Published on 11/25/2013

Uma família às direitas

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Eu nunca disse do que era feito...
Chegaste! Mesmo a tempo; É a semana do dia de Acão de Graças nos Estados Unidos, a mesa está posta, o peru está a ser trinchado e está tudo pronto para um festim de perguntas de regras para toda a família. Como não sou Americano e não sei cozinhar um jantar de Graças, vou-me dedicar ao que sei e esperar que corresponda às vossas expectativas. (Um conselho: evitem casos estranhos: são quase tão maus como Couves de Bruxelas demasiado cozidas. A não ser que gostes desse tipo de coisas.)

Se quiseres que sirvamos uma resposta às tuas questões, envia-las para moko@cranialinsertion.com , ou se forem pequenas como amendoins, podes tweetá-las para @CranialTweet. Não só te responderemos diretamente, como lhe pomos chantilly por cima e usá-la-emos em futuras edições da Cranial Insertion. Possivelmente acompanhadas com uma fatia de tarde de abóbora.




Q: Se o Falso Profeta morre, pode uma Madre das Runas virar-se para dar a si própria proteção contra o branco para sobreviver?

A: A Madre pode dar proteção a si própria em resposta à habilidade do Profeta, mas não vai servir para nada. A Proteção só previne dano, encantamentos ou equipamentos, bloquear ou escolher como Alvo (DEBA como mnemónica), e a habilidade do Profeta não está a fazer nenhuma dessas coisas, por isso a proteção não faz nada para a parar e exila a Madre de qualquer maneira.



Q: Estou a 17 de vida e controlo um Caminho da Bravura e uma Filha da Noite. Ataco com a Filha e ela é bloqueada por um Ladrão de Pergaminho. A Filha sobrevive?

A: Sim. Vais para 18 de vida graças à habilidade desencadeada do Caminho quando atacas com a Filha da Noite. O teu oponente depois bloqueia e vem finalmente a a altura de dar dano. Todos os efeitos de combate acontecem simultaneamente, o que quer dizer que ganhas 2 de vida do Vínculo com a Vida ao mesmo tempo que 1 de dano é marcado na tua Filha da Noite. Depois disso acontecer verificas por e verificas pelas ações baseadas do estado que há uma Filha da Noite 3/2 com 1 de dano marcado. Não é suficiente para destruí-la, por isso a Filha da Noite sobrevive.



Q: Se eu tiver um Raptor de Aerobatanas 2/3 juntamente com outro voador e jogar um Alcatéia das Nuvens, será que o Raptor ganha um contador +1/+1?

A: Ganha pois. A habilidade estática do Alcatéia das Nuvens, como a maioria das habilidades estáticas de permanentes é aplicada em todos os instantes em que está no campo de batalha. Nunca há um momento quando não está no campo de batalha e não está a receber o bónus.

Isto significa que entrou em jogo como uma 3/3, o que é grande o suficiente para evoluir o Raptor. Cuidado porque se o teu oponente mata o teu outro voador em resposta à habilidade desencadeada de evoluir, a tua Alcatéia encolhe para um 2/2—a instância de evoluir vai ver que a Alcatéia já não é suficientemente grande e não faz nada quando resolve.



Q: O que acontece quando uso a segunda habilidade do Progenitor da Prole de Ulamog para conjurar um Emrakul, o Fragmento dos Éons durante a etapa final do turno do meu oponente? Ganho dois turnos de seguida? Tenho o turno do Emrakul e depois continuo com o meu turno normal?

A: Sim, é exatamente isso. Quando algo te diz "Joga um turno extra após este turno", basicamente quer dizer "Insere aqui um turno extra na ordem normal dos turnos depois deste—esse turno é teu". A ordem normal dos turnos não é alterada, apenas suspensa por um momentinho enquanto tomas este turno extra, por isso, depois desse turno acabar, é altura do teu turno normal.




O homem de família original do Magic.
Q: Se o meu Barão Sengir tem um marcador +2/+2 e ganha um marcador -1/-1, ele acaba com um marcador +1/+1 ou mantém ambos os marcadores?

A: Ambos os marcadores ficam lá. A regra que causa a aniquilação de marcadores +1/+1 e -1/-1 aplica-se apenas a esse dois tipos de marcadores. Outros tipos de marcadores que modifiquem poder e resistência não são afetados, independentemente do quão complicadas as contas possam ser no fim.



Q: O Amoque do Sangue Tempestuoso do meu oponente tem Sede de Sangue, ataca e é bloqueado pelo Nobre Stromkirk que é um 4/4 e a minha Filha da Noite. O meu oponente decide distribuir todo o dano do seu Amoque pelo Nobre 4/4 e diz que eu não ganho vida porque a Filha da Noite não dá dano. É isto verdade?

A: Não, não é. Criaturas que bloqueiam dão o seu dano de combate à criatura que estão a bloquear independentemente de quanto dano a criatura atacante lhes dá (ou não) de volta.

O teu oponente pode decidir não atribuir o dano à tua Filha da Noite se quiser, mas isso não é uma boa decisão.



Q: Se escolhe Preto com o meu Servo do Pintor e sacrificar três fichas de espírito brancas 1/1 (e agora pretas também) para a primeira habilidade da Teysa, Herdeira de Orzhov, será que a sua segunda habilidade substitui as fichas antes do alvo da primeira habilidade é declarado?

A: Não. A habilidade de produção de espíritos da Teysa é uma habilidade desencadeada e usa a pilha; não pode ir para a pilha antes de acabares de ativar a habilidade de exilar, em que parte consiste em escolher um alvo. Só após fazer isso é que a habilidade de produzir espíritos é posta na pilha.

Se te serve de alguma consolação, terás os teus espíritos antes do que quer que tenhas escolhido como alvo seja exilado.



Q: A resistência à magia dá proteção à habilidade do Sosuke, Filho de Seshiro?

A: Não, não dá. A resistência à magia apenas impede o teu oponente de escolher as tuas criaturas como alvos, e as únicas coisas no Magic que precisam de um alvo são coisas que realmente empregam a palavra "alvo". (Que pode estar soterrada no texto, como o equipar e o encantar.)

A habilidade do Sosuke de destruir coisas não usa a palavra "alvo", logo não assinala nada como alvo e a resistência à magia não a previne.



Q: Se eu jogo uma Lança Cauterizante com a segunda habilidade do Boseiju, O Que Tudo Protege, tendo como alvo uma Madre das Runas, e em resposta o meu oponente ativa a habilidade da Madre para dar a si própria proteção contra o vermelho, o que acontece?[/A]

A: A Lança Cauterizante vai ser anulada quando tenta resolver, porque o seu único alvo é agora ilegal. O Boseiju especifica que não pode ser anulada por feitiços ou habilidades mas neste caso são as próprias regras do jogo que estão a anular a tua Lança. A habilidade da Madre não está diretamente a anular a tua Lança, está só a manipular a situação para que outra coisa acabe por anular a Lança por ela.

Se o feitiço que dá dano é algo que não tem alvos, como um Chuva Vulcânica, então o feitiço teria resolvido mas o dano dado à Madre teria sido prevenido graças à proteção.



Q: As mágicas que têm o Elderwood Scion como alvo quando este está no cemitério custam menos ?

A: Nope. A habilidade do Elderwood Scion de baixar o preço de mágicas que o alvejem, como qualquer habilidade que modifique custos, só é aplicada quando está no campo de batalha. Se está no cemitério não tens desconto.

Em geral, habilidades de cartas que são permanentes só funcionam quando estão no campo de batalha a não ser que especifiquem claramente de onde funcionam ou que façam sentido funcionar de outro lado. (Seria bastante difícil para um reciclar funcionar no campo de batalha, por exemplo, considerando que precisas de o descartar da tua mão para o ativar...).



Q: Se uma das minhas fichas do meu Dragão Mãe de Ninhada devora o meu Escravo do Asas Laminadas, será que o Escravo regressa imediatamente ao campo de batalha?

A: Sim, a habilidade é desencadeada de seguida e retornará o Escravo ao campo de batalha assim que resolve.

Assim que algo acontece num jogo de Magic, as regras olham à volta para ver se há alguma habilidade relevante que precise de ser desencadeada por algo que acabou de acontecer. Como o Escravo foi sacrificado assim que a ficha entrou no campo de batalha, logo que acabe de entrar o jogo olha à volta para ver se há algo que foi desencadeado pela ficha ter entrado em jogo, e tufas, que coincidência, está um Escravo no cemitério cuja habilidade é desencadeada pelos Dragões entrarem em jogo!



Q: Se eu sacrificar um Provação de Niléia para um Shattergang Brothers dá para ir à procura de dois terrenos como parte da segunda habilidade?

A: Dá sim senhora. A parte da Provação que te permite buscar por terrenos é na verdade uma habilidade desencadeada completamente independente da habilidade de adicionar marcadores—Ela é desencadeada em qualquer instante que sacrifiques a Provação, independentemente da razão pela qual o sacrificaste.



Q: Se eu equipar um dos Irmãos Yamazaki (enquanto ambos estão em jogo) com um Tenza, o Malho de Godo eles continuariam a receber o bónus por serem Lendários do equipamento, mesmo que a regra das Lendas não se aplique enquanto ambos estão no campo de batalha?

A: Eles receberiam o bónus à mesma. Lá porque a regra das Lendas não se aplica aos Irmãos, isso não lhes remove o Supertipo Lendário—apenas previne que se aniquilem um ao outro. Eles continuam Lendários, por isso o Irmão com o Malho recebe à mesma o bónus +2/+2.




Daxos no Escuro
Q: O meu oponente controla uma Rebento de Alara e um Daxos de Meletis virado. Eu ataco com um Herdeiro da Escuridão encantado com uma Força Profana, e ele bloqueia com o Rebento. Depois de tudo ir pelo ar, consigo ganhar o Daxos dele com a habilidade desencadeada do meu Herdeiro?

A: Não dá mesmo. A habilidade do Herdeiro requer um alvo, por isso tens que escolher um alvo na altura que a habilidade desencadeada vai para a pilha, o que ocorre imediatamente após o dano ter sido causado, antes da habilidade do Rebento ter ido para a pilha e muito antes da mesma resolver.

Felizmente, se há outra coisa qualquer que possas escolher como alvo (o Rebento estará no cemitério e é uma escolha legal), podes escolher essa coisa e o que quer que escolhas será posta no campo de batalha após o mundo ter feito kaboom. Só que não vai ser o Daxos. A não ser que já haja outro Daxos no cemitério.



Q: O meu oponente conjura um Senhor da Insanidade para forçar-nos a descartar as nossas mãos. Uma das cartas que descartei foi um Pensar Duas Vezes. Posso usar o recapitular antes do meu turno começar ou terei que esperar pelo meu turno?

A: Podes usar o recapitular no turno do teu oponente. A habilidade do Senhor da Insanidade resolve na etapa final e ambos os jogadores terão a oportunidade de jogar mágicas e ativar habilidades após a habilidade do Senhor resolver. Normalmente isso não acontece, porque não têm nada na mão para jogar, mas se tens cartas com recapitular, força.



Q: Se eu usar a habilidade do Herdeiro do Ur-Dragão enquanto encantado com uma Roda do Sol e da Lua, o meu Herdeiro ainda copia o dragão que eu encontrei, mesmo que ele não tenha ido para o cemitério?

A: Sim, copia. A parte de "Se o fizer" no Herdeiro do Ur-Dragão significa "se tiveres seguido estas instruções"—independentemente de a carta ter acabado ou não no teu cemitério, o que é irrelevante. Como seguiste as instruções e encontraste uma carta de dragão, o Herdeiro fica a ser uma cópia dela.



Q: O Oros, o Vingador ataca. Também controlo um Raptor dos Ventos Velozes em repouso. Se eu pagar a habilidade do Oros de , ganho vida por aquele dano?[/A]

A: Ganhas sim. O Oros tem vínculo com a vida desde que esteja atacar, e mesmo que ele já tenha acabado de dar dano, as criaturas atacantes só deixam de ser criaturas atacantes quando terminar completamente a fase de combate. A habilidade do Oros é desencadeada e resolver na etapa de Dano de Combate, como muito tempo de sobra para poderes aproveitar a vida ganha pelo vínculo com a vida.



Q: Eu uso a habilidade da Mosto, a Mãe-de-Ataque para conspirar uma Vingança Crescente recapitulada. A Vingança conspirada dá-me outras duas cópias da mágica que tem como alvo ou só uma?

A: Apenas uma. A cópia criada pela Mãe-de-Ataque não foi conjurada de todo, e de certeza que não o foi de um cemitério, por isso o efeito de auto-substituição não é aplicado e tu só terás uma cópia.



Q: Como é que o Herdeiro de Vitu-Ghazi interage com um Dupla de Bufões e um Clone?

A: Não tão bem com os Bufões, mas bastante bem com o Clone. Assim como a questão anterior da Mosto, a ficha que ganhas da Dupla de Bufões não foi conjurada de todo, por isso a habilidade não é desencadeada.

No entanto, como o Clone é uma carta que foi conjurada da tua mão, quando entra no campo de batalha como uma cópia do Herdeiro, o jogo vai ver que há realmente uma correspondência às condições de desencadeamento e vai ser desencadeada—não importa que não era um Scion na altura que o conjuraste. (Assumindo, claro, que realmente conjuraste o Clone da tua mão—se usaste uma mágica de reanimação ou entrou no campo de batalha de outra maneira, não ganhas fichas)



Q: Posso conjurar uma Queda Monumental escolhendo uma Mosto, a Mãe-de-Ataque como a criatura e ainda Conspirar?

A: Tecnicamente podes, mas não o queiras fazer porque não te vai servir de muito.

O Conspirar tem duas partes. A primeira parte é o custo adicional de criar duas criaturas que partilhem uma cor com o feitiço, e a outra parte é a habilidade que é desencadeada quando acabas de jogar a mágica, se pagaste esse custo adicional. A Mosto está presente durante todo esse processo de decisão, por isso não há problema—podes escolher pagar o custo de conspirar e virar duas criaturas.

Mas depois realmente pagas os custos e tens que sacrificar a Mosto. E podes fazê-lo... mas isso significa que a tua Queda Monumental já não tem Conspirar. E isso significa que a segunda parte, a habilidade desencadeada que é suposto acontecer quando acabas de conjurar a mágica se pagaste o custo adicional, já não existe. Como já não existe, não acontece nada quando acabas de conjurar a mágica—apenas viraste duas criaturas para nada.



Q: Se eu usar as minhas Irmãs da Morte Petrificante para exilar o Comandante de alguém, e eles põe-no na zona de comando em vez disso, posso utilizar a última habilidade das Irmãs para trazer de volta o Comandante sob meu controlo?

A: Temo que não, moço. A terceira habilidade das Irmãs necessita requere que escolhas uma carta de criatura na zona de exílio que foi posta lá pela segunda habilidade das próprias Irmãs, e como o Comandante foi posto na zona de comando, as condições não são satisfeitas para o fazer.

Isto é diferente de algo como um Aquilo que Trai ou um Resgatar do Submundo porque essas cartas não se importam qual a zona para onde a carta que eles têm debaixo de olho foi parar. Se por acaso ela foi parar a um sítio qualquer que não o cemitério elas olham para a primeira zona onde ela foi parar. (Mas olha que não a conseguem encontrá-la se ela mais tarde foi parar a outro sítio)



Q: Se um Artesão das Formas copia umas Irmãs da Morte Petrificante e exila umas quantas cartas, depois muda para algo diferente, e finalmente de volta para a ser cópia das Irmãs, posso usar a terceira habilidade para devolver as criaturas exiladas quando ela era as Irmãs pela primeira vez?

A: Temo que não. A segunda e terceira habilidades das Irmãs são ligadas. Quando a Artesão as copia, as instâncias particulares dessas habilidades que ela ganha estão ligadas da mesma maneira. Quando a Artesão volta a ser as Irmãs mais tarde, ganha duas novas instâncias dessas habilidades que são completamente distintas das originais. Estas novas habilidades não estão ligadas às antigas.

Interessantemente, isto também se aplica mesmo que a Artesãonão se torne uma criatura diferente entre ser as Irmãs e voltar a sê-las novamente.

É possível que a Artesão copie e escolha a mesma criatura que já esteja a copiar—se já está a copiar as Irmãs e fazes com que copie as Irmãs novamente, o novo efeito de cópia cria novas instâncias das habilidades de exilar e devolver. Tu perdes acesso a tudo o que tenhas previamente exilado (Felizmente isto nunca acontecerá, porque escolher a cópia é opcional, podes sempre dizer "não" para reteres acesso ao que já exilaste. Mas é interessante!)



Bom, não sei como é que estás, mas eu estou empanturrado. Obrigado por te teres estado connosco e, com alguma sorte, far-nos-ás companhia na próxima semana para mais uma edição excitante da Cranial Insertion.

Até lá, Dezembro está quase aqui, por isso prepara aqueles calendáriozinhos que têm um bombom por dia porque a malta é gulosa!

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!