Published on 09/23/2013

Aurora dos Deuses

ou, Bem-vindos a Theros

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Érebo
Deus do Relaxamento
Bem-vindos ao solarengo plano de Theros, senhoras e senhores, onde heróis épicos travam intensas batalhas com monstros ferozes enquanto os deuses... hmm... se Theros for remotamente parecido com a mitologia Grega, os deuses devem estar ocupados a discutir para que lado é que o papel higiénico deve ficar virado. Foi-nos assegurado que o Heliode não anda pelo plano a criar pequenos Clérigos a não ser através do pagamento de mana, por isso temos pelo menos essa diferença em relação aos Gregos.

Tal como em todos os nossos artigos de pré-lançamento, certifiquem-se que também lêem as Theros Release Notes onde podem encontrar montes de conhecimento extra e com o bónus de imagens bonitas! Se tiverem mais questões, enviem-nas (em inglês) para moko@cranialinsertion.com ou através do Twitter para @CranialTweet e receberão uma resposta com 100% mais fiabilidade do que as da Cassandra.



Q: Se a minha devoção for baixa demais, pode um Deus ser anulado com Negar?

A: Não. Fora do campo de batalha, um Deus é sempre uma criatura. A habilidade que verifica a devoção é condicional por isso nunca poderia ser uma habilidade definidora de características, que funcionaria em todas as zonas, por isso aplica-se apenas enquanto no campo de batalha.



Q: As fichas ajudam na devoção?

A: A maioria das fichas não. Uma ficha criada por algo como Heliode não especifica o custo de mana, por isso não tem nenhum definido, e portanto não tem símbolos de mana brancos. Contudo, se a ficha for uma cópia de algo, terá custo de mana uma vez que o custo de mana de um objeto é um dos seus valores copiáveis.



Q: O Víndice dos Boros faz com que um Fanático de Mogis fique uma vaquinha feliz da vida?

A: Ele vai de facto mugir, cheio de felicidade bovina. Um símbolo de mana é tanto um símbolo de mana vermelho como um símbolo de mana branco, e aumenta a devoção de cada uma dessas cores. Os teus oponentes vão receber pelo menos 4 de dano.



Q: As criaturas agraciadas são Auras encantamento e criatura?

A: Quando se tornam mágicas de Aura, deixam de ser criaturas. Enquanto estão na pilha ou campo de batalha, simplesmente não são criaturas. Uma vez que uma criatura não pode de maneira alguma estar anexada a algo, ia ser muito estranho se não fosse assim.




Púrforo
Deus do Heavy Metal
Q: O Profeta de Crufix deixa-me agraciar com lampejo?

A: Com certeza que deixa! A permissão "conjura como se tivesse lampejo" é verificada apenas quando se coloca a mágica na pilha. Se se lembrarem dos passos para conjurar uma mágica, isso acontece antes de se fazer escolhas como "Acho que vou pagar o custo de agraciar" e "qual vai ser o alvo desta mágica". Nessa altura, ainda é uma carta de criatura.



Q: Se as Auras não são anuladas por terem alvos ilegais, ainda compro carta de um Manto de Dragão se o alvo for removido?

A: Mágicas de Aura são na mesma anuladas se o alvo for ilegal. Só porque o agraciar cria uma exceção específica, isso não quer dizer que a regra geral tenha mudado.



Q: Se o alvo do meu agraciar morrer, a mágica na pilha ainda é uma mágica de Aura, ou passa a ser uma mágica de criatura imediatamente impossibilitando que eu faça Defletir nela para outra criatura?

A: A mágica não volta a ser uma criatura até tentar resolver e ver que o alvo está todo espalhado pela paisagem. É uma Aura durante todo o tempo que estiver na pilha, portanto pode ser defletida para a mantermos viva. Ou para a impedirmos de viver, uma vez que é uma Aura.



Q: Quando uma criatura agraciada se liberta e se torna em criatura, pode atacar logo?

A: Se estiver sob o teu controlo desde que o turno começou, não interessa se foi sempre uma criatura ou não. Vai estar livre para esticar as pernas recém-criadas e usá-las para pontapear o teu oponente nos queixos.



Q: Anax e Ciméde morrem se eu lhes mandar com um Jato de Magma?

A: Quando são banhadas com magma, as pessoas tendem a morrer horrivelmente. Mas como o Anax e a Ciméde são tão heroicos, podem suportar rocha fundida a rondar os mil graus! Uma habilidade que desencadeia de uma mágica ser conjurada, como as habilidades heroico, são postas na pilha por cima da mágica e resolvem primeiro. Na altura que o Jato de Magma resolve, o Anax e Ciméde são 4/3 e 2 pontos de dano não os matam.



Q: Posso equipar algo vezes e vezes sem conta numa criatura com heroico só para obter o benefício por cada vez que o faço?

A: Não. É muito comum as mágicas e habilidades estarem associadas no texto das cartas ("se torna alvo de uma mágica ou habilidade", "mágicas e habilidades que os oponentes controlem", etc.), mas são duas coisas distintas. A habilidade de equipar não é uma mágica. Apenas conjurando uma mágica instantânea, de feitiço ou Aura é que damos origem a um desencadeamento – habilidade ativadas, tais como equipar e impulso sanguinário, não ajudam em nada.



Q: Se uma Glória Marcial fizer alvo na mesma criatura heroica duas vezes, tenho um desencadeamento da habilidade, ou dois?

A: As habilidades heroico desencadeiam com o conjurar da mágica, e só conjuras uma mágica. Não importa quantas vezes essa mágica faz alvo na criatura; só dá origem a um desencadeamento.



Q: Artesão das Formas é uma cópia de Colosso do Arvoredo, por isso eu ativo a habilidade de monstruosidade e faço dele o alvo para que se torne uma cópia de Polucrano, Devorador de Mundos. Quanto dano é que ele causa?

A: Uns grandiosos 0 de dano. Uma vez que a habilidade de monstruosidade resolveu sem um X ser pago, o desencadeamento que tenta descobrir o X vai para casa desapontado e usa 0 em vez de um valor nulo.



Q: Posso ativar uma habilidade de monstruosidade duas vezes de seguida?

A: Podes ativar uma habilidade que monstruosifica (olhem, inventei um novo(?) verbo) conforme resolve a qualquer altura que queiras – mas quando a habilidade for resolver, se a criatura já for monstruosa, não faz nada. Ativar a habilidade duas vezes sem passar prioridade vai ser o caso. Uma habilidade resolve, a criatura faz "rawr!" e fica monstruosa, e quando a segunda habilidade resolve, a criatura já fez o rawr e é monstruosa, por essa habilidade já não faz nada.



Q: Se remover os marcadores +1/+1 de uma criatura monstruosa, posso monstrificá-la de novo?

A: O monstro grande a fazer rawr continua a fazer rawr, mas agora é mais "rawr!" e é mais pequenito e fofinho, como um gatinho a tentar ameaçar um atacador de sapato. Ainda é monstruoso, embora seja pequeno e adorável. Os marcadores são uma maneira conveniente de nos lembrar "oh pois, é monstruoso", mas na realidade não têm relação nenhuma com a criatura ser ou não monstruosa.



Q: Se o alvo do meu Golpe da Centelha ganhar proteção do vermelho em resposta, ainda posso resolver a vidência?

A: Quando todos os alvos de uma mágica se tornam ilegais, a mágica é anulada. É exatamente como se alguém tivesse conjurado um Cancel nele. Nenhuma das suas coisas acontecem, mesmo que não estejam relacionadas com o alvo, por isso não podes fazer a vidência.




Heliode
Deus das Fotos Estranhas
Q: Se Hoplita Belisábio morrer em resposta ao seu desencadeamento de heroico, ainda posso fazer a vidência?

A: Sim! Ao contrário do Golpe da Centelha da última questão, a habilidade do Hoplita Belisábio não tem alvos – só se referencia a ele próprio. Portanto a habilidade resolve, não põe marcador em nada uma vez que o objeto referenciado não está presente, e depois continua o seu percurso e podes fazer a vidência.



Q: Posso sacrificar Tymaret, Rei do Assassinato para ativar a sua habilidade de devolver-do-cemitério?

A: Uma habilidade que diz para mover um objeto para for a de uma zona, como a do Tymaret ou a do or Esqueleto Remontado, só funciona enquanto o objeto se encontra nessa zona. Em qualquer outra, não pode sequer ser ativada, por muito que queiras assassinar algo.



Q: O meu oponente só tem uma Hitônia, a Cruel e 8 de vida, e eu tenho um Polucrano, Devorador de Mundos com Forma Aquosa. Quero torna-lo numa 8/8 para poder ganhar. Posso ativar a habilidade dele e depois não escolher alvo nenhum para o desencadeamento para que ele sobreviva?

A: Não vais poder fazer isso. Quando uma habilidade desencadeia e pede para dividir X pontos de dano entre os seu alvos, e o X é maior que zero, pelo menos um alvo tem que ser escolhido para que o dano possa ser dividido. Se não existissem alvos válidos, a habilidade seria apenas removida da pilha, mas há um alvo legal – independentemente da Hidra Cabeçuda não querer mesmo nada provocar uma luta com ela.



Q: Como pode um Eterídeo sobreviver ao Chicote de Érebo?

A: Basta andar aos saltinhos e evitá-lo, o que arrelia bastante o Érebo. O efeito de substituição do Chicote diz-nos para exilar a criatura se ela fosse deixar o campo de batalha em vez de a colocar em qualquer outro sítio - mas se ativarmos a habilidade do Eterídeo, ele não vai para outro sítio que não o exílio, por isso o efeito de substituição não se aplica, e a própria habilidade de desencadeamento retardado do Eterídeo pode devolve-la ao campo de batalha. Após isso é um Eterídeo novo em folha sem nenhum desencadeamento à espera para o exilar e sem nenhum efeito de substituição a tentar exilá-lo se morrer mais tarde.



Q: Se sacrificar a criatura encantada com Provação de Tassa, compro cartas?

A: Estás a sacrificar a criatura, pousando-a na mesa de pedra e cravando uma palha no coração dela, ainda a bater. A Aura está apenas em cima da criatura, com o horror bem marcado na cara e a tentar não gritar – não a estás a sacrificar a ela, só a criatura a quem ela está ligada. Depois da criatura estar morta e enterrada, a Aura põe-se a caminho do cemitério mergulhada em tristeza, mas isso não é um sacrifício; só é posta lá devido às regras do jogo. Não vais sequer poder comprar cartas como resultado do teu sacrifício monstruoso.



Q: Se transformar o comandante do meu oponente em maravilhoso bacon, ele recebe mesmo uma ficha de Javali?

A: Recebe, sim. É um bocado estranho porque em inglês, exilar (exile) é tanto o verbo como a zona, mas é idêntico a "destrói" e "é destruído deste modo" quando a criatura é posta na zona de comando ou é exilada em vez de morrer. Não é no entanto o mesmo que "destrói" e "é posto num cemitério deste modo", por muito que parecesse lógico devido à semelhança.



Q: Pode um Medomai, o Atemporal atacar durante os turnos extra criados após ser anunciado o tempo de ronda num torneio?

A: Esses turnos não são turnos extra – são turnos "adicionais". Turnos "extra" são apenas os que são criados por um efeito que diga que aquele jogador joga um "turno extra".



Agora que estamos acomodados, tirem algum tempo para se habituarem ao novo ambiente. O Callum volta para a semana para continuarmos a olhar para as cartas novas, expandindo as suas interações para Modern e Legacy.

Até a próxima vez, e até lá evitem discussões com idosos que encontrem na estrada.

- Eli Shiffrin


About the Author:
Eli Shiffrin is currently in Lowell, Massachusetts and discovering how dense the east coast MTG community is. Legend has it that the Comprehensive Rules are inscribed on the folds of his brain.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!