Published on 01/23/2014

Ideias Incolores Azuis Sonham Quimericamente

ou, Era Para Ser Um Preview

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Que é isto? Eu nem sequer...
Nunca ninguém tem perguntas de regras acerca dos Urso Garra de Runa(embora o nosso amigo ursino tenha muitas vezes um papel de suporte nas questões). Nunca ninguém tem perguntas acerca do Gato de Santuário (aparte de como pode derrotar todas as fichas de Soldado de uma vez em combate). E é essa a razão pela qual não fazemos antevisões delas. Ah, não, nós fazemos antevisões de coisas estranhas como a ligeiramente confusa Espiral Psíquica e a muito-mais-confusa Tempestade de Possibilidades.

Desta vez a Wizards of the Coast elevou a fasquia.

Contemplem a incrível glória Melvinesca da Perplexing Chimera:

DUN DUN DUN!




Q: Depois de eu dar a minha Perplexing Chimera ao meu oponente, ele não vai devolver-ma imediatamente?

A: No futuro? Provavelmente! Isso é que torna a carta divertida. Imediatamente? Não. Não desencadeia de novo.



Q: Então se o meu oponente conjurar uma mágica de criatura, eu ponho-a no campo de batalha e ponho a Perplexing Chimera na pilha?

A: A mágica fica na pilha e a Chimera fica no campo de batalha. Apenas o controlo é trocado - nada muda de zonas ou de características. Isso ia fazer com que a Perplexing Chimera passasse de perplexa a ser tão insana que nos derretia o cérebro.



Q: Posso trocar controlo da Perplexing Chimera com uma mágica que não faça alvo?

A: Certamente que podes! Assim que escolhes fazer a troca, o jogo pede que mudes os alvos da mágica. Se a mágica não tem alvos, não há nada a fazer, portanto apenas levantas a sobrancelha ao jogo e deixa-lo continuar o seu caminho, todo contente.




A Física também está confusa.
Q: A Perplexing Chimera está virada - vai desvirar quando o meu oponente a levar? Se for o caso, pode atacar logo?

A: O estado da Chimera vai permanecer inalterado. Se estava virada, vai continuar virada. Se estava desvirada, vai continuar desvirada e pronta para bloquear e/ou defender-se. Contudo, não vai estar pronta para atacar. A regra de "enjoo de invocação" requer que se tenha controlado a criatura continuamente desde o início do turno mais recente, e ganhar controlo dela durante o turno atual não obedece a esse critério. A nova e reluzente Chimera terá simplesmente que fazer a festa em outro sítio que não seja a "red zone".




Q: Posso sacrificar a Perplexing Chimera em resposta a habilidade desencadeada e apenas roubar a mágica?

A: Se sacrificares a Chimera assim tão cruelmente, o jogo vai levantar-te problemas assim que te é pedido que troques o controlo dela e da mágica. Embora a troca não tenha necessáriamente que ser justa ("Eu fico com esse Progenitus, fica com esta Chimera em vez dele."), uma instrução de "troca" requer que uma troca efectivamente aconteça, não um Furto Espalhafatoso. Com a troca impossibilitada, nunca tens a opção de a fazer. E sem tomar essa opção, também não podes mudar os alvos.



Q: O que acontece se a mágica for anulada antes ou depois da habilidade desencadeada resolver?

A: Se for anulada antes da habilidade desencadeada resolver, não podes fazer a troca - ver acima acerca de trocas terem que efetivamente trocar alguma coisa. Depois da habilidade resolver, no entanto, nada garante que a mágica e/ou a Chimera fiquem em segurança sob o controlo do novo dono. Mais uma maneira de tu - ou o teu oponente - fazer uma troca decididamente injusta.



Q: O meu oponente conjura uma mágica que eu gosto, e eu controlo um Profeta de Crufix. Posso lampejar uma Perplexing Chimera e rouba-la?

A: Precisas de controlar a Chimera na altura que a mágica é conjurada para conseguir que ela desencadeie. Colocá-la no campo de batalha depois da mágica ter sido conjurada não vai servir para o efeito. E devemos lembrar que não se pode interromper o processo de conjurar uma mágica para tentar empurrar uma Chimera lá para o meio, por isso realisticamente ela teria que ter sido conjurada bem antes desse ponto.



Q: Se pegar numa mágica com rajada ou cascata, fico com a habilidade desencadeada? Ou acontece antes de eu ficar com a mágica?

A: Rajada e cascata - tal como tudo o resto que desencadeia quando uma mágica é conjurada - vai desencadear ao mesmo tempo que a tua Chimera desencadeia. A habilidade desencadeada do jogador cujo turno está a decorrer resolve por último mas mesmo que a habilidade desencadeada da Chimera resolva primeiro, isso não muda o controlo da habilidade desencadeada na pilha. O teu oponente continuará a poder fazer a cascata ou rajada.

Se ele fizer a cascata enquanto ainda controlas a Chimera, acontecem coisas engraçadas! A mágica que ele encontra com a cascata também é conjurada, o que faz com que a Chimera desencadeie de novo, a correr em volta da sala com a língua de fora como um cachorrinho entusiasmado. Se trocares a Chimera com esta nova mágica, não podes trocar o controlo da Chimera e da primeira mágica uma vez que ambos tem o mesmo controlador, mas podes escolher qual das mágicas do oponente queres roubar!



Q: Se trocar uma Perplexing Chimera pelo comandante do meu oponente, posso espancá-lo até a morte com o seu próprio comandante?

A: Bem, vamos ver a regra:
Quote:
704.5v Num jogo de Comandante, um jogador que tenha sofrido 21 ou mais pontos de dano de combate pelo mesmo comandante ao longo do jogo perde o jogo.

A regra é completamente agnóstica em relação a quem controla o comandante e quem tá a ser espancado em relação ao controlador desse comandante, portanto sim! Podes coergir o comandante do teu oponente para o teu lado com bolachas e doces e depois proceder fazendo com que ele cometa o ato de traição final.



Q: Em resposta a habilidade desencadeada da Perplexing Chimera, um terceiro jogador roubou a minha Chimera com Djinn of Infinite Deceits. E agora!?

A: Mencionei anteriormente que uma troca tem que ser mesmo uma troca - mas tu não tens que estar envolvido nela! O terceiro jogador ganha controlo da mágica, o segundo jogador ganha controlo da Chimera roubada, e depois tu podes escolher novos alvos para a mágica, se tiver alguns, embora não controles a mágica. A outra permanente, seja ela qual for, que o Djinn of Infinite Deceits trocou fica sob o controlo de quem a recebeu em troca da tua Chimera. A Chimera, tendo andado a ser empurrada de um lado para o outro, precisa de um comprimido anti enjoo.



Tens mais perguntas? Oh, tenho a certeza que sim! Envia-as para moko@cranialinsertion.com ou contacta-nos no Twitter com perguntas curtas em @CranialTweet. Se forem novos no site lembrem-se que podem seguir-nos no Twitter ou seguir o nosso feed RSS para ser lembrado sempre que sai um um artigo novo - normalmente todas as Segundas-feiras a meia-noite EST, mas depois acontecem coisas perplexas como esta.

Nós voltamos Segunda com o nosso último artigo antes de Born of the Gods. Espero ver-vos todos então!

Até a próxima, que possa toda a vossa perplexidade ser quimérica.

- Eli Shiffrin


About the Author:
Eli Shiffrin is currently in Lowell, Massachusetts and discovering how dense the east coast MTG community is. Legend has it that the Comprehensive Rules are inscribed on the folds of his brain.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!