Published on 11/18/2013

Mares Amargos

ou, Mais é Mais

Cranial Translation
繁體中文 Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


As cartas antigas são parvas.
Cá em cima em Nova Inglaterra, está um frio de rachar e macacos zombie não são as melhores fontes de calor. Portanto juntem-se a mim à volta de uma pilha flamejante de comuns de [i]Homelands[/c] e vamos dar uma vista de olhos a algumas questões de regras! São muito boas numas bolachas de água e sal com algum chocolate.

Se tiverem apanhado o gostinho por mais questões depois disto, mandem-as para moko@cranialinsertion.com ou, se forem curtas e pequenitas que chegue, coloquem-nas no Twitter a @CranialTweet. Lembrem-se, quanto mais explicação quiserem, menos essas perguntas são apropriadas para o Twitter. Já expliquei como funcionava bando em 140 caracteres uma vez, e não quero sequer tentar lembrar-me de como fiz isso.



Q: Tenho uma questão acerca de Enfrentar a Hidra...

A: Tivemos várias questões acerca de como Enfrentar a Hidra, e a resposta a todas elas é bem simples: As regras escritas são extremamente vagas. Não há adições específicas às Regras Abrangentes para isto. Não é um evento competitivo. Divirtam-se! Deixem que as respostas mais engraçadas fluam!



Q: Metamórfico Phyrexiano tomou a forma de um Informantes de Cozinha e depois atiro-o para o meu Casulo de Nascimento. Ele volta?

A: Desencadeamentos de deixar-o-campo de batalha olham para trás no tempo depois do evento acontecer para determinar se esse evento causou um desencadeamento. Os teus Metainformantes tinham persistir imediatamente antes de deixar o campo de batalha, portanto pumba, desencadeamento. O Metamórfico voltará para o campo de batalha com um marcador -1/-1, e nessa altura podes novamente copiar algo.



Q: O Metamórfico que atirei para o Casulo vai voltar antes ou depois da habilidade do Casulo resolver? Ou posso escolher?

A: Não há escolha - vai voltar sempre antes da ativação do Casulo resolver. O primeiro passo de ativar uma habilidade é coloca-la na pilha, e mais tarde, no seguimento disto sacrificamos uma criatura para pagar o custo. O desencadeamento resultante é colocado na pilha em cima da habilidade que já se encontra lá portanto tem que resolver primeiro.



Q: Conjuro Primordial Silvestre e um dos meus quatro oponentes controla Bosque Esterlino e Posição Privilegiada. Que acontece com a habilidade desencadeada do Primordial? Posso rebentar coisas dos outros três jogadores?

A: A habilidade desencadeada é posta na pilha, e de seguida é pedido que escolhas exatamente quatro alvos. Contudo, não podes fazer isso - não há alvo legal para escolher de entre as coisas do jogador dos encantamentos. Como não consegues escolher alvos legais suficientes para a habilidade desencadeada ela é removida da pilha. Nada é destruído, e não recebes Florestas.



Q: Estou confuso acerca de como o evoluir funciona. Ajuda?

A: O evoluir tem uma cláusula "se" interveniente - conseguimos verificar isto pela moldura de habilidade desencadeada "Quando X, se Y, faça Z." Isto significa que quando a condição de desencadeamento é verificada, a condição "se" também tem que se verificar senão a habilidade não desencadeia. Portanto para o evoluir, a criatura que está a entrar no campo de batalha tem que ter poder e/ou resistência maior que a da criatura com evoluir para que a habilidade desencadeie.

Conforme a habilidade desencadeada vai resolver, a condição "se" é verificada de novo. A criatura que entrou precisa de ainda ter o poder e/ou resistência mais alta, embora não tenha necessariamente que ser a mesma que quando entrou, ou então a habilidade desencadeada não faz nada e simplesmente sai da pilha. Se a condição ainda for verdadeira, consegues o Z: um suculento marcador para a criatura.




Caro Daxos Devoto
Q: Eu controlo um Raptor de Aerobatanas 4/5, um Bizarro Glaciocáustico, e Tassa, Deusa do Mar. Conjuro uma segunda Tassa - O meu Raptor evolui?

A: Isso depende de que Tassa é que mandas para o cemitério.

Quê?

Sim! Vamos olhar para isto com atenção:

A Tassa 2 entra no campo de batalha. Lembrem-se, para entradas no campo de batalha aplicamos os efeitos de substituição, depois aplicamos os efeitos contínuos todos e depois procuramos por desencadeamentos. A T2 é agora uma criatura, portanto o evoluir do Raptor desencadeia. A seguir, é pedido que escolhas uma das Tassas lendárias para ser colocada no cemitério. Após isto, o evoluir é colocado na pilha.

Quando a habilidade do evoluir resolve, precisamos de verificar de novo o poder/resistência. Se a nova Tassa é que foi para o cemitério, não temos objeto para comparar com o Raptor de momento, por isso usamos a sua última informação conhecida. Quando saiu do campo de batalha, era uma criatura 5/5, portanto a habilidade desencadeada do evoluir é satisfeita.

Se mandarmos a Tassa antiga para o cemitério, a nova Tassa ainda está lá para ser verificada, e neste caso a ultima informação conhecida não é usada. Contudo, a informação actual diz "hmmm, não sou uma criatura, e não posso ter nem poder nem resistência!". A comparação falha, e o evoluir sai da pilha sem fazer nada.



Q: Acontece um duplo desencadeamento de um Dar // Tirar fundido que faça alvo num Líder da Falange?

A: Só vais ter direito a um desencadeamento. Os desencadeamentos de heroico só se preocupam com uma mágica ser conjurada, não quantas vezes essa mágica faz alvo na criatura. Uma mágica fundida continua a ser apenas uma mágica, portanto só há um desencadeamento.



Q: O impulso sanguinário desencadeia heroico?

A: Não vai desencadear. O impulso sanguinário é uma habilidade ativada, não uma mágica. Podemos distinguir pelo uso dos dois pontos (:) entre o custo e o efeito na habilidade da carta.



Q: A sobrecarga desencadeia heroico?

A: A glória da sobrecarga é poder contornar a questão de fazer alvo substituindo a palavra "alvo" para que o efeito se aplique a todas as permanentes daquele tipo. Isto é espetacular quando deixa que um Morteiros de Mizzium deite abaixo uma criatura com resistência à magia. É menos espetacular quando queres fazer alvo em todas as tuas criaturas ao mesmo tempo. Como não tem alvos nenhuns, não pode desencadear habilidades de heroico.



Q: O meu oponente mete um Emrakul, o Fragmento dos Éons com Mostrar e Contar e eu meto um Ginete Cinzento. O meu Ginete consegue destruir o Emrakul?

A: Ambas as criaturas entram simultaneamente, e depois a habilidade do Ginete desencadeia e é posta na pilha. O Ginete não é uma mágica, e a habilidade desencadeada não é uma mágica, portanto o Emrakul franze o sobrolho da cara de esparguete dele e explode na direção do exílio.



Q: As fichas têm nome?

A: Sim, mas os pais delas não são muito criativos. Se uma ficha for cópia de algo, copia o nome. Se um efeito o especificar, a ficha tem um nome específico. caso contrário, o nome da ficha é apenas os tipos de criatura com que foi criada. A Florescência Amarga cria fichas chamadas Fada Ladino, e tanto Cavalo de Ácros como Cruzado Acrosano criam fichas com nome Soldado.



Q: Como funciona o True-Name Nemesis com um Esforço Comum?

A: Vais poder dar às tuas criaturas proteção do jogador escolhido. O que é importante notar é que o Nemesis não tem duas habilidades ("escolha um jogador" e "proteção do jogador escolhido") - tem três habilidades. Uma faz com que se escolha um jogador, outra faz com que ele ganhe proteção de um certo jogador, e a terceira é a habilidade de proteção concedida pela segunda. A primeira e a segunda habilidades são habilidades ligadas, o que quer dizer que a segunda tem que se referir à escolha feita pela primeira, mas depois a terceira habilidade simplesmente existe tal como foi concedida ao Nemesis. Pode ser mais fácil para o cérebro se olharmos para a Porta-voz, que funciona do mesmo modo mas usa uma forma mais comum de proteção.



Q: Quando eu faço Unhas e Dentes a um Colosso de Aço Nefasto e um Colosso de Aço Negro, posso equipar umas Grevas Faiscantes em um deles e depois no outro para lhes limpar o enjoo de invocação e assim poder atacar com os dois?

A: O enjoo de invocação não é na realidade uma coisa que se possa ganhar ou perder. É uma maneira mais casual de nos referirmos a uma regra: "Uma permanente que é atualmente uma criatura e não se encontra sob o teu controlo continuamente desde o início do teu turno mais recente não pode atacar nem pagar ou ". O ímpeto quer dizer que a criatura pode ignorar essa regra. Conforme vais para a etapa de declaração de atacantes e é necessário escolher os atacantes, só uma dessas criaturas é que vai ter ímpeto, e a outra vai ser afetada por a regra que falamos.



Q: Que estado de jogo profano é que consigo se fizer Rito de Replicação num Púrforo, Deus da Forja?

A: Diverte-me o facto de toda a gente se esquecer que o Rito de Replicação pode ser conjurado sem reforçar. É demasiado divertido reforçá-lo! Portanto vamos assumir que foi isso que fizeste, e que é o Púrforo do teu oponente.

Primeiro colocas cinco Deuses vermelhos no campo de batalha. Depois, verificam-se efeitos contínuos - a devoção ao vermelho é pelo menos cinco, portanto o efeito de não-é-criatura deles não se aplica. Em terceiro lugar, verificamos se há habilidades que tenham desencadeado. Oh, olha, cada Púrforo vê outras quatro outras criaturas que acabaram de entrar! Cada um dos cinco vê isso portanto são vinte habilidades desencadeadas. Depois disto os efeitos baseados no estado limpam quatro dos Deuses e em seguida as habilidades vão para a pilha na mesma. Cada oponente vai lentamente receber 40 pontos de dano em porções de 2 a não ser que façam algo.




Opala é bonito, mas não é bom material para construção.
Q: Quando conjuro Ghave, Guru of Spores pela primeira vez com mana de um Opal Palace, quantos marcadores é que ele recebe? O Opal Palace não diz "adicional" como outras cartas dizem, não tenho a certeza se isso importa.

A: A palavra "adicional" serve apenas para ajudar pobres cérebros humanos a perceber como funcionam as coisas - substituis "entra" com "entra com cinco marcadores" e depois "entra e coloca cinco marcadores e coloca um marcador" portanto o Ghave recebe seis marcadores.



Q: Eu ataco com Medomai the Ageless e recebo um turno exta. Durante o mesmo turno, uso a habilidade do Navegador Habilidoso para exilar e devolver logo de seguida o Medomai. Uma vez que o Medomai é um objeto novo, pode atacar durante o turno extra, certo?

A: Nope. Olha acima de onde diz "Medomai the Ageless can't attack" - a falha entre as linhas é maior que a falha entra as duas linhas antes dessas. Isso, juntamento com a quebra de linha, é a maneira como podemos determinar que estas são duas habilidades separadas. O Medomai não pode atacar durante nenhuns turnos extra, não apenas "aquele turno extra".



Q: Se eu emparelhar Mestre das Ondas e Navegador Habilidoso, posso fazer montes de fichas, ou as antigas morrem quando o Mestre se vai embora?

A: Elas sobrevivem todas para festejar com os novos amigos. O Mestre das Ondas é exilado e depois devolvido durante a resolução da habilidade que ganhou do Navegador. Há ali um breve momento em que os Elementais ficam 1/0, sozinhos e assustados, mas as ações baseadas no estado não são executadas até que a habilidade acabe de resolver. Nessa altura, o Mestre já está de volta para lhes aumentar a resistência.



Q: Uma Tísica com alvo num Colosso de Aço Nefasto mata o meu oponente embora o Colosso não morra?

A: Se o teu oponente tiver 22 ou menos pontos de vida, claro! Se uma mágica necessitar que uma das suas instruções seja totalmente executada para poder executar a próxima, isso é feito claro no próprio texto.



Q: Em resposto a um Jato de Magma, o meu opoenente faz Corrente de Refluxo no meu Invocador de Guerra de Cragma. O Magma Jet resolve, causa os 2 de dano, e depois faço a vidência. Eu escolho por uma carta no fundo e uma no topo - o meu oponente fica a saber se foi o Invocador que eu pus no fundo?

A: Ele não fica a saber. Ele fica a saber quantas cartas foram para cada sítio, não quais. Em geral, embora não seja verdade para todos os casos, a filosofia é que se um jogador puder pegar em cartas e olhar para elas, elas podem ser ordenadas porque normalmente eles fazem isso. Quanto menos o jogo for contra a natureza dos jogadores, melhor.




Q: Ouvi falar de uma regra de jogar primeiro/comprar primeiro baseada na classificação final da parte suíça do torneio. Isso aplica-se ao top8 de tudo?

A: Nah, só é obrigatório em PTQs e eventos superiores, e é opcional se for anunciado antes do evento nos outros casos. Para quem não sabe o que é a regra em questão: Com ela em efeito, o jogador com a melhor posição final na parte do suíço decide se quer comprar ou jogar primeiro no primeiro jogo de cada partida do top8, em vez de quem escolhe ser determinado de maneira aleatória.



Q: Há dias no FNM, o meu oponente conjurou Destino Previsto no Hoplita Belisábio dele, comprou uma carta, e depois pensou um bocado. Depois ele atacou e disse "Ah pois, isto recebe um marcador, também." Recebe mesmo? Eu pensava que se um desencadeamento fosse esquecido era opção do oponente se ele acontecia depois ou não.

A: O que estás a pensar é parte da política de Competitivo para os Missed Triggers - só se aplica a torneios de nível de regras Competitivo, como GPTs ou PTQs. Em torneios de REL Regular, o que é indicado é que o juiz é quem decide se colocar a habilidade desencadeada na pilha iria causar impacto demais no jogo, portanto pode ser que o teu oponente ainda possa resolver a habilidade.

É de notar no entanto que não és obrigado a lembrar as habilidades desencadeadas do teu oponente em nenhum nível de jogo, mas se decidires não o fazer em Regular, corres o risco de que aquela habilidade aconteça mais tarde, depois de já teres tomado outras decisões.



Q: Tenho que dizer alguma coisa se o meu oponente se esquecer do desencadeamento do seu vínculo com a vida?

A: Tens sim! O vínculo com a vida não é uma habilidade desencadeada; é simplesmente algo que acontece como parte do dano ser causado. Não podes propositadamente deixar que o teu oponente o falhe.



E assim concluímos o nosso mergulho semanal no oceano da sabedoria. Aproveitem os vossos fogos quentinhos e a primeira neve do Inverno - eu vou enrolar-me dentro de um tauntaun por uns meses.

Até a próxima, e que o vosso peru seja delicioso!

- Eli Shiffrin


About the Author:
Eli Shiffrin is currently in Lowell, Massachusetts and discovering how dense the east coast MTG community is. Legend has it that the Comprehensive Rules are inscribed on the folds of his brain.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!