Published on 03/27/2017

Primavera chegou

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano Pусский



A primavera chegou,
Olá e sejam bem vindos a mais uma edição de Cranial Insertion! O fim de Março trouxe consigo o começo da primavera aqui no hemisfério norte, já que conseguimos confiscar novamente as estações mais quentes daqueles sem coração do hemisfério Sul. (Sem querer ofender as pessoas sem coração do hemisfério Sul. Obviamente, se você está lendo Cranial Insertion você é um dos bonzinhos.) Deêm um tempo a eles, tenho certeza que eles vão aparecer logo mais.

...

A qualqueeer segundo agora.

...

Ok, talvez uma manutenção percussiva esteja acontecendo. Mas enquanto isso, se você tem alguma dúvida (em inglês) em mente, lembre-se de que você pode nos enviar via email: moko@cranialinsertion.com , ou se forem curtas o suficiente para Twitter @CranialTweet. Você consegue uma resposta e pode ver sua dúvida na próxima edição do CI.



Q: O que acontece se eu tiver um Mogg Flunkies e um Goblin Assault com outra criatura que pode atacar?

A: Por causa da maneira que as restrições e od requerimentos para atacar funcionam, você provavelmente terá que atacar com ambos.

Existem dois tipos de efeitos básicos que podem influenciar suas opções disponíveis ao declarar atacantes ou bloqueadores - vamos assumir que tudo isso se aplica para defensores também): requerimentos e restrições. Requerimentos são efeitos obrigam jogadores a atacar de certa maneira, enquanto restrições proíbem jogadores de atacar de certa maneira. Basicamente, requerimentos dizem aos jogadores "você deve fazer isso", enquanto restrições dizem aos jogadores "você não pode fazer isso". Ao declarar atacantes, o jogo requer que você escolha uma combinação de atacantes que satisfaça o maior número de requerimentos possíveis sem violar nenhuma restrição.

Aqui, Goblin Assault cria um requerimento ("Mogg Flunkies deve atacar"), enquanto os Flunkies criam uma restrição para si: "Mogg Flunkies não pode atacar sozinho". Com apenas os Flunkies e uma outra criatura, vamos ver como funcionam as possíveis combinações de atacantes.

Atacar apenas com os Flunkies e nenhuma outra criatura cumpre o requerimento do Assault, mas viola a restrição dos Flunkies, então não serve.

Atacar apenas com sua outra criatura, ou não atacar, não viola nenhuma restrição, mas também não cumpre todos os requerimentos. Nós podemos melhorar?

Acontece que sim, nós podemos. Ao atacar tanto com os Flunkies quanto com sua outra criatura, nós cumprimos o requerimento sem violar nenhuma restrição. Isso é melhor que não atacar, então é o que o jogo te força a fazer.



Q: Por que a combinação de Breaking // Entering e Emrakul, the Aeons Torn funciona mesmo que o card com fundir seja um feitiço?

A: Porque ao conjurar um card com fundir, você não está conjurando cada lado separadamente, e sim ambos lados, como uma única mágica combinada.

Habilidades desencadeadas que desencadeiam durante a resolução de uma mágica ou outra habilidade não são colocados na pilha imediatamente—e definitivamente não resolvem imediatamente. Ao invés disso, elas esperam até a mágica terminar de resolver completamente, e só então elas são colocadas na pilha para esperar por respostas e eventualmente resolver.

Então se um Breaking // Entering fundido coloca um Emrakul no seu cemitério como parte de sua primeira "metade", a habilidade do Emrakul desencadeia, mas nada acontece ainda, porque a mágica ainda está resolvendo. Nós continuamos resolvendo o resto da mágica, e a "metade" Entering vê um maneiro, grande Emrakul esperando no cemitério pronto para retornar—não se importe se eu o fizer!



Q: Você precisa escolher dois alvos para Jilt mesmo sem o reforçar? Você pode conjurar o card com apenas uma criatura em jogo?

A: Se você não reforçar Jilt, você não precisa escolher um segundo alvo—se uma mágica tem partes que apenas acontecem quando reforçada, essas partes são ignoradas completamente se você escolher não reforçar, o que significa que você não tem que escolher seus alvos.



Q: Eu roubei o Wurmcoil Engine da minha oponente e sacrifiquei ele, mas minha oponente tem um emblema do Daretti, Scrap Savant. Eu sei que ganho as fichas, mas ela ganha a Wurmcoil de volta?

A: De fato ela ganha. O emblema do Daretti funciona um pouco diferente das outras coisas que desencadeiam olhando para o que foi do campo para o cemitério. Ao invés de olhar para algo que sua oponente controla morrendo, ele olha para algo especificamente sendo colocado em um cemitério—o da sua oponente. E enquanto você pode ter controlado Wurmcoil no momento em que morreu, sua oponente é a dona dele, então ao morrer ele vai para o cemitério dela. Isso bate com a condição do emblema para desencadear, que então acontece.




A grama tem arroz...
Q: Pode Summary Dismissal parar o combo de Dark Depths & Thespian's Stage?

A: Não definitivamente.

Uma vez que seu oponente tenha usado com sucesso seu Thespian's Stage para copiar Dark Depths, ele vai deixar o original morrer para regra de lendárias, e a habilidade da cópia vai desencadear por não ter marcadores. Se você usar Summary Dismissal nesse ponto, a habilidade vai ser anulada...mas isso não vai adiantar de nada, já que a permanente continua em campo sem marcadores e a habilidade vai desencadear novamente imediatamente.

O melhor que você pode fazer é utilizar o card na ativação de Thespian's Stage. Se você fizer isso o Depths não é copiado, e seu oponente não ganha a ficha esse turno, mas todas as peças ainda estarão intactas, então mesmo que o palco esteja virado agora, seu oponente pode tentar novamente no próximo turno.



Q: Se minha Iona, Shield of Emeria está encantada com Darksteel Mutation, eu escolho uma nova cor quando o encantamento for removido?

A: Não, mas não existe necessidade, a escolha antiga continua valendo.. Darksteel Mutation pode ter removido a habilidade que fez você escolher e a que se importa com essa escolha, mas isso não desfaz a escolha retroativamente—você ainda a fez, apenas não existe nada que se importe com ela no momento.

Logo que Iona deixa de ser encantada, ela ganha mais uma vez a habilidade que se importa com a escolha que você fez, e a habilidade volta a ser aplicada.



Q: Em um jogo multiplayer, se Havoc Festival está em jogo e alguém joga Debt to the Deathless matando o jogador com Havoc Festival, ele ainda ganha vida?

A: Ele não ganha. Havoc Festival sai de campo assim que seu controlador sair de jogo, mas isso não acontece até depois de Debt to the Deathless terminar de resolver completamente, porque as ações baseadas no estado não são checadas no meio da resolução de uma mágica ou habilidade.

Então Debt to the Deathless vai reduzir a vida do controlador de Havoc Festival para 0 ou menos, e então falhar ao dar vida a seu controlador já que Havoc ainda está lá, e finalmente ir para o cemitério. Só nesse o ponto o jogo vai dar uma olhada, perceber que tem um jogador com uma quantidade de vida letal, e fazer esse jogador perder o jogo, levando suas coisas com ele.



Q: Um dos meus oponentes tem um bando de efeitos tipo Ghostly Prison, mas se eu atacar outro jogador com Caller of the Pack, eu preciso pagar pelas cópias atacando o jogador controlador das prisões?

A: Não, você não precisa. Ghostly Prison impõe um custo adicional para declarar criaturas como atacante, mas você não faz isso para a cópia de criatura por Myriad, já que foi colocada em jogo já atacando. Já que a cópia nunca é formalmente declarada como atacante, o custo nunca é aplicado, e a cópia pode seguir seu caminho feliz e desimpedida.



Q: Eu tenho um Preeminent Captain, um Windbrisk Heights, E outra criatura em jogo. Se eu atacar com ambas criaturas e utilizar o Captain para colocar outro soldado em jogo, eu posso ativar Windbrisk Heights em seguida?

A: Você não pode. Como com Ghostly Prison, Windbrisk Heights se importa com a declaração formal de atacantes, e não com o que acontece em seguida. Enquanto sim, em algum ponto você controlou três criaturas atacantes, apenas duas foram declaradas assim—a terceira foi apenas colocada em jogo já atacando. Dessa maneira, a condição de Windbrisk Heights não foi atendida, e você não pode utilizar o card que está escondido.



Q: Eu ataco com três criaturas com vínculo com a vida. Quando elas causam dano de combate, quantos marcadores posso colocar no meu Serene Steward?

A: Três. Quando algo diz estar procurando que um jogador ganhe vida, o que quer dizer é que está procurando por algo que cause esse jogador ganhar vida. Cada uma dessas três criaturas com vínculo com a vida são esse "algo" causando o ganho de vida, então cada um deles desencadeia Steward independentemente.



Q: Se eu tenho Mesmeric Orb e uso Seeker of Skybreak para virar e desvirar ele mesmo várias vezes, me deixando com várias habilidades da Orb na pilha, o que acontece se eu der o Seeker a outra pessoa antes delas resolverem? Eu acabo com o deck dela ao invés do meu?

A: Você acaba de fato! A habilidade da Mesmeric Orb não checa quem controla a permanente que desencadeou a habilidade—e assim quem vai perder cartas do deck—até a habilidade estar resolvendo, então se você conseguir de alguma forma doar a permanente que desencadeou para outro jogador, aquele jogador é que terá seu grimório esvaziado pela Orb.



Q: Rootwater Shaman me permite jogar bestow com lampejo?

A: Permite! Rootwater Shaman permite a você jogar auras como se elas tivessem lampejo; como agraciar conjura a mágica como uma aura, enquanto você estiver jogando pelo agraciar, o jogo permite a você começar o procedimento de conjurar de acordo.



Q: Posso usar Rattlechains para conjurar Metallic Mimic como um Espírito como se tivesse lampejo?

A: Não dessa vez. Apesar do jogo levar em conta as decisões que você faz ao conjurar uma mágica para decidir se você pode conjurá-la como se tivesse lampejo, a decisão de que tipo nomear para Metallic Mimic não acontece até um pouco depois, quando está resolvendo e entrando no campo de batalha. Metallic Mimic será sempre um Metamorfo no momento em que você o conjurar, e Rattlechains não liga nem um pouco para Metamorfos.



Q: Brutal Expulsion é conjurada, retornando o Silverfur Partisan de seu controlador para a mão de seu dono e queimando um 2/2 de um oponente. Se Insidious Will for conjurada para trocar esses alvos, queimando o Partisan e retornando o 2/2, a habilidade do Partisan desencadeará de novo?

A: Não irá. Para algo "se tornar alvo" de uma mágica ou habilidade, é preciso que passe de não ser um alvo dessa mágica ou habilidade para ser um de seus alvos. Silverfur Partisan já era um dos alvos de Brutal Expulsion, então trocar as coisas para que ele seja outro de seus alvos não é o suficiente para fazê-la desencadear de novo, já que vai passar de ser um alvo para se tornar um outro (e diferente) alvo.




Me pergunto onde...oh.
Q: Eu tenho um Harness the Storm e um único Galvanic Bombardment em meu cemitério. Se eu conjurar outro Galvanic Bombardment de minha mão, e usar o Storm para conjurar o que está em meu cemitério, quanto dano cada um deles causará?

A: O que estava em seu cemitério irá resolver primeiro e causar 2 de dano, enquanto o original irá resolver logo após e causará 3.

Conjurar o segundo Galvanic Bombardment de seu cemitério o coloca no topo da pilha, então não está mais em seu cemitério para aumentar a quantidade de dano que será causado. Já que está no topo da pilha, está acima da mágica original que desencadeou o Storm, e resolverá primeiro, causando 2 de dano a seu alvo.

Após o Bombardment conjurado do cemitério ter terminado de resolver, ele será colocado em seu cemitério novamente, como uma mágica normal. Então o original, que resolverá pouco depois, verá que você tem um Bombardment em seu cemitério e causará um total de 3 pontos de dano.



Q: Minha oponente conjura Azusa, Lost but Seeking e quer jogar dois terrenos adicionais. Posso dar um Shock na Azusa antes que isso aconteça para impedi-la de fazer isso?

A: Infelizmente para você, não é possível fazer isso. Já que é o turno de sua oponente, ela terá a primeira oportunidade de realizar ações após mágicas e habilidades terminarem de resolver. Isso significa que uma vez que Azusa entrar no campo de batalha, se estiver na fase principal dela e a pilha estiver vazia, sua oponente poderá jogar seus terrenos adicionais antes que qualquer outra coisa possa acontecer. (E já que jogar um terreno é uma ação especial que não usa a pilha, uma vez que ela jogar um dos terrenos ela terá a primeira oportunidade para fazer algo, então ela pode jogar o segundo.)

A única maneira em que isso não irá acontecer é se seu oponente por alguma razão não puder jogar terrenos imediatamente após a Azusa entrar no campo de batalha—a situação mais comum onde isso vai acontecer é se uma habilidade desencadear a partir da Azusa entrar no campo de batalha. Por exemplo, se alguém controlar uma Soul Warden, Azusa desencadearia sua habilidade ao entrar no campo de batalha. Seu oponente ainda teria a oportunidade de fazer algo primeiro, mas haveria uma habilidade desencadeada da Soul Warden na pilha esperando para resolver, e uma vez que a pilha não está vazia, ela não poderá usar essa chance para jogar um terreno. Ela seria obrigada a passar a prioridade, te dando a oportunidade para conjurar Shock antes que a habilidade desencadeada resolvesse, e Azusa morreria antes dela conseguir jogar os terrenos adicionais.

Por motivos similares, se não há uma habilidade que desencadeia a partir da Azusa entrando no campo de batalha, mas tem uma que desencadeia quando um terreno entra no campo de batalha, sua oponente poderia jogar seu primeiro terreno adicional, mas não conseguiria jogar o segundo antes que você pudesse usar Shock na Azusa, porque a habilidade desencadeada a impediria de fazer isso imediatamente.



Q: Eu tenho várias criaturas e um Ashnod's Altar. Quando meu oponente conjurar Tragic Arrogance, posso sacrificar todas as minhas criaturas menos uma para garantir a que eu quero sobreviva?

A: Com certeza. Seu oponente não escolhe as permanentes que serão salvas da aniquilação até que Tragic Arrogance resolva. Isso significa que você pode responder eliminando todas as suas outras criaturas, e seu oponente será forçado a escolher a criatura que você ainda controla para salvar, já que não terão outras opções.



Q: O que acontece se eu colocar a habilidade de um Brain in a Jar na pilha, e então retorná-lo usando Master Transmuter? Posso conjurar uma mágica com CMC 0?

A: Se Brain in a Jar não tinha nenhum marcadores sobre ele, claro. A habilidade não vai conseguir colocar um marcador no Brain já que ele não está mais no campo de batalha para recebê-los, e então irá checar quantos marcadores o Brain tem. Já que ele não está mais por aqui, o jogo irá responder com o número de marcadores que ele tinha no momento em que saiu do campo de batalha: 0. Desta forma, você conseguirá conjurar uma mágica com CMC 0.

Mas se o Brain já tivesse alguns marcadores de carga sobre ele, então a resposta que a habilidade receberia do jogo será diferente—você terá que conjurar uma mágica com CMC igual ao número de marcadores que o Brain tinha logo antes de deixar o campo de batalha, sejá lá quantos forem.



Q: Eu controlo Reflecting Pool e nenhum outro terreno, mas minha Pool tem um Overgrowth. Overgrowth vai produzir alguma mana quando eu virar a Pool?

A: Infelizmente para você, não, não vai. Para Overgrowth desencadear, o terreno em que ele está deve ser "virado para mana". Isso significa duas coisas: você deve ativar uma habilidade de mana daquele terreno que inclui o símbolo em seus custos (até aqui tudo bem), e essa habilidade tem que resolver e gerar alguma quantidade de mana. (Uh oh.)

Já que virar Reflecting Pool neste momento não produz nenhum mana, Overgrowth não irá desencadear e não te dará nenhum mana. Parece que você terá que comprar mais um terreno antes de conseguir fazer qualquer coisa—tomara que não seja outra Reflecting Pool!



Q: Um jogador que controla Hive Mind em um jogo multiplayer conjura Prosperidade para mais cards do que tem em seu grimório, esperando levar todos os outros jogadores consigo. A primeira cópia irá matá-lo, mas as outras cópias do Hive Mind não deixarão de existir quando seu deck acabar e ele perder?

A: Não, elas não irão. Apesar de Hive Mind e o jogador que a controlava ter deixado o jogo (também fazendo com que a Prosperity original desaparecesse), as cópias criadas por Hive Mind irão ficar, pois seus donos são os jogadores que as controlam, não o jogador do Hive Mind. As cópias continuarão a resolver, potencialmente matando jogadores adicionais.

A quantidade exata de cards que serão comprados (e quem morre) irá depender de quais jogadores perderão o jogo e em que ordem, já que toda vez que um jogador perde o jogo, se sua cópia de Prosperidade ainda não resolveu, essa cópia desaparecerá com ele.



Q: Posso reorganizar meu cemitério em um torneio Modern Competitivo?

A: Sim, você pode. Modern não contém nenhum card que liga para ordem de cemitério, então apesar das regras do jogo dizerem que você não pode mudar a ordem dos cards em seu cemitério, você não será forçado a cumprir essa regra, já que só faria todos perderem seu tempo.

A ordem do cemitério só deve ser mantida se você estiver jogando algum formato que contém cards que ligam para ordem do cemitério, então a menos que você seja um grande fã de formatos Limited estranhos ou formatos Block Constructed incrivelmente velhos, isso só vai acontecer jogando Legacy ou Vintage.



Q: Estou confuso com o termo "mão inicial". Sovereign's Realm também fará com que meu limite para o número máximo de cards em minha mão também seja 5? Ou ainda é 7?

A: "Tamanho da mão inicial" se refere somente à quantidade de cards que você recebe ao começar o jogo, não à quantidade máxima que você pode manter durante o jogo. Seu tamanho máximo de mão ainda será 7.



Ok, a primavera ainda não chegou, mas eu tenho certeza de que ela está vindo! Com certeza já estará em ação na próxima semana, mas por via das dúvidas volte aqui para ter certeza. E mesmo se não tiver, pelo menos você encontrará a próxima edição de Cranial Insertion!

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!