Published on 09/09/2013

Regras perdidas no Dia do Trabalhador

ou,

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Temos hamburguers...
Enquanto escrevo isto, é o fim de semana do Dia do Trabalhador (nos EUA, e Dia do Trabalhador no Canadá), o que tradicionalmente é tempo de ficar juntos, cozinhar fora de casa e ver desporto na TV. Portanto no espírito do feriado, vamos começar um pequeno grelhado... com questões de regras, em mais uma edição do Cranial Insertion!

E como sempre, se tiverem questões que queiram respondidas, usem o prático botão "Envia-nos email", enviem-nas para moko@cranialinsertion.com ou tweet @CranialTweet (em inglês).



Q: Antes de eu declarar atacantes, o meu oponente conjura Hálito Congelador tendo como alvos duas das minhas criaturas. Em resposta, eu conjuro Ardil do Patrulheiro para dar resistência à magia a uma delas. O que acontece?

A: Coisas engraçadas acontecem! Primeiro o Hálito Congelador resolve, e como ainda tem pelo menos um alvo legal: a criatura sem resistência à magia. Ele vai virar essa criatura e ela não vai desvirar durante a tua próxima etapa de desvirar. Agora, supõe que continuas e atacas com a que ganhou resistência à magia(e que ela não tem vigilância)... agora ela também não irá desvirar durante a tua próxima etapa de desvirar!

Esta pequena questão deve-se ao facto de geralmente tratamos "alvo ilegal" como sendo idêntico a "não pode ser afectado", mas isso não é verdade; pode também ter efeito no alvo ilegal, é apenas muito mais restrito naquilo que podes fazer. A regra 608.2b diz que quando se resolve uma mágica ou habilidade que tem pelo menos um alvo ilegal, então (respirar fundo) "a parte do efeito da mágica ou habilidade para a qual ele é um alvo ilegal não pode realizar nenhumas ações naquele alvo, fazer com que outro objecto ou jogador realize ações naquele alvo, ou fazer aquele alvo realizar ações." Assim sendo o Hálito Congelador não pode virar o alvo ilegal (isso seria fazer uma ação nele), mas pode dizer que aquela criatura não vai desvirar na próxima etapa de desvirar do seu controlador.



Q: Bom, eu sei que não posso fazer impulso sanguinário numa criatura que tem protecção de criaturas (digamos, por causa de Manto Sagrado). Mas e então outras habilidades? Posso usar necrofagia para colocar marcadores nela? Posso usá-la como alvo da habilidade desencadeada do reciclar de um Incinerador da Palma Cravejada ?

A: Normalmente, quando algo se refere a "criaturas", só se refere a permanentes de criatura no campo de batalha; para referir criaturas em qualquer outra zona deveria dizer "cartas de criatura". Mas a protecção faz uma pequena exceção a isto, para ter um pouco menos de palavreado: protecção dum tipo de carta, supertipo e subtipo vai aplicar-se a permanentes daquele tipo no campo de batalha, assim como a outras cartas desse tipo noutras zonas.

Então "protecção de criaturas" quer dizer protecção de tudo que seja do tipo "Criatura", independentemente de que zona se encontra, o que exclui dar impulsos sanguinários, necrofagar, ou usar habilidades de reciclar com alvo de cartas de criatura, e qualquer outra habilidade que possa fazer algo com que a protecção se interesse.



Q: Vamos supor que o meu oponente me está a atacar e eu tenho um Gavião Marinho de Nefália na mão, mas ele tem um par de florestas desviradas e eu suspeito um Tombar. Como ele tem que me passar prioridade após declarar os atacantes, quer isso dizer que eu posso lampejar o Seakite e bloquear antes de ele ter outra hipotese de conjurar mágicas?

A: A prioridade não funciona bem assim. A etapa de declaração dos atacantes só termina quando todos os jogadores tiverem passado prioridade, em ordem, com a pilha vazia. E como tu conjuraste uma mágica (o Gavião), isso não aconteceu. Então o jogo volta a devolver a prioridade ao jogador activo, e a ver se todos continuam a passar prioridade. Excepto que agora ele provavelmente não vai passar — ele vai conjurar o Tombar e livrar-se do Gavião antes de poderes bloquear com ele.



Q: O meu oponente controla Olivia Voldaren, e eu controlo um Sacerdote Banidor que está a exilar outra Olivia que ele tinha antes em jogo. Se eu usar o Anjo da Restauração para fazer "blink" ao Sacerdote, posso esperar para ver que Olivia ele vai manter antes de decidir o que exilar quando o Banisher Priest regressa?


A: Não só podes esperar, como tens de o fazer! Durante a resolução da habilidade do Anjo da Restauração, o Sacerdote Banidor deixa o campo de batalha; a Olivia que ele exilava regressa imediatamente. Então o Sacerdote Banidor regressa ao campo de batalha, e a sua habilidade de entrar-no-campo-de-batalha desencadeia, e estamos terminados com a habilidade do Anjo. Agora temos de fazer algumas coisas em ordem: primeiro aplicamos ações baseadas-no-estado, depois metemos qualquer habilidade que tenha desencadeado na pilha, e depois o jogador activo recebe prioridade. Assim sendo o teu oponente tem de decidir que Olivia mantem (a regra das lendas é uma ação baseada-no-estado) antes de escolheres o alvo da habilidade do Sacerdote Banidor (uma vez que não se escolhem alvos para uma habilidade até que ela seja colocada na pilha). O que quer dizer que podes escolher qualquer Olivia que ele decida manter.




Q: Se eu souber que tenho um Súplica aos Anjos no topo do meu baralho, comprá-lo com Acelerar permite-me conjurá-lo pelo seu custo de milagre durante o turno do meu oponente?

A: Se for a primeira carta que comprares nesse turno, então o Acelerar até é redundante. A qualquer altura que a resolução duma mágica ou habilidade te disser para conjurares uma mágica, podes conjurar mesmo que essa mágica não obedeça as regras normais de tempo. (isso era o que permitia, por exemplo a infame jogada de Elfo Tranças-de-Sangue fazer cascata a encontrar Detonar na altura em que Jund jogou em Standard há uns anos atrás). E se pensares nisso, tem que ser assim para funcionar, caso contrário nunca serias capaz de conjurar um feitiço de milagre na tua etapa de compra.


Tem sempre presente que enquanto que podes ignorar as regras de jogo relativas a temporização, algumas mágicas podem ter outras restrições (como "conjura isto apenas durante combate, ou antes dos bloqueadores serem declarados") que têm que ser obedecidas mesmo que outro efeito esteja a dar indicação para as conjurares.




Q: Pode um Chicote Serpeante ser equipado numa criatura com protecção do preto?

A: Claro! Apesar da ficha de criatura produzida pela arma viva ser preta, o Chicote Serpeante em si não tem cor (os símbolos de mana no seu custo de equipar não mudam isso, mas podem no entanto afetar se pode ou não ser incluído num baralho de Commander), e a protecção de preto não vai impedir que seja equipado.



Q: Acabei de conjurar Maelstrom Wanderer, e o meu oponente respondeu com Magiaprisionar tendo como alvo a habilidade de cascata. Isso impede ambas as cascatas, ou só uma?

A: O Maelstrom Wanderer tem duas instâncias de cascata, cada uma é uma habilidade separada que desencadeia separadamente. Portanto o Trickbind vai apenas anular uma instância, e a outra instância vai resolver e deixar-te fazer cascata uma vez. E não existe nenhuma maneira de usar o Magiaprisionar para que a sua habilidade de fração de segundo pare a outra cascata, uma vez que o Magiaprisionar vai sempre deixar a pilha antes da outra habilidade da cascata começar a resolver.




... e cachorros quentes...
Q: Se eu conjurar Garruk, Caçador Primal, e depois Indestrutibilidade nele e activar a sua habilidade -3, ele sobrevive?

A: Infelizmente, o Garruk vai ficar a caçar à volta do teu cemitério depois desta jogada. Ter indestrutível apenas previne um conjunto limitado de coisas: destruição por dano letal, e destruição por efeitos que usem a palavra "destrói". Qualquer outra coisa não é destruição, e é jogo limpo, como a ação baseada-no-estado que mete os planeswalkers no cemitério dos seus donos quando não possuem mais contadores de lealdade.




Q: Num jogo de Commander, um dos meus oponentes controla Anjo de Platina. Eu conjuro Leilão Ilícito tendo-o como alvo. O que acontece?

A: Bem, o Leilão Ilícito deixa-te licitar mais vida do que aquela que tens (uma vez que não é pagamento de vida) e vencendo quer dizer que vais ter um Anjo de Platina que te vai salvar da morte mesmo que estejas com onze milhões negativos de vida, o que quer dizer que as pessoas vão ter sempre de licitar mais e mais alto. Então vamos pela mesa aceitando licitações, se ninguém ganhar o leilão, vamos pela mesa aceitando licitações, se ninguém ganhar o leilão, vamos pela mesa aceitando licitações,…

Ei! É um ciclo! Não sejas enganado pela mudança de valores das licitações — vais acabar sempre no mesmo estado ("ninguém ganhou a licitação, vamos pela mesa aceitando licitações") uma vez e outras vez. Então entramos numa fase que um jogador tem de fazer algo diferente para parar o ciclo, depois cada outro jogador na ordem de turnos.

O resultado prático disto é que o jogador que estiver mais longe do jogador ativo, na ordem do turno, pode sempre "vencer" o leilão uma vez que todos os outros serão obrigados a sair por causa do mecanismo para quebrar os ciclos.



Q: Se eu tiver uma Horda de Garruk e a carta do topo do meu deck for um Furor do Clã Ghor. Posso usar o impulso sanguinário desde lá?

A: Embora a Horda de Garruk ficasse muito contente que conjurasses o Furor, é apenas isso que ele te permite fazer, e o impulso sanguinário é uma habilidade ativada; não envolve conjurar nada. E uma vez que parte do custo de ativar o impulso sanguinário é descartar a carta, e só a podes descartar se ela estiver na tua mão, não tens a possibilidade de ativar o impulso sanguinário do Furor a partir do topo do teu baralho.



Q: Com um Varolz, o Cicatrizado em jogo e uma Hidra de Matavasta no cemitério, quanto é que posso pagar para fazer necrofagia da Hidra, e quantos marcadores vou obter?

A: Podes pagar exatamente — nada mais, ou menos — e vais obter exatamente zero marcadores da necrofagia da Hidra. Em qualquer zona excepto na pilha, o no custo de mana duma carta está definido como sendo zero, e a própria Hidra de Matavasta é apenas uma boa e velha 0/0 uma vez que nenhuma das suas habilidades funciona no cemitério.



Q: Um amigo meu tem um baralho cheio de cartas Orzhov com extorquir ; A Linha de Força da Santidade ajuda-me a sobreviver contra isso anulando o extorquir?

A: Receio que vás ser extorquido de qualquer das maneiras neste caso. A Linha de Força da Santidade dá-te resistência à magia, o que quer dizer que os teus oponentes não te podem fazer alvo de mágicas ou habilidades. Mas uma mágica ou habilidade apenas faz alvo se a palavra, "alvo", aparecer no texto dela ou nas regras que definem uma das suas palavras-chave. O extorquir não usa a palavra "alvo", e assim sendo ter resistência à magia não vai fazer nada para o impedir.



Q: Eu conjurei um Diabo Irritante, e o meu oponente respondeu com Consagrar, escolhendo o Diabo como fonte. Da próxima vez que o Diabo entrar no campo de batalha e a sua habilidade desencadear, ele diz que pode fazer com que ele seja sacrificado e ter o dano prevenido. Isso funciona assim?

A: Funciona, mas percebo porque te pode deixar um pouco irritado!

Geralmente, quando uma carta se move de uma zona do jogo para outra (digamos, da pilha para o campo de batalha, neste caso), esquece tudo que sabia da sua existência anterior, e qualquer efeito que estivesse a vigiá-la vai perde-la de vista. Mas existem algumas exceções importantes a este princípio, e este é um deles: um efeito de prevenção de dano que está a aplicar a uma mágica pode registar a permanente na qual essa mágica se transformou. O que quer dizer que o efeito de prevenção do Consagrar vai ser aplicado tanto ao dano que o Diabo Irritante (a permanente no campo de batalha) fosse causar, como a qualquer dano que o Diabo Irritante pudesse causar enquanto mágica na pilha.




...se calhar é melhor ficar longe da salada.
Q: O meu oponente tem uma criatura equipada com Espada de Banquete e Fome. Posso usar o Naturalizar para rebentar a espada, ou a protecção impede isso?

A: A Espada de Banquete e Fome dá protecção do preto e do verde... à criatura que está a equipar, mas não a ela própria (um Equipamento, mesmo que equipado numa criatura, continua a ser uma permanente diferente da criatura). Portanto a Espada é um alvo perfeitamente legal para o Naturalizar.




Q: Eu controlo uma Recompensa Primordial, e conjuro Surto Primordial. Acabo por revelar 3 terrenos e 2 criaturas. Recebo 9 de vida e 2 bestas 3/3?

A: Vais receber 9 de vida (uma vez que três terrenos entraram no campo de batalha sob o teu controlo, desencadeando a Recompensa Primordial três vezes). Mas não vais ter nenhuma ficha de Besta — A Recompensa Primordial só desencadeia quando tu conjuras uma mágica de criatura — o que quer dizer que tens de pagar o seu custo de mana, por na pilha, etc... — não quando qualquer outro método faz com que uma criatura seja posta no campo de batalha (caso contrário, seria uma desencadeamento infinito de fichas cada vez que fizesses uma).




Q: Eu tenho Pendelhaven e acabei de conjurar Oradora Principal Zegana. Posso usa-la como alvo do Pendelhaven antes dela receber os marcadores, de modo a que ela fique maior e possa comprar uma carta extra?

A: A primeira habilidade da Zegana cria um efeito de substituição que modifica como ela entra no campo de batalha; nunca existe um momento em que ela esteja no campo de batalha sem ter os marcadores. Assim sendo, nunca vai existir um momento em que ela seja 1/1 para que o Pendelhaven a possa usar como alvo.



Q: Quando eu conjuro Terapia da Cabala, posso esperar para ver se o meu oponente vai responder ou anular antes de nomear uma carta? Ou isso é fazer batota?

A: Podes e deves esperar — sempre que uma mágica requer escolhas que não sejam alvos, modos, ou como dividir um efeito entre alvos ou como pagá-la, essa escolha não acontece até que a mágica esteja a resolver, portanto a coisa normal para se fazer é esperar por respostas, e só depois nomear uma carta. Podes ser apressado e nomear a tua carta antes se quiseres mesmo, mas só tens de manter essa escolha se o teu oponente não responder à mágica.



Q: Eu fiz alvo ao meu oponente e a uma das suas criaturas com a habilidade +1 da Chandra, Piromestra, mas se ele controla uma Kira, Grande Vitro-Fiandeiro. A Chandra vai causar-lhe na mesma o 1 de dano a ele mesmo que não possa causar dano à criatura ou impedi-la de bloquear?

A: A Kira não diz para anular apenas a parte que faz alvo a uma criatura; A Kira anula a mágica ou habilidade, ponto final, é o mesmo que uma contramágica. Portanto tudo que vais ganhar disto é um marcador de lealdade adicional na Chandra (uma vez que isso é o custo da habilidade, e não parte do efeito); toda a habilidade será anulada e não terá efeito.



Q: O meu oponente ataca-me com uma criatura que é 4/4 por estar encantada com Manto Celestial, e eu uso Manobra do Capitão para redirecionar 4 de dano de mim para ele. O total de vida dele vai duplicar na mesma?

A: Sim, apesar de apenas duplicar a partir do ponto que tem menos 4 de vida do que antes tinha. Redirecionar o dano não vai mudar a fonte do dano, então a criatura continua a causar dano de combate ao jogador; causa os seus 4 de dano ao teu oponente, ele perde 4 de vida, e depois o Manto Celestial desencadeia a sua habilidade e duplica qualquer que seja os seus pontos totais de vida naquele ponto.



Q: Se o meu oponente activar o Caverna Mutável, posso dar-lhe com uma Denegeração Abrupta uma vez que agora é uma criatura?

A: Agora é uma criatura... mas como a carta diz, continua a ser um terreno. E não é possível para algo que seja terreno ser não-terreno, portanto a Caverna Mutável não pode ser um alvo legal para a Denegeração Abrupta.



Q: Um dos meus amigos tem um deck de infectar, e portanto eu tenho jogado com Abismo Glacial (uma vez que ele não está a atacar os meus pontos de vida de qualquer modo). Mas não temos certeza que isso funcione — o Abismo Glacial pode realmente impedir que eu fique com marcadores de veneno, ou não funciona com infectar uma vez que não é dano normal?

A: Dano de uma fonte com infectar continua a ser dano — apenas tem resultados ligeiramente diferentes do que de outras fontes. Então o Abismo Glacial vai todo contente prevenir esse dano, e mais nenhum dos resultados vão acontecer, querendo isto dizer que não recebes marcadores de veneno.



Q: Se o meu oponente tiver um Árbitro Angelical, e eu já tiver atacado neste turno, o que acontece se eu activar Horda de Noções tendo como alvo, digamos, um Servo do Ar no meu cemitério?

A: Vais ter dois efeitos a lutar um contra o outro: um da Horda de Noções a dizer que podes conjurar o Servo do Ar, outro do Árbitro Angelical a dizer que não podes. E no Magic, o "não podes" ganha sempre ao "podes", portanto não poderás conjurar o Servo do Ar (e está a dizer para conjurares — quando uma carta diz "joga" no seu texto estes dias, quer apenas dizer "joga se for um terreno, conjura se for uma mágica").




Q: Se um Trol da Ponte Musgosa bloquear um Fractius de Toxina, ele sobrevive?

A: A habilidade do Trol da Ponte Musgosa vai certamente tentar regenerá-lo, mas vai falhar uma vez que o Fractius de Toxina diz que ele não pode ser regenerado. Portanto no fim de contas fica a ser um Trol bem morto.


E foi todo o grelhado que conseguir gerir para esta edição, mas anda ver na próxima semana quando o Carsten regressar para servir ainda mais regras e questões encomendadas para levar.

- James Bennett


About the Author:
James Bennett is a Level 3 judge based out of Lawrence, Kansas. He pops up at events around Kansas City and all over the midwest, and has a car he can talk to.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!