanto você controlar o Rebel. Isso não muda se o controle do Servus muda. O Servus ainda possui a habilidade de causar dois de dano à criatura ou jogador alvo, mesmo depois que o seu oponente ganha o controle dele, então eles estarão aptos a ativar a habilidade do Servus para causar dois de dano à criatura ou jogador alvo.



Q: Eu tenho uma Sigarda's Aid em jogo, e estou atacando com um 2/2 aleatório. Meu oponente bloqueia meu 2/2 e eu conjuro Infiltration Lens e anexo ao 2/2 bloqueado. Eu compro duas cartas?

A: Não, você não compra duas cartas. Para a habilidade da Lens desencadear, ela tem que estar anexada à criatura quando ela se torna bloqueada. Se ela for anexada a uma criatura que já foi bloqueada, a habilidade da Lens não será desencadeada. Você teria que conjurar a Lens e anexar ao seu 2/2 antes de declararem bloqueadores (e, nesse caso, eles poderiam escolher não bloquear o seu 2/2 no fim das contas).



Q: Meu oponente está com 12 de vida, e ele está me atacando com um Death's Shadow (atualmente um 1/1) e um Tarmogoyf. Eu conjuro Blessed Alliance, com o primeiro e terceiro modos escolhidos, ambos dando alvo no meu oponente. O Death's Shadow do meu oponente vai morrer depois dele ganhar 4 de vida, o forçando a sacrificar o Tarmogoyf?

A: Não, isso não funciona. Mesmo se conjurada com escalate, a Blessed Aliiance é apenas uma mágica, e ações baseadas no estado não são checadas no meio da resolução da Blessed Alliance. Você realiza o primeiro efeito e seu oponente ganha 4 de vida, o colocando a 16 de vida e tornando o Death's Shadow dele um -3/-3. Entretanto, nós não terminamos de resolver a Blessed Alliance ainda, então ações baseadas no estado ainda não são checadas. Então nós realizamos a segunda parte da Blessed Alliance, e o seu oponente tem que sacrificar uma criatura atacante. Mesmo podendo sacrificar o Tarmogoyf, ele provavelmente escolherá sacrificar a Death's Shadow, dado que ela morrerá de qualquer forma quando a Blessed Alliance terminar de resolver.



Q: Eu conjuro Giantbaiting e coloco uma ficha 4/4 em jogo. Então eu conjuro Druid's Deliverance, escolho popular a ficha que eu acabei de fazer com o Giantbaiting. Eu terei que exilar a ficha que eu ganhei populando no final do turno?

A: Não, você não terá. Giantbaiting apenas exila a ficha que ela fez no final do turno. A ficha feita pelo popular não foi feita pelo Giantbaigin, e não será afetada pelo desencadeamento atrasado da habilidade do Giantbaiting. Enquanto a ficha original será exilada, a ficha do popular ficará em campo indefinidamente.



Q: Meu oponente está me atacando com uma criatura 6/6 e uma criatura 2/2. Eu tenho uma Pitfall Trap na mão. Posso bloquear o 2/2 dele com o meu 2/2 com iniciativa, e, depois de matar o 2/2, conjurar a Pitfall Trap pelo seu custo alternativo no 6/6 dele antes que ele consiga causar dano em mim?

A: Sim, você pode! Para a Pitfall Trap ser conjurada pelo seu custo alternativo, tem que existir exatamente uma criatura atacante. Ela não liga para quantas criaturas foram declaradas como atacantes, o que importa é que no momento em que você está conjurando a Trap, exista apenas uma criatura atacante. Após o dano da iniciativa, seu oponente controla apenas uma criatura atacante, então você pode conjurar a Pitfall Trap pelo seu custo alternativo e matar a criatura antes que ela possa te causar dano.




Q: Posso usar a mana da Sliver Hive para ativar a habilidade ativada do Sedge Sliver?

A: Não. A mana da segunda habilidade ativada da Sliver Hive pode ser usada apenas para conjurar mágicas de fractius. Habilidades não são mágicas, então você não pode gerar mana preta com a Sliver Hive e tentar usar essa mana para ativar a habilidade de regeneração, ela apenas pode ser usada para conjurar uma mágica de fractius.


Lembre-se de cuidar de seu rebanho


Q: Eu conjuro uma Torrent of Souls, usando ambas manas preta e vermelha, e uso a habilidade de conspirar da Wort, the Raidmother para copia-la. O que acontece quando a cópia de Torrent of Souls resolve?

A: Absolutamente nada! Torrent of Souls vai checar se você gastou mana vermelha e/ou preta conjurando-a para determinar o que ela faz quando resolve. Entretanto, "cores de mana que você usar para conjurar a mágica" não são uma parte das características copiáveis de uma mágica. Você usou mana preta e vermelha para conjurar a Torrent of Souls original, mas você não gastou nenhuma quantidade na cópia. Como você não gastou nenhuma mana preta ou vermelha na cópia, a cópia de Torrent of Souls não fará nada quando resolver.




Q: Eu conjuro Epiphany at the Drownyard, e uma das pilhas que eu faço contém Gaea's Blessing. A pilha com a Blessing vai para o cemitério. A habilidade desencadeada da Gaea's Blessing desencadeia?

A: De uma maneira esquisita, sim! A Drownyard não diz para mover as cartas reveladas para outra zona (como exílio), então elas ainda fazem parte do seu grimório até moverem para outro lugar. Quando seu oponente escolheu a outra pilha para colocar na sua mão, a Blessing foi movida do grimório para o cemitério. Isso completa o requerimento para desencadear a habilidade da Blessing, então o seu cemitério será embaralhado no seu grimório.



Q: No meu último turno eu usei a habilidade do Obsidian Fireheart para colocar um marcador de labareda no terreno do meu oponente. No início da manutenção dele, eu posso escolher redirecionar o dano da habilidade desencadeada para o planeswalker do meu oponente?

A: Não, isso não funcionará. O Fireheart dá a habilidade de causar um de dano ao terreno. Enquanto você pode ter ativado a habilidade do Obsidian Fireheart e adicionado o marcador de labareda ao terreno, o seu oponente que controla o terreno, então ele controla a habilidade desencadeada, não você. Como o dano não está vindo de uma fonte que você controla, você não poderá redirecionar o dano a um planeswalker que ele controla (e como é dano que o seu oponente está causando nele mesmo, ele também não pode redirecionar para o planeswalker).



Q: Meu oponente tem um Thrun, the Last Troll em jogo. Eu conjuro Day of Judgment. Meu oponente responde virando as duas últimas florestas dele e regenerando o Thrun. Eu posso anular a habilidade de regeneração com Disallow?

A: Sim, essa é uma jogada legal. Thrun tem resistência à magia, porém Disallow não está dando alvo em Thrun: está dando alvo na habilidade ativada na pilha, resistência à magia não se estende a habilidade ativada na pilha, então você está livre para dar alvo e anular a habilidade para impedir o Thrun de se regenerar.



Q: Meu oponente conjurou Barter in Blood, e tudo que eu tenho em jogo são dois White Knights. Eu tenho que sacrificá-los?

A: Sim, você tem. Barter in Blood não dá alvo, anexa, bloqueia ou causa dano às criaturas, então ter proteção ao preto não os salva. Se os Knights são as suas únicas criaturas você terá que sacrificá-los quando o Barter in Blood resolver.



Q: Meu oponente possui um Dark Confidant em jogo. Posso esperar para ver qual carta será revelada pela habilidade desencadeada do Confidant, e então embaralhar o deck dele com Memory's Journey para impedi-lo de obter aquela carta?

A: Não, isso não funcionará. Você não ganha prioridade enquanto a habilidade desencadeada do Dark Confidant está resolvendo. Logo você não poderá conjurar Memory's Journey embaralhando assim o deck dele. Você está livre para conjurar antes da habilidade desencadeada resolver, ou depois de resolver, mas você não pode fazer nada para impedi-lo de obter a carta enquanto a habilidade desencadeada está resolvendo.



Q: Awakening também afeta as permanentes do meu oponente?

A: Sim, afeta. Quando Awakening diz "todas", realmente significa "todas". Quando a habilidade desencadeada resolve em cada manutenção, todos irão desvirar as suas criaturas e terrenos. Possivelmente, você conseguirá mais vantagem com isso que o seu oponente.



Q: Eu tenho um Sprouting Phytohydra em jogo, e meu oponente conjura um Wave of Reckoning. Eu ganho a ficha cópia de Phytohydra?

A: Não, você não vai. Wave of Reckoning diz que a criatura causa dano a si igual a seu poder. Já que o poder da Phytohydra é 0, ela não causa dano a si, causar 0 de dano é o mesmo de não causar dano. Já que ela não recebeu dano, a habilidade não desencadeia e você não ganha uma cópia dela.


O que você fez, seu monstro!?


Q: O quão bem Avacyn, Angel of Hope trabalha protegendo meus planeswalkers?

A: Na verdade, não um bom trabalho. Avacyn vai impedir seus planeswalkers de serem destruídos diretamente por algo como Hero's Downfall. Mas se um planeswalker recebe dano, ele perde lealdade normalmente – ser indestrutível não previne dano, apenas impede a criatura de ser destruída pelo dano. E um planeswalker que alcança zero marcadores de lealdade é colocado no cemitério – nenhuma destruição é envolvida, então ser indestrutível não salva. Avacyn vai impedir que seus planeswalkers sejam destruídos diretamente, mas não de ir para o cemitério por não ter marcadores de lealdade.



Q: Durante a minha fase principal, eu conjuro Synthetic Destiny, exilando uma ficha de criatura. Durante minha etapa final, eu coloco Jin-Gitaxias, Core Augur em jogo com a habilidade desencadeada retardada do Destiny. Eu compro sete cards?

A: Nessa etapa final não. A habilidade do Jin-Gitaxias desencadeia no começo da sua etapa final. Para a habilidade desencadear, Jin-Gitaxias precisa estar em jogo quando a etapa final começa. Jin-Gitaxias entra em campo na etapa final, mas não começa a etapa final sob seu controle, então a habilidade não vai desencadear. Você vai ter que esperar até seu próximo turno, e esperar que Jin-Gitaxias ainda esteja lá para comprar sete cards.



Q: Eu tenho um Lion's Eye Diamond em jogo, e meu oponente acabou de alvejá-lo com Krosan Grip. Eu ainda posso ativar a habilidade do Diamond, mesmo que tenha uma mágica com fração de segundo na pilha?

A: Sim, você pode! Fração de segundo diz que enquanto a mágica estiver na pilha, jogadores não podem conjurar mágicas ou ativar habilidades que não sejam de mana. Mesmo que a habilidade do Diamond tenha uma restrição de quando você pode ativar a habilidade, ainda é uma habilidade de mana, e pode ser ativada mesmo que tenha uma mágica com fração de segundo na pilha.

Em adição "ative essa habilidade apenas a qualquer momento que você possa conjurar uma mágica instantânea" apenas significa que você precisa ter a prioridade para poder ativar a habilidade. Mesmo que exista algo impedindo você de conjurar uma instantânea, você ainda pode ativar a habilidade.



Q: Eu tenho seis cards no meu cemitério, e conjuro Cabal Ritual. Eu recebo ou ?

A: Apenas . O Ritual não vai para o cemitério até a parte final de sua resolução. Ele não está no cemitério quando você está decidindo se tem limiar ou não. Já que você tem seis cards no seu cemitério, você não ganha a mana extra como se tivesse um card a mais no seu cemitério (para trazer você a sete cards).



Q: Eu vi alguns cards antigos que falam sobre ante. O que é ante?

A: Ante é algo do começo do Magic. Era uma maneira de jogar magic "pra valer". No começo do jogo, você pegaria o card do topo do seu grimório e o colocaria na zona de ante. Estar na zona de ante não significa muito, mas quando o jogo termina, o vencedor leva todos os cards da zona de ante. Não é muito surpreendente que isso seja bem próximo de apostar, que não é algo a qual Magic queira ser associado, então Ante foi rapidamente retirado do jogo e qualquer card que faça referência a isso não é legal em torneios.




Eu espero que você tenha gostado do artigo desta semana. Vejo vocês todos na próxima semana!


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!