Published on 01/20/2014

Velho e partido

Isto não é uma moda moderna!

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano Pусский



Quase tão excitante como...
Ah, spoiler season! Aquela altura maravilhosa do ano quando mundo inteiro do Magic está ocupado com o frenesim da discussão de novas cartas, novas mecânicas, novas habilidades, e para os gurus das regras, perguntas acerca de tudo o supracitado.

...Muitas das quais não podemos realmente responder porque ainda não olhámos para as regras. Pois... Por isso, enquanto esperamos pelo lançamento oficial da atualização da edição corrente que vai cobrir Nascido dos Deuses, nós aqui na Cranial Insertion vamos ter que nos desenrascar com questões acerca de todas as cartas velhas aborrecidas com as quais já estás familiarizado mais qualquer coisinha já oficializada, que na altura em que isto é escrito é quase tudo o que podes encontrar no artigo de mecânicas de Nascido dos Deuses no site da nave mãe.

Como sempre, se tens perguntas acerca de cartas-velhas-e-aborrecidas envia-nos um email para moko@cranialinsertion.com ou tweeta-nos em @CranialTweet. Questões acerca de cartas-novas-e-excitantes terão que esperar até nos terem dado as notas de lançamento de Nascido dos Deuses ou outro comunicado oficial acerca das suas interações.



Q: As criaturas voltadas para baixo por um Ixidron são voltadas para cima quando o Ixidron abandona o Campo de Batalha?

A: Nope. Viras as criaturas para baixo assim que o Ixidron entra no Campo de Batalha porque ele te diz para o fazer, mas não te diz nada acerca virá-las para cima se deixa o Campo de Batalha, por isso elas ficarão como estão: viradas para baixo.




Q: Se o meu oponente controla duas criaturas viradas para baixo e eu ganho o controlo de uma por breves instantes e olho para ela, é permitido ao meu oponente, quando ganha novamente controlo dela, baralhá-la na mesa com a outra de modo a que eu perca a noção de qual é qual?

A: Não, ele não pode. O Magic não é um jogo de adivinhação—o teu oponente é obrigado a certificar-se que todas as criaturas voltadas para baixo possam ser facilmente diferenciadas umas das outras. Misturá-las para perderes a noção de qual é qual não é permitido.



Q: Ouvi os meus amigos a falar de um combo de 2 cartas para Legacy, Couraçado Phyrexiano + Medalhão da Visão. Posso usar um Medalhão de Safira num Mercador Cinzento de Asfódelos antes da sua habilidade resolver e não perder nada ou apenas vais ser reduzida pela devoção do Mercador?

A: Temo que a última. O Mercador já entrou no Campo de Batalha e a sua habilidade já foi desencadeada, por isso remover o Mercador não impedirá a habilidade de resolver e fazer a sua coisa—o teu oponente apenas terá 2 a menos de devoção que teria se ele ainda tivesse o Mercador.

O combo do Medalhão/Couraçado não funciona por impedir a habilidade deste de resolver—ela ainda resolve. Funciona porque aquilo que a habilidade desencadeada está a tentar fazer é forçar o seu controlador a sacrificá-lo, e como o Couraçado está fora de fase e efetivamente não existe de momento eles não o podem fazer, por isso a habilidade não consegue fazer nada.



Q: Vamos supor que eu controlo uma ficha de Ilusão (da Meloku, o Espelho Enevoado), e a ficha está encantada com uma Auréola Ocular. O meu oponente resolve uma Agulha Medular nomeando Ilusão. Posso comprar carta virando a ficha ou não?

A: Não, não podes activar a habilidade. O teu oponente nomeou "Ilusão" com a Agulha Medular, e isso é o nome da tua ficha, por isso não podes ativar a sua habilidade. O facto que a tua ficha não é a carta dupla de Apocalypse da qual uma metade é Realidade é irrelevante—a tua ficha tem o mesmo nome, por isso também é "desligada".




As letrinhas pequeninas dizem:
"Compra uma carta: Perde o jogo."
Q: Num torneio Competitivo de Vintage, se te esqueces que tens uma [c]Yawgmoth's Bargain/c] em jogo e acidentalmente compras uma carta na tua etapa de compra, podes pagar um de vida depois? Teria que se envolver um juiz? Se é uma penalidade, seria Comprar cartas adicionais ou apenas um erro de procedimento? O castigo seria uma perda de jogo ou a perda forçada de um de vida com um Warning, ou outra coisa qualquer?

A: Infelizmente para ti, pela descrição, a primeira coisa que correu mal foi teres posto uma carta ilegalmente na mão. Isto é um caso de Drawing Extra Cards, que é penalizada por uma Perda de Jogo. O facto que tu poderias ter ativado uma habilidade que te deixaria comprar uma carta legalmente não interessa, porque tu não o fizeste.

Em geral, se algo correr mal em algum dos teus jogos, tu deves sempre chamar o juiz. Não chamar um juíz quando reparas em algo errado no teu jogo pode ser uma infração muito mais séria que qualquer erro de jogo que possas fazer.



Q: Os meus encantamentos destruídos pela Meditação Purificadora contam para o efeito de Limiar na carta?

A: Não, não contam. Terás que aperceber-te se estiveres a fazer o efeito normal da Meditação Purificadora ou o seu efeito de Limiar antes de realizar qualquer um deles, o que significa que quando a carta verifica o tamanho do teu cemitério, ainda nada foi destruído.



Q: Podes nomear uma carta que não seja legal no formato com a Agulha Medular?

A: Não, não podes, embora possas geralmente nomear alguma carta que não tenha habilidades ativadas (como é o caso da maioria das mágicas instantâneas e feitiços) para o mesmo efeito.

Esta regra existe em parte porque os jogadores gostam de usar diminutivos para certas cartas, como "Grilhões" para as Grilhões dos Vedalkeanos ou "Nicol Bolas" para o Nicol Bolas, Planeswalker. Mas "Shackles" e "Nicol Bolas" são na verdade os nomes próprios de cartas completamente diferentes, por isso, sem esta regra, se tentasses "Agulhar" os Grilhões dos Vedalkeanos em Modern e lhes chamasses "Grilhões", por força de hábito, o teu oponente (esse parvalhão) poderia tentar dizer que tu na verdade nomeaste a carta Shackles. Nós não gostamos disso.

Nesse nota, NUNCA CHAMES aos Grilhões dos Vedalkeanos apenas "Grilhões" num torneio de Legacy. "Shackles" é uma carta legal em Legacy.



Q: Eu nomeio "criaturas" com o Dominador do Mundo. Pode o meu oponente jogar um Ato de Agressão no meu Dominador e sacrificá-lo? Ou a prioridade dele já passou?

A: Tu apenas escolhes um tipo de carta para o Dominador do Mundo quando a sua habilidade está a resolver, e os jogadores não podem jogar mágicas ou ativar habilidades no meio da resolução de uma mágica ou habilidade a não ser que sejam especificamente instruídos a fazê-lo.

Mesmo que o teu oponente tenha de alguma maneira conjurado o seu Ato antes de teres nomeado "Criatura" e antes de tudo o resto acontecer (o que não pode—é impossível), definitivamente não seria capaz de ser resolvido antes do resto da habilidade acontecer e ele necessitasse de sacrificar algo.



Q: Eu controlo uma Tumba Antiga, um de cada tipo de terreno básico, um Golem Micossintetizador, e sete outros artefactos. Conjuro um Golem Blasonado. Posso fazê-lo entrar no Campo de Batalha com marcadores +1/+1?

A: Claro—qualquer quantidade deles até e incluindo treze. O Golem Blasonado não restringe o valor de X, por isso podes escolher qualquer valor de X que queiras—é apenas muito, muito difícil pagar por um valor de X maior do que 5 quando estás proibido de pagar mana incolor ou mais do que um de mana de cada cor.

Graças ao Golem Micossintetizador essa restrição não te incomoda mais. Reduzir a quantidade de mana que precisas de pagar não é gastar mana, por isso contorna as restrições de gastos de mana do Golem Blasonado.



Q: Posso usar o Sideboard antes do primeiro jogo de cada ronda?

A: Em torneios do formato de Limitado (Draft ou Selado) que não usem decklists, sim. Isto é geralmente chamado de "Construção Contínua"—O organizador do Torneio pode escolher não o permitir, mas se eles o quiserem fazer eles têm que te dizer antes do início da construção do baralho.

No entanto, em qualquer outro evento—qualquer torneio de Limitado que tenha Listas de Baralhos (decklists), ou qualquer torneio de Construído—és obrigado a devolver o teu baralho à sua configuração original para o primeiro jogo de cada encontro. Não são permitidas alterações de baralho anterior ao encontro nestes torneios.



Q: Se eu conjurar um Clone escolhendo um Dread Cacodemon, o meu Demónio Clonado irá desencadear a habilidade de Vento Pestilento?

A: Desde que o conjures da tua mão, sim. A habilidade do Dread Cacodemon apenas se importa se a carta foi conjurada da tua mão ou não e se era um Dread Cacodemon no instante que o conjuraste.



Q: Se eu atacar com um Elfos de Llanowar e usar um Perscrutador da Fenda do Céu para desvirá-lo, posso virar os Elfos para gerar mana e evitar perdê-los para um bloqueador?

A: Não. Uma vez que declaraste os teus Elfos como atacantes, eles permanecem atacantes independentemente de estarem virados ou não—desvirá-los com o Perscrutador ou virá-los para mana não os removerá de combate.



Q: O meu oponente activa o efeito de Refúgio da Ponte Musgomosto e em resposta eu mato-lhe uma criatura, baixando o poder total abaixo de 10. Ele pode jogar a carta?

A: Não. A habilidade da Ponte Musgomosto verifica o poder total das criaturas do teu oponente quando resolve e apenas o deixa conjurar a carta se esse total for 10 ou mais. Graças a ti, não é, por isso ele não a pode conjurar.




Como é que pode ser uma criatura... se não está vivo?
Q: A Caverna Mutável fica uma criatura durante todo turno se morrer como uma criatura? Pode o seu efeito de animação ser jogado desde o cemitério?

A: Não e não. O efeito que torna a Caverna Mutável numa criatura apenas se aplica quando estava no campo de batalha—por aquilo que lhe toca, o jogo vê esta nova Caverna Mutável no teu cemitério como uma carta inteiramente diferente e não há nada a transformá-la numa criatura, por isso ele não é uma.

A habilidade de animação da Caverna Mutável não pode ser activada no cemitério pela mesma razão que não podes usar um Reintegração do Tesouro ou um Diabo Escaldante quando estão no teu cemitério—a não ser que a carta especificamente diga que o podes fazer ou que de alguma maneira faça sentido fazê-lo, habilidades de permanentes apenas funcionam quando estão no campo de batalha.



Q: O meu oponente ataca-me com um Esmagador da Pólis monstruoso e eu bloqueio com uma criatura que estava encantada com uma Dádiva da Imortalidade. Se o Esmagador da Pólis mata a criatura e atropela-a para me dar dano, pode destruir a Dádiva da Imortalidade ou esta já estará no cemitério?

A: A Dádiva da Imortalidade já estará no cemitério quando o teu oponente escolher alvos para a habilidade do Esmagador da Pólis, por isso não será um alvo legal para a habilidade. O teu oponente terá que esmagar outra coisa qualquer.



Q: Tenho um Bando de Ratos a atacar juntamente com 3 Caverna Mutável e o meu oponente joga um Amuleto Golgari escolhendo dar -1/-1 a todas as criaturas. Será que o Bando de Ratos morre no final do turno?

A: O Bando de Ratos sobrevive. O efeito -1/-1 do Amuleto Golgari desaparece ao mesmo tempo que o efeito de animação das tuasCaverna Mutável acaba, o que te deixará com um Rato 1/1.

No geral, todos os efeitos que duram "até ao final do turno", acabam todos ao mesmo tempo, durante a Etapa de Limpeza, e qualquer dano marcado nas criaturas é também removido nesse instante. Nunca haverá um tempo quando um efeito acabou, mas os outros não.



Q: Se eu jogar um Despertar o Ancião numa montanha que eu controlo e depois ficar detida, posso ainda virá-la para gerar mana?

A: Não. Estar detido significa que a tua montanha não pode atacar ou bloquear, e nenhuma das suas habilidades ativadas o podem ser. Isto inclui ser virado para mana, porque é uma habilidade ativada.



Q: Com um Capitão Orc em jogo, posso ativar a sua habilidade múltiplas vezes para lançar tantas moedas quantas as que eu consiga pagar, ou ele morre após o primeiro lance perdido e causa o resto das ativações fazerem pufff?

A: A segunda. Cada ativação resolve uma de cada vez. Depois de teres perdido uma o teu Capitão estará longe na terra dos finados, por isso as ativações restantes não terão alvo legal. Sendo assim, quando essas instancias da habilidade tentam resolver, elas verão que não há alvo legal e são anuladas pelas regras do jogo. Nenhum dos seus efeitos ocorre, por isso não lançarás mais moedas.



Q: O Batalhão é uma habilidade ativada que precisa de ser anunciada?

A: Talvez... talvez não. "Batalhão" não é apenas uma habilidade desencadeada que faz sempre o mesmo—é uma classe inteira de habilidades desencadeadas que fazem todo o tipo de coisas diferentes, unidas pelo facto que são todas desencadeadas quando atacas com a criatura que possui a habilidade mais outras duas criaturas, pelo menos. Nem todas essas habilidades precisam de ser anunciadas no mesmo instante de tempo.

  • Para habilidades desencadeadas em que seja preciso escolher um alvo para um efeito, como o do Golpeador Punho de Fogo, Esquadrão de Bombardeiros, ou Vingador Cabeleira de Fogo, esse instante é "assim que atacam", pois precisas de escolher um alvo e o que esse alvo é, é bastante relevante.

  • Para habilidades que produzem alguma alteração visível no estado de jogo quando resolvem, como o Comandos do Esquadrão de Navegação, terás que as anunciar assim que resolvem, porque essa mudança visível interessa.

  • Para o resto, a habilidade de batalhão não envolve alvos e não produz mudanças visíveis ao estado de jogo, como o Elite Boros, Mastim dos Boros, Médico da Linha de Frente, Lealista da Legião, ou Alabardeiros Wojek, o tempo de o fazer é quando a habilidade produz de facto alguma diferença de algum modo. Suponhamos que o teu Elite Boros precisa de dar 3 de dano em combate (em vez de 1), ou porque precisas que o teu Mastim te ganhe vida, ou as tuas criaturas protegidas pelo Médico da Linha de Frente precisam de, sei lá, não morrer para dano de combate, ou o teu oponente tenta bloquear o teu Lealista da Legião com uma ficha, ou os teus Alabardeiros são bloqueados por um 3/3 e precisam de o matar antes de darem o dano eles próprios.


Em geral, se não queres perder as tuas habilidades desencadeadas precisas de as reconhecer quando o facto de elas terem sido desencadeadas faz diferença no que acontece no jogo. Quando, exatamente, depende no que a tua habilidade quer fazer.



Q: Se eu jogar um Crescimento Desenfreado numa criatura e ela morrer com uma Presença da Morte em jogo, o bónus de +3 conta para o seu poder, ou só o que está na própria carta?[/A]

A: A Presença da Morte considera o poder da criatura na última instancia em que ela esteve no campo de batalha, o que inclui o +3 do Crescimento Desenfreado. Qualquer vez que um efeito pede pelas características de uma criatura, de modo a que possa fazer algo baseado na pergunta, está-te sempre a perguntar pelas características após todas as modificações terem sido feitas.

A única coisa que se importa acerca das características "base" de algo, debaixo de todas as modificações possíveis, são efeitos de cópia, que apenas copiam a própria carta e outros efeitos de cópia. (Vá, está bem, mais uns casos particulares muito longos e convoluídos para nos preocuparmos com eles aqui.)



Q: O Moggs Confusos diz que não pode bloquear sozinho. Isso quer dizer que precisas de declarar algo mais a bloquear a mesma criatura que eles bloqueiam?

A: Não, apenas que necessitas de declarar outra coisa como bloqueador. Esse outro bloqueador pode bloquear o mesmo atacante ou outro completamente diferente, não interessa. Apenas não podes declarar os Moggs Confusos como a única criatura que está a bloquear.



Q: Se duas cópias de Ruína Silenciosa entram no campo de batalha ao mesmo tempo, sob o efeito de uma Onda de Gênese, por exemplo, elas podem encantar-se uma à outra?

A: Não! Uma Aura que está a entrar no campo de batalha não pode estar anexada a algo que está a entrar no campo de batalha ao mesmo tempo que ela—precisas de escolher algo que já está no campo de batalha para ela encantar.

É possível ter duas cópias de Ruína Silenciosa no campo de batalha a encantarem-se uma à outra, mas vais ter que usar algumas estultices para o fazer.



Por esta semana é tudo. Obrigado por te teres afastado da lista de spoilers e dos sites de rumores o suficiente para te juntares a nós aqui na Cranial Insertion. Segue-nos no Twitter ou subscreve ao nosso RSS feed para seres notificado da próxima vez que tiveres que te arrastar na nossa direção. Por agora regressa lá à tua época de spoilers e vemo-nos na próxima semana para mais uma edição da Cranial Insertion!

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!